'Ainda que poucas pessoas o saibam, é preciso ter todas as virtudes para dormir bem.' Nietzsche (Zaratustra)

Qual a melhor posição para mulheres grávidas dormirem?

Capa post - Qual a melhor posição para mulheres grávidas dormirem?

Texto: Postado em Bebês e Crianças e Dicas por Marcelo Morais no dia 11 de Janeiro de 2015 e última atualização dia 14 de Setembro de 2018 .

Dormir com um barrigão não deve ser fácil, principalmente se antes de ganhar o bebê você tinha o costume de dormir de bruços e durante a gravidez precisa mudar de posição. Então, qual a melhor posição para mulheres grávidas dormirem?

Depois do quinto mês, suas costas provavelmente não são as mesmas e, nesse caso, dormir de costas não é recomendado. Nesta posição, você está colocando pressão sobre a aorta e a veia cava inferior, ambos são vasos sanguíneos que correm atrás do seu abdômen e carregam o sangue do seu coração para suas pernas e pés. Ao pressionar esses vasos sanguíneos, você diminui a circulação de sangue do seu corpo e, consequentemente, a do seu bebê.

Dormir de bruços também não é indicado, já que você estará pressionando seu estômago e o útero, que está se expandindo.

Dormir de lado é a melhor posição que você vai encontrar para maior segurança no crescimento do bebê, além de ser mais confortável para você enquanto sua barriga cresce.

Apesar de ambos os lados (direito ou esquerdo) serem seguros para dormir durante a gravidez, especialistas recomendam [1] dormir sobre o lado esquerdo, pois melhora a circulação do sangue e facilita os nutrientes a chegarem de forma mais fácil do coração à placenta, melhorando a nutrição do bebê.

Se você tem o costume de rolar e se mover muito enquanto dorme, experimente comprar um body pillow, conhecido como travesseiro de corpo ou colocar qualquer travesseiro que estiver disponível entre seus joelhos. Isto evitará que você mude de posição durante a noite.

Fontes e referências:
[1] http://www.webmd.com/baby/positioning-while-sleeping

Comentários

Leia também...

Canções de ninar ajudam a dormir: mito ou verdade?

Existem canções de ninar que marcaram nossa infância. Às vezes não recordamos seus nomes, mas basta alguém cantarolar um trecho e, logo, a gente se depara com boas lembranças. Nostalgia à parte, canções de ninar ajudam a dormir? No artigo de hoje, nós investigaremos esta questão, além de apresentar informa&cc... Leia o artigo »

01/07/2019

Óleos essenciais podem ajudar seu bebê a dormir?

Como vimos em outro artigo, publicado em nossa loja, os óleos essenciais possuem propriedades curativas em abundância; a maioria comprovada por diversos estudos e pesquisas científicas. Grande parte dessas pesquisas foram feitas com adultos jovens. Mas... quanto aos bebês? Os óleos essenciais podem proporcionar a eles uma boa noite de sono? Quais são os... Leia o artigo »

02/11/2017

Qual a melhor posição para mulheres grávidas dormirem?

Dormir com um barrigão não deve ser fácil, principalmente se antes de ganhar o bebê você tinha o costume de dormir de bruços e durante a gravidez precisa mudar de posição. Então, qual a melhor posição para mulheres grávidas dormirem? Depois do quinto mês, suas costas provavelmente não são as mesma... Leia o artigo »

11/01/2015

É melhor bebês dormirem com ou sem travesseiro?

Começaremos este artigo com um alerta: “Não é recomendado travesseiros para bebês com menos de 2 anos, visto que eles podem se sufocar com facilidade”. [1] Na verdade, nem bebês mais velhos precisam de travesseiro. Os pais, geralmente, pensam que colocar um travesseiro para a criança vai garantir um conforto extra, quando, na verdade, a crian&cce... Leia o artigo »

30/12/2014

5 Razões pelas quais seu bebê não dorme

Acredita-se que bebês dormem muito, cerca de 12 -18 horas por dia quando recém-nascidos. Ao completarem 6 semanas de idade, já conseguem dormir durante a noite inteira.  A informação acima é baseada em uma estatística científica. A maior parte dos bebês segue esses padrões de sono, mas não são todos. Se voc... Leia o artigo »

27/04/2014