'Um dia bem gasto traz um sono feliz.' Leonardo da Vinci

Paralisia do sono - O que é? O que fazer?

Capa post - Paralisia do sono - O que é? O que fazer?

Texto: Postado em Paralisia do sono por Marcelo Morais no dia 02 de Fevereiro de 2014 e última atualização dia 15 de Julho de 2018 .

"A mulher tinha cerca de 50 anos, toda noite quando dormia, sonhava que não podia se mover enquanto seu marido ia para o quarto e tentava atacá-la. Indefesa, ela não podia se mover nem chamar ajuda."

"A história acima aconteceu durante anos", diz Clete Kushida, professor de psiquiatria e ciência comportamental da Universidade de Stanford, que continua: "Foi muito difícil. Ela estava exausta.” Acontece que a mulher tinha uma condição chamada paralisia do sono, em que o corpo é paralisado temporariamente. E, como em muitos casos, esse estado vem acompanhado por alucinações hipnagógicas. "Não é um problema sério, mas pode ser muito perturbador.", diz Dr. Kushida.

Ainda não se sabe exatamente por que ou como a paralisia do sono acontece. Pesquisadores acreditam que isso ocorre devido a uma perturbação no período do sono chamado REM logo após despertar ou - com menos freqüência - imediatamente antes de adormecer. Durante esse período, é normal que o cérebro paralise os músculos para que não 'interpretemos' o sonho. Mas, na paralisia do sono, a pessoa está acordada e consciente que não pode se mover.

Estudos mostram que 25% - 50% dos americanos tiverem um episódio de paralisia do sono ao menos uma vez na vida. E muitas pessoas que têm esse problema, também têm narcolepsia (sonolência excessiva). Especialistas da área também acreditam que a paralisia do sono pode ser parcialmente genética.

Outras causas incluem estresse e horários de sono variados. Diversos estudos também encontraram uma conexão entre a ansiedade social ou transtorno do pânico com a paralisia do sono.

Algumas pessoas relatam visões e sons estranhos; outras, a sensação de peso no peito, como se alguém ou algum objeto pesado estivesse gerando pressão. Há também aqueles que relatam terem saído do corpo e até flutuado. Claramente um episódio de paralisia do sono pode ser assustador, o que levou a teorias bem estranhas. Países como China, África Oriental, México e EUA acreditaram durante muito tempo que a paralisia do sono é causada por demônios, bruxas ou outras criaturas sobrenaturais sentadas sobre o peito da pessoa e, algumas vezes, tentando fazer sexo. Você pode ler mais sobre isso no post Os demônios da paralisia do sono.

O que fazer para acabar com esse problema?

Paralisia do sono é assustador, mas o especialista Clete Kushida diz que pequenos passos podem ser tomados para evitar mais episódios:

  • Pule a soneca:Quem tira soneca tem mais chances de ter paralisia do sono”, diz Kushida, que continua: “A não ser que a soneca seja sempre no mesmo horário.
  • Tenha boas noites de sono: “Existe algumas evidências que pessoas com depravação do sono entram no período REM mais rápido, o que significa que elas continuam acordadas quando o corpo é paralisado”, diz Kushida.
  • Não durma de barriga pra cima: Especialistas descobriram que dormir com a barriga pra cima deixa a pessoa mais vulnerável à paralisia do sono.
  • Procure ajuda: Paralisia do sono pode está ligada a outros problemas do sono como narcolepsia. É importante procurar ajuda de uma clínica ou especialista do sono se o problema ocorrer com frequência.

Comentários

Leia também...

Óleo essencial de Petitgrain - Benefícios e dicas de uso

A lista de óleos essenciais parece não ter fim. Mais pesquisas e investimentos enriquecem a medicina alternativa, anunciando novos recursos que ajudam a preservar a boa saúde. Entre tantos medicamentos naturais, um deles se destaca, e é o discreto e pouco conhecido óleo essencial de petitgrain – também disponível em nossa loja virtual! No deco... Leia o artigo »

29/01/2018

Diabetes e problemas para dormir

O diabetes é um mal silencioso. Em geral, demoramos para notar os sintomas iniciais: manchas escuras na pele, sede em excesso, visão embaçada, perda de peso sem motivo... Após diagnosticar a doença, o paciente diabético precisa mudar sua rotina, visto que lhe será necessário medir o nível de glicose todos os dias e privar-se de in&uacu... Leia o artigo »

19/11/2018

Inemuri - Curiosa arte japonesa do sono

Dormir não é apenas uma necessidade fisiológica. Dormir também pode ser uma arte. Assim é para os japoneses, mestres em uma prática chamada inemuri. Você a conhece? Caso ainda não, eis uma ótima razão para conferir mais um de nossos artigos. Aqui, você conhecerá a definição desta arte nip&ocir... Leia o artigo »

08/03/2019