'A pior coisa é tentar dormir e não conseguir.' F. Scott Fitzgerald

Protetores auriculares causam infecção no ouvido?

Protetores auriculares têm se tornado um item cobiçado em um mundo tão barulhento. Eles estão disponíveis em diversas cores, tamanhos, materiais... É certo que inúmeras pessoas o usam a fim de driblar sons que incomodam, mas elas se esquecem de um detalhe importantíssimo: a saúde auditiva.

Aliás, como anda sua audição, leitor? Saiba que falaremos disso nos parágrafos a seguir, partindo da seguinte questão: protetores auriculares causam infecção no ouvido? Esclareceremos essa dúvida, como também apresentaremos, em linhas gerais, informações que valem a pena ser conferidas.

Boa leitura! 

1 - Protetores auriculares causam infecção no ouvido? 

O canal auditivo possui grande sensibilidade. Há o risco de machucá-lo seriamente quando usamos um simples cotonete, por exemplo. Isso é um fato comum. Mas a maioria dos protetores auriculares são feitos de material moldável, ajustando-se com facilidade ao tamanho do ouvido e não causando ferimentos. Ponto positivo!

Ainda assim, eles põem nossa saúde auditiva em risco? Existe a possibilidade de desenvolverem alguma infecção no ouvido?

Em princípio, podemos afirmar que usar protetores auriculares não significa, necessariamente, sofrer uma infecção auditiva. Porém, isso pode acontecer quando o usuário não higieniza de maneira correta os ouvidos e, assim, usa protetores auriculares com frequência. Não limpar esses pequenos utensílios também facilita o acúmulo de bactérias, aumentando as chances de haver infecções perigosas - a otite é uma delas.

A otite é qualquer processo inflamatório que se manifesta no ouvido. Há três tipos de otite: externa, média e interna. Quem sofre de otite apresenta quatro sintomas inflamatórios, como dor, vermelhidão, queimação e irregularidade na função auditiva. Além do uso inapropriado do protetor auricular, a otite também pode ser causada por uma gripe ou resfriado. O tratamento contra a otite pode ser feito com antibióticos ou analgésicos. Dentre as formas de prevenção, recomenda-se manter a orelha seca, por exemplo. Mas, em caso de otite média, deve-se diminuir o número de viroses (em outras palavras, tratar as infecções nasais). 

Se você sente dores no ouvido e tem dúvidas acerca disso, consulte o profissional responsável pela sua saúde.

Em certos casos, usar protetores auriculares com frequência dificulta a ventilação dos ouvidos, fato que também aumenta o risco de infecção. Lembre-se: a combinação entre humidade, calor e acúmulo de sujeira (tudo isso sob a pressão do protetor auricular) facilita o crescimento de fungos e bactérias.

2 - Protetores auriculares causam alergia?

Em geral, os protetores auriculares são feitos de espuma hipoalérgica: material que provoca pouca reação alérgica, também presente em determinados produtos higiênicos, como sabonetes e cremes. Outros protetores também são feitos de silicone hipoalérgico. Mas ainda há quem sinta coceira no ouvido enquanto os utiliza...

Digamos que essa “coceira” é causada pela superfície áspera do protetor auricular ou pelo uso excessivo de protetores, o que - como citado acima - dificulta a entrada e a saída de ar dos ouvidos, a ponto de causar transpiração e aumentar a irritabilidade.

Optar por protetores mais suaves pode diminuir o incômodo causado pela coceira. Portanto, experimente protetores de outras marcas até encontrar aquele que lhe seja mais confortável. Evite utilizá-los além do tempo necessário, ou isso causará transpiração, diminuindo o conforto.

3 - Saúde auditiva e protetores auriculares (dicas)

 Pontuaremos abaixo dicas que orientarão você a preservar sua saúde auditiva em relação aos protetores auriculares. Confira: 

  • Evite pedir emprestado a outras pessoas protetores auriculares que já foram utilizados.
  • Tente não reutilizar mais de uma vez protetores que são descartáveis. Protetores descartáveis têm um preço acessível, de modo que comprá-los com frequência será sempre uma vantagem em comparação às terríveis consequências de uma infecção auditiva.
  • Limpe seus protetores diariamente!
  • Caso prefira, você pode usar os protetores auriculares tipo concha. Embora sejam indiscretos, protegem a orelha por completo.
  • Faça (ao menos uma vez por ano) uma visita ao médico a fim de examinar sua audição.
  • Se você adquirir protetores auriculares descartáveis, fique atento às instruções dadas pelo fabricante antes de usá-los.
  • Com cuidado, seque bem o canal auditivo após o banho e antes de usar protetores auriculares.
  • Busque inserir o protetor auricular de maneira correta. Do contrário, isso também fará mal ao seu ouvido. Ao tirá-lo, realize movimentos suaves para não causar nenhum dano ao seu canal auditivo.
Referências bibliográficas:
[1] http://www.eardoc.info/news/more-on-ear-infection-and-relation-to-ear-plugs/

[2] https://www.starkey.com/blog/2015/07/Should-You-Wear-Earplugs-At-Night
[3] http://phb.secondsensehearing.com/content/dos-and-donts-earplug-use
[4]https://earplugstore.typepad.com/got_ears_get_informed/2016/03/earplugs-make-my-ears-itch-what-should-i-do.html
[5] https://www.youtube.com/watch?v=P9woK0MfhN4

Postado em Curiosidades e Diversos no dia 12 de Dezembro de 2018

Comentários

Leia também...

Leite ajuda a dormir? Mito ou verdade?

Verdade! Beber leite morno antes de ir para cama pode ajudar você a dormir; isso porque o leite contém um aminoácido não fabricado pelo corpo chamado triptofano, que se converte em serotonina, que ajudar a relaxar os músculos e induz o sono. Para ter um efeito ainda mais positivo, você pode tomar seu copo de leite morno com uma colher de mel. O mel ir&a... Leia o artigo »

18/01/2014

Faz mal dormir de maquiagem?

Dormir de maquiagem faz mal? Sim! “Retirar a maquiagem é um hábito que deve ser religiosamente cumprido, ou seja, tem que virar rotina, pois, o resíduo que fica sobre a pele obstrui os poros, propiciando o surgimento de espinhas, cravos e sinais de envelhecimento precoce”, explica a dermatologista Dra. Danielle Aguiar [1]. Mas, você sempre tira sua ... Leia o artigo »

04/11/2016

Como saber se você teve uma boa noite de sono?

Quando você deita para descansar após um dia corrido e começa a rolar de um lado para o outro na cama por vários minutos, você já sabe: mais uma noite sem dormir direito. Porém, como podemos saber de fato se tivemos ou não uma noite de sono ruim? De acordo com a National Sleep Fundation, mais de um terço das pessoas nos EUA afirmam que s... Leia o artigo »

13/09/2018