Botão para abrir busca por artigos no blog Conheça o Facebook do Dorminhoco.com Seja um seguidor do Dorminhoco no Instagram Conheça nosso canal no youtube Como saber se um site é seguro para comprar

Quais as causas da apneia do sono?

A apneia do sono é um problema comum e grave que afeta milhões de pessoas durante o sono. Uma pessoa com apneia do sono chega a parar de respirar durante 10 segundos enquanto dorme. Isso diminui o oxigênio no corpo e pode fazer com que a pessoa acorde diversas vezes durante a noite. Em casos graves, aliados ao não tratamento, pode levar a morte. Mas quais as causas desse problema? 

A apneia do sono tem diversas causas possíveis. Em adultos, a causa mais comum da apneia obstrutiva do sono é o excesso de peso que é associada ao bloqueio da respiração por um tecido no fundo da garganta. Durante o sono, os músculos da garganta e da língua ficam mais relaxados, e isso faz com que o tecido no fundo da garganta bloqueie a passagem de ar. Mas outros fatores também estão associados a esse problema em adultos.

Em crianças, a causa mais comum da apneia obstrutiva do sono são as amígdales, adenóides ou dentes grandes demais. Causas menos comuns são tumores, crescimento excessivo das vias respiratórias e defeitos como Síndrome de Down e Síndrome de Pierre-Robin que causam o aumento de estruturas da língua e mandíbula. Embora a obesidade infantil possa causar a apneia do sono, é uma causa menos comum que em adultos.

Além da obesidade, existem características anatômicas associadas com a apneia do sono, muitas dessas características são hereditárias como garganta estreita, pescoço grosso e cabeça redonda.

Outras causas que podem contribuir para a apneia do sono são hipotireoidismo, crescimento excessivo e anormal devido a produção excessiva do hormônio do crescimento, alergias e outras condições médicas, como desvio de septo, que causa congestionamento nas vias aéreas.

Em adultos, o tabagismo, uso excessivo do álcool e/ou o uso do sedativos também pode ser uma das causas que contribuem para a apneia do sono.

Artigo postado em 06/03/2015

Comentários

Nenhum comentário ainda foi enviado nesse post, seja o primeiro a comentar!

Enviar comentário

Nosso formulário de envio de comentários está em manutenção.

Confira na nossa loja

Leia também