'Mentes cansadas não planejam bem. Durma primeiro, planeje depois.' Dalai Lama

O que são sonhos lúcidos?

Capa post - O que são sonhos lúcidos?

Texto: Postado em Diversos e Curiosidades por Caio Cesar no dia 27 de Agosto de 2020 .

Há poucas semanas postamos um artigo que traz a seguinte pergunta: por que sonhamos? Hoje, pegando carona neste assunto, desvendaremos o que são sonhos lúcidos, entre outras curiosidades (quando ocorrem, seus benefícios, possíveis riscos etc.).

Boa leitura!

1 - O que são sonhos lúcidos?

Sonhos, que podem ser considerados “lúcidos”, são aqueles que não passam despercebidos pela consciência durante o sono. É possível dormir e, ao mesmo tempo, interagir com sonhos que, por sua parte, são muito semelhantes à realidade. Podemos, depois, recordá-los com facilidade enquanto estamos acordados.

2 - Quando ocorrem os sonhos lúcidos?

Não diferente da maioria dos sonhos, os lúcidos costumam acontecer em uma fase conhecida como REM. Para entender melhor, pesquisas [1] apontam que sonhos lúcidos ocorrem graças ao aumento da atividade de certas partes do cérebro.

Atualmente, acredita-se [2] que 55% das pessoas já experimentaram – ao menos, uma vez – estes sonhos que podem ser confundidos com a realidade, ainda que podemos classificá-los como um fenômeno raro. Digamos que apenas 23% das pessoas conseguem sonhar com bastante lucidez uma vez ao mês.

3 - Como ter mais sonhos lúcidos?

3.1 - Busque valorizar o sono REM

Na maioria das vezes, quase todos os sonhos lúcidos são consequência da fase REM. Logo, passar mais tempo nesta etapa aumentará significativamente a possibilidade de experimentá-los. O que fazer para favorecer esta etapa do sono?

Simples: busque adotar hábitos que, no geral, causarão um impacto positivo em seu descanso noturno, isto é:

Não desanime! Ainda que você não consiga ter sonhos lúcidos, estes pequenos hábitos são o melhor caminho para um sono profundo e saudável.

3.2 - Escreva antes de dormir!

Pois bem: nosso conselho significa o costume de ter um diário noturno, pois escrever sobre seus sonhos é muito útil para recordá-los, estimulando o cérebro a ter maior consciência daquilo que foi sonhado.

Nós também recomendamos sempre conservar este diário perto da cama, para que você, após despertar-se, registre imediatamente os sonhos da última noite. E não se esqueça de reler com regularidade seus escritos, a fim de criar um vínculo familiar entre seu cérebro e as imagens sonhadas.

3.3 - Experimente técnicas de indução

Se você ainda não consegue, por vontade própria, produzir sonhos lúcidos, recomendamos as seguintes técnicas:

Despertar-se novamente sem sair da cama: tente acordar cinco horas após deitar-se pela primeira vez. Desta maneira, ao voltar a dormir, você estará mais consciente: condição que o levará entrar de novo na fase REM.

Tenha força de vontade: é um conselho simples, mas que pode ocasionar o resultado desejado. Antes de deitar-se ou após acordar novamente – seguindo o conselho acima –, deseje realmente ter sonhos lúcidos, diga a si mesmo que isso acontecerá! A força do querer pode realizar coisas incríveis.

Inicie o sonho lúcido enquanto está acordado: sim, isso pode ser possível! Desejar ter sonhos lúcidos, mesmo estando desperto, é um passo significativo após fechar os olhos, dando início a um fenômeno chamado alucinação hipnagógica.

4 - Benefícios dos sonhos lúcidos

4.1 - Diminui os pesadelos

Salvo exceções, nós sabemos que pesadelos são experiências desagradáveis, capazes de diminuir a qualidade do sono e, no dia seguinte, gerar distúrbios como:

  • Estresse
  • Privação de sono
  • Ansiedade
  • Depressão
  • Narcolepsia
  • Estresse pós-traumático

Sonhos lúcidos podem proporcionar alívio à medida que, noite após noite, substituem pesadelos que eram frequentes. Aliás, enquanto sonhos lúcidos acontecem, qualquer experiência desagradável será identificada como irreal, a ponde de você ter o poder de transformá-la em algo agradável.

4.2 - Diminui a ansiedade

A ansiedade tem atrapalhado o sono de muita gente, concorda? Sonhos lúcidos, como dito anteriormente, diminuem os pesadelos e consequentemente a própria ansiedade. Com ou sem pesadelo, acredita-se que sonhos lúcidos diminuem a ansiedade, porém, novos estudos são necessários para reforçar esta tese.

