'Dormir bem é viver bem.' Dorminhoco.com

Quantas horas devemos dormir por dia?

Capa post - Quantas horas devemos dormir por dia?

Texto: Postado em Curiosidades e Dicas por Marcelo Morais no dia 27 de Janeiro de 2014 e última atualização dia 15 de Julho de 2018 .

Você se sente sonolento? Não para de bocejar? Talvez você não esteja dormindo o quanto deve, ou talvez você esteja dormindo demais. A quantidade de horas que devemos dormir por dia varia de acordo com a idade e também depende do seu estilo de vida e saúde. De qualquer forma, você pode considerar a quantidade de horas diárias recomendadas a seguir para cada estágio da vida.

A lista abaixo é o resultado de 2 anos de estudos que revisou mais de 300 publicações científicas relacionadas ao sono, segundo a Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos.

  • Recém-nascidos (0-3 meses): De 14 a 17 horas
  • Bebês (4-11 meses): De 12 a 15 horas
  • Crianças (1-2 anos): De 11 a 14 horas
  • Crianças (3-5 anos): De 10 a 13 horas
  • Crianças (6-13 anos): De 9 a 11 horas
  • Adolescentes (14-17 anos): De 8 a 10 horas
  • Jovens adultos (18-25 anos): De 7 a 9 horas
  • Adultos (26-64 anos): De 7 a 9 horas
  • Idosos (acima de 65): De 7 a 8 horas

A maioria dos especialistas nesta área concorda com a tabela, porém, apesar da quantidade de horas para dormir variar de acordo com a idade, não há nenhum número mágico que funcione para todos; a quantidade varia de acordo com a pessoa. Por exemplo, atletas, em geral, precisam de mais tempo de descanso.

Assim como as características que nascem contigo, a quantidade de sono que você precisa pode ser diferente para alguém da mesma idade e gênero. Enquanto você precisa de 7 horas de sono para funcionar na sua melhor forma, alguém com a mesma idade pode precisar de 9 horas para ter uma vida mais feliz e produtiva. 

Apesar da quantidade de horas para dormir variar de acordo com a pessoa, pesquisas confirmam que dormir pouco, além de inibir nossa produtividade, habilidade de lembrar e consolidar informação, causam diversos problemas de saúde como: 

  • Obesidade (devido ao aumento de apetite)
  • Aumenta o risco de diabetes e problemas no coração 
  • Aumenta o risco de depressão e abuso de substâncias
  • Diminui a habilidade de prestar atenção, reagir a sinais e lembrar novas informações
  • Aumenta o risco de acidentes no trânsito devido à sonolência

Para descobrir quantas horas você precisa dormir por dia, a fim de ter uma qualidade de vida melhor, o melhor jeito é experimentar. Veja como você responde às diferentes quantidades de horas para dormir. Preste atenção no seu humor, energia e saúde pós-sono, levando em conta as noites boas e más.

Mais um detalhe: não sofra pressão de outras pessoas. Não há nenhuma evidência clara que 8 horas de sono por noite é o ideal para todos os adultos. Se você se sente na sua melhor performance dormindo 9 horas ou 7 horas, continue. Lembre-se também que consistência é a chave para dormir bem todas as noites, prefira dormir e acordar nos mesmos horários.

Atualização 26/Maio/2015: Esse post ganhou um infográfico, veja nesse link.

Comentários

Leia também...

Especialistas em sono - Quem são eles? O que fazem?

Quando se pensa em medicina, de imediato lembramos daquelas especializações mais populares; a cardiologia e a homeopatia servem de exemplo. Existem tantas outras, mas você sabe quem são e o que fazem os especialistas que cuidam do sono? É uma carreira que ainda soa como novidade, percebemos. Hoje, nosso texto terá, como tema principal, estes profission... Leia o artigo »

05/05/2020

Como saber se você teve uma boa noite de sono?

Quando você deita para descansar após um dia corrido e começa a rolar de um lado para o outro na cama por vários minutos, você já sabe: mais uma noite sem dormir direito. Porém, como podemos saber de fato se tivemos ou não uma noite de sono ruim? De acordo com a National Sleep Fundation, mais de um terço das pessoas nos EUA afirmam que s... Leia o artigo »

13/09/2018

Por que acordo com muita fome?

A fome é um impulso natural. Ela combina com um belo e nutritivo café da manhã, refeição indispensável para um dia cheio de energia! O problema é quando o apetite – fera indomável! – passa a interromper as noites de sono. Por que algumas pessoas sentem tanta fome a ponto de perderem o sono? Nesse artigo, exploraremos esta quest&at... Leia o artigo »

24/05/2019

Saiba o que é a oneirofobia

Seria uma tarefa gigantesca detalhar todas as fobias em um único artigo – haja fôlego! Algumas até já são bem conhecidas. Quem nunca ouviu algo sobre aracnofobia (medo de aranhas) ou claustrofobia (medo de lugares confinados)? Hoje, falaremos sobre um medo que certamente soará como novidade – é a oneirofobia. Acredite: pessoas que a possu... Leia o artigo »

22/05/2019

Faz mal trabalhar ou estudar de madrugada?

Trabalhar ou estudar de madrugada: obrigação ou vantagem de uma rotina flexível. São muitas as pessoas que preenchem as horas noturnas com atividades. Você, por acaso, também troca o dia pela noite por causa de compromissos? Ainda que em nome da “responsabilidade”, faz mal ao corpo e à mente ocupar-se à noite em vez de do... Leia o artigo »

27/03/2019

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 5373 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.