'Que os seus sonhos te levem cada vez mais longe.' Dorminhoco.com

Sono, a fonte da juventude: mito ou verdade?

Capa post - Sono, a fonte da juventude: mito ou verdade?

Texto: Postado em Curiosidades por Caio Cesar no dia 01 de Maio de 2019 .

Pensar em fonte da juventude nos remete ao universo encantado das fábulas. No entanto, já dentro da realidade, a estória é outra... Enquanto não se encontra o manancial da vida, dá-se um jeitinho – correções feitas com Botox aqui, cirurgias plásticas lá...

Contra as marcas do tempo, aposta-se muito em ideias mirabolantes e o que antes era totalmente insuspeito, agora é alvo de novos questionamentos, como saber se o sono é fundamental para conservar a juventude.

Questão que, a princípio, vale muito a pena ser abordada em um artigo – e aqui está ele! Nas próximas linhas, vamos desvendar este mistério e apresentar informações que contribuirão para a qualidade do seu sono.  

Boa leitura!

1 - Sono, a fonte da juventude: mito ou verdade?

Estão enganados aqueles que buscam uma aparência naturalmente mais jovem através de métodos cirúrgicos. A chave para isso está em algo muito simples e gratuito – dormir. Acredita-se [1] que, levando em conta uma rotina de beleza, o sono assemelha-se à fonte da juventude. Observemos que “juventude”, aqui, não é sinônimo de imortalidade ou algo sobre-humano.

Tem mais a ver com uma beleza natural, que exala jovialidade, graças às horas de sono. Pode-se dizer que a quantidade de horas que passamos dormindo deve, também, ser considerada. Se você tem o hábito de deitar-se cedo, está no caminho certo rumo a uma aparência mais jovem e atraente.

2 - Sono X juventude

Como esta relação se dá? Assim: à medida que você dorme, seu corpo está trabalhando. O objetivo desse trabalho é repor o pH da pele, e esta série de benefícios é refletido no próprio colágeno. Quanto mais colágeno há na pele, terá ela menor chances de enrugar-se rapidamente. Porém, dormir cinco horas por noite em vez de sete fará com que sua pele tenha o dobro de linhas finas e um aspecto terrivelmente seco.  

Adultos mais velhos, acostumados a dormir mal, sofrem de algo chamado “envelhecimento biológico”. Basta-lhes passar apenas uma noite acordados - constatação científica comprovada!

Ainda durante o sono, o organismo aumenta o fluxo sanguíneo da pele, dando a ela um brilho saudável na manhã seguinte; há reequilíbrio na hidratação do corpo, de modo que a pele recupera sua humidade e, ao mesmo tempo, o excesso de líquido no organismo é preparado para, enfim, ser eliminado. Mas os benefícios não param aqui.

Dormir bem pode elevar a saúde capilar. Em outras palavras – biologicamente falando –, seus cabelos recebem uma série de benefícios durante o sono, pois o fluxo sanguíneo adicional enriquece os folículos capilares com vitaminas, minerais e nutrientes vitais, possibilitando um crescimento saudável. É importante notar que dormir pouco aumenta o nível de estresse e, em consequência, a queda de cabelo é inevitável.

3 - Considerações finais

Até aqui não nos faltaram bons argumentos para comprovar a esplêndida união que há entre o sono e a beleza rejuvenescida. Valorizar o repouso noturno é, digamos, um convite tentador para livrar-se dos cremes milagrosos, além de outros métodos caros e duvidosos que prometem devolver à pele sua antiga vitalidade.

De fato, dormir com qualidade é um tratamento estético que nunca sai de moda. Seus benefícios ultrapassam um simples “rostinho bonito” – o sono profundo e reparador ajuda a manter o peso, tonifica a concentração, estimula a criatividade, favorece o desempenho físico etc.

Por onde começar a busca pelo sono-da-beleza? Sugerimos um tour em nosso site, conferindo diversos artigos, onde você encontrará dicas e informações preciosas para uma noite de sono tranquilo e saudável. Sempre de portas abertas, nossa loja virtual também disponibiliza produtos de qualidade, como protetores auriculares, lençóis de seda, óleos essenciais e tudo que possa melhorar suas noites de descanso. Confira e tenha bons sonhos!

Referência bibliográfica:
[1] https://youarewhatyousleep.com/blogs/news/the-closest-you-may-get-to-the-fountain-of-youth

 

Comentários

Leia também...

Leite ajuda a dormir? Mito ou verdade?

Verdade! Beber leite morno antes de ir para cama pode ajudar você a dormir; isso porque o leite contém um aminoácido não fabricado pelo corpo chamado triptofano, que se converte em serotonina, que ajudar a relaxar os músculos e induz o sono. Para ter um efeito ainda mais positivo, você pode tomar seu copo de leite morno com uma colher de mel. O mel ir&a... Leia o artigo »

18/01/2014

O que é ruído branco?

Algumas pessoas têm bastante sorte: elas podem dormir com o som de latidos ou até música alta na vizinhança. Porém, a maioria tem dificuldades para adormecer em ambientes barulhentos. Então, o que fazer para diminuir o barulho externo? Já falamos aqui sobre protetores auriculares, mas outra solução é utilizar alguma for... Leia o artigo »

20/04/2014

O que é ASMR? O chamado orgasmo mental

Por acaso você sabe o que esse vídeo significa? Não? Então, nos dê um pouco de sua atenção: este vídeo, no qual encontra-se uma voz suave, agradável, gentil e limpa, gera estímulos auditivos, visuais e cognitivos que, por fim, desencadeiam sensações agradáveis e relaxantes. Trata-se de um método&nb... Leia o artigo »

10/06/2016

Quantas horas devemos dormir por dia?

Você se sente sonolento? Não para de bocejar? Talvez você não esteja dormindo o quanto deve, ou talvez você esteja dormindo demais. A quantidade de horas que devemos dormir por dia varia de acordo com a idade e também depende do seu estilo de vida e saúde. De qualquer forma, você pode considerar a quantidade de horas diárias recomendadas a... Leia o artigo »

27/01/2014

Por que pessoas idosas dormem pouco?

Costuma-se dormir até tarde aos domingos – fato. Mas toda regra tem lá sua exceção: margem que serve de lugar comum para as pessoas acima dos 60 e poucos anos. Elas são as primeiras a saírem da cama. Afirmam dormir pouco e nós cremos à medida que escutamos o arrastar dos chinelos à noite inteira. A gente sabe que a ins&... Leia o artigo »

11/04/2019