'Um dia bem gasto traz um sono feliz.' Leonardo da Vinci

Sono da beleza - Como dormir para ter uma aparência melhor e mais jovem

Botox, cremes importados, preenchimento facial, maquiagens de grifes famosas... Diga: quanto você ou alguém bem próximo já gastou com técnicas de rejuvenescimento? Aposto que não foi pouco. São métodos que, na maioria dos casos, dificilmente cumprem aquilo que é prometido. Daí, você gasta mais... consulta especialistas... segue as últimas tendências... acumula novas dívidas... Limites? Nenhum. É o preço da vaidade.

Antes de buscar outras soluções de alto custo, aconselho a você ler esse artigo e entender, de uma vez por todas, por que o sono deve ser uma prioridade quando o assunto é beleza. A seguir, você saberá como a fonte da juventude pode, sim, estar em sua cama. 

1 - O que é o sono da beleza?

Digamos que o “sono da beleza” é um apelido carinhoso dado ao famoso sono reparador. Embora não exista nenhuma definição científica, o sono reparador significa, em resumo, dormir bem — simples, não? É o suficiente para ter uma aparência mais bonita e jovem. 

Devo destacar que o sono reparador, quando frequente, pode ter os mesmos efeitos que os de uma dieta. É um hábito que facilita o emagrecimento. Ótima notícia para aqueles que estão em constante luta contra a balança, assunto que também já foi explorado nesse artigo.

2 - Benefícios do sono da beleza: quais são?

2.1 - Pele mais saudável

O tempo que passamos dormindo é, por exemplo, fundamental para a função neurológica. De acordo com determinada pesquisa [1], estudos apontaram que, durante o sono, as células cerebrais se regeneram após os danos causados pelos radicais livres (agentes que podem causar inúmeras doenças).

O impacto negativo, causado por uma noite mal dormida, não afeta apenas nossa saúde cerebral. Os radicas livres também podem prejudicar a saúde da pele. Esses agentes nocivos aceleram o processo de envelhecimento, provocando a diminuição de enzimas antioxidantes, substâncias que mantêm a pele conservada.

Ainda sobre a pesquisa mencionada acima, grande parte dela destaca os efeitos danosos gerados pelos radicais livres ambientais, graças a outros fatores também prejudicais à pele, e são eles: a luz ultravioleta, a poluição e a fumaça. Por outro lado, o sono beneficia a pele ao produzir uma substância chamada sebo, que então se iguala a uma camada protetora.

Atenção! Dormir bem a partir de agora não significa que você recuperará a aparência de 10 ou 15 anos atrás... O sono da beleza pode retardar o envelhecimento precoce, restaurando células e evitando prejuízos maiores. O sono reparador fará com que os agentes nocivos afetem menos sua pele e, assim, ela permanecerá jovem por mais tempo.

2.2 - Aparência mais atraente

Um pequeno experimento [1] realizado pela BMJ, uma conceituada revista britânica, fotografou dois tipos de participantes; uns sofriam de insônia, enquanto outros dormiam bem regularmente. Em seguida, um grupo de observadores foi convidado para classificar as fotos, seguindo padrões de saúde e boa aparência. No geral, as pessoas que dormiam mal foram consideradas menos bonitas, ao passo que aquelas que tinham um sono reparador foram tidas como atraentes.

2.3 - Menos rugas e linhas de expressão

Noites em claro ou de pouco sono podem aumentar a quantidade de rugas e linhas de expressão também! 

A University of Hospitals Case Medical Center examinou 60 mulheres durante um mês. Constatou-se que as participantes, que dormiam cinco horas ou menos por dia, apresentaram mais rugas, além de manchas solares, em comparação às participantes que dormiam sete horas ou mais. Essa constatação nos revela que dormir mal diminui a elasticidade da pele. 

A genética é outro fator que não pode ficar de fora. Existem pessoas que, naturalmente, têm maior inclinação para as rugas. Se você possui esse traço genético, não desanime, visto que o sono da beleza pode ser um excelente tónico para sua saúde. 

2.4 - Pele menos inchada ou opaca

Alguma vez, após acordar, você notou inchaço em sua pele ou rosto? Ou percebeu sua aparência sem uma cor bonita e cheia de vida? Se você concorda comigo, saiba que a falta de sono pode ser a verdadeira causa.

Como se dá a relação entre a falta de sono e uma pele inchada? Explico: dormir mal está, de fato, relacionado com a diminuição do fluxo sanguíneo, em especial em certas partes do corpo (o rosto seria a principal). Como resultado, adquirimos um tom de pele sem cor nem beleza. 

Ainda pior é saber que a insônia, sendo frequente, dilata os vasos sanguíneos localizados perto dos olhos, o que facilita o surgimento de olheiras e aumenta o inchaço facial. 

Reconheço ser óbvio o que vou dizer agora, mas necessário: ter uma pele sem brilho e inchada nos deixa com uma aparência cansada, menos atraente e mais velha do que na realidade é — concorde comigo ou não. 

2.5 - Fim das espinhas

Diversas pessoas ainda não perceberam que o sono de má qualidade pode provocar espinhas. Nesse caso, após uma noite nada tranquila, há maior produção de cortisol (“hormônio do estresse”) no organismo e o equilíbrio hormonal se mostra alterado. Esse fenômeno proporciona o surgimento de espinhas. 

Ter espinhas não só causa danos à pele, como também afeta a autoestima de qualquer pessoa. Antes de buscar cremes que, supostamente, possam resolver esse problema, reveja a qualidade do seu sono. 

