'Ainda que poucas pessoas o saibam, é preciso ter todas as virtudes para dormir bem.' Nietzsche (Zaratustra)

Mudanças no padrão de sono das crianças geram grandes impactos

Capa post - Mudanças no padrão de sono das crianças geram grandes impactos

Texto: Postado em Estudos e Notícias por Mateus no dia 02 de Outubro de 2018 .

Um estudo publicado na revista Pediatrics constatou que um pequeno aumento no tempo de descanso das crianças pode melhorar significativamente o comportamento delas, ao passo que a diminuição desse tempo pode causar o efeito inverso.

Esse novo estudo é a primeira investigação controlada dos efeitos do aumento e redução do sono no comportamento de crianças saudáveis na escola.

Os cientistas avaliaram 34 crianças, com idade entre 7 e 11 anos, e as dividiram em dois grupos, estendendo o sono de um e diminuindo o do outro na mesma proporção. Eles mediram a quantidade de sono que cada criança teve durante a noite e o quanto ela se mexia nesse período. Após, questionários foram entregues aos professores dessas mesmas crianças a fim de colher informações sobre seu humor e comportamento.

O grupo que teve o sono estendido dormiu 27 minutos a mais do que o normal, à medida que o grupo que teve o sono diminuído dormiu 54 minutos menos. Ambos os grupos mostraram mudanças significativas no comportamento. As crianças que dormiam mais eram bem menos temperamentais e obviamente estavam com menos sono. Contudo, as crianças que dormiam menos obtiveram pontuação pior dos professores e os pais afirmavam que elas pareciam bem mais sonolentas durante o dia.

Os resultados, logicamente, não são surpreendentes, todavia, o que surpreende é a pequena diferença de quantidade de sono entre as crianças e o período relativamente curto do estudo (os pesquisadores mudaram o ciclo do sono das crianças por apenas uma semana).

Notoriamente o sono faz total diferença no aprendizado das crianças, fazendo de cada minuto de descanso algo essencial. Os cientistas afirmam que o sono deve ser priorizado e seus eventuais distúrbios eliminados a fim de dar às crianças a melhor chance de sucesso na escola.

 

Fontes:
https://scitechdaily.com/small-changes-in-sleeping-patterns-have-a-big-impact-on-kids/
http://pediatrics.aappublications.org/content/early/2012/10/10/peds.2012-0564?sso=1&sso_redirect_count=1&nfstatus=401&nftoken=00000000-0000-0000-0000-000000000000&nfstatusdescription=ERROR%3a+No+local+token

Comentários

Leia também...

Estudo mostra que pouco sono está ligado à doença de Alzheimer

Cientistas da UC Berkeley descobriram evidências convincentes de que o sono precário - particularmente um déficit do sono profundo e restaurador necessário para salvar as informações das memórias - é um canal através do qual a proteína beta-amilóide, que desencadeia a doença de Alzheimer, ataca o cérebro a lo... Leia o artigo »

30/10/2018

Estudo mostra que memória tem um fascinante efeito no sono

A memória é prejudicada quando não temos uma boa noite de sono. Porém, dormir o suficiente e ter um sono de alta qualidade é essencial para transformar a memória, que de curto-prazo passa a ser de longo-prazo.  Sabemos como o sono afeta a memória, mas não ainda não sabemos como a memória afeta o sono. De acordo com uma teor... Leia o artigo »

25/01/2015

Estimular o cérebro durante a noite melhora a memória

Novas pesquisas feitas em humanos – através de métodos não invasivos – comprovaram que o estímulo cerebral durante a noite resulta em uma melhora expressiva da memória. Esses resultados, publicados no JNeurosci, vieram de um projeto financiado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, visando entender melhor todo o processo de consolidaç&... Leia o artigo »

14/08/2018

Cientistas não encontram correlação entre as fases da lua e o sono

Uma nova pesquisa do Instituto Max Planck de Psiquiatria, em Munique, revela que não há correlação entre as fases da lua e o sono humano. Durante séculos, as pessoas acreditaram que o ciclo da lua influenciava diretamente na saúde humana, em seu comportamento e em sua fisiologia. O Folclore popular liga principalmente a lua cheia com insônia. Mas e o... Leia o artigo »

16/10/2018

Hipnose pode ajudar no sono

Estudos descobriram que pessoas suscetíveis à hipnose podem ter um sono melhor depois de uma sessão rápida de hipnose, dizem pesquisadores suíços. Depois de fazer uma sessão de hipnose através de um áudio, 80% das mulheres que fizeram a sessão passaram mais tempo na fase de sono profundo comparadas àquelas que não ... Leia o artigo »

04/02/2015