'Uma boa risada e um longo sono são as melhores curas no livro do médico.' Provérbio Irlandês

Soneca pode ajudar a recuperar o sono perdido

Capa post - Soneca pode ajudar a recuperar o sono perdido

Texto: Postado em Estudos por Marcelo Morais no dia 23 de Fevereiro de 2015 e última atualização dia 14 de Setembro de 2018 .

Um estudo descobriu que uma soneca à tarde talvez reduza os danos causados pela falta de sono à noite. Aparentemente, sonecas durante a tarde podem ajudar a restaurar hormônios e proteínas envolvidas no estresse e no bom funcionamento do sistema imunológico.

O estudo incluiu 11 homens saudáveis com idades entre 25 - 32 anos. Os pesquisadores deixaram os voluntários dormir apenas 2 horas na primeira noite a fim de verificar os danos causados no organismo pela falta de sono. Houve um aumento num hormônio de estresse responsável por um aumento nos batimentos cardíacos, pressão arterial e açúcar no sangue. Eles também notaram baixos níveis da proteína interleucina-6 que combate viroses. 

Na segunda noite, o sono foi limitado a apenas 2 horas novamente e durante a tarde os voluntários puderam tirar uma soneca de 30 minutos. Após a soneca, os níveis do hormônio do estresse e da proteína interleucina-6 voltaram ao normal.

“Nossos dados sugerem que uma soneca de 30 minutos pode reverter os danos causados por uma noite ruim de sono”, diz Brice Faraut, autor do estudo que completa: “Essa descoberta ajuda no desenvolvimento de estratégias para pessoas com problemas no sono, que dormem pouco e/ou que trabalham a noite.”.

Comentários

Leia também...

Insônia gera US$ 31 bilhões em prejuízos

Um novo estudo promovido indica que a insônia deu causa a 274,000 erros, o que causou um prejuízo de mais de US$31 bilhões devido à acidentes e erros no local de trabalho em um período de 12 meses. Os pesquisadores usaram dados da American Insomnia Survey (AIS), que consistiam em resultados de pesquisas telefônicas feitas em todo país com 10.094 ameri... Leia o artigo »

27/09/2018

Aparelho CPAP pode reduzir a frequência cardíaca em pré-diabéticos

Levando em consideração pacientes pré-diabéticos, que sofrem de apneia obstrutiva do sono, usar aparelho CPAP proporciona a eles melhor ritmo cardíaco durante o sono, favorecendo a saúde cardiovascular. Esta afirmação parte de um experimento controlado e randomizado (isto é, com a introdução de um elemento aleatóri... Leia o artigo »

01/03/2019

Falta de sono está associada à pré-diabetes e alto IMC

Um estudo que analisou participantes asiáticos, sendo liderado pelo Dr. Sirimon Reutrakul - professor associado de endocrinologia, diabetes e metabolismo da faculdade de medicina da UIC – foi publicado na revista Frontiers in Endocrinology, vez que este comprovou que há uma ligação entre hábitos noturnos, pouco sono e diabetes. Pré-diabetes é ... Leia o artigo »

08/10/2018

O alcoolismo pode agravar a insônia

Estudos revelam que consumir bebidas alcoólicas põe em risco a qualidade do sono. Temos, aqui, uma conclusão constatada a partir de 135 estudos [1], todos ligados a quatro bases internacionais de dados - Pubmed, Medine, Embase e Google Scholar. São pesquisas realizadas com homens e mulheres falantes da língua inglesa. Assim, tais estudos analisaram, de ... Leia o artigo »

24/04/2019

Oxigenoterapia - O que é e como pode beneficiar o sono?

Para diversas pessoas, a oxigenoterapia ainda soa como novidade, embora não seja um tratamento tão recente. Utilizar este recurso beneficia a saúde em vários aspectos, contando com a cura de doenças que afetam o sono. Nesse artigo, definiremos o que é a oxigenoterapia, quais são as vantagens oferecidas por ela, quem necessita usá-la e uma s&e... Leia o artigo »

16/08/2018