'Dormir bem é viver bem.' Dorminhoco.com

Soneca pode ajudar a recuperar o sono perdido

Capa post - Soneca pode ajudar a recuperar o sono perdido

Texto: Postado em Estudos por Marcelo Morais no dia 23 de Fevereiro de 2015 e última atualização dia 14 de Setembro de 2018 .

Um estudo descobriu que uma soneca à tarde talvez reduza os danos causados pela falta de sono à noite. Aparentemente, sonecas durante a tarde podem ajudar a restaurar hormônios e proteínas envolvidas no estresse e no bom funcionamento do sistema imunológico.

O estudo incluiu 11 homens saudáveis com idades entre 25 - 32 anos. Os pesquisadores deixaram os voluntários dormir apenas 2 horas na primeira noite a fim de verificar os danos causados no organismo pela falta de sono. Houve um aumento num hormônio de estresse responsável por um aumento nos batimentos cardíacos, pressão arterial e açúcar no sangue. Eles também notaram baixos níveis da proteína interleucina-6 que combate viroses. 

Na segunda noite, o sono foi limitado a apenas 2 horas novamente e durante a tarde os voluntários puderam tirar uma soneca de 30 minutos. Após a soneca, os níveis do hormônio do estresse e da proteína interleucina-6 voltaram ao normal.

“Nossos dados sugerem que uma soneca de 30 minutos pode reverter os danos causados por uma noite ruim de sono”, diz Brice Faraut, autor do estudo que completa: “Essa descoberta ajuda no desenvolvimento de estratégias para pessoas com problemas no sono, que dormem pouco e/ou que trabalham a noite.”.

Comentários

Leia também...

O alcoolismo pode agravar a insônia

Estudos revelam que consumir bebidas alcoólicas põe em risco a qualidade do sono. Temos, aqui, uma conclusão constatada a partir de 135 estudos [1], todos ligados a quatro bases internacionais de dados - Pubmed, Medine, Embase e Google Scholar. São pesquisas realizadas com homens e mulheres falantes da língua inglesa. Assim, tais estudos analisaram, de ... Leia o artigo »

24/04/2019

Estudo mostra que memória tem um fascinante efeito no sono

A memória é prejudicada quando não temos uma boa noite de sono. Porém, dormir o suficiente e ter um sono de alta qualidade é essencial para transformar a memória, que de curto-prazo passa a ser de longo-prazo.  Sabemos como o sono afeta a memória, mas não ainda não sabemos como a memória afeta o sono. De acordo com uma teor... Leia o artigo »

25/01/2015

Óleo essencial de Laranja Doce - Benefícios e dicas de uso

Com prazer, hoje dirigiremos nossa atenção a mais um óleo essencial, o de laranja doce. Trata-se de um extraordinário componente da medicina alternativa, cujo poder curativo vem conquistando incontáveis admiradores. Boas razões para isto não faltam, a começar pelas nossas dicas de uso e benefícios: apresentados nos próximos par&... Leia o artigo »

10/09/2018

Insônia gera US$ 31 bilhões em prejuízos

Um novo estudo promovido indica que a insônia deu causa a 274,000 erros, o que causou um prejuízo de mais de US$31 bilhões devido à acidentes e erros no local de trabalho em um período de 12 meses. Os pesquisadores usaram dados da American Insomnia Survey (AIS), que consistiam em resultados de pesquisas telefônicas feitas em todo país com 10.094 ameri... Leia o artigo »

27/09/2018

Estimular o cérebro durante a noite melhora a memória

Novas pesquisas feitas em humanos – através de métodos não invasivos – comprovaram que o estímulo cerebral durante a noite resulta em uma melhora expressiva da memória. Esses resultados, publicados no JNeurosci, vieram de um projeto financiado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, visando entender melhor todo o processo de consolidaç&... Leia o artigo »

14/08/2018