'A melhor ponte entre desespero e esperança é uma boa noite de sono.' Joseph Cossman

Perder peso é o melhor tratamento para apneia do sono

Capa post - Perder peso é o melhor tratamento para apneia do sono

Texto: Postado em Apneia do Sono por Marcelo Morais no dia 31 de Maio de 2016 e última atualização dia 18 de Julho de 2018 .

De fato, aparelhos CPAP e BiPAP continuam sendo o tipo de tratamento mais efetivo e com alívio já no primeiro dia para quem sofre de apneia obstrutiva do sono, porém, a ACP (American College of Physicians) dá ênfase que modificações no estilo do vida - especialmente a perda de peso - continua sendo o melhor tratamento para apneia obstrutiva do sono.

A notícia é antiga, mas vamos reproduzir trechos aqui pois ainda é válida. A notícia saiu em 2013 na Harvard Medical School e anteriormente na ACP.

Como já falamos aqui diversas vezes, a apneia obstrutiva do sono é um distúrbio no qual as vias aéreas são bloqueadas durante o sono interrompendo a respiração, as vezes dezenas de vezes numa única noite. A apneia do sono, além de prejudicar o próprio sono, coloca em risco a vida da pessoa em uma série de outras condições graves como pressão alta e derrame. Visite nossa categoria de artigos sobre apneia do sono para saber mais.

Depois que pesquisadores da ACP revisaram estudos sobre os efeitos de diversos tratamentos para a apneia do sono, a conclusão foi que as terapias já sugeridas anteriormente continuam sendo as mais eficazes. "Não há novas evidências que sugerem aos pacientes fazer algo diferente." diz Dr. Lawrence Epstein. Em resumo, isso significa que logo depois da terapia com aparelhos CPAP, um dos melhores tratamentos é a perca de peso.

A importância de perder peso

Uma das primeiras recomendações da ACP é a perda de peso para pessoas com excesso de peso e obesas. A ligação entre o excesso de peso e apneia do sono é muito bem estabelecida. As pessoas com esse tipo de problema, têm tecido extra na parte de trás das garganta, o que pode cair através das vias aéreas e bloquear o fluxo de ar para os pulmões enquanto dormem.

Apesar da 'perda de peso' ser mais fácil de dizer do que realmente fazer, é um dos melhores tratamentos que podem produzir resultados reais. "Se nós levarmos as pessoas a perder peso, não só a apneia do sono irá melhorar, mas outros problemas de saúde também iriam desaparecer." diz Dr. Apstein.

Perder apenas 10% do peso corporal pode ter um grande efeito sobre os sintomas da apneia do sono. Em alguns casos, a perda de uma quantidade significativa de peso pode ainda curar a doença.

Outras opções

A ACP também recomenda o tratamento com aparelhos CPAP que é tipicamente o primeiro tipo de tratamento para pessoas com apneia do sono, já que, a perda de peso pode ser difícil de alcançar. Apesar de aparelhos CPAP funcionarem bem, nem todo mundo com o problema está disposto a se comprometer a usar o aparelho, já que na maioria das vezes costumam incomodar e a pessoa precisa se acostumar com uma nova forma de dormir. Metade ou mais das pessoas que tentam o tratamento com aparelhos CPAP não continuam. "Leva algum tempo para se acostumar." diz Dr. Epstein.

A boa notícia é que a tecnologia está evoluindo cada vez mais nos aparelhos CPAP, tornando o tratamento mais fácil de tolerar. Hoje, há uma variedades de máscaras e aparelhos diferentes.

Outra alternativa a aparelhos CPAP são aparelhos orais que se encaixam na boca e impedem a língua e os tecidos na parte de trás da garganta cairem.

Aparelhos CPAP e orais funcionam bem, mas não são a cura para apneia do sono. A única maneira de se livrar dessa condição é a perda de peso ou cirurgia para remover o excesso de tecido do palato e/ou garganta. E como a cirurgia traz efeitos colaterais, normalmente é vista como um último recurso.

Comentários

Leia também...

Apneia do sono como uma desordem progressiva

Michael Breus, conhecido nos Estados Unidos como The Sleep Doctor (O Doutor do Sono) diz que a maioria dos casos de apneia obstrutiva do sono começa com o ronco e pioram com o tempo. Nem todo mundo que tem apneia obstrutiva do sono ronca e nem todo mundo que ronca tem apneia, mas não há dúvida que as duas condições são indissociáveis. Michael... Leia o artigo »

14/07/2016

9 terapias alternativas para a Apneia Obstrutiva do Sono

De fato, aqui no blog, recebemos com frequência muitas pessoas que usam aparelhos CPAP ou pretendem usar, uma rápida navegação pelos posts na categoria 'Apneia do Sono' do nosso blog e você encontra vários relatos no final de alguns posts. CPAP é a chave de ouro para a maioria das pessoas com apneia do sono com certo grau de severidade, mas e aquelas ... Leia o artigo »

21/10/2017

Como melhorar a qualidade do sono usando aparelhos CPAP?

Habituar-se ao uso de aparelhos CPAP pode ser uma tarefa nada fácil. Na maioria das vezes, pessoas que têm apneia do sono passam a vida inteira sem usar nada para dormir - há o uso de remédios, no máximo -, e de repente a única solução para voltar a ter boas noites de sono é comprando ou alugando aparelhos CPAP. É necessár... Leia o artigo »

31/05/2015

Cirurgias comuns para apneia do sono

Em geral, cirurgias que servem para tratar a apneia do sono são apenas uma opção quando outros tratamentos falham. Na maioria das vezes, é feito pelo menos 1 - 3 meses de testes com outros tratamentos para apneia antes de considerar a cirurgia. Entretanto, pessoas que sofrem de apneia por conta de problemas no maxilar devem, em primeiro lugar, optar pela ... Leia o artigo »

08/03/2015

Pode o ronco ou a apneia do sono causar mau hálito?

Muitas pessoas que sofrem de mau hálito também costumam roncar, e grande parte das pessoas que roncam também são acometidas pela halitose (mau hálito). A partir dessa constatação, objeto de muitos estudos e pesquisas científicas, fica a seguinte pergunta: O ronco e a apneia do sono podem realmente causar mal hálito? Segundo algumas pes... Leia o artigo »

20/10/2017