'O sono é doce para o trabalhador.' John Bunyan

Os demônios da paralisia do sono

Capa post - Os demônios da paralisia do sono

Texto: Postado em Paralisia do sono por Marcelo Morais no dia 09 de Fevereiro de 2014 e última atualização dia 21 de Agosto de 2018 .

Imagine isso: “Você está dormindo e de repente é acordado, não pelo despertador. Seus olhos estão abertos e tem um demônio sentado bem em cima do seu peito. Você tenta abrir a boca para gritar e não sai nenhum som. Você tenta levantar e correr, mas percebe que está totalmente imobilizado. O demônio está tentando sufocar você, mas não há como lutar.” Você acordou em um sonho, é assustador e é assim que a paralisia do sono pode ser descrita.

falamos aqui no blog sobre a paralisia do sono, uma condição em que o corpo é paralisado temporariamente e, na maioria das vezes, acompanhada por alucinações hipnagógicas. Nesse artigo, falaremos um pouco sobre os demônios da paralisia do sono, no qual quase todas as culturas do mundo tem uma explicação paranormal para isso. Segue a lista:

Na Europa medieval: acreditava-se que um demônio em forma masculina, louco por sexo, vinha visitar suas vítimas durante a noite.

Na Escandinávia: a égua, uma mulher amaldiçoada, visita as pessoas que dormem e senta sobre seu peito.

Na Turquia: um espírito não deixa você se levantar e tenta lhe estrangular.

Na Tailândia: o fantasma de uma viúva machuca você durante a noite.

No sul dos Estados Unidos: a bruxa vem pegar você durante o sono.

No México: o ‘subirse el muerto’, a pessoa morta, fica sobre você.

Na Grécia: ‘Mora’ senta sobre seu peito e tenta asfixiar você.

No Nepal: ‘Khyaak’, o fantasma que mora debaixo da escada.

É fácil colocar a culpa em demônios, já que o que está acontecendo no seu cérebro é muito complicado de explicar. Embora ainda não se saiba porque exatamente a paralisia do sono acontece, pesquisadores acreditam que isso ocorre devido a uma perturbação no período do sono chamado REM

Embora cerca de 50% da população já tenha vivenciado a paralisia do sono pelo menos uma vez, em algumas pessoas esse pesadelo acontece com frequência e talvez esteja relacionado a problemas do sono, como narcolepsia. Outras causas incluem estresse e horários de sono variados. Diversos estudos também encontraram relação entre ansiedade social ou transtorno do pânico com paralisia do sono.

Portanto, você pode descansar sem se preocupar com entidades do mal tentando sufocar, assombrar, possuir ou estrangular você. Se o problema ocorre com frequência, procure um especialista ou clínica do sono para verificar o que pode estar atrapalhando seu sono.

Comentários

Leia também...

Óleos essenciais podem ajudar seu bebê a dormir?

Como vimos em outro artigo, publicado em nossa loja, os óleos essenciais possuem propriedades curativas em abundância; a maioria comprovada por diversos estudos e pesquisas científicas. Grande parte dessas pesquisas foram feitas com adultos jovens. Mas... quanto aos bebês? Os óleos essenciais podem proporcionar a eles uma boa noite de sono? Quais são os... Leia o artigo »

02/11/2017

Diabetes e problemas para dormir

O diabetes é um mal silencioso. Em geral, demoramos para notar os sintomas iniciais: manchas escuras na pele, sede em excesso, visão embaçada, perda de peso sem motivo... Após diagnosticar a doença, o paciente diabético precisa mudar sua rotina, visto que lhe será necessário medir o nível de glicose todos os dias e privar-se de in&uacu... Leia o artigo »

19/11/2018

Chá de melissa - Seus benefícios e efeitos no sono

Antes de começar a falar sobre os benefícios do chá de melissa, vamos esclarecer um ponto: apesar dos diferentes nomes, melissa ou erva-cidreira é a mesma coisa e seu nome científico é Melissa officinalis. Este vídeo do Globo Rural explica bem a diferença entre todas as plantas com nomes de erva-cidreira. Assistido ao vídeo, que tal co... Leia o artigo »

05/02/2016