'Mentes cansadas não planejam bem. Durma primeiro, planeje depois.' Dalai Lama

Estudo mostra que pouco sono está ligado à doença de Alzheimer

Capa post - Estudo mostra que pouco sono está ligado à doença de Alzheimer

Texto: Postado em Estudos e Notícias por Mateus no dia 30 de Outubro de 2018 .

Cientistas da UC Berkeley descobriram evidências convincentes de que o sono precário - particularmente um déficit do sono profundo e restaurador necessário para salvar as informações das memórias - é um canal através do qual a proteína beta-amilóide, que desencadeia a doença de Alzheimer, ataca o cérebro a longo prazo, justamente na memória.

"Nossas descobertas revelam um novo caminho pelo qual a doença de Alzheimer pode causar o declínio da memória ao mais tardar da vida", disse Matthew Walker, professor de neurociência da UC Berkeley, autor sênior do estudo publicado na revista Nature Neuroscience.

Grandes depósitos de beta-amilóide são os principais suspeitos na causa da doença de Alzheimer, uma forma virulenta de demência causada pela morte gradual das células cerebrais. Espera-se que uma onda sem precedentes de baby boomers (pessoas nascidas entre 1946 e 1964 após o estímulo de natalidade feito por alguns países após a segunda guerra mundial) mais velhos tenham a doença de Alzheimer, diagnosticada em mais de 40 milhões de pessoas; uma das preocupações de saúde pública mais crescentes e debilitantes do mundo.

A boa notícia sobre as descobertas, disse Walker, é que o sono ruim é potencialmente tratável e pode ser melhorado através de exercícios, terapia comportamental e até mesmo com estímulos elétricos que ampliam as ondas cerebrais durante o sono, uma tecnologia que tem sido usada com sucesso em jovens adultos que apresenta melhora na memória durante a noite.

"Esta descoberta oferece esperança", disse Walker. "O sono pode ser um novo alvo terapêutico para combater o prejuízo da memória em adultos mais velhos e até mesmo naqueles com demência".

Fonte: https://scitechdaily.com/study-shows-poor-sleep-linked-to-alzheimers-disease/

Comentários

Leia também...

Seu quarto é confortável o bastante para dormir?

Você se alimenta bem, bebe bastante água, pratica exercícios, não fica muito tempo em telas de computadores, TVs e etc e mesmo assim não consegue dormir bem a noite? Quer dormir que nem um bebê todas as noites e já fez tudo para dormir bem e mesmo assim continua a não ter um sono repousante e tranquilo? Um estudo feito pela Funç... Leia o artigo »

07/02/2016

Aparelho CPAP pode reduzir a frequência cardíaca em pré-diabéticos

Levando em consideração pacientes pré-diabéticos, que sofrem de apneia obstrutiva do sono, usar aparelho CPAP proporciona a eles melhor ritmo cardíaco durante o sono, favorecendo a saúde cardiovascular. Esta afirmação parte de um experimento controlado e randomizado (isto é, com a introdução de um elemento aleatóri... Leia o artigo »

01/03/2019

Soneca pode ajudar a recuperar o sono perdido

Um estudo descobriu que uma soneca à tarde talvez reduza os danos causados pela falta de sono à noite. Aparentemente, sonecas durante a tarde podem ajudar a restaurar hormônios e proteínas envolvidas no estresse e no bom funcionamento do sistema imunológico. O estudo incluiu 11 homens saudáveis com idades entre 25 - 32 anos. Os pesquisadores deixaram os vol... Leia o artigo »

23/02/2015

Insônia gera US$ 31 bilhões em prejuízos

Um novo estudo promovido indica que a insônia deu causa a 274,000 erros, o que causou um prejuízo de mais de US$31 bilhões devido à acidentes e erros no local de trabalho em um período de 12 meses. Os pesquisadores usaram dados da American Insomnia Survey (AIS), que consistiam em resultados de pesquisas telefônicas feitas em todo país com 10.094 ameri... Leia o artigo »

27/09/2018

Cientistas não encontram correlação entre as fases da lua e o sono

Uma nova pesquisa do Instituto Max Planck de Psiquiatria, em Munique, revela que não há correlação entre as fases da lua e o sono humano. Durante séculos, as pessoas acreditaram que o ciclo da lua influenciava diretamente na saúde humana, em seu comportamento e em sua fisiologia. O Folclore popular liga principalmente a lua cheia com insônia. Mas e o... Leia o artigo »

16/10/2018