'Vizinhos barulhentos e perturbados são os últimos a dormir... :(' Triste verdade

Quantas horas devemos dormir? Saiba porque essa é a pergunta errada

Capa post - Quantas horas devemos dormir? Saiba porque essa é a pergunta errada

Texto: Postado em Dicas por Marcelo Morais no dia 10 de Fevereiro de 2015 e última atualização dia 14 de Setembro de 2018 .

O que importa não é o número de horas na cama, mas sim, a qualidade do tempo de sono. Se você dorme durante longas horas e, mesmo assim, tem dificuldades para acordar e se manter alerta pelo resto do dia, talvez não esteja usufruindo suficientemente dos diferentes estágios do sono. 

Cada estágio no ciclo do sono oferece diferentes benefícios para seu corpo. Entretanto, o sono profundo (estágio 3) e o sono REM são particularmente importantes. Um adulto normal passa cerca de 50% do sono no estágio 2, 20% no sono REM e 30% nos estágios restantes, incluindo o sono profundo.

A qualidade do seu sono afeta diretamente como será seu dia, estado mental, produtividade, balanço emocional, criatividade, vitalidade física e até seu peso. Nenhuma outra atividade traz tantos benefícios como uma boa noite de sono.

Existe um mito que algumas horas extras de sono durante a noite pode curar problemas como a fadiga acumulada no decorrer da semana. A quantidade de sono é importante, mas é na qualidade do sono que você deve prestar atenção. Algumas pessoas dormem 8 - 9 horas por noite, mas não se sentem descansadas quando acordam porque a qualidade de sono foi ruim. 

A melhor maneira de avaliar se você está dormindo o tempo necessário e descansando bem, é verificar como se sente durante o dia. Você provavelmente está dormindo de forma correta se durante o dia você se sente energético e alerta.

Comentários

Leia também...

Quantas horas devemos dormir? Saiba porque essa é a pergunta errada

O que importa não é o número de horas na cama, mas sim, a qualidade do tempo de sono. Se você dorme durante longas horas e, mesmo assim, tem dificuldades para acordar e se manter alerta pelo resto do dia, talvez não esteja usufruindo suficientemente dos diferentes estágios do sono.  Cada estágio no ciclo do sono oferece diferentes... Leia o artigo »

10/02/2015

Como a meditação pode ajudar a dormir melhor?

Milhares de pessoas encaram uma rotina agitada. Tamanha inquietação começa desde o engarrafamento a caminho do trabalho até o fim do expediente, onde sentem o impacto do cansaço físico e mental. Pior ainda é o efeito negativo a longo, médio ou curto prazo: depressão, sobrepeso, queda de cabelo, sudorese, ansiedade... e por fim a temida... Leia o artigo »

10/08/2018

Mini guia sobre o tecido de seda e seus benefícios

Tendo com vista que vendemos diversos produtos de seda como fronhas, máscaras para dormir e até pijamas, resolvemos fazer um tipo de guia da seda para que você entenda as características desse tecido luxuoso bem seus benefícios a saúde, principalmente para a pele e cabelos. Bem vindo ao mundo da seda! Sinônimo de luxo e beleza a milhares de anos. Em p... Leia o artigo »

14/09/2016

Os benefícios de uma boa noite de sono

Dormir bem faz com que você se sinta melhor, mas a importância de uma boa noite de sono vai além do bem-estar. A maneira como você se sente após acordar diz muito sobre a noite passada e como será o dia que vem pela frente.  Ter uma boa noite de sono é a chave para um estilo de vida saudável, que beneficia seu coração, control... Leia o artigo »

20/01/2014

30 Dicas de como dormir melhor

Entre as consequências de uma noite mal dormida estão: um dia nada produtivo, mau humor, indisposição, lentidão para resolver problemas etc. Para agravar a situação, alguns tentam compensar a noite passada em claro com uma longa soneca, o que pode piorar a situação na hora de pegar no sono. Nesse caso, para dormir me... Leia o artigo »

02/02/2014

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 4837 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.