'Pessoas que roncam sempre dormem primeiro :(' Triste Verdade

Estudo mostra que pouco sono está ligado à doença de Alzheimer

Capa post - Estudo mostra que pouco sono está ligado à doença de Alzheimer

Texto: Postado em Estudos e Notícias por Mateus no dia 30 de Outubro de 2018 .

Cientistas da UC Berkeley descobriram evidências convincentes de que o sono precário - particularmente um déficit do sono profundo e restaurador necessário para salvar as informações das memórias - é um canal através do qual a proteína beta-amilóide, que desencadeia a doença de Alzheimer, ataca o cérebro a longo prazo, justamente na memória.

"Nossas descobertas revelam um novo caminho pelo qual a doença de Alzheimer pode causar o declínio da memória ao mais tardar da vida", disse Matthew Walker, professor de neurociência da UC Berkeley, autor sênior do estudo publicado na revista Nature Neuroscience.

Grandes depósitos de beta-amilóide são os principais suspeitos na causa da doença de Alzheimer, uma forma virulenta de demência causada pela morte gradual das células cerebrais. Espera-se que uma onda sem precedentes de baby boomers (pessoas nascidas entre 1946 e 1964 após o estímulo de natalidade feito por alguns países após a segunda guerra mundial) mais velhos tenham a doença de Alzheimer, diagnosticada em mais de 40 milhões de pessoas; uma das preocupações de saúde pública mais crescentes e debilitantes do mundo.

A boa notícia sobre as descobertas, disse Walker, é que o sono ruim é potencialmente tratável e pode ser melhorado através de exercícios, terapia comportamental e até mesmo com estímulos elétricos que ampliam as ondas cerebrais durante o sono, uma tecnologia que tem sido usada com sucesso em jovens adultos que apresenta melhora na memória durante a noite.

"Esta descoberta oferece esperança", disse Walker. "O sono pode ser um novo alvo terapêutico para combater o prejuízo da memória em adultos mais velhos e até mesmo naqueles com demência".

Fonte: https://scitechdaily.com/study-shows-poor-sleep-linked-to-alzheimers-disease/

Comentários

Leia também...

Terapia com CPAP reduz os sintomas da depressão

Estudos científicos [1] detectaram os sintomas da depressão em pessoas que têm apneia do sono. A ligação entre estas doenças é algo muito comum. Porém, foi comprovado que a terapia com aparelho CPAP serve para diminuir consideravelmente os sinais da depressão, como também para tratar a temida apneia do sono. Resultados comprovara... Leia o artigo »

24/06/2019

Insônia gera US$ 31 bilhões em prejuízos

Um novo estudo promovido indica que a insônia deu causa a 274,000 erros, o que causou um prejuízo de mais de US$31 bilhões devido à acidentes e erros no local de trabalho em um período de 12 meses. Os pesquisadores usaram dados da American Insomnia Survey (AIS), que consistiam em resultados de pesquisas telefônicas feitas em todo país com 10.094 ameri... Leia o artigo »

27/09/2018

Estudo mostra que memória tem um fascinante efeito no sono

A memória é prejudicada quando não temos uma boa noite de sono. Porém, dormir o suficiente e ter um sono de alta qualidade é essencial para transformar a memória, que de curto-prazo passa a ser de longo-prazo.  Sabemos como o sono afeta a memória, mas não ainda não sabemos como a memória afeta o sono. De acordo com uma teor... Leia o artigo »

25/01/2015

Cientistas descobrem proteínas que regulam o sono

Um novo estudo relatado no Proceedings of National Academy of Sciences (PNAS) mostrou que uma única mutação numa proteína dos ratos tem grandes efeitos na forma como os ratos dormem e em seu estado de vigília. Esta pesquisa também poderia lançar luz sobre os mecanismos fisiológicos que regulam o sono em humanos. Neste estudo realizado por pes... Leia o artigo »

23/10/2018

Por que dormimos mal na primeira noite em um novo lugar?

A chamada FNE (Fisrt Night Effect), em tradução livre seria “efeitos da primeira noite de sono”, faz parte da vida dos seres humanos desde o tempo das cavernas. Contudo, a ciência por trás desse comportamento permaneceu um mistério durante muito tempo. O FNE é tão comum que os especialistas do sono sempre descartam os dados colhidos na pr... Leia o artigo »

18/09/2018