Botão para abrir busca por artigos no blog Conheça o Facebook do Dorminhoco.com Seja um seguidor do Dorminhoco no Instagram Conheça nosso canal no youtube Como saber se um site é seguro para comprar

Overdose de melatonina, é possível?

Overdose de melatonina, é possível?

Sendo um dos suplementos para dormir mais vendidos do mercado, frequentemente nossos leitores fazem diversas perguntas sobre a melatonina. A fim de esclarecer dúvidas e orientar, hoje nosso artigo parte da seguinte questão: overdose de melatonina, é possível? Vamos descobrir nos próximos parágrafos!

1 - O que é a melatonina?

A melatonina é uma substância natural, que está presente em seres humanos, animais e, até mesmo, em seres microscópicos. Ela tem um papel importante em relação ao sono, sendo um dos principais hormônios que nos faz pegar no sono, além de atuar durante o sono também.

Tecnicamente falando, quando anoitece, o hipotálamo avisa a glândula pineal no cérebro para começar a produzir melatonina e a produção continua durante toda noite e pela manhã a produção é reduzida, quando a claridade começa aparecer. Nosso olho envia mensagens ao cérebro quando o dia começa a ficar claro, até cortar a produção de melatonina. Já escrevemos um artigo completo sobre como a melatonina ajuda no sono.

Melatonina Extra Forte da Now Foods de 10mg. Enquanto a overdose de melatonina não é possível, os efeitos são desagradáveis.

2 - Overdose de melatonina, é possível?

O termo inglês overdose significa “superdose”. Ainda que apresentar sua tradução pareça ser desnecessário ou redundante, optamos por esclarecer essa particularidade porque diversas pessoas acreditam que a overdose é (salvo consumo de drogas pesadas) uma condição inevitavelmente mortal. Enganam-se.

Tal engano se torna maior ao analisar o alto consumo de melatonina e suas consequências. O que acontece ao consumirmos melatonina em excesso? Há alteração em nosso ritmo circadiano (ciclo sono-vigília), e isso às vezes inclui outros efeitos colaterais nada agradáveis.

Contudo, é difícil definir o que seria uma overdose de melatonina, pois não há uma medida de consumo recomendável ou contraindicada de acordo com um parâmetro universal. Também é válido entender que algumas pessoas são mais “sensíveis” ao efeito da melatonina que outras. Assim, percebe-se que altas doses de melatonina variam seus efeitos colaterais de pessoa para pessoa, proporcionando para algumas uma experiência nula, por exemplo.

3 - Quanto de melatonina devo consumir?

Uma dose baixa de melatonina já é o suficiente para causar sonolência e não desencadear efeitos colaterais. Contudo, pode-se dizer que uma dose que contenha 1mg a 5mg é considerada segura. Se o usuário deseja aumentar a dosagem, deve levar em consideração seu peso corporal, idade e os efeitos do suplemento.

4 - Superdoses de melatonina (sintomas)

De antemão, é importante observar que consumir melatonina em altas doses pode gerar um resultado contrário à sonolência, afinal, seu ritmo circadiano poderá ser alterado. Os efeitos colaterais não param por aí! Melatonina em doses altas pode causar desorientação, sono no decorrer do dia e pesadelos durante o sono. Outros sintomas:

  • Náuseas
  • Enjoo
  • Ansiedade
  • Dor de cabeça
  • Dor nas articulações
  • Irritabilidade
  • Diarreia

Em determinados casos, a superdose de melatonina é capaz de afetar a pressão arterial. Nesse caso, medicamentos que servem para controlar a pressão arterial podem diminuir o efeito da melatonina no corpo.

Não é aconselhável misturar melatonina com outros medicamentos, ainda mais se forem remédios relacionados à pressão arterial. Se você está interessado em consumir melatonina, mas enfrenta problemas relacionados à pressão arterial, consulte antes o profissional responsável pela sua saúde.

Também é aconselhável que todos consultem seu médico antes de fazer uso de melatonina com algum medicamento de venda livre.

5 - O que não devemos tomar com melatonina?

Em meio a recomendações essenciais, podemos destacar duas: não se deve tomar melatonina com bebidas alcóolicas nem aquelas que contêm cafeína. Isso atrapalha o ritmo circadiano e, é claro, afastaria consideravelmente a sonolência.

Outro fato interessante e digno de atenção é evitar o consumo de melatonina com anticoncepcionais. O anticoncepcional, por sua vez, já faz com que haja maior produção de melatonina no corpo, e combinar este medicamento com o suplemento produzirá uma consequência nada saudável.

Usuários que costumam consumir certos anticoagulantes também devem evitar o uso de melatonina. Caso contrário, a anulação do sangramento não acontecerá. A melatonina também deve ser evitada por quem toma corticosteróides a fim de combater doenças como artrite reumatoide ou lúpus.

6 - Quando devo procurar um médico?

A opinião de um profissional capacitado é indispensável antes de tomarmos qualquer medicação, e o mesmo deve ser feito em relação à melatonina. Não deixe de relatar ao seu médico efeitos secundários tidos após o uso do suplemento, de modo que, ao consumi-lo, é recomendável ir imediatamente ao hospital mais próximo caso sinta um desses sintomas:

  • Dor repentina no peito
  • Indisposição
  • Pressão arterial alta

Se fazer uso de melatonina não lhe tem sido uma experiência agradável, busque um médico. Com certeza ele descartará este suplemento e optará por outra forma de tratamento contra a insônia.

7 - Qual marca de melatonina comprar?

Depois que a melatonina foi liberada pela ANVISA em 2021, surgiram muitas marcas nacionais que, devido a limitações, produzem melatonina ainda numa qualidade inferior.

As marcas internacionais se consagraram mais ainda após a liberação, são marcas antigas e de qualidade, pois sua linha de produção já foi aprimorada ao longo de décadas. E como são marcas de nome e consumidas em todo mundo, são empresas que devem prezar muito pela qualidade.

A última melatonina da lista é nacional e vem com uma dosagem bem baixa. Como já dissemos, algumas pessoas são mais sensíveis ou precisam realmente de pouca melatonina para regular seu sono.

Artigo postado na categoria: Curiosidades em 23/01/2019
Última atualização: 05/02/2024

Comentários

Nenhum comentário ainda foi enviado nesse post, seja o primeiro a comentar!

Enviar comentário

Nosso formulário de envio de comentários está em manutenção.

Confira na nossa loja

Leia também