'Dormir bem é um verdadeiro luxo para a vida.' Dorminhoco.com

Será que o sexo ajuda a dormir?

Longe de qualquer trocadilho malicioso: nós sabemos que o sexo não sai da boca do povo. Fora da cama, ele entretém os curiosos, apimenta rodas de conversa, mexe com a imaginação dos solitários e é cultuado em todos os campos da arte. É claro que, em mais um de nossos artigos, não ficaríamos de fora!

Nos parágrafos a seguir, abordaremos a conexão que há entre o sexo e o sono, explicando como esta experiência íntima pode beneficiar seu descanso noturno. Às vezes ser bom de cama é simplesmente deitar-se e dormir com facilidade (risos). Boa leitura!

1 - Como o sexo pode melhorar o sono?

Embora seja uma característica aparentemente irrelevante durante o momento íntimo, estar com as luzes apagadas estimula o sono, pois seu cérebro, de algum modo, entende que é hora de dormir. Também podemos levar em conta o esforço físico realizado durante o sexo: o cansaço nos ajuda a adormecer.

Como muitos sabem, a relação sexual ajuda a diminuir o mal-estar causado pelo estresse. Se seu nível de estresse é alto, com certeza isso irá prejudicar seu descanso noturno. Contudo, os hormônios liberados durante o sexo são eficazes para diminuir a ansiedade e o próprio estresse.

Mas, cientificamente falando, o que acontece com seu corpo durante o ato sexual? Simples: seu cérebro é coberto por oxitocina (conhecida como “hormônio do amor”), endorfinas e analgésicos naturais. Enquanto isso, o nível de cortisol é diminuído, causando-lhe mais prazer e serenidade.

2 - Por que os homens adormecem após o sexo?

Adormecer após o sexo não significa necessariamente falta de interesse ou frieza. Há uma explicação biológica para isso. Além de todos os hormônios mencionados acima, os homens experimentam a presença de um hormônio chamado prolactina após a ejaculação.

A prolactina está relacionada à satisfação sexual e estende-se aos períodos relacionados ao pós-orgasmo, de modo que seu apetite sexual não reapareça de imediato e eles se sintam mais sonolentos. Naturalmente, os níveis de prolactina são também mais altos durante o sono.

3 - Isso também acontece com as mulheres

As mulheres também experimentam a sensação causada pelo aumento de prolactina, porém isso não é tudo, diga-se de passagem. Segundo estudos, mulheres saudáveis, que estão passando pela pré-menopausa, têm maior nível de estrógeno durante a relação sexual, à medida que outros estudos também constataram níveis mais altos de estrógeno relacionados com uma maior quantidade de sono.

Outra pesquisa foi realizada acerca do cérebro feminino durante o sexo. Comprovou-se que o estímulo sexual atinge o hipocampo, uma das áreas responsáveis pelo estado de alerta e ansiedade. Isso significa que o sexo faz com que seu cérebro resista melhor ao estresse e seus malefícios.

4 - Como o sexo é capaz de melhorar o sono?

A falta de sono é um problema que afeta a vida sexual de várias pessoas, pois uma noite mal dormida rouba nossas energias para seja lá o que for!

Pesquisas reforçam o quanto a insônia pode atrapalhar o sexo. Um estudo feito com mulheres entre 50 e 79 anos constatou que dormir pouco (menos de 7 horas por noite) diminui a satisfação ocasionada pelo sexo. Aliás, muitos fatores, como noites em claro, podem prejudicar a libido da mulher que está vivenciando a menopausa.

O sexo e o sono também caminham de mãos dadas na vida das mulheres jovens. Uma pesquisa foi realizada com mulheres universitárias, e elas se mostraram mais dispostas a ter relações sexuais após uma boa noite de sono. Mulheres que, com regularidade, dormiam mais, também confessaram o aumento de desejo sexual e excitação durante o próprio sexo.

5 - Transtornos que afetam o sono

Dentre eles, podemos citar a apneia obstrutiva do sono (SAOS), o que também afeta o sexo. Segundo investigações, foi comprovado que a maioria dos homens que sofrem de SAOS também possui disfunção erétil. Ainda não se sabe com riqueza de detalhes por qual motivo tais distúrbios se mantêm conectados, porém estudiosos suspeitam seriamente que a falta de sono tem uma grande parcela de culpa nisso.

O corpo masculino produz testosterona à noite. Portanto, se seu sono é prejudicado por causa da apneia, isso afetará seus níveis de testosterona. Testosterona em nível baixo prejudicará seu apetite sexual e provocará problemas de ereção. Se antes dormir era difícil, a disfunção erétil, com suas preocupações e baixa autoestima, certamente irá piorar o quadro de insônia...

Mas nem tudo está perdido! Os homens que passam por tratamentos a fim de eliminar a apneia do sono obtêm resultados positivos na vida sexual.

6 - Como dormir melhor e ter uma vida sexual ativa?

Noites em claro? Péssima vida sexual? Certas soluções podem ajudar você a mudar isso. Primeiro: busque pôr em prática a higiene do sono e prepare-se antes de deitar-se à noite. Na cama, deixe de lado objetos eletrônicos (tablet ou celular), pois eles não só dificultam a chegada do sono, como também atrapalham o clima de intimidade. Este é o primeiro passo para que, então, haja relações sexuais com frequência. Assim, você reencontrará o prazer no sexo e o sono necessário para ter uma vida melhor.

Referências bibliográficas:
[1] https://www.webmd.com/sex-relationships/features/sexual-response-cycle#1
[2] https://www.tuck.com/sex-and-sleep/

Postado em Curiosidades e Dicas no dia 28 de Junho de 2018 e última atualização dia 19 de Julho de 2018

Comentários

Leia também...

Xixi na cama: conheça a enurese noturna

Quem nunca fez xixi na cama, mesmo durante o início da infância? Rara, senão impossível, a chance de haver uma resposta negativa. Por ser um problema frequente, um distúrbio que tem umedecido o colchão de diversas crianças, sabemos o quanto é importante abordá-lo nos parágrafos a seguir, não nos esquecendo de ressaltar seu... Leia o artigo »

02/08/2018

Protetores auriculares e seus diversos usos

Comecei vendendo protetores auriculares aqui na loja do dorminhoco especialmente para pessoas com problemas para dormir, entretanto, com o tempo, descobri por experiência própria, e conversando com muitas pessoas(especialmente clientes) os diversos tipos de situações nas quais os protetores podem ser usados. O objetivo desse post é apresentar quando os protetores ... Leia o artigo »

08/06/2017

Quantas horas devemos dormir por dia?

Você se sente sonolento? Não para de bocejar? Talvez você não esteja dormindo o quanto deve, ou talvez você esteja dormindo demais. A quantidade de horas que devemos dormir por dia varia de acordo com a idade e também depende do seu estilo de vida e saúde. De qualquer forma, você pode considerar a quantidade de horas diárias recomendadas a... Leia o artigo »

27/01/2014