'Dormir bem é viver bem.' Dorminhoco.com

Quantas horas devemos dormir? Saiba porque essa é a pergunta errada

Capa post - Quantas horas devemos dormir? Saiba porque essa é a pergunta errada

Texto: Postado em Dicas por Marcelo Morais no dia 10 de Fevereiro de 2015 e última atualização dia 14 de Setembro de 2018 .

O que importa não é o número de horas na cama, mas sim, a qualidade do tempo de sono. Se você dorme durante longas horas e, mesmo assim, tem dificuldades para acordar e se manter alerta pelo resto do dia, talvez não esteja usufruindo suficientemente dos diferentes estágios do sono. 

Cada estágio no ciclo do sono oferece diferentes benefícios para seu corpo. Entretanto, o sono profundo (estágio 3) e o sono REM são particularmente importantes. Um adulto normal passa cerca de 50% do sono no estágio 2, 20% no sono REM e 30% nos estágios restantes, incluindo o sono profundo.

A qualidade do seu sono afeta diretamente como será seu dia, estado mental, produtividade, balanço emocional, criatividade, vitalidade física e até seu peso. Nenhuma outra atividade traz tantos benefícios como uma boa noite de sono.

Existe um mito que algumas horas extras de sono durante a noite pode curar problemas como a fadiga acumulada no decorrer da semana. A quantidade de sono é importante, mas é na qualidade do sono que você deve prestar atenção. Algumas pessoas dormem 8 - 9 horas por noite, mas não se sentem descansadas quando acordam porque a qualidade de sono foi ruim. 

A melhor maneira de avaliar se você está dormindo o tempo necessário e descansando bem, é verificar como se sente durante o dia. Você provavelmente está dormindo de forma correta se durante o dia você se sente energético e alerta.

Comentários

Leia também...

Como manter uma rotina para dormir

Entrar em sincronia com seu relógio biológico e seu ritmo cardíaco é uma das estratégias mais importantes quando temos, com regularidade, excelentes noites de sono. Se você mantiver um horário fixo para dormir e acordar, irá se sentir mais revigorado e energizado do que dormir o mesmo número de horas em horários diferentes.&... Leia o artigo »

27/04/2014

Como tirar o mau hálito?

Um dos efeitos colaterais mais chatos do sono é o mau hálito. O grande motivo? Geralmente uma diminuição na produção de saliva que favorece bactérias produzindo aos chamados compostos sulfurados voláteis (CSV) ou como você conhece, o mau hálito (halitose). Embora seja difícil acordar com um hálito fresco, algumas pe... Leia o artigo »

14/01/2017

Técnicas de relaxamento para dormir melhor e mais rápido

Ao se deitar na cama, você tem dificuldades para dormir? Com a cabeça no travesseiro, não lhe faltam preocupações acerca de dinheiro, família, saúde ou trabalho? Pior ainda: você se sente ansioso e fica pensando se vai conseguir dormir ou não?  Em relação ao título desse artigo, especificamente 'dormir mais r&aa... Leia o artigo »

27/12/2016

Melhorando o sono durante internações médicas

Acredito que esse artigo será no mínimo da curiosidade de muitos. Eu acho que posso afimar que assim como eu, você já deve ter tido alguém próximo que passou por algum tipo de internação médica. Diante disso, esse artigo tem como objetivo explicar 'como melhorar o sono durante estadias em hospitais'. A qualidade do sono está dire... Leia o artigo »

20/12/2016

Óleo essencial de Jasmim - Benefícios e dicas de uso

Óleos essenciais, como o de jasmim, não carecem de bons motivos para serem incluídos em nossa farmácia particular. O título deste artigo já esclarece o óleo do qual falaremos hoje, levando em conta seu histórico de utilização, principais componentes químicos, benefícios, contraindicações e uma s&eacut... Leia o artigo »

21/08/2018