'A pior coisa é tentar dormir e não conseguir.' F. Scott Fitzgerald

Quantas horas devemos dormir por dia?

Capa post - Quantas horas devemos dormir por dia?

Texto: Postado em Curiosidades e Dicas por Marcelo Morais no dia 27 de Janeiro de 2014 e última atualização dia 15 de Julho de 2018 .

Você se sente sonolento? Não para de bocejar? Talvez você não esteja dormindo o quanto deve, ou talvez você esteja dormindo demais. A quantidade de horas que devemos dormir por dia varia de acordo com a idade e também depende do seu estilo de vida e saúde. De qualquer forma, você pode considerar a quantidade de horas diárias recomendadas a seguir para cada estágio da vida.

A lista abaixo é o resultado de 2 anos de estudos que revisou mais de 300 publicações científicas relacionadas ao sono, segundo a Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos.

  • Recém-nascidos (0-3 meses): De 14 a 17 horas
  • Bebês (4-11 meses): De 12 a 15 horas
  • Crianças (1-2 anos): De 11 a 14 horas
  • Crianças (3-5 anos): De 10 a 13 horas
  • Crianças (6-13 anos): De 9 a 11 horas
  • Adolescentes (14-17 anos): De 8 a 10 horas
  • Jovens adultos (18-25 anos): De 7 a 9 horas
  • Adultos (26-64 anos): De 7 a 9 horas
  • Idosos (acima de 65): De 7 a 8 horas

A maioria dos especialistas nesta área concorda com a tabela, porém, apesar da quantidade de horas para dormir variar de acordo com a idade, não há nenhum número mágico que funcione para todos; a quantidade varia de acordo com a pessoa. Por exemplo, atletas, em geral, precisam de mais tempo de descanso.

Assim como as características que nascem contigo, a quantidade de sono que você precisa pode ser diferente para alguém da mesma idade e gênero. Enquanto você precisa de 7 horas de sono para funcionar na sua melhor forma, alguém com a mesma idade pode precisar de 9 horas para ter uma vida mais feliz e produtiva. 

Apesar da quantidade de horas para dormir variar de acordo com a pessoa, pesquisas confirmam que dormir pouco, além de inibir nossa produtividade, habilidade de lembrar e consolidar informação, causam diversos problemas de saúde como: 

  • Obesidade (devido ao aumento de apetite)
  • Aumenta o risco de diabetes e problemas no coração 
  • Aumenta o risco de depressão e abuso de substâncias
  • Diminui a habilidade de prestar atenção, reagir a sinais e lembrar novas informações
  • Aumenta o risco de acidentes no trânsito devido à sonolência

Para descobrir quantas horas você precisa dormir por dia, a fim de ter uma qualidade de vida melhor, o melhor jeito é experimentar. Veja como você responde às diferentes quantidades de horas para dormir. Preste atenção no seu humor, energia e saúde pós-sono, levando em conta as noites boas e más.

Mais um detalhe: não sofra pressão de outras pessoas. Não há nenhuma evidência clara que 8 horas de sono por noite é o ideal para todos os adultos. Se você se sente na sua melhor performance dormindo 9 horas ou 7 horas, continue. Lembre-se também que consistência é a chave para dormir bem todas as noites, prefira dormir e acordar nos mesmos horários.

Atualização 26/Maio/2015: Esse post ganhou um infográfico, veja nesse link.

Comentários

Leia também...

Maconha ajuda a dormir?

“Eu sempre encontro pacientes que relatam o uso frequente de maconha para dormir”, diz John Cline, psicólogo clínico. Muitos juram que a maconha ajuda a relaxar e a dormir. Nos EUA, clínicas de saúde mental estão cientes que diversos de seus pacientes usam cannabis para dormir, e também parece que pacientes com insônia também ... Leia o artigo »

17/02/2014

A influência da idade no sono: O que fazer em cada época da vida?

No decorrer da vida nosso corpo e nossa mente passam por diversas mudanças conforme envelhecemos. Seja na passagem para a infância, para a adolescência, na vida adulta ou na velhice, cada etapa apresenta seus próprios desafios biológicos, sociais e psicológicos. Um fator que muda em cada estágio e que tem sido alvo de diversas pesquisas é o son... Leia o artigo »

23/06/2017

O que sua posição de dormir diz sobre você

Será que existe uma relação entre a posição na qual você dorme e sua personalidade? Um estudo, feito pelo professor britânico Chris Idzikowski, sugere que nosso corpo pode nos dar pistas sobre nossa personalidade, mesmo quando estamos dormindo.  Chris Idzikowski entrevistou mil homens e mulheres, e encontrou uma correlação... Leia o artigo »

09/02/2014