'Por bons sonhos e belas noites de sono.' Dorminhoco.com

Quantas horas devemos dormir? Saiba porque essa é a pergunta errada

Não é o número de horas na cama que é importante, é a qualidade dessas horas que você dorme. Se você tem dormido durante longas horas e mesmo assim tem dificuldades em despertar e se manter alerta durante o dia, talvez não esteja passando tempo o bastante nos diferentes estágios do sono.

Cada estágio no ciclo do sono oferece diferentes benefícios para seu corpo, entretanto o sono profundo (estágio 3) e o sono REM são particularmente importantes. Um adulto normal passa cerca de 50% do sono no estágio 2, 20% no sono REM e 30% nos estágios restantes, incluindo o sono profundo.

A qualidade do seu sono afeta diretamente como será seu dia, estado mental, produtividade, balanço emocional, criatividade, vitalidade física e até seu peso. Nenhuma outra atividade traz tantos benefícios como uma boa noite de sono.

Existe um mito que algumas horas extras de sono durante a noite pode curar problemas como a fadiga acumulada durante a semana. A quantidade de sono é importante, mas é na qualidade do sono que você deve prestar atenção. Algumas pessoas dormem 8 ou 9 horas por noite, mas não se sentem descansadas quando acordam por causa que a qualidade de sono foi ruim.

A melhor maneira de avaliar se você está dormindo o tempo necessário e descansando bem, é verificar como se sente durante o dia. Você provavelmente está dormindo de forma correta se durante o dia você se sente energético e alerta.

Postado em Dicas no dia 10 de Fevereiro de 2015

Comentários

Leia também...

8 Dicas para dormir melhor durante a gravidez

Observando a gravidez e suas singulares etapas, testemunhamos o quanto a natureza é perfeita. O corpo feminino passa por mudanças, exigindo novos ajustes no estilo de vida: há uma alimentação mais saudável, há mais visitas ao médico, há mais cuidados em relação à higiene pessoal etc. Entre idas e vindas, a incluir ... Leia o artigo »

23/04/2018

Faz mal dormir de boca aberta?

Sim! Dormir de boca aberta pode contribuir para diversos tipos de problemas e também pode ser o sinal de problemas como apneia do sono. A secura que se cria na boca e garganta ao dormir de boca aberta pode irritar os tecidos nessas áreas. Além disso, ao dormir dessa forma, você dá condições para o crescimento de bactérias na boca. Um estudo re... Leia o artigo »

03/03/2015

8 dicas para dormir melhor essa noite

Será que seus hábitos diurnos estão atrapalhando seu sono a noite? Pensando nisso criamos uma lista com 8 coisas que você pode começar a fazer a partir de hoje para dormir melhor a noite. 1 – Pague seu débito A falta de sono pode ser o resultado de uma dívida que você já tem com o próprio sono. Isso é a diferenç... Leia o artigo »

06/03/2015