Botão para abrir busca por artigos no blog Conheça o Facebook do Dorminhoco.com Seja um seguidor do Dorminhoco no Instagram Conheça nosso canal no youtube Como saber se um site é seguro para comprar

Plantas para ter no quarto que ajudam no sono

Você sabia que o ambiente que você dorme influencia diretamente na qualidade do sono? Nós já falamos sobre isso aqui. Em adição as dicas que já postamos para melhorar o ambiente do quarto, nesse post vamos falar sobre algumas plantas ideias para se ter no quarto. Além de lindas e decorativas, essas plantas ajudam a melhorar a qualidade do seu sono purificando o ar absorvendo odores e bolores que podem afetar a respiração e a saúde pulmonar.

Dormir mal a noite é simplesmente terrível para sua saúde, a curto e a longo prazo. Você deve fazer o possível para evitar os malefícios de noites de sono ruim e esperamos que esse post também seja uma dica valiosa.

Optar em colocar plantas no seu quarto traz mais vida e vitalidade para o ambiente, além de ajudar a purificar o ar como já mencionamos. Algumas plantas também podem ter efeitos relaxantes promovendo um padrão de sono ainda melhor.

Como se sabe, passar um tempo na natureza reduz os níveis de estresse e ansiedade, que são responsáveis por causar metade de todos os casos de insônia. Em adição em ter as plantas sugeridas nesse post no seu quarto, encher sua casa com mais plantas trará mais vida, vitalidade além de menos estresse. Curiosamente, a cor verde é comprovada por estudos por trazer mais alegria, conforto, esperança e sensação de paz [1].

Vamos a lista!

1. Aloe vera (Babosa)

Além de muitos benefícios medicinais e cosméticos, a Aloe Vera também conhecida como Babosa, ajuda a erradicar os produtos químicos poluentes encontrados em produtos de limpeza, purificando o ar no quarto e/ou no resto da sua casa.

Algo interessante sobre essa planta é que quando produtos químicos nocivos estão em um nível elevado na sua casa, a planta irá desenvolver manchas marrons, te mantendo alerta sobre a situação do ar ambiente.

Listada como uma das principais plantas para melhorar a qualidade do ar estudadas pela NASA, a Babosa funciona de forma similar a Espada de São Jorge, emitindo oxigênio a noite, tornando o sono mais repousante.

Dicas para cuidar: Não precisa regar com frequência mas a planta gosta de bastante sol, mantenha próximo da janela numa área do quarto que pegue sol.

2. Sansevieria trifasciata (Espada de São Jorge)

Uma das plantas mais recomendadas para melhorar a qualidade do ar no interior da casa. É uma planta para o quarto, robusta, barata e fácil de cuidar. A Espada de São Jorge é recomendada para funcionar como um ótimo filtro de ar dentro do casa para melhorar a pureza do oxigênio.

A grande sacada dessa planta é que ela emite oxigênio durante a noite ao mesmo tempo que retém dióxigo de carbono, algo que produzimos naturalmente quando expiramos. Essa combinação torna a qualidade do ar mais pura e uma noite de sono melhor. A planta também remove toxinas domésticas comuns e desagradáveis que ficam espalhadas no ar como o formaldeído, tricloroetileno e benzeno [3].

É uma das poucas plantas capazes de suportar ar-condicionado e fumaça de cigarro, por isso elas são perfeitas para o paisagismo no interior da casa.

Dicas para cuidar: Podem ser cultivadas em interiores com luminosidade de lâmpadas, desde que haja bastante claridade. Não precisa regar com frequência.

3. Lavanda

Quem não gosta de um bom cheiro de lavanda? Entre os óleos essenciais mais vendidos no mundo, um dos primeiros é o de lavanda, pelo seu cheiro que agrada a maioria dos olfatos.

Muito conhecida por reduzir a ansiedade e o estresse, a planta de lavanda certamente pode ajudar a melhorar a qualidade do seu sono. Pesquisas também mostram que o cheiro da lavanda diminui a frequência cardíaca bem como a pressão arterial.

Algo também agradável de saber é que o cheiro da planta ajuda a reduzir o choro em bebês e colocá-los num sono mais profundo, enquanto simultaneamente reduz os níveis de estresse tanto na mãe quanto no filho [3].

Enquanto há uma porção de produtos para ajudar no sono que usam a lavanda, porque não plantar num vasinho e deixar no seu quarto também?

Dicas para cuidar: Lavandas gostam de sol. Novas mudas precisam ser regadas diariamente, depois basta regar a cada dois dias.

4. Jasmin

Essa planta tem um efeito suave e calmante sobre o corpo e a mente, reduzindo os níveis de ansiedade e por fim, proporcionando uma noite de sono de maior qualidade [2].

A Universidade Jesuíta Wheeling conduziu um estudo que provou a eficácia do Jasmim como uma alternativa natural para dormir. Seus efeitos positivos incluem qualidade de sono melhor, diminuição da ansiedade e melhora do humor ao acordar.

Dicas para cuidar: É uma planta que gosta dos lugares quentes e solarengos, mas não escolha um lugar com sol excessivo todo o dia. Uma zona de semi sombra pode ser ideal para a sua planta de jasmim.

5. Hera Inglesa

Essa planta também é uma das principais na lista de NASA [4] para purificar o ar do interior da casa pois é uma das mais eficientes para absorver formaldeído.

Outros estudos mostraram que essa planta pode melhorar os sintomas de alergias e asma. Num estudo pelo Colégio Americano de Alergia, Asma e Imunologia relatou em 2005 que a Hera Inglesa foi capaz de remover 94% das fezes transportadas pelo ar e 78% de mofo no ar em apenas 12 horas!

