'Dormir bem é um verdadeiro luxo para a vida.' Dorminhoco.com

Estudo mostra que pouco sono está ligado à doença de Alzheimer

Capa post - Estudo mostra que pouco sono está ligado à doença de Alzheimer

Texto: Postado em Estudos e Notícias por Mateus no dia 30 de Outubro de 2018 .

Cientistas da UC Berkeley descobriram evidências convincentes de que o sono precário - particularmente um déficit do sono profundo e restaurador necessário para salvar as informações das memórias - é um canal através do qual a proteína beta-amilóide, que desencadeia a doença de Alzheimer, ataca o cérebro a longo prazo, justamente na memória.

"Nossas descobertas revelam um novo caminho pelo qual a doença de Alzheimer pode causar o declínio da memória ao mais tardar da vida", disse Matthew Walker, professor de neurociência da UC Berkeley, autor sênior do estudo publicado na revista Nature Neuroscience.

Grandes depósitos de beta-amilóide são os principais suspeitos na causa da doença de Alzheimer, uma forma virulenta de demência causada pela morte gradual das células cerebrais. Espera-se que uma onda sem precedentes de baby boomers (pessoas nascidas entre 1946 e 1964 após o estímulo de natalidade feito por alguns países após a segunda guerra mundial) mais velhos tenham a doença de Alzheimer, diagnosticada em mais de 40 milhões de pessoas; uma das preocupações de saúde pública mais crescentes e debilitantes do mundo.

A boa notícia sobre as descobertas, disse Walker, é que o sono ruim é potencialmente tratável e pode ser melhorado através de exercícios, terapia comportamental e até mesmo com estímulos elétricos que ampliam as ondas cerebrais durante o sono, uma tecnologia que tem sido usada com sucesso em jovens adultos que apresenta melhora na memória durante a noite.

"Esta descoberta oferece esperança", disse Walker. "O sono pode ser um novo alvo terapêutico para combater o prejuízo da memória em adultos mais velhos e até mesmo naqueles com demência".

Fonte: https://scitechdaily.com/study-shows-poor-sleep-linked-to-alzheimers-disease/

Comentários

Leia também...

Seu quarto é confortável o bastante para dormir?

Você se alimenta bem, bebe bastante água, pratica exercícios, não fica muito tempo em telas de computadores, TVs e etc e mesmo assim não consegue dormir bem a noite? Quer dormir que nem um bebê todas as noites e já fez tudo para dormir bem e mesmo assim continua a não ter um sono repousante e tranquilo? Um estudo feito pela Funç... Leia o artigo »

07/02/2016

Estudo mostra que memória tem um fascinante efeito no sono

A memória é prejudicada quando não temos uma boa noite de sono. Porém, dormir o suficiente e ter um sono de alta qualidade é essencial para transformar a memória, que de curto-prazo passa a ser de longo-prazo.  Sabemos como o sono afeta a memória, mas não ainda não sabemos como a memória afeta o sono. De acordo com uma teor... Leia o artigo »

25/01/2015

Mulheres com hábitos diurnos têm menos depressão

Uma experiência científica feita com mais de 32.000 enfermeiras, publicada no Journal of Psychiatric Research, tornou-se a maior e mais detalhada experiência observacional já promovida até agora. Tal pesquisa teve, como objetivo, explorar a ligação entre o cronotipo das mulheres e os transtornos de humor. Apesar de levar em consideraç... Leia o artigo »

10/08/2018

Pouco sono provoca solidão e rejeição social

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, Berkeley, descobriram, através de estudos científicos, que as pessoas privadas de um tempo saudável de sono sentem-se mais solitárias e evitam se envolver socialmente com outras pessoas. O estudo também revela que esse comportamento alienante tem resultados ainda mais devastadores, uma vez que esses indiví... Leia o artigo »

11/09/2018

Óleo essencial de Laranja Doce - Benefícios e dicas de uso

Com prazer, hoje dirigiremos nossa atenção a mais um óleo essencial, o de laranja doce. Trata-se de um extraordinário componente da medicina alternativa, cujo poder curativo vem conquistando incontáveis admiradores. Boas razões para isto não faltam, a começar pelas nossas dicas de uso e benefícios: apresentados nos próximos par&... Leia o artigo »

10/09/2018