'Não é pouco saber dormir; para isso é preciso aprontar-se durante o dia.' Nietzsche (Zaratustra)

Soneca pode ajudar a recuperar o sono perdido

Capa post - Soneca pode ajudar a recuperar o sono perdido

Texto: Postado em Estudos por Marcelo Morais no dia 23 de Fevereiro de 2015 e última atualização dia 14 de Setembro de 2018 .

Um estudo descobriu que uma soneca à tarde talvez reduza os danos causados pela falta de sono à noite. Aparentemente, sonecas durante a tarde podem ajudar a restaurar hormônios e proteínas envolvidas no estresse e no bom funcionamento do sistema imunológico.

O estudo incluiu 11 homens saudáveis com idades entre 25 - 32 anos. Os pesquisadores deixaram os voluntários dormir apenas 2 horas na primeira noite a fim de verificar os danos causados no organismo pela falta de sono. Houve um aumento num hormônio de estresse responsável por um aumento nos batimentos cardíacos, pressão arterial e açúcar no sangue. Eles também notaram baixos níveis da proteína interleucina-6 que combate viroses. 

Na segunda noite, o sono foi limitado a apenas 2 horas novamente e durante a tarde os voluntários puderam tirar uma soneca de 30 minutos. Após a soneca, os níveis do hormônio do estresse e da proteína interleucina-6 voltaram ao normal.

“Nossos dados sugerem que uma soneca de 30 minutos pode reverter os danos causados por uma noite ruim de sono”, diz Brice Faraut, autor do estudo que completa: “Essa descoberta ajuda no desenvolvimento de estratégias para pessoas com problemas no sono, que dormem pouco e/ou que trabalham a noite.”.

Comentários

Leia também...

Cientistas encontram possível ligação entre AOS e doenças cardiovasculares

Na Universidade da Califórnia (UC) de San Diego, uma equipe de pesquisa descobriu uma possível ligação entre apneia do sono e doenças cardiovasculares.  O estudo promovido afirma que 12% da população adulta dos EUA tem AOS. Por consequência deste quadro, o corpo é exposto a condições de baixa oxigenação ... Leia o artigo »

10/08/2018

Aparelho CPAP pode reduzir a frequência cardíaca em pré-diabéticos

Levando em consideração pacientes pré-diabéticos, que sofrem de apneia obstrutiva do sono, usar aparelho CPAP proporciona a eles melhor ritmo cardíaco durante o sono, favorecendo a saúde cardiovascular. Esta afirmação parte de um experimento controlado e randomizado (isto é, com a introdução de um elemento aleatóri... Leia o artigo »

01/03/2019

Estimular o cérebro durante a noite melhora a memória

Novas pesquisas feitas em humanos – através de métodos não invasivos – comprovaram que o estímulo cerebral durante a noite resulta em uma melhora expressiva da memória. Esses resultados, publicados no JNeurosci, vieram de um projeto financiado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, visando entender melhor todo o processo de consolidaç&... Leia o artigo »

14/08/2018

Estudo mostra que pouco sono está ligado à doença de Alzheimer

Cientistas da UC Berkeley descobriram evidências convincentes de que o sono precário - particularmente um déficit do sono profundo e restaurador necessário para salvar as informações das memórias - é um canal através do qual a proteína beta-amilóide, que desencadeia a doença de Alzheimer, ataca o cérebro a lo... Leia o artigo »

30/10/2018

Genes que regulam o quanto sonhamos

O sono é um comportamento universal e extremamente vital para os animais. Em vertebrados superiores, como mamíferos e aves, o sono é classificado em duas fases: sono de movimento rápido dos olhos (REM, no qual ocorre os sonhos) e sono não REM. Durante o sono REM, nosso cérebro é tão ativo quanto quando estamos acordados, ao passo que acredita... Leia o artigo »

05/09/2018