'Dormir bem é viver bem.' Dorminhoco.com

Quantas horas devemos dormir por dia?

Capa post - Quantas horas devemos dormir por dia?

Texto: Postado em Curiosidades e Dicas por Marcelo Morais no dia 27 de Janeiro de 2014 e última atualização dia 15 de Julho de 2018 .

Você se sente sonolento? Não para de bocejar? Talvez você não esteja dormindo o quanto deve, ou talvez você esteja dormindo demais. A quantidade de horas que devemos dormir por dia varia de acordo com a idade e também depende do seu estilo de vida e saúde. De qualquer forma, você pode considerar a quantidade de horas diárias recomendadas a seguir para cada estágio da vida.

A lista abaixo é o resultado de 2 anos de estudos que revisou mais de 300 publicações científicas relacionadas ao sono, segundo a Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos.

  • Recém-nascidos (0-3 meses): De 14 a 17 horas
  • Bebês (4-11 meses): De 12 a 15 horas
  • Crianças (1-2 anos): De 11 a 14 horas
  • Crianças (3-5 anos): De 10 a 13 horas
  • Crianças (6-13 anos): De 9 a 11 horas
  • Adolescentes (14-17 anos): De 8 a 10 horas
  • Jovens adultos (18-25 anos): De 7 a 9 horas
  • Adultos (26-64 anos): De 7 a 9 horas
  • Idosos (acima de 65): De 7 a 8 horas

A maioria dos especialistas nesta área concorda com a tabela, porém, apesar da quantidade de horas para dormir variar de acordo com a idade, não há nenhum número mágico que funcione para todos; a quantidade varia de acordo com a pessoa. Por exemplo, atletas, em geral, precisam de mais tempo de descanso.

Assim como as características que nascem contigo, a quantidade de sono que você precisa pode ser diferente para alguém da mesma idade e gênero. Enquanto você precisa de 7 horas de sono para funcionar na sua melhor forma, alguém com a mesma idade pode precisar de 9 horas para ter uma vida mais feliz e produtiva. 

Apesar da quantidade de horas para dormir variar de acordo com a pessoa, pesquisas confirmam que dormir pouco, além de inibir nossa produtividade, habilidade de lembrar e consolidar informação, causam diversos problemas de saúde como: 

  • Obesidade (devido ao aumento de apetite)
  • Aumenta o risco de diabetes e problemas no coração 
  • Aumenta o risco de depressão e abuso de substâncias
  • Diminui a habilidade de prestar atenção, reagir a sinais e lembrar novas informações
  • Aumenta o risco de acidentes no trânsito devido à sonolência

Para descobrir quantas horas você precisa dormir por dia, a fim de ter uma qualidade de vida melhor, o melhor jeito é experimentar. Veja como você responde às diferentes quantidades de horas para dormir. Preste atenção no seu humor, energia e saúde pós-sono, levando em conta as noites boas e más.

Mais um detalhe: não sofra pressão de outras pessoas. Não há nenhuma evidência clara que 8 horas de sono por noite é o ideal para todos os adultos. Se você se sente na sua melhor performance dormindo 9 horas ou 7 horas, continue. Lembre-se também que consistência é a chave para dormir bem todas as noites, prefira dormir e acordar nos mesmos horários.

Atualização 26/Maio/2015: Esse post ganhou um infográfico, veja nesse link.

Comentários

Leia também...

O que é o Ritmo Circadiano?

Nosso dia está dividido em etapas. Momentos de lazer, trabalho, estudo... Como seria possível realizar tarefas habituais sem a energia necessária? Nossa resposta é valorizar e respeitar, em primeiro lugar, as horas de sono. Período importantíssimo! Inevitavelmente, escrever sobre o descanso noturno nos coloca em contato direto com o ritmo circadiano. Voc&e... Leia o artigo »

22/10/2018

Leite ajuda a dormir? Mito ou verdade?

Verdade! Beber leite morno antes de ir para cama pode ajudar você a dormir; isso porque o leite contém um aminoácido não fabricado pelo corpo chamado triptofano, que se converte em serotonina, que ajudar a relaxar os músculos e induz o sono. Para ter um efeito ainda mais positivo, você pode tomar seu copo de leite morno com uma colher de mel. O mel ir&a... Leia o artigo »

18/01/2014

Faz mal dormir de maquiagem?

Dormir de maquiagem faz mal? Sim! “Retirar a maquiagem é um hábito que deve ser religiosamente cumprido, ou seja, tem que virar rotina, pois, o resíduo que fica sobre a pele obstrui os poros, propiciando o surgimento de espinhas, cravos e sinais de envelhecimento precoce”, explica a dermatologista Dra. Danielle Aguiar [1]. Mas, você sempre tira sua ... Leia o artigo »

04/11/2016

Diabetes e problemas para dormir

O diabetes é um mal silencioso. Em geral, demoramos para notar os sintomas iniciais: manchas escuras na pele, sede em excesso, visão embaçada, perda de peso sem motivo... Após diagnosticar a doença, o paciente diabético precisa mudar sua rotina, visto que lhe será necessário medir o nível de glicose todos os dias e privar-se de in&uacu... Leia o artigo »

19/11/2018

Por que mulheres tem mais dificuldades em dormir?

Pesquisadores descartam a menstruação como causa. Segunda, 12 de Setembro (HealthDay News) - Algumas mulheres sofrem com interrupções frequentes do sono e um pequeno estudo pode trazer uma luz a este mistério. O relógio natural das mulheres (ou relógio circadiano) gira em um ritmo mais rápido que o dos homens, de acordo com a pesquisa. "... Leia o artigo »

06/11/2016

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 4965 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.