'O sono é doce para o trabalhador.' John Bunyan

Soneca pode ajudar a recuperar o sono perdido

Capa post - Soneca pode ajudar a recuperar o sono perdido

Texto: Postado em Estudos por Marcelo Morais no dia 23 de Fevereiro de 2015 e última atualização dia 14 de Setembro de 2018 .

Um estudo descobriu que uma soneca à tarde talvez reduza os danos causados pela falta de sono à noite. Aparentemente, sonecas durante a tarde podem ajudar a restaurar hormônios e proteínas envolvidas no estresse e no bom funcionamento do sistema imunológico.

O estudo incluiu 11 homens saudáveis com idades entre 25 - 32 anos. Os pesquisadores deixaram os voluntários dormir apenas 2 horas na primeira noite a fim de verificar os danos causados no organismo pela falta de sono. Houve um aumento num hormônio de estresse responsável por um aumento nos batimentos cardíacos, pressão arterial e açúcar no sangue. Eles também notaram baixos níveis da proteína interleucina-6 que combate viroses. 

Na segunda noite, o sono foi limitado a apenas 2 horas novamente e durante a tarde os voluntários puderam tirar uma soneca de 30 minutos. Após a soneca, os níveis do hormônio do estresse e da proteína interleucina-6 voltaram ao normal.

“Nossos dados sugerem que uma soneca de 30 minutos pode reverter os danos causados por uma noite ruim de sono”, diz Brice Faraut, autor do estudo que completa: “Essa descoberta ajuda no desenvolvimento de estratégias para pessoas com problemas no sono, que dormem pouco e/ou que trabalham a noite.”.

Comentários

Leia também...

Mulheres com hábitos diurnos têm menos depressão

Uma experiência científica feita com mais de 32.000 enfermeiras, publicada no Journal of Psychiatric Research, tornou-se a maior e mais detalhada experiência observacional já promovida até agora. Tal pesquisa teve, como objetivo, explorar a ligação entre o cronotipo das mulheres e os transtornos de humor. Apesar de levar em consideraç... Leia o artigo »

10/08/2018

Terapia com CPAP reduz os sintomas da depressão

Estudos científicos [1] detectaram os sintomas da depressão em pessoas que têm apneia do sono. A ligação entre estas doenças é algo muito comum. Porém, foi comprovado que a terapia com aparelho CPAP serve para diminuir consideravelmente os sinais da depressão, como também para tratar a temida apneia do sono. Resultados comprovara... Leia o artigo »

24/06/2019

Estimular o cérebro durante a noite melhora a memória

Novas pesquisas feitas em humanos – através de métodos não invasivos – comprovaram que o estímulo cerebral durante a noite resulta em uma melhora expressiva da memória. Esses resultados, publicados no JNeurosci, vieram de um projeto financiado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, visando entender melhor todo o processo de consolidaç&... Leia o artigo »

14/08/2018

Oxigenoterapia - O que é e como pode beneficiar o sono?

Para diversas pessoas, a oxigenoterapia ainda soa como novidade, embora não seja um tratamento tão recente. Utilizar este recurso beneficia a saúde em vários aspectos, contando com a cura de doenças que afetam o sono. Nesse artigo, definiremos o que é a oxigenoterapia, quais são as vantagens oferecidas por ela, quem necessita usá-la e uma s&e... Leia o artigo »

16/08/2018

Óleos essenciais cítricos combatem o câncer de fígado

Estudo [1] revela que óleos essenciais cítricos são capazes de inibir o câncer de fígado. Afirma-se que os terpenos, também conhecidos como terpenóides, podem atuar contra células cancerígenas, segundo análise minuciosa. Tal efeito acontece após a aplicação do composto químico citronelal, cujo receptor... Leia o artigo »

13/05/2019

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 4907 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.