3 - Como aproveitar, ao máximo, o sono da beleza?

Nos próximos subtópicos irei esclarecer alguns conselhos rápidos para que você possa, enfim, alcançar e tirar maior proveito do sono reparador. Conheça quais são: 

3.1 - Crie um ambiente confortável

Seu quarto pode contribuir para o sono da beleza. Como? Busque reexaminá-lo a fim de incluir mais conforto. Itens a serem vistos são: Colchão, lençóis, temperatura ambiante, claridade, barulho e etc. 

3.2 - Visite um especialista em sono

A especialidade em sono ainda é uma atividade pouco conhecida, motivo que me levou a escrever um artigo sobre essa área. E volto a mencioná-la aqui porque, pensando bem, nunca é demais recorrer a um especialista.

Às vezes, mesmo dormindo o sono da beleza, você pode se sentir cansada, ter olheiras, inchaço no rosto, pele opaca ou rugas prematuras... Esses inconvenientes podem estar ligados a algum distúrbio subjacente, também relacionado ao sono. Um desses transtornos é o ronco ou a apneia obstrutiva do sono

Como saber, afinal, se você está sendo afetada pelo ronco? Peça ajuda ao seu companheiro, para que ele monitore seu sono durante a noite. Redobre a atenção o quanto for necessário!

3.3 - Em qual posição você dorme?

Independente de qual seja a posição na qual você dorme, é preciso revê-la. Digo isso porque quando não se dorme em uma posição confortável (às vezes inadequada para a própria coluna) costumamos nos revirar muito na cama. Em consequência, a pele tem atritos com o lençol e sofre diversas marcas. 

Aliás, é preciso recordar que a posição em que você dorme pode refletir se a sua noite de sono foi boa ou ruim. O reflexo disso também pode começar na manhã seguinte. Ninguém gosta de começar o dia com dor nas costas... 

3.4 - Busque dormir o suficiente 

Talvez você tenha se perguntado alguma vez: quantas horas de sono preciso dormir? Recomendo que durma entre 7 e 9 horas por noite. Especialistas [2] afirmam que dormir menos de 6 horas é prejudicial a sua aparência.

3.5 - Outras dicas valiosas

Buscar o sono da beleza precisa ser uma de nossas prioridades, mas... por onde começar? Indico a leitura de um artigo: 30 dicas de como dormir melhor. 

4 - Considerações finais

O sono da beleza vai muito além de um “capricho”. Com o tempo, ele poderá beneficiar a saúde de quem o busca, uma vez que o sono reparador pode fortalecer a concentração, proteger a saúde cardiovascular, diminuir os níveis de depressão, melhorar o desempenho sexual, entre outras vantagens.

Outra ideia que sugiro, capaz de ser um estímulo, é acompanhar frequentemente as mudanças causadas pelo sono da beleza. Você pode criar a partir de fotos uma linha cronológica. Por que não? As mudanças positivas serão registradas e, dessa maneira, você se sentirá motivado a valorizar suas noites de sono. Sua saúde terá muito a ganhar! 

Referências bibliográficas:
[1] https://thesleepdoctor.com/2020/08/01/how-to-use-beauty-sleep-to-look-younger/
[2] https://www.webmd.com/beauty/features/beauty-sleep#1

Texto postado em 28 de Outubro de 2021 .

Comentários

Leia também...

Sono da beleza - Como dormir para ter uma aparência melhor e mais jovem

Botox, cremes importados, preenchimento facial, maquiagens de grifes famosas... Diga: quanto você ou alguém bem próximo já gastou com técnicas de rejuvenescimento? Aposto que não foi pouco. São métodos que, na maioria dos casos, dificilmente cumprem aquilo que é prometido. Daí, você gasta mais... consulta especialistas... s... Leia o artigo »

28/10/2021

5 Maneiras de proteger seus cabelos ao dormir

Mais de 60% dos visitantes do dorminhoco.com são mulheres e elas merecem um post exclusivo. Passando pelo blog Status Mulher vi um post com dicas para proteger os cabelos ao dormir e resolvi replicar aqui. Mesmo que esse post não seja uma dica específica de como ou o que fazer para dormir melhor, certamente ajudará as mulheres, já que elas se importam com a belez... Leia o artigo »

05/05/2015

Dormir com os cabelos molhados faz mal?

Quem nunca? Afinal, precisamos lavar os cabelos, mas quase não temos tempo para secar no nosso dia-a-dia com tanta coisa para fazer. Quem nunca chegou do trabalho, faculdade, cursinho ou daquela festinha tarde em casa e quis dar um trato nos cabelo, mas na hora de secar tava com aquela preguiça e acabou indo dormir com o cabelo molhado? Normalmente quando era mas nova ... Leia o artigo »

18/01/2016

Fronhas de Seda - A melhor maneira de proteger seus cabelos e pele ao dormir

Você sabia que a fronha de seda é uma arma secreta para acordar com uma aparência melhor e cabelos mais saudáveis? O que eu gosto mais é que além de trazer benefícios para saúde, a fronha de seda também ajuda no sono, já que é o tecido mais confortável e respirável que existe, podendo ser usado tanto no frio q... Leia o artigo »

18/12/2015

Compartilhe

Cadastre seus dados aqui. Junte-se a 5634 pessoas e receba no seu email artigos sobre a saúde do sono.

Sobre nós

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, queremos ajudar você dormir melhor. Leia sobre nossa história »