'A pior coisa é tentar dormir e não conseguir.' F. Scott Fitzgerald

Protetores auriculares e seus diversos usos

Comecei vendendo protetores auriculares aqui na loja do dorminhoco especialmente para pessoas com problemas para dormir, entretanto, com o tempo, descobri por experiência própria, e conversando com muitas pessoas(especialmente clientes) os diversos tipos de situações nas quais os protetores podem ser usados.

O objetivo desse post é apresentar quando os protetores auriculares podem ser usados, principalmente no sentido de preservar a sua audição e/ou te dar a paz que você precisa.

Existem muitos tipos de protetores auriculares: espuma, silicone, cera de parafina, moldáveis, personalizados, ventilados, não ventilados, Hi-Fi e esses são os tipos que me vem à cabeça; provavelmente há mais. Os diversos usos que iremos apresentar abaixo podem ajudar você a decidir qual o melhor protetor auricular a se usar.

Para dormir

É claro que essa é a primeira situação no qual vou falar, afinal, na seção de protetores auriculares da loja somos praticamente especializados em protetores para dormir.

Muitas pessoas literalmente sofrem com qualquer tipo de barulhos na hora de dormir, seja o ronco do parceiro, vizinhos no andar de cima ou nas redondezas que são barulhentos, cachorros latindo, galo cantando, pessoas conversando em outro comodo e até o simples abrir de uma porta... Qualquer barulinho acorda essas pessoas já para outras o barulho precisa ser mais intenso.

Os protetores auriculares para dormir caem muito bem nas diversas situações acima, na maioria das vezes abafando os barulhos para um nível que não incomoda mais e algumas vezes abafando o barulho por completo. É importante entender essa parte, pois algumas pessoas acham que os protetores bloqueam totalmente qualquer tipo de som, já explicamos isso nesse post.

Para estudar e trabalhar

Trabalhar ou estudar são duas tarefas que requerem atenção e algumas pessoas são facilmente distraídas por qualquer barulho, os protetores podem ajudar você a se concentrar melhor no seu estudo ou trabalho.

Para quem trabalha em ambientes barulhentos

Geralmente quem trabalha em indústrias, fábricas, oficinas mecânicas entre outros ambientes que geram ruídos altos e podem prejudicar sua audição, os protetores são totalmente necessários para proteção. Ruídos altos durante o momento que você está escutando eles podem não parecer prejudicias, mas os efeitos vem com a idade, faça sua parte para que você não fique surdo ou meio surdo mais tarde!

Para músicos

Quem trabalha com música deveria usar protetores auriculares específicos para o caso. Geralmente durante testes, ensaios e apresentações, a música é alta e essa altura constante vai prejudicar a audição.

Há pessoas que trabalham com música e usam protetores de espuma ou moldáveis, eles funcionam bem no sentido de proteger a audição, mas os protetores auriculares para músicos são específicos pois possuem um filtro para manter a qualidade da fala e a riquesa dos detalhes da música. A música e a fala continuam claros e limpos, porém de forma mais silenciosa e segura para seus ouvidos.

Em boates, shows e cinemas

Lugares como boates, shows e até cinemas onde o som estiver absurdamente alto os protetores auriculares também podem ser usados. Em eventos de corrida F1, motos e até estádios os protetores auriculares também podem ser usados.

Para proteção contra água

Há protetores mais específicos, geralmente feitos de silicone, que são a prova de água e servem para nadadores, quem frequenta piscinas, praias, surfistas e até para tomar banho. Esses protetores também são excelentes para evitar a otite.

Para crianças com autismo

Crianças autistas geralmente são bem sensíveis a ruídos e certos sons, os proterores auriculares nesse caso funcionam bem abafando sons e ruídos de qualquer coisa que a deixe super estimulada.

Para motociclistas

Sabe quando o vento fica entrando pelas frestas do capacete e causando um barulho altíssimo que pode chegar até 95Dbs te irritando e prejudicando sua audição? Protetores auriculares para quem anda de moto e sofre com esse problema são essenciais.

Para viagens em aviões

Vendemos com frequência um protetor específico para viagens de avião. Esse tipo de protetor trabalha retardando o movimento do ar para dentro e fora da orelha externa, dando a parte interna da orelha mais tempo para se adaptar as mudanças na pressão do ar durante o vôo.

Para atiradores

Como já se sabe, em qualquer estande de tiro, o uso de protetores auriculares é obrigatório já que o som das armas é bem alto.

Para cachorros

Curioso não? Pois é, protetores auriculares para cachorros é uma das maneiras de proteger os ouvidos caninos contra ferimentos causados por ruídos como fogos, tiros e até doenças. Como se sabe, a arelha do cachorro é mais sensível ao som do que os ouvidos humanos.

Para cavalos

Protetores para cavalos são feitos para permitir ao animal escutar tons considerados normais enquanto reduzem a distração e ainda protege a audição do animal contra ruídos altos.

Postado em Curiosidades e Diversos no dia 08 de Junho de 2017 e última atualização dia 27 de Abril de 2018

Comentários

Leia também...

Será que o sexo ajuda a dormir?

Longe de qualquer trocadilho malicioso: nós sabemos que o sexo não sai da boca do povo. Fora da cama, ele entretém os curiosos, apimenta rodas de conversa, mexe com a imaginação dos solitários e é cultuado em todos os campos da arte. É claro que, em mais um de nossos artigos, não ficaríamos de fora! Nos parágrafos a segui... Leia o artigo »

28/06/2018

Dormir na rede faz mal à saúde?

A rede é a melhor companheira da preguiça. Suspensa por ganchos em suas extremidades, ela nos acolhe em qualquer momento, sendo ideal para o tradicional cochilo pós-almoço. Com ela, fins de tarde são poéticos, noites de verão suportáveis, leituras são mais prazerosas, horas passam despercebidas, enquanto ouvimos o ranger das cordas que... Leia o artigo »

20/06/2018

Os benefícios do banho morno antes de dormir

Você sabia que um banho morno antes de deitar pode ajudá-lo a dormir melhor? Além dos beneficios de relaxamento, você coloca seu corpo em ‘modo sono’, tirando proveito da temperatura da água que efeta seu ritmo circadiano. Reduz sua temperatura corporal Um estudo feito pelo Centro Médico UT Southwestern [1] mostrou que a temperatura corporal ajud... Leia o artigo »

15/03/2016