'Uma boa risada e um longo sono são as melhores curas no livro do médico.' Provérbio Irlandês

Os benefícios do banho morno antes de dormir

Capa post - Os benefícios do banho morno antes de dormir

Texto: Postado em Curiosidades e Estudos por Marcelo Morais no dia 15 de Março de 2016 e última atualização dia 18 de Julho de 2018 .

Você sabia que um banho morno antes de deitar pode ajudá-lo a dormir melhor? Além dos beneficios de relaxamento, você coloca seu corpo em ‘modo sono’, tirando proveito da temperatura da água que efeta seu ritmo circadiano.

Reduz sua temperatura corporal

Um estudo feito pelo Centro Médico UT Southwestern [1] mostrou que a temperatura corporal ajuda a manter seu relógia interno em sincronia. No estudo, pesquisadores descobriram que uma área sensível a luz do cérebro conhecida como núcleo suprequiasmático atua como um relógio geral do corpo. Quando a noite se aproxima núcleo suprequiasmático envia sinais neurais para baixar a temperatura corporal.

O núcleo suprequiasmático responde a luz que entra pelo olho, que transforma a informação em sinais neurais para controlar a temperatura.

Embora o banho morno eleve temporariamente a temperatura corporal, quando você sai do banheiro que está quente e entre num cômodo mais frio (seu quarto), a temperatura corporal irá cair. Isso por sua vez, prepara o corpo para outras alterações fisiológicas como a produção de Melatonina explica autor do estudo Dr. Joseph Takahashi.

Relaxa o corpo e a mente

Um banho morno é uma ótima maneira de relaxar após um dia agitado ou estressante no trabalho. A água morna relaxa os músculos e articulações, fazendo com que os vasos sanguíneos dilatem, melhorando a circulação de sangue e oxigênio por todo corpo.

Nem quente nem frio, morno

Se o chuveiro estiver muito quente, você corre o risco de elevar demais a temperatura que por sua vez acelera o metabolismo em vez de diminuir a velocidade. Já o banho frio – apesar dos benefícios – também não é o ideal a noite.

Também devemos levar em conta que a pesquisa foi feita em Texas, USA, lugar onde no geral a temperatura é menor que em lugares como Rio de Janeiro onde mesmo a noite durante um banho frio e água ainda está morna dependendo de onde a água está vindo.

Fontes e referências:
[1] https://www.sciencedaily.com/releases/2010/10/101014144314.htm
[ref] http://sleepjunkies.com/tips/warm-shower-helps-you-sleep-better/

Comentários

Leia também...

5 Atividades artísticas que ajudam a dormir

Fazer uma atividade artística (seja ela qual for!) é uma prática recomendável ao público que inclui todas as idades. Assim, com ou sem o auxílio de outras pessoas, podemos concretizar nossas invenções usando os recursos mais simples, e o processo de criação é capaz de estimular o sono, sabia? Conhe&cce... Leia o artigo »

09/01/2019

Inemuri - Curiosa arte japonesa do sono

Dormir não é apenas uma necessidade fisiológica. Dormir também pode ser uma arte. Assim é para os japoneses, mestres em uma prática chamada inemuri. Você a conhece? Caso ainda não, eis uma ótima razão para conferir mais um de nossos artigos. Aqui, você conhecerá a definição desta arte nip&ocir... Leia o artigo »

08/03/2019

A influência da idade no sono: O que fazer em cada época da vida?

No decorrer da vida nosso corpo e nossa mente passam por diversas mudanças conforme envelhecemos. Seja na passagem para a infância, para a adolescência, na vida adulta ou na velhice, cada etapa apresenta seus próprios desafios biológicos, sociais e psicológicos. Um fator que muda em cada estágio e que tem sido alvo de diversas pesquisas é o son... Leia o artigo »

23/06/2017

O que é REM?

REM ou Rapid Eye Moviment é um dos estados do sono onde ocorre os sonhos mais vívidos. Ele é caracterizado por rápidos movimentos aleatórios dos olhos e paralisia dos músculos, para que não interpretemos o sonho. A quantidade de tempo gasto nesse período do sono varia de acordo com a idade (normalmente, cerca de 20% a 25% do tempo em adultos,... Leia o artigo »

02/02/2014

Como a tecnologia do sono aumentará a diferença entre ricos e pobres

Artigo originalmente publicado na Motherboard por Natalie O’Neill e traduzido por Stephanie Fernandes. É fácil culpar políticos e empresas gananciosas pela lacuna crescente entre ricos e pobres, mas há quem diga que, na verdade, é a tecnologia do sono que vai incitar a luta de classes do futuro. Alguns especialistas acreditam que gagdets de reduç... Leia o artigo »

28/01/2016