'A melhor ponte entre desespero e esperança é uma boa noite de sono.' Joseph Cossman

Os benefícios do banho morno antes de dormir

Você sabia que um banho morno antes de deitar pode ajudá-lo a dormir melhor? Além dos beneficios de relaxamento, você coloca seu corpo em ‘modo sono’, tirando proveito da temperatura da água que efeta seu ritmo circadiano.

Reduz sua temperatura corporal

Um estudo feito pelo Centro Médico UT Southwestern [1] mostrou que a temperatura corporal ajuda a manter seu relógia interno em sincronia. No estudo, pesquisadores descobriram que uma área sensível a luz do cérebro conhecida como núcleo suprequiasmático atua como um relógio geral do corpo. Quando a noite se aproxima núcleo suprequiasmático envia sinais neurais para baixar a temperatura corporal.

O núcleo suprequiasmático responde a luz que entra pelo olho, que transforma a informação em sinais neurais para controlar a temperatura.

Embora o banho morno eleve temporariamente a temperatura corporal, quando você sai do banheiro que está quente e entre num cômodo mais frio (seu quarto), a temperatura corporal irá cair. Isso por sua vez, prepara o corpo para outras alterações fisiológicas como a produção de Melatonina explica autor do estudo Dr. Joseph Takahashi.

Relaxa o corpo e a mente

Um banho morno é uma ótima maneira de relaxar após um dia agitado ou estressante no trabalho. A água morna relaxa os músculos e articulações, fazendo com que os vasos sanguíneos dilatem, melhorando a circulação de sangue e oxigênio por todo corpo.

Nem quente nem frio, morno

Se o chuveiro estiver muito quente, você corre o risco de elevar demais a temperatura que por sua vez acelera o metabolismo em vez de diminuir a velocidade. Já o banho frio – apesar dos benefícios – também não é o ideal a noite.

Também devemos levar em conta que a pesquisa foi feita em Texas, USA, lugar onde no geral a temperatura é menor que em lugares como Rio de Janeiro onde mesmo a noite durante um banho frio e água ainda está morna dependendo de onde a água está vindo.

Fontes e referências:
[1] https://www.sciencedaily.com/releases/2010/10/101014144314.htm
[ref] http://sleepjunkies.com/tips/warm-shower-helps-you-sleep-better/

Texto postado em 15 de Março de 2016 e atualizado 18 de Julho de 2018 .

Comentários

Leia também...

Faz mal dormir com meu animal de estimação?

A verdade é que milhares de donos de cachorros, gatos entre outros animais de estimação dividem a mesma cama que dormem. Uma pesquisa [1] da American Pet Products Association, constatou que quase metade dos cães dormem na cama com seus donos. A mesma pesquisa, constatou que 62% dos gatos dormem com seus donos adultos e outros 13% dormem com as crianças. Apesar da... Leia o artigo »

02/07/2016

Como jogos eletrônicos podem prejudicar o sono?

Desde as últimas décadas, o videogame é sinônimo de popularidade entre crianças e adolescentes. Jogos eletrônicos, no geral, dominam quase todas as telas: TV, computador, celular, consoles de bolso... Para a maioria dos jovens seria inaceitável passar os momentos de lazer sem jogar, não acha? Existem aqueles que, enquanto o sono não cheg... Leia o artigo »

29/04/2020

O sono na Antiguidade - Costumes e curiosidades

Desde o primeiro sopro de vida, dormir é uma necessidade comum à natureza humana. Fato. O sono atravessa gerações, desafia a ciência e ocupa um lugar em cada cultura. Inevitável é a presença de costumes singulares, sobretudo quando miramos o passado e analisamos o sono na Antiguidade. No artigo de hoje, convidamos você para uma viagem no... Leia o artigo »

29/10/2019

Por que pessoas idosas dormem pouco?

Costuma-se dormir até tarde aos domingos – fato. Mas toda regra tem lá sua exceção: margem que serve de lugar comum para as pessoas acima dos 60 e poucos anos. Elas são as primeiras a saírem da cama. Afirmam dormir pouco e nós cremos à medida que escutamos o arrastar dos chinelos à noite inteira. A gente sabe que a ins&... Leia o artigo »

11/04/2019

Será que o sexo ajuda a dormir?

Longe de qualquer trocadilho malicioso: nós sabemos que o sexo não sai da boca do povo. Fora da cama, ele entretém os curiosos, apimenta rodas de conversa, mexe com a imaginação dos solitários e é cultuado em todos os campos da arte. É claro que, em mais um de nossos artigos, não ficaríamos de fora! Nos parágrafos a segui... Leia o artigo »

28/06/2018

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 5386 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.