Botão para abrir busca por artigos no blog Conheça o Facebook do Dorminhoco.com Seja um seguidor do Dorminhoco no Instagram Conheça nosso canal no youtube Como saber se um site é seguro para comprar

Perder peso é o melhor tratamento para apneia do sono

De fato, aparelhos CPAP e BiPAP continuam sendo o tipo de tratamento mais efetivo e com alívio já no primeiro dia para quem sofre de apneia obstrutiva do sono, porém, a ACP (American College of Physicians) dá ênfase que modificações no estilo do vida - especialmente a perda de peso - continua sendo o melhor tratamento para apneia obstrutiva do sono.

A notícia é antiga, mas vamos reproduzir trechos aqui pois ainda é válida. A notícia saiu em 2013 na Harvard Medical School e anteriormente na ACP.

Como já falamos aqui diversas vezes, a apneia obstrutiva do sono é um distúrbio no qual as vias aéreas são bloqueadas durante o sono interrompendo a respiração, as vezes dezenas de vezes numa única noite. A apneia do sono, além de prejudicar o próprio sono, coloca em risco a vida da pessoa em uma série de outras condições graves como pressão alta e derrame. Visite nossa categoria de artigos sobre apneia do sono para saber mais.

Depois que pesquisadores da ACP revisaram estudos sobre os efeitos de diversos tratamentos para a apneia do sono, a conclusão foi que as terapias já sugeridas anteriormente continuam sendo as mais eficazes. "Não há novas evidências que sugerem aos pacientes fazer algo diferente." diz Dr. Lawrence Epstein. Em resumo, isso significa que logo depois da terapia com aparelhos CPAP, um dos melhores tratamentos é a perca de peso.

A importância de perder peso

Uma das primeiras recomendações da ACP é a perda de peso para pessoas com excesso de peso e obesas. A ligação entre o excesso de peso e apneia do sono é muito bem estabelecida. As pessoas com esse tipo de problema, têm tecido extra na parte de trás das garganta, o que pode cair através das vias aéreas e bloquear o fluxo de ar para os pulmões enquanto dormem.

Apesar da 'perda de peso' ser mais fácil de dizer do que realmente fazer, é um dos melhores tratamentos que podem produzir resultados reais. "Se nós levarmos as pessoas a perder peso, não só a apneia do sono irá melhorar, mas outros problemas de saúde também iriam desaparecer." diz Dr. Apstein.

Perder apenas 10% do peso corporal pode ter um grande efeito sobre os sintomas da apneia do sono. Em alguns casos, a perda de uma quantidade significativa de peso pode ainda curar a doença.

Outras opções

A ACP também recomenda o tratamento com aparelhos CPAP que é tipicamente o primeiro tipo de tratamento para pessoas com apneia do sono, já que, a perda de peso pode ser difícil de alcançar. Apesar de aparelhos CPAP funcionarem bem, nem todo mundo com o problema está disposto a se comprometer a usar o aparelho, já que na maioria das vezes costumam incomodar e a pessoa precisa se acostumar com uma nova forma de dormir. Metade ou mais das pessoas que tentam o tratamento com aparelhos CPAP não continuam. "Leva algum tempo para se acostumar." diz Dr. Epstein.

A boa notícia é que a tecnologia está evoluindo cada vez mais nos aparelhos CPAP, tornando o tratamento mais fácil de tolerar. Hoje, há uma variedades de máscaras e aparelhos diferentes.

Outra alternativa a aparelhos CPAP são aparelhos orais que se encaixam na boca e impedem a língua e os tecidos na parte de trás da garganta cairem.

Aparelhos CPAP e orais funcionam bem, mas não são a cura para apneia do sono. A única maneira de se livrar dessa condição é a perda de peso ou cirurgia para remover o excesso de tecido do palato e/ou garganta. E como a cirurgia traz efeitos colaterais, normalmente é vista como um último recurso.

Artigo postado em 31/05/2016

Comentários

Nenhum comentário ainda foi enviado nesse post, seja o primeiro a comentar!

Enviar comentário

Nosso formulário de envio de comentários está em manutenção.

Confira na nossa loja

Leia também