'A pior coisa é tentar dormir e não conseguir.' F. Scott Fitzgerald

A relação entre o sono e o ganho de peso

Capa post - A relação entre o sono e o ganho de peso

Texto: Postado em Peso & Dieta por Marcelo Morais no dia 02 de Fevereiro de 2014 e última atualização dia 21 de Agosto de 2018 .

Será que a falta de sono pode fazer uma pessoa ganhar peso? Pense bem: muitas pessoas, quando estão se sentindo sonolentas no trabalho, tomam um copo de café com açúcar e talvez comem um pãozinho com manteiga para ganhar energia. É bem provavél que à tarde elas não vão à academia e comprem um lanche para comer em casa, pois não têm tempo para cozinhar. Na hora de dormir, as mudanças na rotina vêm à tona, atrapalhando o sono, o que diminui a normalidade do metabolismo ao funcionar. Isso pode se tornar um ciclo vicioso e, por ora, a depravação do sono pode detonar sua cintura e saúde. 

Isso começa de forma inocente. Você dorme mal, sente falta de energia, consome mais café, come lanches rápidos e gordurosos. Como resultado imediato, seu nível de energia até pode aumentar. Mas e o resultado a longo prazo? Peso extra graças à péssima alimentação, acompanhada pela falta de exercício físico, depravação do sono e estresse. 

Entendendo a conexão 'sono-peso'

A conexão ‘sono-peso’ é popularmente citada em livros e revistas. Talvez você já deve ter ouvido falar da dieta do sono, que sugere a perda de peso enquanto dormimos, o que de certa forma é possível. 

“Não é que se você dormir muito, você vai perder peso, mas se você não dormir o tempo necessário ou não tem regularmente uma boa noite de sono, seu metabolismo não vai funcionar corretamente”, diz Dr. Michael Breus. Em média, adultos precisam dormir, no mínimo, 7 horas por noite. “Se você já tem essa quantidade de sono, dormir 30 minutos a mais não vai fazer você perder mais 2Kg, mas se você costuma dormir cerca de 5 horas por noite e começa a dormir no mínimo 7 horas, você eventualmente começa a perder peso”, garante o Dr. Michael Breus.

Como a falta de sono afeta nossa capacidade de perder peso, isso tem muito a ver com 2 hormônios noturnos: grelina e leptina. Grelina é o hormônio que lhe diz quando comer. Quando você dorme pouco, seu organismo produz mais grelina. Leptina é o hormônio que diz quando é necessário parar de comer. Quando você dorme mal, seu organismo produz menos leptina. 

A conclusão é simples: + Grelina ou – Leptina = Ganho de peso. Lembre-se: ao dormir mal, seu metabolismo não funcionará de maneira correta.

Fontes e referências:
[1] http://www.webmd.com/sleep-disorders/excessive-sleepiness-10/lack-of-sleep-weight-gain
[2] http://www.thesleepdoctor.com/

Comentários

Leia também...

A relação entre o sono e o ganho de peso

Será que a falta de sono pode fazer uma pessoa ganhar peso? Pense bem: muitas pessoas, quando estão se sentindo sonolentas no trabalho, tomam um copo de café com açúcar e talvez comem um pãozinho com manteiga para ganhar energia. É bem provavél que à tarde elas não vão à academia e comprem um lanche para ... Leia o artigo »

02/02/2014

É possível emagrecer dormindo?

Já falamos aqui no blog sobre a relação entre o sono e o ganho de peso. No artigo anterior, falamos sobre como a falta de uma boa noite de sono pode levar uma pessoa a ganhar peso, principalmente se você tiver uma dieta e/ou genética ruim. Respondendo à pergunta: “É possível emagrecer dormindo?”. A resposta curta e grossa &eac... Leia o artigo »

11/01/2015

Emagrecer dormindo? Saiba como o vinho pode ajudar

Já publicamos dois posts interessantes aqui no blog sobre o assunto emagrecer dormindo, são eles: É possível emagrecer dormindo? e o outro é a Relação entre o sono e o ganho de peso. No geral, falamos que não há milagres quando se trata de perder peso enquanto você dorme, porém, pesquisas recentes mostram o contrári... Leia o artigo »

05/06/2016