Dicas para cuidar: Cuidado! Esse planta é tóxica para crianças e animais de estimação. Como é uma planta que as folhas ficam caidas, o ideal é que ela seja plantada e cuidada em vasinhos suspensos.

6. Gardenia

Por ter suas folhas bem lustrosas e flores bem perfumadas, a Gardenia é uma linda e ótima planta para se ter no quarto. Algumas pesquisas mostram que ter essa planta no seu quarto é melhor do que tomar certos remédios para dormir.

Uma das principais características da Gardênia é o seu perfume bastante agradável e intenso. Exatamente por isso, a Gardênia é uma das plantas mais populares nos jardins "amadores".

Dicas para cuidar: A dica para quem pretende cultivar essa planta é tê-la em locais próximos a janelas e portas para que o seu perfume possa ser irradiado para a casa como um todo. É uma planta que também exige atenção para cuidar de suas flores delicadas.

7. Valeriana

Conhecemos bem os benefícios dessa planta, principalmente porque vendemos o suplemento de valeriana aqui na loja. É uma das opções mais comuns e adequadas para pessoas procurando alternativas naturais para dormir. Porque não ter a plantinha no quarto também?

A Valeriana é conhecida por suas qualidade sedativas e sua capacidade de relaxar o sistema nervoso central e alguns grupos musculares. A planta tem sido usada a centenas de anos como um remédio natural para ajudar a dormir, especialmente quando a pessoa é muito agitada, tem insônia e/ou dificuldade em pegar no sono por causa de nervosismo, ansiedade ou estresse.

A Valeriana é uma planta de florescência perene e com flores brancas ou rosa que florescem no verão.

Usada desde a época dos romanos e confirmada recentemente por pesquisas [5], a erva é uma excelente indicação para pessoas com problemas para dormir. Simplesmente inalando o cheiro da planta você consegue dormir mais rápido e com mais qualidade.

Dicas para cuidar: Mantenha a planta na janela, a Valeriana precisa de pelo menos de 6 horas de sol por dia.

8. Lírio da Paz

Essa planta não traz paz apenas no olhar pela sua beleza, certamente também pode trazer mais paz para suas noites de sono. O Lírio da Paz é capaz de filtrar toxinas como benzeno, tricloroetileno e formaldeído.

Em adição a filtrar toxinas no ar, a umidade criada pelas flores também ajudam a aumentar a umidade do ambiente em até 5%, ajudando a aliviar alergias e também ajuda a aliviar que seu nariz e garganta fiquem mais secos.

Dicas para cuidar: Para o Lírio, uma boa posição na sombra e uma rega semanal é o bastante. Isso não é pedir muito para melhorar a qualidade do seu sono.

9. Palmeira Bambu (Chamaedorea elegans)

Essa planta faz um enorme sucesso como planta ornamental, principalmente em interiores, por seu apelo tropical e facilidade de cultivo.

Além de ser uma linda planta ornamental, também é uma excelente purificadora de ar. Você não só vai desfurtar de um ar mais fresco durante o dia, mas também poderá desfrutar de uma noite de sono mais pura.

Dicas para cuidar: É uma planta bem fácil de cuidar, basta manter o solo úmido e colocar num local com luz solar indireta.

10. Clorofito

O clorofito é uma planta pequena, de 15 a 20 cm de altura, de fácil cultivo. Essa planta é campeã no quisito limpeza de ar, os estudos da NASA [4] mostraram que essa planta é capaz de remover cerca de 90% da toxina formaldeído, um químico potencialmente cancerígeno que fica espalhado pelo ar.

Uma vez que o formaldeído é comumente encontrado em produtos domésticos, ter essa planta espalhada em alguns pontos da casa é uma excelente ideia para cuidar da sua saúde.

A planta também é capaz de eliminar certos odores do ar, cheiro de cigarro e mantém os níveis de exigênio em bons níveis.

Dicas para cuidar: A planta tolera bem ambientes internos e com ar-condicionado. Regue com pouca frequência mas não encharque.

Para reforçar

Em 1989 a NASA fez um estudo bem bacana sobre plantas 'indoor', ideias para ficar dentro do casa e que se adaptam bem a ambientes internos e ajudam na limpeza e despoluição do ar, o estudo está disponível nesse link.

Vale mencionar que a NASA recomenda entre 15 e 18 plantas purificadoras de ar a cada 167 metros quadrados de casa.

A lista completa de plantas citadas no estudo são:

  • Palmeira Bambu (Chamaedorea seifrizii)
  • Aglaonema (Aglaonema modestum)
  • Hera Inglesa (Hedera heix)
  • Ficus Benjamina
  • Gérbera (Gerbera jamesonii)
  • Dracaena (Quatro tipos: marginata, deremensis, massangeana e deremensis)
  • Lírio da paz (Spathiphyllum "Mauna Loa")
  • Espada de São Jorge (Sansevieria laurentii)

Além de ser decorativas, essas entre outras plantas acabam se revelando benéficas para a saúde e para manter bons padrões de sono. Escolher as plantas certas para manter no seu quarto pode ser uma ótima maneira de evitar distúrbios do sono.

Fontes e referências: 
[1] http://www.marthastewart.com/1110711/color-psychology-green-scientifically-proven-bring-health-happiness
[2] http://www.wju.edu/about/adm_news_story.asp?iNewsID=539&strBack=/about/adm_news_archive.asp
[3] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18053656
[4] http://ntrs.nasa.gov/archive/nasa/casi.ntrs.nasa.gov/19930073077.pdf
[5] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16857858

Artigo postado em 23/02/2017

Comentários

Nenhum comentário ainda foi enviado nesse post, seja o primeiro a comentar!

Enviar comentário

Nosso formulário de envio de comentários está em manutenção.

Confira na nossa loja

Leia também