'Uma boa risada e um longo sono são as melhores curas no livro do médico.' Provérbio Irlandês

Cientistas não encontram correlação entre as fases da lua e o sono

Uma nova pesquisa do Instituto Max Planck de Psiquiatria, em Munique, revela que não há correlação entre as fases da lua e o sono humano.

Durante séculos, as pessoas acreditaram que o ciclo da lua influenciava diretamente na saúde humana, em seu comportamento e em sua fisiologia. O Folclore popular liga principalmente a lua cheia com insônia. Mas e o contexto científico?

Os cientistas promoveram uma reanálise de dados preexistentes sobre o sono humano e as fases da lua. Duas análises de conjuntos desses dados de 2013 e 2014 foram feitas, cada uma incluindo entre 30 e 50 voluntários. Alguns resultados mostraram uma duração do sono mais curto nas noites de lua cheia. No entanto, ambos os estudos chegaram a resultados conflitantes. Por exemplo, em uma outra análise, o início da fase do sono REM, a que sonhamos, foi atrasado nas noites de lua nova, enquanto o outro estudo observou o maior atraso nas noites de lua cheia.

Até agora, a influência do ciclo lunar no sono humano foi investigada em reanálises de estudos anteriores que originalmente seguiam diferentes propósitos. “Para superar as limitações óbvias da análise de dados em retrospectiva, estudos cuidadosamente controlados e especificamente projetados para o teste dos efeitos do ciclo lunar no sono são necessários para uma resposta definitiva”, comenta Dr. Dresler, neurocientista do Instituto Max Planck de Psiquiatria em Munique, Alemanha.

Publicação : Na imprensa - Cordi M, Ackermann S, FW Bes, F Hartmann, Konrad BN, L de Genzel L, Pawlowski, Steiger, Schulz H, Rasch B, Dresler M. Efeitos do ciclo lunar no sono e no problema da gaveta da lima. Biologia atual. Vol 24, Nr. 12 (doi: 10.1016 / j.cub.2014.05.017).
Fonte: https://scitechdaily.com/scientists-find-correlation-moon-phases-sleep/

Postado em Estudos e Notícias no dia 16 de Outubro de 2018

Comentários

Leia também...

Hipnose pode ajudar no sono

Estudos descobriram que pessoas suscetíveis à hipnose podem ter um sono melhor depois de uma sessão rápida de hipnose, dizem pesquisadores suíços. Depois de fazer uma sessão de hipnose através de um áudio, 80% das mulheres que fizeram a sessão passaram mais tempo na fase de sono profundo comparadas àquelas que não ... Leia o artigo »

04/02/2015

Noite de sono ruim resulta em ganho de peso e perda muscular

Uma noite de sono mal dormida pode acarretar em consequências mais severas do que apenas o cansaço no dia seguinte. De acordo com um estudo promovido pelo Dr. Jonathan Cedernaes, da Universidade Feinberg, Chicago, quando os homens adultos abrem mão de uma noite de sono regular, seus corpos apresentam mudanças hormonais que promovem o ganho de peso e a perda muscular. No ... Leia o artigo »

20/09/2018

Música ajuda a dormir?

Dentre diversos conselhos para dormir melhor, podemos citar uma rotina relaxante. Em outras palavras, trata-se de optar por hábitos simples antes de dormir, como a leitura de um livro, alguns minutinhos de ioga ou apreciar a melodia de uma doce canção. Também é recomendável praticar a atividade escolhida todos os dias, levando em consideraç&ati... Leia o artigo »

18/01/2014