'Hoje, dormir bem está virando raridade.' Dorminhoco.com

Os benefícios do banho morno antes de dormir

Capa post - Os benefícios do banho morno antes de dormir

Texto: Postado em Curiosidades e Estudos por Marcelo Morais no dia 15 de Março de 2016 e última atualização dia 18 de Julho de 2018 .

Você sabia que um banho morno antes de deitar pode ajudá-lo a dormir melhor? Além dos beneficios de relaxamento, você coloca seu corpo em ‘modo sono’, tirando proveito da temperatura da água que efeta seu ritmo circadiano.

Reduz sua temperatura corporal

Um estudo feito pelo Centro Médico UT Southwestern [1] mostrou que a temperatura corporal ajuda a manter seu relógia interno em sincronia. No estudo, pesquisadores descobriram que uma área sensível a luz do cérebro conhecida como núcleo suprequiasmático atua como um relógio geral do corpo. Quando a noite se aproxima núcleo suprequiasmático envia sinais neurais para baixar a temperatura corporal.

O núcleo suprequiasmático responde a luz que entra pelo olho, que transforma a informação em sinais neurais para controlar a temperatura.

Embora o banho morno eleve temporariamente a temperatura corporal, quando você sai do banheiro que está quente e entre num cômodo mais frio (seu quarto), a temperatura corporal irá cair. Isso por sua vez, prepara o corpo para outras alterações fisiológicas como a produção de Melatonina explica autor do estudo Dr. Joseph Takahashi.

Relaxa o corpo e a mente

Um banho morno é uma ótima maneira de relaxar após um dia agitado ou estressante no trabalho. A água morna relaxa os músculos e articulações, fazendo com que os vasos sanguíneos dilatem, melhorando a circulação de sangue e oxigênio por todo corpo.

Nem quente nem frio, morno

Se o chuveiro estiver muito quente, você corre o risco de elevar demais a temperatura que por sua vez acelera o metabolismo em vez de diminuir a velocidade. Já o banho frio – apesar dos benefícios – também não é o ideal a noite.

Também devemos levar em conta que a pesquisa foi feita em Texas, USA, lugar onde no geral a temperatura é menor que em lugares como Rio de Janeiro onde mesmo a noite durante um banho frio e água ainda está morna dependendo de onde a água está vindo.

Fontes e referências:
[1] https://www.sciencedaily.com/releases/2010/10/101014144314.htm
[ref] http://sleepjunkies.com/tips/warm-shower-helps-you-sleep-better/

Comentários

Leia também...

Plantas que ajudam a bloquear o som

Plantas têm a incrível capacidade de harmonizar diversos ambientes. Dentro ou fora de casa, mostram-se versáteis, pois se adaptam a vários lugares e agradam todos os gostos, desde os mais exigentes até os modestos. Melhor ainda é saber que elas oferecem um preço acessível, vantagem para quem anda com pouco dinheiro, e poderá ver como um... Leia o artigo »

03/09/2018

A influência da idade no sono: O que fazer em cada época da vida?

No decorrer da vida nosso corpo e nossa mente passam por diversas mudanças conforme envelhecemos. Seja na passagem para a infância, para a adolescência, na vida adulta ou na velhice, cada etapa apresenta seus próprios desafios biológicos, sociais e psicológicos. Um fator que muda em cada estágio e que tem sido alvo de diversas pesquisas é o son... Leia o artigo »

23/06/2017

O que é a hipersonia?

Suponhamos que você deseja percorrer um pequeno trajeto. Sem demora, pega um ônibus, ocupa qualquer assento e, aos trancos e solavancos, segue viagem observando a paisagem. Mas contratempos rotineiros causam demora. Então, você fecha os olhos e dá asas aos pensamentos, enquanto o sono chega de mansinho, colocando peso em suas pálpebras, sugando o melhor de su... Leia o artigo »

12/10/2018

Por que bocejamos?

Parece ser um movimento involuntário: os olhos se fecham prestes a lacrimejar, o semblante se contrai e a boca, realizando uma abertura expressiva, tenta abafar a sonolência e expulsar o desânimo. Bocejar é uma reação tida como natural. Mas talvez isto, manifestado em meio aos assentos de uma plateia, desencoraje rapidamente o artista que busca entretê... Leia o artigo »

05/10/2018

O que fazer para não dormir durante a aula?

A vida de estudante universitário não é fácil. Trabalhar e ao mesmo tempo dar conta dos estudos pode comprometer as horas de sono. Assim, é comum passarmos madrugadas em claro, folheando livros, cadernos e apostilas. Véspera de prova, então... uma loucura! Embora não seja um hábito saudável, compreendemos o fato de estas pessoas... Leia o artigo »

23/04/2020

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 4979 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.