'Dez vezes deves reconciliar-te contigo mesmo... o que não está reconciliado dorme mal.' Nietzsche (Zaratustra)

Os benefícios do banho morno antes de dormir

Capa post - Os benefícios do banho morno antes de dormir

Texto: Postado em Curiosidades e Estudos por Marcelo Morais no dia 15 de Março de 2016 e última atualização dia 18 de Julho de 2018 .

Você sabia que um banho morno antes de deitar pode ajudá-lo a dormir melhor? Além dos beneficios de relaxamento, você coloca seu corpo em ‘modo sono’, tirando proveito da temperatura da água que efeta seu ritmo circadiano.

Reduz sua temperatura corporal

Um estudo feito pelo Centro Médico UT Southwestern [1] mostrou que a temperatura corporal ajuda a manter seu relógia interno em sincronia. No estudo, pesquisadores descobriram que uma área sensível a luz do cérebro conhecida como núcleo suprequiasmático atua como um relógio geral do corpo. Quando a noite se aproxima núcleo suprequiasmático envia sinais neurais para baixar a temperatura corporal.

O núcleo suprequiasmático responde a luz que entra pelo olho, que transforma a informação em sinais neurais para controlar a temperatura.

Embora o banho morno eleve temporariamente a temperatura corporal, quando você sai do banheiro que está quente e entre num cômodo mais frio (seu quarto), a temperatura corporal irá cair. Isso por sua vez, prepara o corpo para outras alterações fisiológicas como a produção de Melatonina explica autor do estudo Dr. Joseph Takahashi.

Relaxa o corpo e a mente

Um banho morno é uma ótima maneira de relaxar após um dia agitado ou estressante no trabalho. A água morna relaxa os músculos e articulações, fazendo com que os vasos sanguíneos dilatem, melhorando a circulação de sangue e oxigênio por todo corpo.

Nem quente nem frio, morno

Se o chuveiro estiver muito quente, você corre o risco de elevar demais a temperatura que por sua vez acelera o metabolismo em vez de diminuir a velocidade. Já o banho frio – apesar dos benefícios – também não é o ideal a noite.

Também devemos levar em conta que a pesquisa foi feita em Texas, USA, lugar onde no geral a temperatura é menor que em lugares como Rio de Janeiro onde mesmo a noite durante um banho frio e água ainda está morna dependendo de onde a água está vindo.

Fontes e referências:
[1] https://www.sciencedaily.com/releases/2010/10/101014144314.htm
[ref] http://sleepjunkies.com/tips/warm-shower-helps-you-sleep-better/

Comentários

Leia também...

Verificar o tempo todo as redes sociais pode destruir o seu sono

Nos dias de hoje a maioria das pessoas passa uma boa parte do seu tempo nas redes sociais, seja conferindo o Facebook, ou tirando fotos para por em seu Instagram. O problema é que este hábito pode não ser tão saudável. Segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Pittsburgh pessoas que usaram a mídia social fortemente eram tr&... Leia o artigo »

01/02/2016

Quantas horas devemos dormir por dia?

Você se sente sonolento? Não para de bocejar? Talvez você não esteja dormindo o quanto deve, ou talvez você esteja dormindo demais. A quantidade de horas que devemos dormir por dia varia de acordo com a idade e também depende do seu estilo de vida e saúde. De qualquer forma, você pode considerar a quantidade de horas diárias recomendadas a... Leia o artigo »

27/01/2014

O que sua posição de dormir diz sobre você

Será que existe uma relação entre a posição na qual você dorme e sua personalidade? Um estudo, feito pelo professor britânico Chris Idzikowski, sugere que nosso corpo pode nos dar pistas sobre nossa personalidade, mesmo quando estamos dormindo.  Chris Idzikowski entrevistou mil homens e mulheres, e encontrou uma correlação... Leia o artigo »

09/02/2014

O que é ruído branco?

Algumas pessoas têm bastante sorte: elas podem dormir com o som de latidos ou até música alta na vizinhança. Porém, a maioria tem dificuldades para adormecer em ambientes barulhentos. Então, o que fazer para diminuir o barulho externo? Já falamos aqui sobre protetores auriculares, mas outra solução é utilizar alguma for... Leia o artigo »

20/04/2014

Por que bocejamos?

Parece ser um movimento involuntário: os olhos se fecham prestes a lacrimejar, o semblante se contrai e a boca, realizando uma abertura expressiva, tenta abafar a sonolência e expulsar o desânimo. Bocejar é uma reação tida como natural. Mas talvez isto, manifestado em meio aos assentos de uma plateia, desencoraje rapidamente o artista que busca entretê... Leia o artigo »

05/10/2018

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 4840 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.