'Dormir é a melhor meditação.' Dalai Lama

Paralisia do sono - O que é? O que fazer?

Capa post - Paralisia do sono - O que é? O que fazer?

Texto: Postado em Paralisia do sono por Marcelo Morais no dia 02 de Fevereiro de 2014 e última atualização dia 15 de Julho de 2018 .

"A mulher tinha cerca de 50 anos, toda noite quando dormia, sonhava que não podia se mover enquanto seu marido ia para o quarto e tentava atacá-la. Indefesa, ela não podia se mover nem chamar ajuda."

"A história acima aconteceu durante anos", diz Clete Kushida, professor de psiquiatria e ciência comportamental da Universidade de Stanford, que continua: "Foi muito difícil. Ela estava exausta.” Acontece que a mulher tinha uma condição chamada paralisia do sono, em que o corpo é paralisado temporariamente. E, como em muitos casos, esse estado vem acompanhado por alucinações hipnagógicas. "Não é um problema sério, mas pode ser muito perturbador.", diz Dr. Kushida.

Ainda não se sabe exatamente por que ou como a paralisia do sono acontece. Pesquisadores acreditam que isso ocorre devido a uma perturbação no período do sono chamado REM logo após despertar ou - com menos freqüência - imediatamente antes de adormecer. Durante esse período, é normal que o cérebro paralise os músculos para que não 'interpretemos' o sonho. Mas, na paralisia do sono, a pessoa está acordada e consciente que não pode se mover.

Estudos mostram que 25% - 50% dos americanos tiverem um episódio de paralisia do sono ao menos uma vez na vida. E muitas pessoas que têm esse problema, também têm narcolepsia (sonolência excessiva). Especialistas da área também acreditam que a paralisia do sono pode ser parcialmente genética.

Outras causas incluem estresse e horários de sono variados. Diversos estudos também encontraram uma conexão entre a ansiedade social ou transtorno do pânico com a paralisia do sono.

Algumas pessoas relatam visões e sons estranhos; outras, a sensação de peso no peito, como se alguém ou algum objeto pesado estivesse gerando pressão. Há também aqueles que relatam terem saído do corpo e até flutuado. Claramente um episódio de paralisia do sono pode ser assustador, o que levou a teorias bem estranhas. Países como China, África Oriental, México e EUA acreditaram durante muito tempo que a paralisia do sono é causada por demônios, bruxas ou outras criaturas sobrenaturais sentadas sobre o peito da pessoa e, algumas vezes, tentando fazer sexo. Você pode ler mais sobre isso no post Os demônios da paralisia do sono.

O que fazer para acabar com esse problema?

Paralisia do sono é assustador, mas o especialista Clete Kushida diz que pequenos passos podem ser tomados para evitar mais episódios:

  • Pule a soneca:Quem tira soneca tem mais chances de ter paralisia do sono”, diz Kushida, que continua: “A não ser que a soneca seja sempre no mesmo horário.
  • Tenha boas noites de sono: “Existe algumas evidências que pessoas com depravação do sono entram no período REM mais rápido, o que significa que elas continuam acordadas quando o corpo é paralisado”, diz Kushida.
  • Não durma de barriga pra cima: Especialistas descobriram que dormir com a barriga pra cima deixa a pessoa mais vulnerável à paralisia do sono.
  • Procure ajuda: Paralisia do sono pode está ligada a outros problemas do sono como narcolepsia. É importante procurar ajuda de uma clínica ou especialista do sono se o problema ocorrer com frequência.

Comentários

Leia também...

Óleo essencial de Patchouli - Benefícios e dicas de uso

Se você já é nosso cliente ou está visitando a Loja do Dorminhoco pela primeira vez, queremos convidá-lo para a leitura de mais um artigo. Nele, falaremos sobre o óleo essencial de patchouli, pontuando seus extraordinários benefícios e dicas práticas de uso. Caso você queira experimentar outros óleos essenciais, visite noss... Leia o artigo »

18/05/2018

Seu quarto é confortável o bastante para dormir?

Você se alimenta bem, bebe bastante água, pratica exercícios, não fica muito tempo em telas de computadores, TVs e etc e mesmo assim não consegue dormir bem a noite? Quer dormir que nem um bebê todas as noites e já fez tudo para dormir bem e mesmo assim continua a não ter um sono repousante e tranquilo? Um estudo feito pela Funç... Leia o artigo »

07/02/2016

Como aliviar as marcas no rosto pelo uso de máscaras CPAP?

Quem costuma usar aparelhos CPAP tenta utilizá-los de maneira discreta, pois a apneia do sono e o próprio ronco são problemas particulares. No entanto, usar máscaras CPAP, por exemplo, pode ocasionar marcas no rosto, a ponto de serem reconhecidas! Gostaria de saber como diminuir as marcas? É o que explicaremos nas próximas linhas sem perder a clareza e a&n... Leia o artigo »

31/05/2015