Botão para abrir busca por artigos no blog Conheça o Facebook do Dorminhoco.com Seja um seguidor do Dorminhoco no Instagram Conheça nosso canal no youtube Como saber se um site é seguro para comprar

Conheça os diferentes tipos de travesseiro

Seu travesseiro é uma peça importante na hora de dormir. Ele proporciona conforto para seu corpo e é uma das chaves para uma boa noite de sono. Junto com o colchão, você passa um 1/3 da sua vida nele. Então, é importante saber que tipo de travesseiro funciona melhor para você. 

O uso do travesseiro certo melhora a qualidade do seu sono e faz com que seu corpo se recupere melhor, fazendo você acordar mais descansado, sem dores no corpo, disposto e pronto para encarar o dia.

“O uso correto do travesseiro alinha a coluna cervical com o tronco, relaxa os músculos, melhora a circulação sanguínea e facilita os estímulos elétricos enviados pelo cérebro aos demais órgãos”, afirma Miguel Akkari, ortopedista e traumatologista do hospital Santa Casa, em São Paulo.

Geralmente, a vida útil do travesseiro varia entre 4 e 5 anos, porém, como a maioria dos travesseiros é uma fonte de fungos, ácaros e bactérias, recomenda-se a troca a cada 2 anos - com exceção de alguns, como os de pluma e pena de ganso que, além de conforto e suas inúmeras vantagens, vem com tratamento antiácaros, fungos e bactérias.

Assim como os colchões, a diversidade no material dos travesseiros é grande. Confira abaixo detalhes sobre os diversos tipos de travesseiro. É importante notar que nenhum tipo de travesseiro funciona bem para todos. O pequeno período de uma semana é o bastante para testar e decidir se aquele tipo de travesseiro funciona bem para você ou não.

1 - Espuma viscoelástica (NASA)

Também conhecido como travesseiros de espuma NASA. Esse tipo de espuma é automoldável e termossensível, adaptando-se ao contorno e à temperatura da cabeça e exercendo uma menor pressão nas áreas mais quentes ou salientes enquanto facilita a circulação sanguínea.

Esse material oferece maior capacidade de absorção do peso e distribuição equilibrada da pressão sobre a cabeça ou corpo, agindo como um amortecedor.

Atualização 08/02/2018: Postamos recentemente um artigo bem completo falando com detalhes sobre a espuma viscoelástico. Leia aqui.

2 - Plumas de ganso

Os travesseiros 100% pluma de ganso é um dos tipos mais nobres que existem. Quem está acostumado a comprar aqueles travesseiros comuns sente no bolso a diferença na hora de comprar um travesseiro com enchimento 100% plumas de ganso. Certamente é um investimento que vale a pena! Quando bem cuidado e com uso da capa protetora, os travesseiros de pluma e também de pena de ganso duram anos.

É um dos modelos mais macios, moldáveis e leves que existem. Ajusta-se facilmente ao formato da cabeça. Este tipo de travesseiro também evita o acúmulo de calor, já que as penas e plumas permitem uma troca constante de ar.

Pessoas que gostam de travesseiros mais duros e rígidos, no geral, não devem gostar do modelo 100% plumas de ganso, já que são muito macios. Essa maciez, no entanto, além de proporcionar conforto para quem gosta de travesseiros macios, ajuda a evitar as rugas do sono, um tipo de marca que aparece quando a pessoa dorme forçando o rosto contra o travesseiro, sempre na mesma posição [6].

3 - Espuma de poliuretano

Esse tipo de travesseiro é firme, pouco macio e não cede ao peso da cabeça, o que não varia a altura da cabeça durante a noite.

Existem algumas preocupações em relação a esse tipo de material. A concentração de poliuretano no travesseiro é uma das maiores na sua casa e a exposição direta a essa tipo de material pode afetar a tiroide [1]. Esse material também é altamente inflamável. 

Curiosidade: A tragédia ocorrida na boate Kiss, em Santa Maria (RS), assim como outras tragédias, como as que ocorreram nas boates República Cromagnon, em Buenos Aires (2004), ou Station, em Rhode Island, nos Estados Unidos (2003), tem em comum a morte por exposição à fumaça. O poliuretano, material usado para revestimento acústico, é apontado como o motivo para a rápida propagação do fogo [2].

Os fabricantes realizam tratamentos para que o poliuretano queime mais devagar, mas todo cuidado é pouco. Prefira travesseiros com outro tipo de material.

4 - Espuma de látex

O travesseiro de látex é bem confortável. Possui toque aveludado, proporcionando o apoio ideal em todas as posições durante o sono. Sua estrutura celular permite retornar à sua forma original, mesmo depois de consecutivas deformações. 

Produto natural, extraído da seringueira, esse tipo de espuma é altamente respirável, devido ao seu sistema de furos que permite maior ventilação. Além de ser antiácaro e antialérgico, sua temperatura é sempre fresca.

Permite evaporação rápida de umidade e transpiração, prevenindo odores e contaminações. São também esterilizados individualmente na produção, garantindo total higienização.

5 - Fibra e microfibra

Também conhecido como poliéster siliconada, derivado do petróleo, é um material leve e flexível. Porém, uma das características dos materiais sintéticos é que eles se aquecem progressivamente porque absorvem o calor transferido pelo corpo ou pelo ambiente. Como o clima no Brasil inclui altas temperaturas, tal característica pode gerar incômodo, especialmente nas estações mais quentes

6 - Flocos De Espuma

O material que enche este tipo de travesseiro é a espuma comum. No entanto, recortada em flocos, melhora a circulação de ar e deixa os travesseiros mais macios. 

Tanta maciez não será saudável se os modelos permitirem que, ao apoiar a cabeça no travesseiro, os flocos de espumas se espalhem pelo travesseiro, concentrando-se nas laterais e deixando que a cabeça e o pescoço fiquem desalinhados.

Fontes e referências:
[1] http://www.doctoroz.com/videos/toss-toxins-your-home
[2] http://www.ubaweb.com/revista/g_mascara.php?grc=44083
[3] http://delas.ig.com.br/casa/servicos/acerte-no-travesseiro/n1596824333238.html
[4] http://blog.copelcolchoes.com.br/travesseiros/conheca-os-tipos-de-travesseiros-e-o-modelo-ideal-para-seu-perfil/
[5] https://www.meutravesseiro.com/sono-e-saude/como-escolher-o-travesseiro
[6] http://www.divadicas.com.br/beleza/como-evitar-as-rugas-de-travesseiro/

Artigo postado na categoria: Travesseiros em 16/02/2014

Comentários

Nenhum comentário ainda foi enviado nesse post, seja o primeiro a comentar!

Enviar comentário

Nosso formulário de envio de comentários está em manutenção.

Confira na nossa loja

Leia também