4.3 - Fortalece as habilidades motoras

Suponhamos que você está tendo um sonho lúcido, onde movimentos físicos são nitidamente visualizados. Imaginou? Trata-se de uma situação que, embora sonhada, pode aumentar a real capacidade de realizar movimentos motores.

Cientificamente falando, se em um sonho você se nota fazendo movimentos com o corpo, o córtex motor cerebral é ativado. Podemos, portanto, considerar a hipótese de os sonhos lúcidos uma grande ajuda às pessoas que têm problemas de locomoção.

Mais: atletas podem aperfeiçoar suas habilidades esportivas, alcançando maior rendimento – mais ponto positivo para os sonhos lúcidos!

4.4 - Fortalece a criatividade

Sonhos lúcidos podem servir de tônico para a criatividade. Aliás, pessoas criativas têm maior inclinação para vivenciar este tipo de sonho, já que costumam recordar com facilidade de sonhos e imaginar situações que seriam inusitadas.

Sabe-se, também, que pessoas que experimentam sonhos lúcidos relatam se sentir mais criativas e imaginação potente.

Em ambos os casos, mais estudos são necessários para comprovar o vínculo entre sonhos lúcidos e criatividade.

5 - Riscos dos sonhos lúcidos

Os “riscos” oferecidos por estes sonhos não põem a vida de ninguém em risco. Entretanto, neste contexto, devemos estar sempre atentos às pessoas que sofrem de transtornos mentais.

No geral, é preciso prestar atenção nos seguintes fatores:

Problemas para dormir - Se você, frequentemente, sofre de transtornos que afetam o sono, saiba que técnicas para estimular sonhos lúcidos podem agravar seu problema, afinal, seu descanso noturno sofrerá interrupções.

Confusão - Vivenciar sonhos lúcidos significa estar em contato com imagens que misturam sonho com realidade. Nestes momentos, é difícil identificar o que seria real, ocasionando a sensação de confusão. Também existe a chance de você se desconectar daquilo que está ao seu redor ou de si mesmo.

6 - Considerações finais

Em resumo, sonho lúcido é um fenômeno que mantém acesa nossa consciência durante o sono. No mais, para que você explore esta experiência incrível, não se esqueça de colocar em prática as dicas que apresentamos em nosso texto.

Referências bibliográficas:
[1] https://www.webmd.com/sleep-disorders/dreaming-overview
[2] https://www.healthline.com/health/what-is-lucid-dreaming#benefits

Comentários

Leia também...

A falta de sono e a depressão clínica

Se uma pessoa é diagnóstica com depressão clínica, é provável que ela tenha dificuldades para dormir e continuar dormindo. Certamente existe um link entre a depressão e uma qualidade de sono ruim [1]. De fato, um dos sinais da depressão é a insônia! A depressão clínica é um transtorno relacionado ao humo... Leia o artigo »

14/12/2014

Hackeando seu sono entendendo os ciclos do sono e o ritmo circadiano

"Todos devemos dormir pelo menos 8 horas por noite." Eu sei, todos já escutamos isso umas dezenas de vezes... Uma regra simples para um hábito difícil de seguir. Dormir bem é muito mais que dormir as 8 horas por noite tanto recomendadas por especialistas. Na verdade, essas 8 horas por noite é uma média por adulto, já que um adulto saudável po... Leia o artigo »

08/03/2017

6 óleos essenciais para dormir

Você certamente já passou noites sem dormir, virando de um lado para outro da cama, a mente não para, você simplesmente não consegue desconectar-se do mundo exterior, não consegue relaxar. Essas horas preciosas sairão muito caras para sua saúde, pois um sono de má qualidade, não reparador, tem efeitos devastadores a longo prazo. E... Leia o artigo »

01/11/2017

7 Perguntas sobre o sono respondidas

Resolvemos fazer esse post com algumas das perguntas mais comuns e também com alguns mitos sobre o sono. As perguntas abaixo são excelentes dicas para dormir melhor. Segue a lista: P: Se eu acordar durante a noite e não conseguir voltar a dormir, significa que não preciso dormir as horas recomendadas? R: Se você acordar durante a noite e tiver dificuldades pa... Leia o artigo »

23/02/2015

12 Problemas que podem causar suores noturnos

Médicos escutam com frequência alguns pacientes reclamarem de suores noturnos, isso se refere ao suor excessivo durante a noite, enquanto dormem. Se você dorme num quarto quente ou tem o costume de dormir com muitas roupas, é possível que esse suor noturno seja normal. Mas quem tem problema com suor enquanto dorme, geralmente é tanto que chegam a molhar os l... Leia o artigo »

02/05/2015

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 4964 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.