'Mentes cansadas não planejam bem. Durma primeiro, planeje depois.' Dalai Lama

Cientistas não encontram correlação entre as fases da lua e o sono

Capa post - Cientistas não encontram correlação entre as fases da lua e o sono

Texto: Postado em Estudos e Notícias por Mateus no dia 16 de Outubro de 2018 .

Uma nova pesquisa do Instituto Max Planck de Psiquiatria, em Munique, revela que não há correlação entre as fases da lua e o sono humano.

Durante séculos, as pessoas acreditaram que o ciclo da lua influenciava diretamente na saúde humana, em seu comportamento e em sua fisiologia. O Folclore popular liga principalmente a lua cheia com insônia. Mas e o contexto científico?

Os cientistas promoveram uma reanálise de dados preexistentes sobre o sono humano e as fases da lua. Duas análises de conjuntos desses dados de 2013 e 2014 foram feitas, cada uma incluindo entre 30 e 50 voluntários. Alguns resultados mostraram uma duração do sono mais curto nas noites de lua cheia. No entanto, ambos os estudos chegaram a resultados conflitantes. Por exemplo, em uma outra análise, o início da fase do sono REM, a que sonhamos, foi atrasado nas noites de lua nova, enquanto o outro estudo observou o maior atraso nas noites de lua cheia.

Até agora, a influência do ciclo lunar no sono humano foi investigada em reanálises de estudos anteriores que originalmente seguiam diferentes propósitos. “Para superar as limitações óbvias da análise de dados em retrospectiva, estudos cuidadosamente controlados e especificamente projetados para o teste dos efeitos do ciclo lunar no sono são necessários para uma resposta definitiva”, comenta Dr. Dresler, neurocientista do Instituto Max Planck de Psiquiatria em Munique, Alemanha.

Publicação : Na imprensa - Cordi M, Ackermann S, FW Bes, F Hartmann, Konrad BN, L de Genzel L, Pawlowski, Steiger, Schulz H, Rasch B, Dresler M. Efeitos do ciclo lunar no sono e no problema da gaveta da lima. Biologia atual. Vol 24, Nr. 12 (doi: 10.1016 / j.cub.2014.05.017).
Fonte: https://scitechdaily.com/scientists-find-correlation-moon-phases-sleep/

Comentários

Leia também...

Falta de sono pode afetar a economia de um país

Dormir mal pode ser considerado um problema que atinge a saúde pública. Segundo fontes científicas [1], um em cada três adultos sofre de insônia em todo o mundo. A revista SLEEP divulgou um estudo feito pela Universidade de Oxford Press, que destaca uma relação muito próxima entre a insônia e um possível impacto negativo gerado na ... Leia o artigo »

26/06/2019

Dormir mal engorda?

Pular uma única noite de sono causa mudanças na atividade cerebral, o que desperta a necessidade de consumir mais gordura durante o dia, segundo a descoberta feita por um estudo. Este mesmo estudo aponta a diferença entre a falta de sono e o risco de obesidade.  “A principal descoberta desse estudo é que uma única noite de sono perdida ou de pouco sono... Leia o artigo »

06/03/2015

Mulheres com hábitos diurnos têm menos depressão

Uma experiência científica feita com mais de 32.000 enfermeiras, publicada no Journal of Psychiatric Research, tornou-se a maior e mais detalhada experiência observacional já promovida até agora. Tal pesquisa teve, como objetivo, explorar a ligação entre o cronotipo das mulheres e os transtornos de humor. Apesar de levar em consideraç... Leia o artigo »

10/08/2018

Cientistas descobrem proteínas que regulam o sono

Um novo estudo relatado no Proceedings of National Academy of Sciences (PNAS) mostrou que uma única mutação numa proteína dos ratos tem grandes efeitos na forma como os ratos dormem e em seu estado de vigília. Esta pesquisa também poderia lançar luz sobre os mecanismos fisiológicos que regulam o sono em humanos. Neste estudo realizado por pes... Leia o artigo »

23/10/2018

Oxigenoterapia - O que é e como pode beneficiar o sono?

Para diversas pessoas, a oxigenoterapia ainda soa como novidade, embora não seja um tratamento tão recente. Utilizar este recurso beneficia a saúde em vários aspectos, contando com a cura de doenças que afetam o sono. Nesse artigo, definiremos o que é a oxigenoterapia, quais são as vantagens oferecidas por ela, quem necessita usá-la e uma s&e... Leia o artigo »

16/08/2018