'A melhor ponte entre desespero e esperança é uma boa noite de sono.' Joseph Cossman

Cientistas não encontram correlação entre as fases da lua e o sono

Capa post - Cientistas não encontram correlação entre as fases da lua e o sono

Texto: Postado em Estudos e Notícias por Mateus no dia 16 de Outubro de 2018 .

Uma nova pesquisa do Instituto Max Planck de Psiquiatria, em Munique, revela que não há correlação entre as fases da lua e o sono humano.

Durante séculos, as pessoas acreditaram que o ciclo da lua influenciava diretamente na saúde humana, em seu comportamento e em sua fisiologia. O Folclore popular liga principalmente a lua cheia com insônia. Mas e o contexto científico?

Os cientistas promoveram uma reanálise de dados preexistentes sobre o sono humano e as fases da lua. Duas análises de conjuntos desses dados de 2013 e 2014 foram feitas, cada uma incluindo entre 30 e 50 voluntários. Alguns resultados mostraram uma duração do sono mais curto nas noites de lua cheia. No entanto, ambos os estudos chegaram a resultados conflitantes. Por exemplo, em uma outra análise, o início da fase do sono REM, a que sonhamos, foi atrasado nas noites de lua nova, enquanto o outro estudo observou o maior atraso nas noites de lua cheia.

Até agora, a influência do ciclo lunar no sono humano foi investigada em reanálises de estudos anteriores que originalmente seguiam diferentes propósitos. “Para superar as limitações óbvias da análise de dados em retrospectiva, estudos cuidadosamente controlados e especificamente projetados para o teste dos efeitos do ciclo lunar no sono são necessários para uma resposta definitiva”, comenta Dr. Dresler, neurocientista do Instituto Max Planck de Psiquiatria em Munique, Alemanha.

Publicação : Na imprensa - Cordi M, Ackermann S, FW Bes, F Hartmann, Konrad BN, L de Genzel L, Pawlowski, Steiger, Schulz H, Rasch B, Dresler M. Efeitos do ciclo lunar no sono e no problema da gaveta da lima. Biologia atual. Vol 24, Nr. 12 (doi: 10.1016 / j.cub.2014.05.017).
Fonte: https://scitechdaily.com/scientists-find-correlation-moon-phases-sleep/

Comentários

Leia também...

Falta de sono pode causar enxaqueca diz estudos

Se você sofre com enxaqueca, talvez seja necessário prestar mais atenção no seu sono. Vários estudos mostraram que problemas no sono como insônia, apneia do sono, ronco podem ser o gatilho para crises de enxaqueca. A enxaqueca é causada quando as células nervosas hiperativas enviam impulsos para os vasos sanguíneos, fazendo os vasos se c... Leia o artigo »

28/03/2015

Aparelho CPAP pode reduzir a frequência cardíaca em pré-diabéticos

Levando em consideração pacientes pré-diabéticos, que sofrem de apneia obstrutiva do sono, usar aparelho CPAP proporciona a eles melhor ritmo cardíaco durante o sono, favorecendo a saúde cardiovascular. Esta afirmação parte de um experimento controlado e randomizado (isto é, com a introdução de um elemento aleatóri... Leia o artigo »

01/03/2019

Entendendo os estágios, fases e tipos de sono

Durante o sono, seu corpo descansa e restaura os níveis de energia. Mas não é só isso, como muitos pensam. Uma série de eventos complexos acontecem regularmente toda noite enquanto dormimos. Uma boa noite de sono é a melhor maneira de ajudá-lo a resolver problemas, aliviar o estresse e se recuperar de doenças. O sono é composto po... Leia o artigo »

10/02/2014

Insônia gera US$ 31 bilhões em prejuízos

Um novo estudo promovido indica que a insônia deu causa a 274,000 erros, o que causou um prejuízo de mais de US$31 bilhões devido à acidentes e erros no local de trabalho em um período de 12 meses. Os pesquisadores usaram dados da American Insomnia Survey (AIS), que consistiam em resultados de pesquisas telefônicas feitas em todo país com 10.094 ameri... Leia o artigo »

27/09/2018

O alcoolismo pode agravar a insônia

Estudos revelam que consumir bebidas alcoólicas põe em risco a qualidade do sono. Temos, aqui, uma conclusão constatada a partir de 135 estudos [1], todos ligados a quatro bases internacionais de dados - Pubmed, Medine, Embase e Google Scholar. São pesquisas realizadas com homens e mulheres falantes da língua inglesa. Assim, tais estudos analisaram, de ... Leia o artigo »

24/04/2019