'A pior coisa é tentar dormir e não conseguir.' F. Scott Fitzgerald

Mudanças no padrão de sono das crianças geram grandes impactos

Um estudo publicado na revista Pediatrics constatou que um pequeno aumento no tempo de descanso das crianças pode melhorar significativamente o comportamento delas, ao passo que a diminuição desse tempo pode causar o efeito inverso.

Esse novo estudo é a primeira investigação controlada dos efeitos do aumento e redução do sono no comportamento de crianças saudáveis na escola.

Os cientistas avaliaram 34 crianças, com idade entre 7 e 11 anos, e as dividiram em dois grupos, estendendo o sono de um e diminuindo o do outro na mesma proporção. Eles mediram a quantidade de sono que cada criança teve durante a noite e o quanto ela se mexia nesse período. Após, questionários foram entregues aos professores dessas mesmas crianças a fim de colher informações sobre seu humor e comportamento.

O grupo que teve o sono estendido dormiu 27 minutos a mais do que o normal, à medida que o grupo que teve o sono diminuído dormiu 54 minutos menos. Ambos os grupos mostraram mudanças significativas no comportamento. As crianças que dormiam mais eram bem menos temperamentais e obviamente estavam com menos sono. Contudo, as crianças que dormiam menos obtiveram pontuação pior dos professores e os pais afirmavam que elas pareciam bem mais sonolentas durante o dia.

Os resultados, logicamente, não são surpreendentes, todavia, o que surpreende é a pequena diferença de quantidade de sono entre as crianças e o período relativamente curto do estudo (os pesquisadores mudaram o ciclo do sono das crianças por apenas uma semana).

Notoriamente o sono faz total diferença no aprendizado das crianças, fazendo de cada minuto de descanso algo essencial. Os cientistas afirmam que o sono deve ser priorizado e seus eventuais distúrbios eliminados a fim de dar às crianças a melhor chance de sucesso na escola.

 

Fontes:
https://scitechdaily.com/small-changes-in-sleeping-patterns-have-a-big-impact-on-kids/
http://pediatrics.aappublications.org/content/early/2012/10/10/peds.2012-0564?sso=1&sso_redirect_count=1&nfstatus=401&nftoken=00000000-0000-0000-0000-000000000000&nfstatusdescription=ERROR%3a+No+local+token

Postado em Estudos e Notícias no dia 02 de Outubro de 2018

Comentários

Leia também...

Estimular o cérebro durante a noite melhora a memória

Novas pesquisas feitas em humanos – através de métodos não invasivos – comprovaram que o estímulo cerebral durante a noite resulta em uma melhora expressiva da memória. Esses resultados, publicados no JNeurosci, vieram de um projeto financiado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, visando entender melhor todo o processo de consolidaç&... Leia o artigo »

14/08/2018

Qual o tempo ideal por noite?

Cientistas descobriram que o tempo ideal uma noite bem dormida é de 6 a 8 horas de sono, resultando em benefícios para a saúde e o coração. Ultrapassar esse tempo ou diminuir pode se tornar muito prejudicial para à saúde. As conclusões das pesquisas foram apresentadas neste ano no Congresso ESC. A autora do estudo, Epameinondas Fountas, do Ce... Leia o artigo »

25/09/2018

Entendendo os estágios, fases e tipos de sono

Durante o sono, seu corpo descansa e restaura os níveis de energia. Mas não é só isso, como muitos pensam. Uma série de eventos complexos acontecem regularmente toda noite enquanto dormimos. Uma boa noite de sono é a melhor maneira de ajudá-lo a resolver problemas, aliviar o estresse e se recuperar de doenças. O sono é composto po... Leia o artigo »

10/02/2014