'Pessoas que roncam sempre dormem primeiro :(' Triste Verdade

Os benefícios de uma boa noite de sono

Dormir bem faz com que você se sinta melhor, mas a importância de uma boa noite de sono vai além do bem-estar. A maneira como você se sente após acordar diz muito sobre a noite passada e como será o dia que vem pela frente. 

Ter uma boa noite de sono é a chave para um estilo de vida saudável, que beneficia seu coração, controla o peso, tonifica a mente e muito mais. Nesse postagem, vamos listar 10 benefícios que uma boa noite de sono traz para nossa saúde. 

1 - Melhora a memória

Acredite: sua mente está bem ocupada enquanto você dorme. Durante o sono, nosso cérebro reforça a memória e conserva as habilidades que você aprendeu durante o dia. Tal processo se chama consolidação. 

“Se você está tentando aprender algo, seja físico ou mental, você aprende até certo ponto com a prática.”, diz Dr. Rappoport, professor do Centro Médico Langone, em Nova York. Ele ainda completa: “Mas alguma coisa acontece enquanto dormimos que faz você aprender melhor”.

2 - Ajuda a manter o peso

A falta de sono fará com que você ganhe peso, além de prejudicar o metabolismo. Segundo cientistas da Universidade de Upsália, na Suécia, dormir o tempo necessário ajuda a manter o peso. 

3 - Viver mais e melhor

Pouco ou muito sono está associado ao tempo de vida, apesar de não ser claro se isso é uma causa ou efeito. Como você dorme afeta diretamente sua qualidade de vida, “Se você dormir melhor, você certamente viverá melhor. É bem claro”, diz Raymonde Jean, diretor de medicina do sono do Hospital Roosevelt.

4 - Melhora a concentração

Quando temos uma boa noite de sono, acordamos prontos para encarar o dia. Em uma pesquisa feita na Austrália, entre 3 autralianos, 1 tem péssimas noites de sono. 

Uma noite ruim de sono pode nos deixar preguiçosos durante todo o dia. Mais da metade das pessoas tem problemas para se concentrar após uma má noite de sono. 

5 - Melhora a criatividade

Ter uma boa noite de sono antes de fazer alguma coisa criativa pode fazer a diferença. Ainda sobre a consolidação da memória, nosso cérebro parece se reorganizar e se reestruturar, o que pode resultar em mais criatividade. 

Pesquisadores da Universidade de Harvard e Boston descobriram que as pessoas também fortalecem os componentes emocionais durante o sono, sendo uma ajuda, pois dá impulso no processo criativo. 

6 - Melhora o desempenho físico

Se você é atleta, existe um jeito simples de melhorar sua performance: durma bem! Pesquisadores de Stanford descobriram que os jogadores de futebol americano, que tentaram dormir até 10 horas por noite durante 7-8 semanas, melhoraram o desempenho, tiverem menos fadiga muscular e aumentaram a estamina, que gera resistência e condicionamento físico. 

Os resultados dessa pesquisa estão baseados em pesquisas anteriores que, por sua vez, descobriram o mesmo efeito em jogadores de tênis e nadadores. 

7 - Melhora a aparência

Além de deixá-lo mais saudável e com uma qualidade de vida melhor, dormir bem deixa você mais atraente de acordo com um estudo publicado em 2010 pela Jornal Médico Britânico. 

Pesquisadores fotografaram 23 pessoas após um período de depravação do sono e depois de um período normal de sono. As fotos foram mostradas para 65 pessoas que avaliaram cada foto, seguindo estes três aspectos: saúde, nível de atração e cansaço. O grupo com depravação de sono foi avaliado com poucos pontos em todos os aspectos. 

8 - Melhores decisões

Provavelmente a grande maioria das pessoas já foi dormir com alguma preocupação e ao mesmo tempo  esperança de acordar com uma solução. Cientistas descobriram que quando você faz isso, o cérebro continua procurando uma solução enquanto você dorme. Mesmo que você não acorde com a resposta, uma boa noite de sono vai preparar seu cérebro para resolver problemas de forma mais segura e, com isso, tomar melhores decisões. 

9 - Melhora a vida sexual

Quanto mais descansado você estiver, melhor será sua vida sexual. De acordo com uma pesquisa feita nos Estados Unidos, incluindo homens e mulheres, 20% a 30% dessas pessoas sentiram que os problemas na família e em suas relações sexuais são afetados pela qualidade do sono. 

10 - Menos chances de ficar doente

A falta de sono pode afetar diretamente seu sistema imunológico, tornando a pessoa mais vulnerável a infecções. Um estudo realizado em 2009, feito pela Universidade Carnegie Mellon, descobriu que pessoas que dormiram menos de 8 horas por noite aumentaram o risco de pegar um resfriado. O estudo mostra que o risco triplicou ao ser comparado às pessoas que dormiram pelo menos 7 horas por noite.

Postado em Dicas no dia 20 de Janeiro de 2014 e última atualização dia 18 de Maio de 2018

Comentários

Leia também...

Jet Lag - Como regularizar o sono antes e depois de viajar

Toda vez que fazemos uma viagem para um destino com fuso horário diferente, nosso corpo fica confuso. Mudar o horário de dormir, acordar e almoçar faz com que o relógio biológico entre em conflito com o horário externo. E quanto maior for a mudança de fuso, mais tempo o corpo leva para adaptar-se. Quem nunca vivenciou ou ouviu de um brasileiro viajo... Leia o artigo »

21/06/2017

Simples dicas para dormir bem

O segredo para dormir melhor está na rotina diária. Certos hábitos antes de deitar-se (como ir para a cama com pontualidade) aumentarão a qualidade do sono e darão mais saúde ao seu estilo de vida. Em vista disso, apresentaremos nessa postagem algumas dicas simples que ajudarão você a ter uma boa noite de sono, com uma série de benef&ia... Leia o artigo »

18/01/2014

Por que grávidas devem dormir para o lado esquerdo?

Atualmente, muitos médicos orientam as novas mamães a dormirem para o lado esquerdo do corpo. Claro, falar isso é muito mais fácil do que fazer; especialmente para aquelas que costumam dormir de barriga ou costas para cima. Todavia, resta a pergunta: por que as grávidas devem dormir para o lado esquerdo? Há uma boa razão médica para isso e ir... Leia o artigo »

25/09/2018