'Uma boa risada e um longo sono são as melhores curas no livro do médico.' Provérbio Irlandês

Paralisia do sono - O que é? O que fazer?

Capa post - Paralisia do sono - O que é? O que fazer?

Texto: Postado em Paralisia do sono por Marcelo Morais no dia 02 de Fevereiro de 2014 e última atualização dia 15 de Julho de 2018 .

"A mulher tinha cerca de 50 anos, toda noite quando dormia, sonhava que não podia se mover enquanto seu marido ia para o quarto e tentava atacá-la. Indefesa, ela não podia se mover nem chamar ajuda."

"A história acima aconteceu durante anos", diz Clete Kushida, professor de psiquiatria e ciência comportamental da Universidade de Stanford, que continua: "Foi muito difícil. Ela estava exausta.” Acontece que a mulher tinha uma condição chamada paralisia do sono, em que o corpo é paralisado temporariamente. E, como em muitos casos, esse estado vem acompanhado por alucinações hipnagógicas. "Não é um problema sério, mas pode ser muito perturbador.", diz Dr. Kushida.

Ainda não se sabe exatamente por que ou como a paralisia do sono acontece. Pesquisadores acreditam que isso ocorre devido a uma perturbação no período do sono chamado REM logo após despertar ou - com menos freqüência - imediatamente antes de adormecer. Durante esse período, é normal que o cérebro paralise os músculos para que não 'interpretemos' o sonho. Mas, na paralisia do sono, a pessoa está acordada e consciente que não pode se mover.

Estudos mostram que 25% - 50% dos americanos tiverem um episódio de paralisia do sono ao menos uma vez na vida. E muitas pessoas que têm esse problema, também têm narcolepsia (sonolência excessiva). Especialistas da área também acreditam que a paralisia do sono pode ser parcialmente genética.

Outras causas incluem estresse e horários de sono variados. Diversos estudos também encontraram uma conexão entre a ansiedade social ou transtorno do pânico com a paralisia do sono.

Algumas pessoas relatam visões e sons estranhos; outras, a sensação de peso no peito, como se alguém ou algum objeto pesado estivesse gerando pressão. Há também aqueles que relatam terem saído do corpo e até flutuado. Claramente um episódio de paralisia do sono pode ser assustador, o que levou a teorias bem estranhas. Países como China, África Oriental, México e EUA acreditaram durante muito tempo que a paralisia do sono é causada por demônios, bruxas ou outras criaturas sobrenaturais sentadas sobre o peito da pessoa e, algumas vezes, tentando fazer sexo. Você pode ler mais sobre isso no post Os demônios da paralisia do sono.

O que fazer para acabar com esse problema?

Paralisia do sono é assustador, mas o especialista Clete Kushida diz que pequenos passos podem ser tomados para evitar mais episódios:

  • Pule a soneca:Quem tira soneca tem mais chances de ter paralisia do sono”, diz Kushida, que continua: “A não ser que a soneca seja sempre no mesmo horário.
  • Tenha boas noites de sono: “Existe algumas evidências que pessoas com depravação do sono entram no período REM mais rápido, o que significa que elas continuam acordadas quando o corpo é paralisado”, diz Kushida.
  • Não durma de barriga pra cima: Especialistas descobriram que dormir com a barriga pra cima deixa a pessoa mais vulnerável à paralisia do sono.
  • Procure ajuda: Paralisia do sono pode está ligada a outros problemas do sono como narcolepsia. É importante procurar ajuda de uma clínica ou especialista do sono se o problema ocorrer com frequência.

Comentários

Leia também...

Quantas horas dormir por dia segundo experts

Update 26/Maio/2015: Esse post ganhou um infográfico, veja nesse link. A Fundação Nacional do Sono (NSF – National Sleep Foundation), nos Estados Unidos, atualizou a recomendação de quantas horas de sono devemos dormir em média por noite. Apesar de as recomendações para a quantidade de horas que adultos devem dormir não... Leia o artigo »

23/02/2015

O cheiro de dormir - Como a aromaterapia pode ajudar no sono

Problemas para dormir causam um impacto forte na qualidade da nossa vida. A frustração de não conseguir uma boa noite de sono é chata e pode causar um estilo de vida ruim, estresse, depressão, ganho de peso, cansaço físico e até emocional. Pensando nesses problemas e nos leitores do blog, cheguei a conclusão de mais uma forma que ... Leia o artigo »

24/11/2015

Por que pessoas idosas dormem pouco?

Costuma-se dormir até tarde aos domingos – fato. Mas toda regra tem lá sua exceção: margem que serve de lugar comum para as pessoas acima dos 60 e poucos anos. Elas são as primeiras a saírem da cama. Afirmam dormir pouco e nós cremos à medida que escutamos o arrastar dos chinelos à noite inteira. A gente sabe que a ins&... Leia o artigo »

11/04/2019

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 4837 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.