Botão para abrir busca por artigos no blog Conheça o Facebook do Dorminhoco.com Seja um seguidor do Dorminhoco no Instagram Conheça nosso canal no youtube Como saber se um site é seguro para comprar

Paralisia do sono - O que é? O que fazer?

"A mulher tinha cerca de 50 anos, toda noite quando dormia, sonhava que não podia se mover enquanto seu marido ia para o quarto e tentava atacá-la. Indefesa, ela não podia se mover nem chamar ajuda."

"A história acima aconteceu durante anos", diz Clete Kushida, professor de psiquiatria e ciência comportamental da Universidade de Stanford, que continua: "Foi muito difícil. Ela estava exausta.” Acontece que a mulher tinha uma condição chamada paralisia do sono, em que o corpo é paralisado temporariamente. E, como em muitos casos, esse estado vem acompanhado por alucinações hipnagógicas. "Não é um problema sério, mas pode ser muito perturbador.", diz Dr. Kushida.

Ainda não se sabe exatamente por que ou como a paralisia do sono acontece. Pesquisadores acreditam que isso ocorre devido a uma perturbação no período do sono chamado REM logo após despertar ou - com menos freqüência - imediatamente antes de adormecer. Durante esse período, é normal que o cérebro paralise os músculos para que não 'interpretemos' o sonho. Mas, na paralisia do sono, a pessoa está acordada e consciente que não pode se mover.

Estudos mostram que 25% - 50% dos americanos tiverem um episódio de paralisia do sono ao menos uma vez na vida. E muitas pessoas que têm esse problema, também têm narcolepsia (sonolência excessiva). Especialistas da área também acreditam que a paralisia do sono pode ser parcialmente genética.

Outras causas incluem estresse e horários de sono variados. Diversos estudos também encontraram uma conexão entre a ansiedade social ou transtorno do pânico com a paralisia do sono.

Algumas pessoas relatam visões e sons estranhos; outras, a sensação de peso no peito, como se alguém ou algum objeto pesado estivesse gerando pressão. Há também aqueles que relatam terem saído do corpo e até flutuado. Claramente um episódio de paralisia do sono pode ser assustador, o que levou a teorias bem estranhas. Países como China, África Oriental, México e EUA acreditaram durante muito tempo que a paralisia do sono é causada por demônios, bruxas ou outras criaturas sobrenaturais sentadas sobre o peito da pessoa e, algumas vezes, tentando fazer sexo. Você pode ler mais sobre isso no post Os demônios da paralisia do sono.

O que fazer para acabar com esse problema?

Paralisia do sono é assustador, mas o especialista Clete Kushida diz que pequenos passos podem ser tomados para evitar mais episódios:

  • Pule a soneca:Quem tira soneca tem mais chances de ter paralisia do sono”, diz Kushida, que continua: “A não ser que a soneca seja sempre no mesmo horário.
  • Tenha boas noites de sono: “Existe algumas evidências que pessoas com depravação do sono entram no período REM mais rápido, o que significa que elas continuam acordadas quando o corpo é paralisado”, diz Kushida.
  • Não durma de barriga pra cima: Especialistas descobriram que dormir com a barriga pra cima deixa a pessoa mais vulnerável à paralisia do sono.
  • Procure ajuda: Paralisia do sono pode está ligada a outros problemas do sono como narcolepsia. É importante procurar ajuda de uma clínica ou especialista do sono se o problema ocorrer com frequência.

Artigo postado em 02/02/2014

Comentários

Gislene em 03/06/2019

Comentou: 'Realmente é horrível.... Fazia muita oração por acreditar que era demônios, coisas ruins....'

Arnaldo em 15/06/2016

Comentou: 'Estou muito precisando de ajuda para livrar-me desse problema. Pois, já está quase uma rotina nas minha noites. Alguém pode ajudar?'

Marcie respondeu em 19/04/2017

Comentou: 'Arnaldo durante muitos anos eu tive paralisia do sono. Tinha praticamente toda vez que ia dormir ou cochilar, fosse manha ou noite. Cheguei a pensar que tinha ligacao com algo espiritual. Hoje em dia acho q estava ligado ha um grande estresse emocional que eu estava passando na epoca. Pois, hoje minha vida esta traquila e nao sinto mais. Sumiu definitivamente. Nao sei te dizer como parar as ocorrencias mas posso te dizer que acho q as minhas diminuiram quando eu comecei a nao ficar com medo delas e tentar controla.las. quando acontecer nao tenha medo, apesar da falta de ar, eu tentava controlar a respiracao e contar numeros igual contar carneirinhos para tentar me tranquilizar. Uma hora ela vai embora e vc vai conseguir se mecher. Ha evite dormir de peito pra cima, tente sempre dormir de lado. Espero que melhore. Abraco'

Arnaldo respondeu em 08/08/2017

Comentou: 'Obrigado pela ajuda recomendada. Hoje, ainda acontecem, mas estão mais espóradicas. Percebo tratar-se dalguma manifestação relativa ao trato gastrintestinal (incoerente mais plausível, conforme consultei com especialista). Obrigado! (Desulpe fazê-lo tardiamente.)'

Enviar comentário

Nosso formulário de envio de comentários está em manutenção.

Confira na nossa loja

Leia também