'Dormir bem é um verdadeiro luxo para a vida.' Dorminhoco.com

Falta de sono está associada à pré-diabetes e alto IMC

Capa post - Falta de sono está associada à pré-diabetes e alto IMC

Texto: Postado em Estudos e Notícias por Mateus no dia 08 de Outubro de 2018 .

Um estudo que analisou participantes asiáticos, sendo liderado pelo Dr. Sirimon Reutrakul - professor associado de endocrinologia, diabetes e metabolismo da faculdade de medicina da UIC – foi publicado na revista Frontiers in Endocrinology, vez que este comprovou que há uma ligação entre hábitos noturnos, pouco sono e diabetes.

Pré-diabetes é uma condição na qual os níveis de açúcar no sangue são mais elevados do que o normal, todavia, não são altos o suficiente ao ponto de se desenvolver diabetes tipo 02. Sem alterações nos hábitos alimentares e de exercício, os pacientes com pré-diabetes apresentam um risco muito alto de desenvolverem diabetes tipo 02.

Um total de 2.133 participantes com a média de 64 anos, com o IMC médio de 25 kg e que apresentavam o quadro de pré-diabetes se inscreveram para o estudo. A preferência pela manhã/noite para o desenvolvimento de suas atividades foi avaliada por meio de um questionário.

Os pesquisadores descobriram que para os participantes com menos de 60 anos que tinham por preferência à noite como período mais ativo, os seus IMC's eram mais elevados. A preferência à noite foi diretamente associada ao maior IMC nesse grupo.

"O tempo e a duração do sono são potencialmente modificáveis", disse Reutrakul. "As pessoas podem ter horários de dormir mais regulares e tentar dormir mais, o que pode ajudar a reduzir o IMC e o potencial de desenvolvimento de diabetes neste grupo de alto risco".

 

Fonte:
https://www.sciencedaily.com/releases/2018/08/180815141422.htm

Comentários

Leia também...

Cientistas encontram possível ligação entre AOS e doenças cardiovasculares

Na Universidade da Califórnia (UC) de San Diego, uma equipe de pesquisa descobriu uma possível ligação entre apneia do sono e doenças cardiovasculares.  O estudo promovido afirma que 12% da população adulta dos EUA tem AOS. Por consequência deste quadro, o corpo é exposto a condições de baixa oxigenação ... Leia o artigo »

10/08/2018

Mulheres com hábitos diurnos têm menos depressão

Uma experiência científica feita com mais de 32.000 enfermeiras, publicada no Journal of Psychiatric Research, tornou-se a maior e mais detalhada experiência observacional já promovida até agora. Tal pesquisa teve, como objetivo, explorar a ligação entre o cronotipo das mulheres e os transtornos de humor. Apesar de levar em consideraç... Leia o artigo »

10/08/2018

Sono é causa de 30% das mortes em rodovias brasileiras

Dados da Associação Brasileira do Sono (ABS) mostram que até 30% das mortes ocasionadas em rodovias brasileiras são causadas por motoristas que dormem ao volante. Pensando nisso, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) faz um alerta sobre os perigos de dirigir cansado e sonolento. "Com o ritmo estressante e agitado do trânsito nas cidades e at&e... Leia o artigo »

17/05/2016

Cientistas não encontram correlação entre as fases da lua e o sono

Uma nova pesquisa do Instituto Max Planck de Psiquiatria, em Munique, revela que não há correlação entre as fases da lua e o sono humano. Durante séculos, as pessoas acreditaram que o ciclo da lua influenciava diretamente na saúde humana, em seu comportamento e em sua fisiologia. O Folclore popular liga principalmente a lua cheia com insônia. Mas e o... Leia o artigo »

16/10/2018

Cientistas descobrem proteínas que regulam o sono

Um novo estudo relatado no Proceedings of National Academy of Sciences (PNAS) mostrou que uma única mutação numa proteína dos ratos tem grandes efeitos na forma como os ratos dormem e em seu estado de vigília. Esta pesquisa também poderia lançar luz sobre os mecanismos fisiológicos que regulam o sono em humanos. Neste estudo realizado por pes... Leia o artigo »

23/10/2018