'Por bons sonhos e belas noites de sono.' Dorminhoco.com

Mudanças no padrão de sono das crianças geram grandes impactos

Capa post - Mudanças no padrão de sono das crianças geram grandes impactos

Texto: Postado em Estudos e Notícias por Mateus no dia 02 de Outubro de 2018 .

Um estudo publicado na revista Pediatrics constatou que um pequeno aumento no tempo de descanso das crianças pode melhorar significativamente o comportamento delas, ao passo que a diminuição desse tempo pode causar o efeito inverso.

Esse novo estudo é a primeira investigação controlada dos efeitos do aumento e redução do sono no comportamento de crianças saudáveis na escola.

Os cientistas avaliaram 34 crianças, com idade entre 7 e 11 anos, e as dividiram em dois grupos, estendendo o sono de um e diminuindo o do outro na mesma proporção. Eles mediram a quantidade de sono que cada criança teve durante a noite e o quanto ela se mexia nesse período. Após, questionários foram entregues aos professores dessas mesmas crianças a fim de colher informações sobre seu humor e comportamento.

O grupo que teve o sono estendido dormiu 27 minutos a mais do que o normal, à medida que o grupo que teve o sono diminuído dormiu 54 minutos menos. Ambos os grupos mostraram mudanças significativas no comportamento. As crianças que dormiam mais eram bem menos temperamentais e obviamente estavam com menos sono. Contudo, as crianças que dormiam menos obtiveram pontuação pior dos professores e os pais afirmavam que elas pareciam bem mais sonolentas durante o dia.

Os resultados, logicamente, não são surpreendentes, todavia, o que surpreende é a pequena diferença de quantidade de sono entre as crianças e o período relativamente curto do estudo (os pesquisadores mudaram o ciclo do sono das crianças por apenas uma semana).

Notoriamente o sono faz total diferença no aprendizado das crianças, fazendo de cada minuto de descanso algo essencial. Os cientistas afirmam que o sono deve ser priorizado e seus eventuais distúrbios eliminados a fim de dar às crianças a melhor chance de sucesso na escola.

 

Fontes:
https://scitechdaily.com/small-changes-in-sleeping-patterns-have-a-big-impact-on-kids/
http://pediatrics.aappublications.org/content/early/2012/10/10/peds.2012-0564?sso=1&sso_redirect_count=1&nfstatus=401&nftoken=00000000-0000-0000-0000-000000000000&nfstatusdescription=ERROR%3a+No+local+token

Comentários

Leia também...

Entendendo os estágios, fases e tipos de sono

Durante o sono, seu corpo descansa e restaura os níveis de energia. Mas não é só isso, como muitos pensam. Uma série de eventos complexos acontecem regularmente toda noite enquanto dormimos. Uma boa noite de sono é a melhor maneira de ajudá-lo a resolver problemas, aliviar o estresse e se recuperar de doenças. O sono é composto po... Leia o artigo »

10/02/2014

Noite de sono ruim resulta em ganho de peso e perda muscular

Uma noite de sono mal dormida pode acarretar em consequências mais severas do que apenas o cansaço no dia seguinte. De acordo com um estudo promovido pelo Dr. Jonathan Cedernaes, da Universidade Feinberg, Chicago, quando os homens adultos abrem mão de uma noite de sono regular, seus corpos apresentam mudanças hormonais que promovem o ganho de peso e a perda muscular. No ... Leia o artigo »

20/09/2018

Insônia gera US$ 31 bilhões em prejuízos

Um novo estudo promovido indica que a insônia deu causa a 274,000 erros, o que causou um prejuízo de mais de US$31 bilhões devido à acidentes e erros no local de trabalho em um período de 12 meses. Os pesquisadores usaram dados da American Insomnia Survey (AIS), que consistiam em resultados de pesquisas telefônicas feitas em todo país com 10.094 ameri... Leia o artigo »

27/09/2018

A qualidade do sono infantil está ligada à insônia das mães

Conforme pesquisas realizadas pela Universidade de Warwick e a Universidade de Basilea [1], meninos e meninas costumam dormir mal se suas mães sofrem de insônia – problema que pode afetar o desenvolvimento mental e o bem-estar infantil.  Nos estudos em questão, foram analisadas cerca de 200 crianças saudáveis entre 7 - 12 anos (idade escolar), incluindo... Leia o artigo »

24/04/2019

Aparelho CPAP pode reduzir a frequência cardíaca em pré-diabéticos

Levando em consideração pacientes pré-diabéticos, que sofrem de apneia obstrutiva do sono, usar aparelho CPAP proporciona a eles melhor ritmo cardíaco durante o sono, favorecendo a saúde cardiovascular. Esta afirmação parte de um experimento controlado e randomizado (isto é, com a introdução de um elemento aleatóri... Leia o artigo »

01/03/2019

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 4838 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.