'Dormir bem é viver bem.' Dorminhoco.com

Por que dormimos?

Seres humanos precisam dormir, todos sabem muito bem disso. Uma pessoa saudável passa, em média, 36% da sua vida dormindo. Sem o sono, nós ficamos de mau humor, preguiçosos, não conseguimos nos lembrar muito bem dos fatos que colocam nossas vidas em risco. Apesar de conhecermos os problemas relacionados à falta de sono, ninguém sabe o motivo pela qual esses problemas acontecem.

No ano passado, cientistas da Universidade de Rochester descobriram uma das razões [1] porque nosso cérebro precisa dormir para sobreviver. Acontece que durante o sono, nosso cérebro limpa toda impureza acumulada durante as horas que ficamos acordados. O processo que ocorre durante o sono ajuda a remover detritos moleculares que as células do cérebro despejam como parte de sua atividade natural e proteínas tóxicas que podem levar uma pessoa à demência quando acumuladas no cérebro.

Através de uma série de experimentos em ratos, pesquisadores descobriram que durante o sono, um fluído da espinha cerebral é bombeado pelo cérebro, fazendo a limpeza. Maiken Nedergaard, que conduziu o estudo, diz que as células do cérebro encolhem durante o sono, aumentando o espaço em até 60% entre elas, fazendo o fluído responsável pela limpeza circular 10 vezes mais rápido do que quando estamos acordados.

“Apesar dessa descoberta, ainda é cedo para afirmar que esse é o motivo porque dormimos”, diz Raphaelle Winsky-Sommerer, especialista em sono e ritmo circadiano. Ele ainda acrescenta: “Dormir está relacionado a tudo, seu metabolismo, sua fisiologia, digestão, memória, aprendizado etc.” Outro especialista da área Jim Horne também chamou a atenção para este estudo, dizendo que o cérebro humano é mais sofisticado que o dos ratos, apesar da descoberta poder ser verdadeira para humanos também. São necessários mais experimentos.

Por fim, dormir afeta toda nossa qualidade de vida e está relacionado a muitas funções do corpo humano. Por isso, mais estudos na área são necessários para responder a pergunta: Por que dormimos?

Referências e fontes:
[1] http://www.sciencemag.org/content/342/6156/373

Texto postado em 28 de Janeiro de 2014 e atualizado 15 de Julho de 2018 .

Comentários

Leia também...

Conheça o sono Polifásico

A expressão “sono Polifásico” ainda soa estranho para muitos ouvidos. Você sabe o que estas duas palavras significam? De fato, tem a ver com um determinado padrão de sono bastante incomum.   Neste artigo, trazemos sua definição, possíveis efeitos colaterais, curiosidades e outras informações esclarecedoras. Boa leitura!... Leia o artigo »

27/09/2019

Protetores auriculares causam infecção no ouvido?

Protetores auriculares estão se tornando um item cobiçado em um mundo tão barulhento. Eles também estão disponíveis em diversas cores, tamanhos, materiais... É certo que inúmeras pessoas o usam a fim de driblar sons que incomodam, mas elas se esquecem de um detalhe importantíssimo: a saúde auditiva. Aliás, como anda ... Leia o artigo »

12/12/2018

15 Mitos sobre o sono revelados

Por mais de 2.500 anos, o sono vem sendo estudado e, mesmo assim, sabemos muito pouco sobre suas razões, causas e efeitos. Apenas no século passado cientistas começaram a estudar afundo sobre a psicologia do sono. Em 1928, a eletroencefalografia (EEG) foi usada pela primeira vez para gravar a atividade cerebral durante o sono. Mais recentemente, a ressonância magné... Leia o artigo »

09/02/2014

Protetores auriculares e seus diversos usos

Comecei vendendo protetores auriculares aqui na loja do Dorminhoco especialmente para pessoas com problemas para dormir, entretanto, com o tempo, descobri por experiência própria, e conversando com muitas pessoas(especialmente clientes) os diversos tipos de situações nas quais os protetores podem ser usados. O objetivo desse post é apresentar quando os protetores ... Leia o artigo »

08/06/2017

Maconha ajuda a dormir?

“Eu sempre encontro pacientes que relatam o uso frequente de maconha para dormir”, diz John Cline, psicólogo clínico. Muitos juram que a maconha ajuda a relaxar e a dormir. Nos EUA, clínicas de saúde mental estão cientes que diversos de seus pacientes usam cannabis para dormir, e também parece que pacientes com insônia também ... Leia o artigo »

17/02/2014

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 5371 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.