'Um dia bem gasto traz um sono feliz.' Leonardo da Vinci

Cientistas não encontram correlação entre as fases da lua e o sono

Capa post - Cientistas não encontram correlação entre as fases da lua e o sono

Texto: Postado em Estudos e Notícias por Mateus no dia 16 de Outubro de 2018 .

Uma nova pesquisa do Instituto Max Planck de Psiquiatria, em Munique, revela que não há correlação entre as fases da lua e o sono humano.

Durante séculos, as pessoas acreditaram que o ciclo da lua influenciava diretamente na saúde humana, em seu comportamento e em sua fisiologia. O Folclore popular liga principalmente a lua cheia com insônia. Mas e o contexto científico?

Os cientistas promoveram uma reanálise de dados preexistentes sobre o sono humano e as fases da lua. Duas análises de conjuntos desses dados de 2013 e 2014 foram feitas, cada uma incluindo entre 30 e 50 voluntários. Alguns resultados mostraram uma duração do sono mais curto nas noites de lua cheia. No entanto, ambos os estudos chegaram a resultados conflitantes. Por exemplo, em uma outra análise, o início da fase do sono REM, a que sonhamos, foi atrasado nas noites de lua nova, enquanto o outro estudo observou o maior atraso nas noites de lua cheia.

Até agora, a influência do ciclo lunar no sono humano foi investigada em reanálises de estudos anteriores que originalmente seguiam diferentes propósitos. “Para superar as limitações óbvias da análise de dados em retrospectiva, estudos cuidadosamente controlados e especificamente projetados para o teste dos efeitos do ciclo lunar no sono são necessários para uma resposta definitiva”, comenta Dr. Dresler, neurocientista do Instituto Max Planck de Psiquiatria em Munique, Alemanha.

Publicação : Na imprensa - Cordi M, Ackermann S, FW Bes, F Hartmann, Konrad BN, L de Genzel L, Pawlowski, Steiger, Schulz H, Rasch B, Dresler M. Efeitos do ciclo lunar no sono e no problema da gaveta da lima. Biologia atual. Vol 24, Nr. 12 (doi: 10.1016 / j.cub.2014.05.017).
Fonte: https://scitechdaily.com/scientists-find-correlation-moon-phases-sleep/

Comentários

Leia também...

Depressão está diretamente ligada ao sono

A ligação entre a depressão e noites mal dormidas foi comprovada e identificada pela primeira vez através de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Warwick (Reino Unido) e da Universidade de Fudan (China). Os cientistas descobriram que existe uma conectividade funcional entre as áreas do cérebro associadas à memória de curto... Leia o artigo »

31/08/2018

Falta de sono está associada à pré-diabetes e alto IMC

Um estudo que analisou participantes asiáticos, sendo liderado pelo Dr. Sirimon Reutrakul - professor associado de endocrinologia, diabetes e metabolismo da faculdade de medicina da UIC – foi publicado na revista Frontiers in Endocrinology, vez que este comprovou que há uma ligação entre hábitos noturnos, pouco sono e diabetes. Pré-diabetes é ... Leia o artigo »

08/10/2018

Hipnose pode ajudar no sono

Estudos descobriram que pessoas suscetíveis à hipnose podem ter um sono melhor depois de uma sessão rápida de hipnose, dizem pesquisadores suíços. Depois de fazer uma sessão de hipnose através de um áudio, 80% das mulheres que fizeram a sessão passaram mais tempo na fase de sono profundo comparadas àquelas que não ... Leia o artigo »

04/02/2015

Terapia com CPAP reduz os sintomas da depressão

Estudos científicos [1] detectaram os sintomas da depressão em pessoas que têm apneia do sono. A ligação entre estas doenças é algo muito comum. Porém, foi comprovado que a terapia com aparelho CPAP serve para diminuir consideravelmente os sinais da depressão, como também para tratar a temida apneia do sono. Resultados comprovara... Leia o artigo »

24/06/2019

Música ajuda a dormir?

Dentre diversos conselhos para dormir melhor, podemos citar uma rotina relaxante. Em outras palavras, trata-se de optar por hábitos simples antes de dormir, como a leitura de um livro, alguns minutinhos de ioga ou apreciar a melodia de uma doce canção. Também é recomendável praticar a atividade escolhida todos os dias, levando em consideraç&ati... Leia o artigo »

18/01/2014

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 4858 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.