'Um dia bem gasto traz um sono feliz.' Leonardo da Vinci

Os benefícios do banho morno antes de dormir

Capa post - Os benefícios do banho morno antes de dormir

Texto: Postado em Curiosidades e Estudos por Marcelo Morais no dia 15 de Março de 2016 e última atualização dia 18 de Julho de 2018 .

Você sabia que um banho morno antes de deitar pode ajudá-lo a dormir melhor? Além dos beneficios de relaxamento, você coloca seu corpo em ‘modo sono’, tirando proveito da temperatura da água que efeta seu ritmo circadiano.

Reduz sua temperatura corporal

Um estudo feito pelo Centro Médico UT Southwestern [1] mostrou que a temperatura corporal ajuda a manter seu relógia interno em sincronia. No estudo, pesquisadores descobriram que uma área sensível a luz do cérebro conhecida como núcleo suprequiasmático atua como um relógio geral do corpo. Quando a noite se aproxima núcleo suprequiasmático envia sinais neurais para baixar a temperatura corporal.

O núcleo suprequiasmático responde a luz que entra pelo olho, que transforma a informação em sinais neurais para controlar a temperatura.

Embora o banho morno eleve temporariamente a temperatura corporal, quando você sai do banheiro que está quente e entre num cômodo mais frio (seu quarto), a temperatura corporal irá cair. Isso por sua vez, prepara o corpo para outras alterações fisiológicas como a produção de Melatonina explica autor do estudo Dr. Joseph Takahashi.

Relaxa o corpo e a mente

Um banho morno é uma ótima maneira de relaxar após um dia agitado ou estressante no trabalho. A água morna relaxa os músculos e articulações, fazendo com que os vasos sanguíneos dilatem, melhorando a circulação de sangue e oxigênio por todo corpo.

Nem quente nem frio, morno

Se o chuveiro estiver muito quente, você corre o risco de elevar demais a temperatura que por sua vez acelera o metabolismo em vez de diminuir a velocidade. Já o banho frio – apesar dos benefícios – também não é o ideal a noite.

Também devemos levar em conta que a pesquisa foi feita em Texas, USA, lugar onde no geral a temperatura é menor que em lugares como Rio de Janeiro onde mesmo a noite durante um banho frio e água ainda está morna dependendo de onde a água está vindo.

Fontes e referências:
[1] https://www.sciencedaily.com/releases/2010/10/101014144314.htm
[ref] http://sleepjunkies.com/tips/warm-shower-helps-you-sleep-better/

Comentários

Leia também...

Faz mal trabalhar ou estudar de madrugada?

Trabalhar ou estudar de madrugada: obrigação ou vantagem de uma rotina flexível. São muitas as pessoas que preenchem as horas noturnas com atividades. Você, por acaso, também troca o dia pela noite por causa de compromissos? Ainda que em nome da “responsabilidade”, faz mal ao corpo e à mente ocupar-se à noite em vez de do... Leia o artigo »

27/03/2019

A cor do quarto pode afetar o sono?

Talvez você não perceba, mas detalhes acima de qualquer suspeita podem ser a causa de sua insônia. Por um instante, pare e observe cada item presente em seu quarto. Prateleiras, quadros, mesa... A cor da parede, por exemplo, pode ter algo a nos revelar, e por essa razão questionamos: a cor do quarto pode afetar o sono? Ficou curioso? Então, convidamos você pa... Leia o artigo »

15/01/2019

O que a acupuntura pode fazer pela qualidade do seu sono?

No mundo moderno, o tempo passa rápido, a vida é agitada e há pressão vindo de todos os lados para sermos bons profissionais, bons cidadãos, bons pais, e por ai vai. Pode até ser que no fim do dia conseguimos dar conta de executar tudo o que é demandado, mas quando chega o momento de deitar na cama a noite frequentemente sentimos que a qualidade do ... Leia o artigo »

30/05/2017

Homeopatia pode ajudar no sono?

Contra a insônia e outros males que afetam o descanso noturno, há o auxílio de diversos métodos que, arrastando uma multidão de adeptos, são considerados medicinais e, ao mesmo tempo, alternativos (aqui, fazemos uma comparação à medicina tradicional). Dentre vários tratamentos que optam por remédios naturais, hoje falaremo... Leia o artigo »

29/01/2019

Diabetes e problemas para dormir

O diabetes é um mal silencioso. Em geral, demoramos para notar os sintomas iniciais: manchas escuras na pele, sede em excesso, visão embaçada, perda de peso sem motivo... Após diagnosticar a doença, o paciente diabético precisa mudar sua rotina, visto que lhe será necessário medir o nível de glicose todos os dias e privar-se de in&uacu... Leia o artigo »

19/11/2018

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 4837 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.