'Um dia bem gasto traz um sono feliz.' Leonardo da Vinci

Cientistas não encontram correlação entre as fases da lua e o sono

Uma nova pesquisa do Instituto Max Planck de Psiquiatria, em Munique, revela que não há correlação entre as fases da lua e o sono humano.

Durante séculos, as pessoas acreditaram que o ciclo da lua influenciava diretamente na saúde humana, em seu comportamento e em sua fisiologia. O Folclore popular liga principalmente a lua cheia com insônia. Mas e o contexto científico?

Os cientistas promoveram uma reanálise de dados preexistentes sobre o sono humano e as fases da lua. Duas análises de conjuntos desses dados de 2013 e 2014 foram feitas, cada uma incluindo entre 30 e 50 voluntários. Alguns resultados mostraram uma duração do sono mais curto nas noites de lua cheia. No entanto, ambos os estudos chegaram a resultados conflitantes. Por exemplo, em uma outra análise, o início da fase do sono REM, a que sonhamos, foi atrasado nas noites de lua nova, enquanto o outro estudo observou o maior atraso nas noites de lua cheia.

Até agora, a influência do ciclo lunar no sono humano foi investigada em reanálises de estudos anteriores que originalmente seguiam diferentes propósitos. “Para superar as limitações óbvias da análise de dados em retrospectiva, estudos cuidadosamente controlados e especificamente projetados para o teste dos efeitos do ciclo lunar no sono são necessários para uma resposta definitiva”, comenta Dr. Dresler, neurocientista do Instituto Max Planck de Psiquiatria em Munique, Alemanha.

Publicação : Na imprensa - Cordi M, Ackermann S, FW Bes, F Hartmann, Konrad BN, L de Genzel L, Pawlowski, Steiger, Schulz H, Rasch B, Dresler M. Efeitos do ciclo lunar no sono e no problema da gaveta da lima. Biologia atual. Vol 24, Nr. 12 (doi: 10.1016 / j.cub.2014.05.017).
Fonte: https://scitechdaily.com/scientists-find-correlation-moon-phases-sleep/

Texto postado em 16 de Outubro de 2018 .

Comentários

Leia também...

Estimular o cérebro durante a noite melhora a memória

Novas pesquisas feitas em humanos – através de métodos não invasivos – comprovaram que o estímulo cerebral durante a noite resulta em uma melhora expressiva da memória. Esses resultados, publicados no JNeurosci, vieram de um projeto financiado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, visando entender melhor todo o processo de consolidaç&... Leia o artigo »

14/08/2018

Música ajuda a dormir?

Dentre diversos conselhos para dormir melhor, podemos citar uma rotina relaxante. Em outras palavras, trata-se de optar por hábitos simples antes de dormir, como a leitura de um livro, alguns minutinhos de ioga ou apreciar a melodia de uma doce canção. Também é recomendável praticar a atividade escolhida todos os dias, levando em consideraç&ati... Leia o artigo »

18/01/2014

Mulheres com hábitos diurnos têm menos depressão

Uma experiência científica feita com mais de 32.000 enfermeiras, publicada no Journal of Psychiatric Research, tornou-se a maior e mais detalhada experiência observacional já promovida até agora. Tal pesquisa teve, como objetivo, explorar a ligação entre o cronotipo das mulheres e os transtornos de humor. Apesar de levar em consideraç... Leia o artigo »

10/08/2018

Aparelho CPAP pode reduzir a frequência cardíaca em pré-diabéticos

Levando em consideração pacientes pré-diabéticos, que sofrem de apneia obstrutiva do sono, usar aparelho CPAP proporciona a eles melhor ritmo cardíaco durante o sono, favorecendo a saúde cardiovascular. Esta afirmação parte de um experimento controlado e randomizado (isto é, com a introdução de um elemento aleatóri... Leia o artigo »

01/03/2019

Qual o tempo ideal por noite?

Cientistas descobriram que o tempo ideal uma noite bem dormida é de 6 a 8 horas de sono, resultando em benefícios para a saúde e o coração. Ultrapassar esse tempo ou diminuir pode se tornar muito prejudicial para à saúde. As conclusões das pesquisas foram apresentadas neste ano no Congresso ESC. A autora do estudo, Epameinondas Fountas, do Ce... Leia o artigo »

25/09/2018

Compartilhe

Cadastre seus dados aqui. Junte-se a 5634 pessoas e receba no seu email artigos sobre a saúde do sono.

Sobre nós

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, queremos ajudar você dormir melhor. Leia sobre nossa história »