'Dormir é a melhor meditação.' Dalai Lama

Falta de sono está associada à pré-diabetes e alto IMC

Capa post - Falta de sono está associada à pré-diabetes e alto IMC

Texto: Postado em Estudos e Notícias por Mateus no dia 08 de Outubro de 2018 .

Um estudo que analisou participantes asiáticos, sendo liderado pelo Dr. Sirimon Reutrakul - professor associado de endocrinologia, diabetes e metabolismo da faculdade de medicina da UIC – foi publicado na revista Frontiers in Endocrinology, vez que este comprovou que há uma ligação entre hábitos noturnos, pouco sono e diabetes.

Pré-diabetes é uma condição na qual os níveis de açúcar no sangue são mais elevados do que o normal, todavia, não são altos o suficiente ao ponto de se desenvolver diabetes tipo 02. Sem alterações nos hábitos alimentares e de exercício, os pacientes com pré-diabetes apresentam um risco muito alto de desenvolverem diabetes tipo 02.

Um total de 2.133 participantes com a média de 64 anos, com o IMC médio de 25 kg e que apresentavam o quadro de pré-diabetes se inscreveram para o estudo. A preferência pela manhã/noite para o desenvolvimento de suas atividades foi avaliada por meio de um questionário.

Os pesquisadores descobriram que para os participantes com menos de 60 anos que tinham por preferência à noite como período mais ativo, os seus IMC's eram mais elevados. A preferência à noite foi diretamente associada ao maior IMC nesse grupo.

"O tempo e a duração do sono são potencialmente modificáveis", disse Reutrakul. "As pessoas podem ter horários de dormir mais regulares e tentar dormir mais, o que pode ajudar a reduzir o IMC e o potencial de desenvolvimento de diabetes neste grupo de alto risco".

 

Fonte:
https://www.sciencedaily.com/releases/2018/08/180815141422.htm

Comentários

Leia também...

Música ajuda a dormir?

Dentre diversos conselhos para dormir melhor, podemos citar uma rotina relaxante. Em outras palavras, trata-se de optar por hábitos simples antes de dormir, como a leitura de um livro, alguns minutinhos de ioga ou apreciar a melodia de uma doce canção. Também é recomendável praticar a atividade escolhida todos os dias, levando em consideraç&ati... Leia o artigo »

18/01/2014

Noite de sono ruim resulta em ganho de peso e perda muscular

Uma noite de sono mal dormida pode acarretar em consequências mais severas do que apenas o cansaço no dia seguinte. De acordo com um estudo promovido pelo Dr. Jonathan Cedernaes, da Universidade Feinberg, Chicago, quando os homens adultos abrem mão de uma noite de sono regular, seus corpos apresentam mudanças hormonais que promovem o ganho de peso e a perda muscular. No ... Leia o artigo »

20/09/2018

Estudo mostra que memória tem um fascinante efeito no sono

A memória é prejudicada quando não temos uma boa noite de sono. Porém, dormir o suficiente e ter um sono de alta qualidade é essencial para transformar a memória, que de curto-prazo passa a ser de longo-prazo.  Sabemos como o sono afeta a memória, mas não ainda não sabemos como a memória afeta o sono. De acordo com uma teor... Leia o artigo »

25/01/2015

Falta de sono está associada à pré-diabetes e alto IMC

Um estudo que analisou participantes asiáticos, sendo liderado pelo Dr. Sirimon Reutrakul - professor associado de endocrinologia, diabetes e metabolismo da faculdade de medicina da UIC – foi publicado na revista Frontiers in Endocrinology, vez que este comprovou que há uma ligação entre hábitos noturnos, pouco sono e diabetes. Pré-diabetes é ... Leia o artigo »

08/10/2018

Seu quarto é confortável o bastante para dormir?

Você se alimenta bem, bebe bastante água, pratica exercícios, não fica muito tempo em telas de computadores, TVs e etc e mesmo assim não consegue dormir bem a noite? Quer dormir que nem um bebê todas as noites e já fez tudo para dormir bem e mesmo assim continua a não ter um sono repousante e tranquilo? Um estudo feito pela Funç... Leia o artigo »

07/02/2016