'Ainda que poucas pessoas o saibam, é preciso ter todas as virtudes para dormir bem.' Nietzsche (Zaratustra)

O sono e sua importância para o coração

Capa post - O sono e sua importância para o coração

Texto: Postado em Curiosidades por Caio Cesar no dia 09 de Abril de 2020 .

Coração: órgão oco, muscular e situado na cavidade torácica. Ele atua realizando movimentos rítmicos, enquanto bombeia e recebe sangue. Esta definição, apresentada em poucas linhas, é quase nada diante de sua tamanha importância. 

Preservar a saúde cardíaca é essencial para uma vida plena e longínqua. No entanto, dormir seria uma condição positiva para o coração? Trazemos a resposta, e não se esqueça: cuidar-se é, também, priorizar a informação.

Boa leitura!

1 - O sono e sua importância para o coração

Os leitores que costumam acompanhar nossos artigos conhecem, desde o início do blog, os benefícios de uma noite bem dormida. O sono, levando em conta a saúde do coração, é um aspecto favorável, sempre de enorme relevância. Então, respeite e cuide de seu descanso noturno a partir de agora, OK?

Do contrário, dormir pouco pode acarretar uma série de problemas cardíacos. Entenda: tocar neste ponto não é pessimismo de nossa parte. Apenas desejamos, com objetividade, ampliar a consciência de todos acerca deste assunto. As pessoas que dormem pouco têm maior inclinação para desenvolver doenças cardiovasculares e coronarianas, independente de seu peso e idade. Também se encaixam neste grupo de risco pessoas fumantes ou até mesmo as que fazem atividades físicas, por exemplo.

Ainda não se sabe por que a falta de sono afeta o coração. Mas de uma coisa os pesquisadores estão certos: dormir pouco altera processos biológicos e potencializa o desenvolvimento de doenças subjacentes, como o pré-diabetes, além de interagir com a pressão arterial ou causar inflamações. Ironicamente, dormir em excesso pode acarretar os mesmos problemas no organismo.

Para que entendamos o valor do sono para o coração, observemos os pacientes portadores de apneia do sono. Eles costumam despertar com frequência à noite, motivo pelo qual sua saúde cardíaca é prejudicada. Este fato acontece porque não há largos períodos de descanso profundo e, assim, ocorre a produção de substâncias químicas que, por sua vez, fazem com que o corpo não alcance períodos de descanso prolongado, nos quais a frequência cardíaca e a pressão arterial seriam reduzidas. A longo prazo, o paciente terá uma pressão arterial mais elevada durante o dia.

Ataques cardíacos e o conhecido acidente cardiovascular cerebral (AVC) são outras doenças que põem em risco a vida do portador de apneia do sono.

Estudos [1] destacam a relação entre apneia do sono e doenças cardiovasculares. Descobriu-se que homens com apneia do sono severa têm maior chance (58%) de desenvolver insuficiência cardíaca congestiva em comparação aos homens que não possuem transtornos respiratórios noturnos.

2 - Pouco sono e a saúde cardíaca: atenção jovens!

Neste tópico, é apropriado observar que a saúde cardíaca não deve ser uma preocupação somente para os idosos. Foi descoberto, através de estudos [1], que adolescentes que não dormem bem têm maior chance de desenvolver problemas cardiovasculares. Analisando estas moças e rapazes, constatou-se maior nível de colesterol, índice elevado de massa corporal, circunferência abdominal maior, pressão arterial mais alta e grande chance de desenvolverem hipertensão.  

Em outras palavras, estes jovens estão a poucos passos da obesidade. No mais, fontes informativas [2] declaram que a falta de sono pode afetar a parte do cérebro que, então, controla o apetite.

Estes dados nos mostram que o sono precisa receber cuidado e atenção em todas as idades!

3 - Insônia x coração

É claro que a insônia pode estar por trás da pressão arterial alta e outras doenças cardíacas. Como se não bastasse as noites em claro, a insônia também é o estímulo infalível para o surgimento de hábitos pouco saudáveis, vilões que podem afetar a condição cardíaca, uma vez que há menor motivação para fazer exercícios físicos e o costume de comer alimentos que não fazem bem à saúde (é comum o caso de pessoas que, graças a falta de sono, vão à geladeira de madrugada e comem o que veem pela frente).

4 - Considerações finais

O sono tem um peso significativo para a saúde do coração. Cuidar da saúde cardíaca tem tudo a ver com dormir bem, fazer atividades físicas regularmente, evitar o estresse, diminuir o peso, cuidar da alimentação (reformular nosso cardápio pode ser, a princípio, um ótimo caminho para também cuidar do próprio sono) etc.

Em todo caso, procure dormir bem e, se necessário, busque o auxílio de um médico cardiologista.

Referências bibliográficas:
[1]https://www.sleepfoundation.org/excessive-sleepiness/health-impact/how-sleep-deprivation-affects-your-heart
[2] https://www.cdc.gov/features/sleep-heart-health/index.html

Comentários

Leia também...

Faz mal dormir com meu animal de estimação?

A verdade é que milhares de donos de cachorros, gatos entre outros animais de estimação dividem a mesma cama que dormem. Uma pesquisa [1] da American Pet Products Association, constatou que quase metade dos cães dormem na cama com seus donos. A mesma pesquisa, constatou que 62% dos gatos dormem com seus donos adultos e outros 13% dormem com as crianças. Apesar da... Leia o artigo »

02/07/2016

Como funciona nosso cérebro durante o sono?

Estudar o sono atrai nosso olhar para o corpo humano. Daí, notamos que dormir não é, em hipótese alguma, uma atividade inerte: livre de movimentos e reações – não! Se há vida, naturalmente há processos fisiológicas, graças ao trabalho de certos órgãos, dentre os quais falaremos, neste artigo, sobre o c... Leia o artigo »

28/02/2020

Xixi na cama: conheça a enurese noturna

Quem nunca fez xixi na cama, mesmo durante o início da infância? Rara, senão impossível, a chance de haver uma resposta negativa. Por ser um problema frequente, um distúrbio que tem umedecido o colchão de diversas crianças, sabemos o quanto é importante abordá-lo nos parágrafos a seguir, não nos esquecendo de ressaltar seu... Leia o artigo »

02/08/2018

Por que sonhamos?

“Sonho”, no artigo de hoje, não tem nada a ver com o sentido romântico da palavra. Simplesmente investigaremos o porquê deste fenômeno, priorizando as explicações dadas pela ciência. E avisamos: nosso objetivo não é explicar imagens ou situações com as quais costumamos sonhar, nem manifestações semel... Leia o artigo »

10/08/2020

Como a tecnologia do sono aumentará a diferença entre ricos e pobres

Artigo originalmente publicado na Motherboard por Natalie O’Neill e traduzido por Stephanie Fernandes. É fácil culpar políticos e empresas gananciosas pela lacuna crescente entre ricos e pobres, mas há quem diga que, na verdade, é a tecnologia do sono que vai incitar a luta de classes do futuro. Alguns especialistas acreditam que gagdets de reduç... Leia o artigo »

28/01/2016

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 4960 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.