'A pior coisa é tentar dormir e não conseguir.' F. Scott Fitzgerald

Falta de sono está associada à pré-diabetes e alto IMC

Um estudo que analisou participantes asiáticos, sendo liderado pelo Dr. Sirimon Reutrakul - professor associado de endocrinologia, diabetes e metabolismo da faculdade de medicina da UIC – foi publicado na revista Frontiers in Endocrinology, vez que este comprovou que há uma ligação entre hábitos noturnos, pouco sono e diabetes.

Pré-diabetes é uma condição na qual os níveis de açúcar no sangue são mais elevados do que o normal, todavia, não são altos o suficiente ao ponto de se desenvolver diabetes tipo 02. Sem alterações nos hábitos alimentares e de exercício, os pacientes com pré-diabetes apresentam um risco muito alto de desenvolverem diabetes tipo 02.

Um total de 2.133 participantes com a média de 64 anos, com o IMC médio de 25 kg e que apresentavam o quadro de pré-diabetes se inscreveram para o estudo. A preferência pela manhã/noite para o desenvolvimento de suas atividades foi avaliada por meio de um questionário.

Os pesquisadores descobriram que para os participantes com menos de 60 anos que tinham por preferência à noite como período mais ativo, os seus IMC's eram mais elevados. A preferência à noite foi diretamente associada ao maior IMC nesse grupo.

"O tempo e a duração do sono são potencialmente modificáveis", disse Reutrakul. "As pessoas podem ter horários de dormir mais regulares e tentar dormir mais, o que pode ajudar a reduzir o IMC e o potencial de desenvolvimento de diabetes neste grupo de alto risco".

 

Fonte:
https://www.sciencedaily.com/releases/2018/08/180815141422.htm

Postado em Estudos e Notícias no dia 08 de Outubro de 2018

Comentários

Leia também...

Estimular o cérebro durante a noite melhora a memória

Novas pesquisas feitas em humanos – através de métodos não invasivos – comprovaram que o estímulo cerebral durante a noite resulta em uma melhora expressiva da memória. Esses resultados, publicados no JNeurosci, vieram de um projeto financiado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, visando entender melhor todo o processo de consolidaç&... Leia o artigo »

14/08/2018

Mudanças no padrão de sono das crianças geram grandes impactos

Um estudo publicado na revista Pediatrics constatou que um pequeno aumento no tempo de descanso das crianças pode melhorar significativamente o comportamento delas, ao passo que a diminuição desse tempo pode causar o efeito inverso. Esse novo estudo é a primeira investigação controlada dos efeitos do aumento e redução do sono no comportamento... Leia o artigo »

02/10/2018

Cientistas não encontram correlação entre as fases da lua e o sono

Uma nova pesquisa do Instituto Max Planck de Psiquiatria, em Munique, revela que não há correlação entre as fases da lua e o sono humano. Durante séculos, as pessoas acreditaram que o ciclo da lua influenciava diretamente na saúde humana, em seu comportamento e em sua fisiologia. O Folclore popular liga principalmente a lua cheia com insônia. Mas e o... Leia o artigo »

16/10/2018