'Ainda que poucas pessoas o saibam, é preciso ter todas as virtudes para dormir bem.' Nietzsche (Zaratustra)

Paralisia do sono - O que é? O que fazer?

Capa post - Paralisia do sono - O que é? O que fazer?

Texto: Postado em Paralisia do sono por Marcelo Morais no dia 02 de Fevereiro de 2014 e última atualização dia 15 de Julho de 2018 .

"A mulher tinha cerca de 50 anos, toda noite quando dormia, sonhava que não podia se mover enquanto seu marido ia para o quarto e tentava atacá-la. Indefesa, ela não podia se mover nem chamar ajuda."

"A história acima aconteceu durante anos", diz Clete Kushida, professor de psiquiatria e ciência comportamental da Universidade de Stanford, que continua: "Foi muito difícil. Ela estava exausta.” Acontece que a mulher tinha uma condição chamada paralisia do sono, em que o corpo é paralisado temporariamente. E, como em muitos casos, esse estado vem acompanhado por alucinações hipnagógicas. "Não é um problema sério, mas pode ser muito perturbador.", diz Dr. Kushida.

Ainda não se sabe exatamente por que ou como a paralisia do sono acontece. Pesquisadores acreditam que isso ocorre devido a uma perturbação no período do sono chamado REM logo após despertar ou - com menos freqüência - imediatamente antes de adormecer. Durante esse período, é normal que o cérebro paralise os músculos para que não 'interpretemos' o sonho. Mas, na paralisia do sono, a pessoa está acordada e consciente que não pode se mover.

Estudos mostram que 25% - 50% dos americanos tiverem um episódio de paralisia do sono ao menos uma vez na vida. E muitas pessoas que têm esse problema, também têm narcolepsia (sonolência excessiva). Especialistas da área também acreditam que a paralisia do sono pode ser parcialmente genética.

Outras causas incluem estresse e horários de sono variados. Diversos estudos também encontraram uma conexão entre a ansiedade social ou transtorno do pânico com a paralisia do sono.

Algumas pessoas relatam visões e sons estranhos; outras, a sensação de peso no peito, como se alguém ou algum objeto pesado estivesse gerando pressão. Há também aqueles que relatam terem saído do corpo e até flutuado. Claramente um episódio de paralisia do sono pode ser assustador, o que levou a teorias bem estranhas. Países como China, África Oriental, México e EUA acreditaram durante muito tempo que a paralisia do sono é causada por demônios, bruxas ou outras criaturas sobrenaturais sentadas sobre o peito da pessoa e, algumas vezes, tentando fazer sexo. Você pode ler mais sobre isso no post Os demônios da paralisia do sono.

O que fazer para acabar com esse problema?

Paralisia do sono é assustador, mas o especialista Clete Kushida diz que pequenos passos podem ser tomados para evitar mais episódios:

  • Pule a soneca:Quem tira soneca tem mais chances de ter paralisia do sono”, diz Kushida, que continua: “A não ser que a soneca seja sempre no mesmo horário.
  • Tenha boas noites de sono: “Existe algumas evidências que pessoas com depravação do sono entram no período REM mais rápido, o que significa que elas continuam acordadas quando o corpo é paralisado”, diz Kushida.
  • Não durma de barriga pra cima: Especialistas descobriram que dormir com a barriga pra cima deixa a pessoa mais vulnerável à paralisia do sono.
  • Procure ajuda: Paralisia do sono pode está ligada a outros problemas do sono como narcolepsia. É importante procurar ajuda de uma clínica ou especialista do sono se o problema ocorrer com frequência.

Comentários

Leia também...

Noite de sono ruim resulta em ganho de peso e perda muscular

Uma noite de sono mal dormida pode acarretar em consequências mais severas do que apenas o cansaço no dia seguinte. De acordo com um estudo promovido pelo Dr. Jonathan Cedernaes, da Universidade Feinberg, Chicago, quando os homens adultos abrem mão de uma noite de sono regular, seus corpos apresentam mudanças hormonais que promovem o ganho de peso e a perda muscular. No ... Leia o artigo »

20/09/2018

O que é Inositol e como a substância ajuda no sono

Considerando a quantidade de suplementos naturais e não naturais de qualidade e alta tecnologia que temos hoje em dia, usar remédios para dormir deveria ser bem menos comum. Temos a melatonina, l-teanina, 5-HTP, GABA, ervas concentradas em alta quantidade como camomila, melissa e hoje vamos falar sobre o inositol (myo-inositol), um suplemento que também pode ser usado para aju... Leia o artigo »

15/09/2016

Fabricantes de dilatadores nasais de olho na terapia complementar

Nas recentes feiras de medicina do sono, dilatadores e tiras nasais de venda livre (que não precisam de receita médica) tem chamado a atenção dos profissionais, desde médicos especialistas na ciência do sono até dentistas. Os dilatadores nasais não têm aprovação para tratar diretamente a apneia obstrutiva do sono, mas em co... Leia o artigo »

15/11/2017