'O sono é a corrente dourada que une a saúde aos nossos corpos.' Thomas Dekker

Quantas horas devemos dormir? Saiba porque essa é a pergunta errada

Capa post - Quantas horas devemos dormir? Saiba porque essa é a pergunta errada

Texto: Postado em Dicas por Marcelo Morais no dia 10 de Fevereiro de 2015 e última atualização dia 14 de Setembro de 2018 .

O que importa não é o número de horas na cama, mas sim, a qualidade do tempo de sono. Se você dorme durante longas horas e, mesmo assim, tem dificuldades para acordar e se manter alerta pelo resto do dia, talvez não esteja usufruindo suficientemente dos diferentes estágios do sono. 

Cada estágio no ciclo do sono oferece diferentes benefícios para seu corpo. Entretanto, o sono profundo (estágio 3) e o sono REM são particularmente importantes. Um adulto normal passa cerca de 50% do sono no estágio 2, 20% no sono REM e 30% nos estágios restantes, incluindo o sono profundo.

A qualidade do seu sono afeta diretamente como será seu dia, estado mental, produtividade, balanço emocional, criatividade, vitalidade física e até seu peso. Nenhuma outra atividade traz tantos benefícios como uma boa noite de sono.

Existe um mito que algumas horas extras de sono durante a noite pode curar problemas como a fadiga acumulada no decorrer da semana. A quantidade de sono é importante, mas é na qualidade do sono que você deve prestar atenção. Algumas pessoas dormem 8 - 9 horas por noite, mas não se sentem descansadas quando acordam porque a qualidade de sono foi ruim. 

A melhor maneira de avaliar se você está dormindo o tempo necessário e descansando bem, é verificar como se sente durante o dia. Você provavelmente está dormindo de forma correta se durante o dia você se sente energético e alerta.

Comentários

Leia também...

Protetores Auriculares - Qual é o melhor tipo?

Atualização 05/Janeiro/2016: Por favor, leiam o artigo O Som do Silêncio – Tudo sobre protetores auriculares. Depois de testar vários modelos, aprender com dúvidas de leitores e pesquisar bastante, elaboramos um guia mais completo sobre protetores auriculares.  O ruído em excesso é um dos problemas mais comuns que, inevitavelment... Leia o artigo »

13/04/2014

Como umidificadores de ar ajudam na hora de dormir

Seja no verão ou no inverno, sabe quando o ar vai ficando mais seco e você sente as complicações dessa condição climática atacar sua saúde? Para alguns o ar seco é sinônimo de alergias como rinite e sinusite, dificuldade para respirar, ressacamento dos olhos e do nariz e quem já ronca, tende a roncar mais. Quem sente essas ... Leia o artigo »

02/01/2016

6 Regras para dormir de acordo com Arianna Huffington

Para quem acompanha o blog, as regras desse post podem ser um tanto repetitivas, mas há algumas novidades aqui. Esse post é basicamente uma tradução com algumas informações adicionais no qual Arianna Huffington, presidente do site The Huffington Post e autora do livro The Sleep Revolution publicou recentemente no site motto. No post original, Ari... Leia o artigo »

07/06/2016

Óleo essencial de Lavanda - Benefícios e dicas de uso

Desde a Antiguidade até os dias atuais, a natureza vem suprindo as necessidades do homem. Entre uma infinidade de recursos, a lavanda e seu óleo essencial já ganhavam predileção há aproximadamente 2 mil anos, auxiliando egípcios, gregos, fenícios e romanos, além de também ser usada durante a Peste Negra séculos mais tarde... Leia o artigo »

26/12/2017

Por que grávidas devem dormir para o lado esquerdo?

Atualmente, muitos médicos orientam as novas mamães a dormirem para o lado esquerdo do corpo. Claro, falar isso é muito mais fácil do que fazer; especialmente para aquelas que costumam dormir de barriga ou costas para cima. Todavia, resta a pergunta: por que as grávidas devem dormir para o lado esquerdo? Há uma boa razão médica para isso e ir... Leia o artigo »

25/09/2018