Botão para abrir busca por artigos no blog Conheça o Facebook do Dorminhoco.com Seja um seguidor do Dorminhoco no Instagram Conheça nosso canal no youtube Como saber se um site é seguro para comprar

Será que o sexo ajuda a dormir?

Longe de qualquer trocadilho malicioso: nós sabemos que o sexo não sai da boca do povo. Fora da cama, ele entretém os curiosos, apimenta rodas de conversa, mexe com a imaginação dos solitários e é cultuado em todos os campos da arte. É claro que, em mais um de nossos artigos, não ficaríamos de fora!

Nos parágrafos a seguir, abordaremos a conexão que há entre o sexo e o sono, explicando como esta experiência íntima pode beneficiar seu descanso noturno. Às vezes ser bom de cama é simplesmente deitar-se e dormir com facilidade (risos). Boa leitura!

1 - Como o sexo pode melhorar o sono?

Embora seja uma característica aparentemente irrelevante durante o momento íntimo, estar com as luzes apagadas estimula o sono, pois seu cérebro, de algum modo, entende que é hora de dormir. Também podemos levar em conta o esforço físico realizado durante o sexo: o cansaço nos ajuda a adormecer.

Como muitos sabem, a relação sexual ajuda a diminuir o mal-estar causado pelo estresse. Se seu nível de estresse é alto, com certeza isso irá prejudicar seu descanso noturno. Contudo, os hormônios liberados durante o sexo são eficazes para diminuir a ansiedade e o próprio estresse.

Mas, cientificamente falando, o que acontece com seu corpo durante o ato sexual? Simples: seu cérebro é coberto por oxitocina (conhecida como “hormônio do amor”), endorfinas e analgésicos naturais. Enquanto isso, o nível de cortisol é diminuído, causando-lhe mais prazer e serenidade.

2 - Por que os homens adormecem após o sexo?

Adormecer após o sexo não significa necessariamente falta de interesse ou frieza. Há uma explicação biológica para isso. Além de todos os hormônios mencionados acima, os homens experimentam a presença de um hormônio chamado prolactina após a ejaculação.

A prolactina está relacionada à satisfação sexual e estende-se aos períodos relacionados ao pós-orgasmo, de modo que seu apetite sexual não reapareça de imediato e eles se sintam mais sonolentos. Naturalmente, os níveis de prolactina são também mais altos durante o sono.

3 - Isso também acontece com as mulheres

As mulheres também experimentam a sensação causada pelo aumento de prolactina, porém isso não é tudo, diga-se de passagem. Segundo estudos, mulheres saudáveis, que estão passando pela pré-menopausa, têm maior nível de estrógeno durante a relação sexual, à medida que outros estudos também constataram níveis mais altos de estrógeno relacionados com uma maior quantidade de sono.

Outra pesquisa foi realizada acerca do cérebro feminino durante o sexo. Comprovou-se que o estímulo sexual atinge o hipocampo, uma das áreas responsáveis pelo estado de alerta e ansiedade. Isso significa que o sexo faz com que seu cérebro resista melhor ao estresse e seus malefícios.

4 - Como o sexo é capaz de melhorar o sono?

A falta de sono é um problema que afeta a vida sexual de várias pessoas, pois uma noite mal dormida rouba nossas energias para seja lá o que for!

Pesquisas reforçam o quanto a insônia pode atrapalhar o sexo. Um estudo feito com mulheres entre 50 e 79 anos constatou que dormir pouco (menos de 7 horas por noite) diminui a satisfação ocasionada pelo sexo. Aliás, muitos fatores, como noites em claro, podem prejudicar a libido da mulher que está vivenciando a menopausa.

O sexo e o sono também caminham de mãos dadas na vida das mulheres jovens. Uma pesquisa foi realizada com mulheres universitárias, e elas se mostraram mais dispostas a ter relações sexuais após uma boa noite de sono. Mulheres que, com regularidade, dormiam mais, também confessaram o aumento de desejo sexual e excitação durante o próprio sexo.

5 - Transtornos que afetam o sono

Dentre eles, podemos citar a apneia obstrutiva do sono (SAOS), o que também afeta o sexo. Segundo investigações, foi comprovado que a maioria dos homens que sofrem de SAOS também possui disfunção erétil. Ainda não se sabe com riqueza de detalhes por qual motivo tais distúrbios se mantêm conectados, porém estudiosos suspeitam seriamente que a falta de sono tem uma grande parcela de culpa nisso.

O corpo masculino produz testosterona à noite. Portanto, se seu sono é prejudicado por causa da apneia, isso afetará seus níveis de testosterona. Testosterona em nível baixo prejudicará seu apetite sexual e provocará problemas de ereção. Se antes dormir era difícil, a disfunção erétil, com suas preocupações e baixa autoestima, certamente irá piorar o quadro de insônia...

Mas nem tudo está perdido! Os homens que passam por tratamentos a fim de eliminar a apneia do sono obtêm resultados positivos na vida sexual.

6 - Como dormir melhor e ter uma vida sexual ativa?

Noites em claro? Péssima vida sexual? Certas soluções podem ajudar você a mudar isso. Primeiro: busque pôr em prática a higiene do sono e prepare-se antes de deitar-se à noite. Na cama, deixe de lado objetos eletrônicos (tablet ou celular), pois eles não só dificultam a chegada do sono, como também atrapalham o clima de intimidade. Este é o primeiro passo para que, então, haja relações sexuais com frequência. Assim, você reencontrará o prazer no sexo e o sono necessário para ter uma vida melhor.

Referências bibliográficas:
[1] https://www.webmd.com/sex-relationships/features/sexual-response-cycle#1
[2] https://www.tuck.com/sex-and-sleep/

Artigo postado na categoria: Curiosidades em 28/06/2018

Comentários

Nenhum comentário ainda foi enviado nesse post, seja o primeiro a comentar!

Enviar comentário

Nosso formulário de envio de comentários está em manutenção.

Confira na nossa loja

Leia também