'A inveja não permite que a humanidade durma.' Carl Jung

Por que dormimos?

Capa post - Por que dormimos?

Texto: Postado em Curiosidades por Marcelo Morais no dia 28 de Janeiro de 2014 e última atualização dia 15 de Julho de 2018 .

Seres humanos precisam dormir, todos sabem muito bem disso. Uma pessoa saudável passa, em média, 36% da sua vida dormindo. Sem o sono, nós ficamos de mau humor, preguiçosos, não conseguimos nos lembrar muito bem dos fatos que colocam nossas vidas em risco. Apesar de conhecermos os problemas relacionados à falta de sono, ninguém sabe o motivo pela qual esses problemas acontecem.

No ano passado, cientistas da Universidade de Rochester descobriram uma das razões [1] porque nosso cérebro precisa dormir para sobreviver. Acontece que durante o sono, nosso cérebro limpa toda impureza acumulada durante as horas que ficamos acordados. O processo que ocorre durante o sono ajuda a remover detritos moleculares que as células do cérebro despejam como parte de sua atividade natural e proteínas tóxicas que podem levar uma pessoa à demência quando acumuladas no cérebro.

Através de uma série de experimentos em ratos, pesquisadores descobriram que durante o sono, um fluído da espinha cerebral é bombeado pelo cérebro, fazendo a limpeza. Maiken Nedergaard, que conduziu o estudo, diz que as células do cérebro encolhem durante o sono, aumentando o espaço em até 60% entre elas, fazendo o fluído responsável pela limpeza circular 10 vezes mais rápido do que quando estamos acordados.

“Apesar dessa descoberta, ainda é cedo para afirmar que esse é o motivo porque dormimos”, diz Raphaelle Winsky-Sommerer, especialista em sono e ritmo circadiano. Ele ainda acrescenta: “Dormir está relacionado a tudo, seu metabolismo, sua fisiologia, digestão, memória, aprendizado etc.” Outro especialista da área Jim Horne também chamou a atenção para este estudo, dizendo que o cérebro humano é mais sofisticado que o dos ratos, apesar da descoberta poder ser verdadeira para humanos também. São necessários mais experimentos.

Por fim, dormir afeta toda nossa qualidade de vida e está relacionado a muitas funções do corpo humano. Por isso, mais estudos na área são necessários para responder a pergunta: Por que dormimos?

Referências e fontes:
[1] http://www.sciencemag.org/content/342/6156/373

Comentários

Leia também...

Leite ajuda a dormir? Mito ou verdade?

Verdade! Beber leite morno antes de ir para cama pode ajudar você a dormir; isso porque o leite contém um aminoácido não fabricado pelo corpo chamado triptofano, que se converte em serotonina, que ajudar a relaxar os músculos e induz o sono. Para ter um efeito ainda mais positivo, você pode tomar seu copo de leite morno com uma colher de mel. O mel ir&a... Leia o artigo »

18/01/2014

Ler antes de dormir realmente ajuda?

Boas ideias acompanham o sono do leitor que, tradicionalmente, conserva um livro na cabeceira. Páginas físicas ou virtuais: o importante é ler! Sempre mexe com a imaginação conhecer heróis que resistem ao canto das sereias ou veem gigantes em moinhos de vento. Outros leitores, descompromissados, afirmam encontrar nas linhas de qualquer pará... Leia o artigo »

03/12/2018

Faz mal dormir com meu animal de estimação?

A verdade é que milhares de donos de cachorros, gatos entre outros animais de estimação dividem a mesma cama que dormem. Uma pesquisa [1] da American Pet Products Association, constatou que quase metade dos cães dormem na cama com seus donos. A mesma pesquisa, constatou que 62% dos gatos dormem com seus donos adultos e outros 13% dormem com as crianças. Apesar da... Leia o artigo »

02/07/2016

5 Atividades artísticas que ajudam a dormir

Fazer uma atividade artística (seja ela qual for!) é uma prática recomendável ao público que inclui todas as idades. Assim, com ou sem o auxílio de outras pessoas, podemos concretizar nossas invenções usando os recursos mais simples, e o processo de criação é capaz de estimular o sono, sabia? Conhe&cce... Leia o artigo »

09/01/2019

O que é REM?

REM ou Rapid Eye Moviment é um dos estados do sono onde ocorre os sonhos mais vívidos. Ele é caracterizado por rápidos movimentos aleatórios dos olhos e paralisia dos músculos, para que não interpretemos o sonho. A quantidade de tempo gasto nesse período do sono varia de acordo com a idade (normalmente, cerca de 20% a 25% do tempo em adultos,... Leia o artigo »

02/02/2014