Botão para abrir busca por artigos no blog Conheça o Facebook do Dorminhoco.com Seja um seguidor do Dorminhoco no Instagram Conheça nosso canal no youtube Como saber se um site é seguro para comprar

Opções e tratamentos naturais para a apneia do sono

Afetando milhões de pessoas no mundo todo, a apneia do sono é um problema em que há interrupções na respiração enquanto a pessoa dorme. Outro problema é que boa parte dessas pessoas não sabe se tem apneia do sono ou não, e pessoas com apneia do sono podem desenvolver problemas desde diabetes até derrames. Diagnosticar e tratar a apneia pode salvar sua vida. 

A forma mais comum de tratamento da apneia do sono é através da utilização de aparelhos CPAP. Na maioria dos casos, seu médico provavelmente irá recomendar um estudo do sono seguido da prescrição para um aparelho CPAP ou BiPAP. Ao que parece, raramente soluções naturais são recomendadas.

A boa notícia é que você pode tentar a maioria dos tratamentos naturais sem correr nenhum risco. Pensando nisso, criamos a lista abaixo com diversos tipos de tratamentos naturais comuns para apneia do sono. 

1 - Perder peso

A verdade é que a grande maioria dos pacientes com apneia do sono está acima do peso e muitos dos que perdem peso encontram nesse tratamento a solução para curar a apneia do sono.

Em um estudo [1], 20% dos participantes curaram completamente a apneia do sono através de um programa intensivo para perder peso. Os outros participantes perceberam uma significante melhora nos sintomas. 

2 - Acupuntura

A acupuntura é um tratamento pertencente à medicina alternativa e mostra ser efetiva no combate à apneia do sono. Entretanto, a maioria dos estudos que testou a atuação da acupuntura contra a apneia do sono incluiu um número pequeno de voluntários. 

Por exemplo, em um estudo [2] pesquisadores recrutaram 30 pessoas com apneia do sono para fazer de 3 a 5 sessões de acupuntura por semana. Após 30 sessões, os pacientes mostraram uma melhora significante em fatores como a hipoxia, que é o termo médico para a falta de oxigênio no corpo.

Outro estudo [3], realizado com 26 pacientes que sofriam de apneia obstrutiva do sono, evidenciou uma melhora nos pacientes que fizeram o tratamento, sem deixar de compará-los àqueles que não passaram pelos mesmos cuidados. 

3 - Mudar sua posição de dormir

Trata-se de algo simples e que pode, sim, funcionar. Quando você dorme de costas, está estimulando os músculos da garganta a se fecharem e a língua a relaxar, caindo para trás. Ao dormir de lado, você reduz a chance de isto acontecer e, consequentemente, diminui os episódios de apneia do sono. 

4 - Vitamina D

Diversas vitaminas e minerais mostraram diminuir os sintomas de apneia do sono. Stasha Gominak [4], neurologista especializada no sono descobriu que a maiora de seus pacientes, que também reclamava de apneia do sono, tinha dificiência em Vitamina D. Ao aumentar o consumo de Vitamina D, os sintomas diminuiram e até eliminaram por completo a apneia do sono.

5 - Magnésio

Magnésio é um mineral vital para os músculos. Como a apneia do sono é um problema relacionado aos músculos da garganta, incluir magnésio em sua alimentação diária pode diminuir os sintomas e até mesmo curar a apneia. 

Fontes e referências
[1] Http://Www.Naturalnews.Com/027861_sleep_apnea_weight_loss.Html
[2] Http://Www.Ncbi.Nlm.Nih.Gov/Pubmed/19186731
[3] Http://Altmedicine.About.Com/Od/Healthconditionsdisease/A/Sleep_apnea.Htm (Ver Item 1 – Acupuntura)
[4] Http://Drgominak.Com/Sleep

Artigo postado em 11/03/2015

Comentários

Nenhum comentário ainda foi enviado nesse post, seja o primeiro a comentar!

Enviar comentário

Nosso formulário de envio de comentários está em manutenção.

Confira na nossa loja

Leia também