'Por bons sonhos e belas noites de sono.' Dorminhoco.com

Opções e tratamentos naturais para a apneia do sono

Capa post - Opções e tratamentos naturais para a apneia do sono

Texto: Postado em Apneia do Sono por Marcelo Morais no dia 11 de Março de 2015 e última atualização dia 28 de Setembro de 2018 .

Afetando milhões de pessoas no mundo todo, a apneia do sono é um problema em que há interrupções na respiração enquanto a pessoa dorme. Outro problema é que boa parte dessas pessoas não sabe se tem apneia do sono ou não, e pessoas com apneia do sono podem desenvolver problemas desde diabetes até derrames. Diagnosticar e tratar a apneia pode salvar sua vida. 

A forma mais comum de tratamento da apneia do sono é através da utilização de aparelhos CPAP. Na maioria dos casos, seu médico provavelmente irá recomendar um estudo do sono seguido da prescrição para um aparelho CPAP ou BiPAP. Ao que parece, raramente soluções naturais são recomendadas.

A boa notícia é que você pode tentar a maioria dos tratamentos naturais sem correr nenhum risco. Pensando nisso, criamos a lista abaixo com diversos tipos de tratamentos naturais comuns para apneia do sono. 

1 - Perder peso

A verdade é que a grande maioria dos pacientes com apneia do sono está acima do peso e muitos dos que perdem peso encontram nesse tratamento a solução para curar a apneia do sono.

Em um estudo [1], 20% dos participantes curaram completamente a apneia do sono através de um programa intensivo para perder peso. Os outros participantes perceberam uma significante melhora nos sintomas. 

2 - Acupuntura

A acupuntura é um tratamento pertencente à medicina alternativa e mostra ser efetiva no combate à apneia do sono. Entretanto, a maioria dos estudos que testou a atuação da acupuntura contra a apneia do sono incluiu um número pequeno de voluntários. 

Por exemplo, em um estudo [2] pesquisadores recrutaram 30 pessoas com apneia do sono para fazer de 3 a 5 sessões de acupuntura por semana. Após 30 sessões, os pacientes mostraram uma melhora significante em fatores como a hipoxia, que é o termo médico para a falta de oxigênio no corpo.

Outro estudo [3], realizado com 26 pacientes que sofriam de apneia obstrutiva do sono, evidenciou uma melhora nos pacientes que fizeram o tratamento, sem deixar de compará-los àqueles que não passaram pelos mesmos cuidados. 

3 - Mudar sua posição de dormir

Trata-se de algo simples e que pode, sim, funcionar. Quando você dorme de costas, está estimulando os músculos da garganta a se fecharem e a língua a relaxar, caindo para trás. Ao dormir de lado, você reduz a chance de isto acontecer e, consequentemente, diminui os episódios de apneia do sono. 

4 - Vitamina D

Diversas vitaminas e minerais mostraram diminuir os sintomas de apneia do sono. Stasha Gominak [4], neurologista especializada no sono descobriu que a maiora de seus pacientes, que também reclamava de apneia do sono, tinha dificiência em Vitamina D. Ao aumentar o consumo de Vitamina D, os sintomas diminuiram e até eliminaram por completo a apneia do sono.

5 - Magnésio

Magnésio é um mineral vital para os músculos. Como a apneia do sono é um problema relacionado aos músculos da garganta, incluir magnésio em sua alimentação diária pode diminuir os sintomas e até mesmo curar a apneia. 

Fontes e referências
[1] Http://Www.Naturalnews.Com/027861_sleep_apnea_weight_loss.Html
[2] Http://Www.Ncbi.Nlm.Nih.Gov/Pubmed/19186731
[3] Http://Altmedicine.About.Com/Od/Healthconditionsdisease/A/Sleep_apnea.Htm (Ver Item 1 – Acupuntura)
[4] Http://Drgominak.Com/Sleep

Comentários

Leia também...

Aparelhos CPAP podem trazer efeitos colaterais?

Os aparelhos CPAP e BiPAP são considerados uma forma de tratamento comum contra a apneia do sono (seja ela obstrutiva, central ou complexa). Em meio ao seu uso e benefícios, cabe a nós uma pergunta importante: estes aparelhos podem oferecer algum efeito colateral? Se você está curioso para saber, a resposta é: sim, é possível. Embora de n... Leia o artigo »

11/03/2015

Tratamentos para apneia do sono central e complexa

Já falamos aqui sobre as diversas opções de tratamentos para apneia obstrutiva do sono, que é o tipo mais comum de apneia do sono. Desta vez, vamos mostrar opções de tratamento para a apneia do sono central e complexa. Durante a apneia do sono central, o cérebro falha em sinalizar os músculos responsáveis pela respiraç&atil... Leia o artigo »

08/03/2015

Pode o ronco ou a apneia do sono causar mau hálito?

Muitas pessoas que sofrem de mau hálito também costumam roncar, e grande parte das pessoas que roncam também são acometidas pela halitose (mau hálito). A partir dessa constatação, objeto de muitos estudos e pesquisas científicas, fica a seguinte pergunta: O ronco e a apneia do sono podem realmente causar mal hálito? Segundo algumas pes... Leia o artigo »

20/10/2017

Sleep Apnea Releif - Suplemento para apneia do sono

Os visitantes que acompanham os artigos publicados em nossa loja, sabem que a apneia do sono é um assunto de presença constante aqui. Mera coincidência? Não. Sempre abordaremos sobre esta doença sem poupar detalhes importantes, e um deles tem tudo a ver com as formas de tratamento. Naturalmente, os aparelhos CPAP, BiPAP e EPAP são nomes familiares às... Leia o artigo »

06/03/2019

Travesseiros para quem usa aparelhos CPAP

A apneia do sono, por si só, é um dos piores problemas que uma pessoa pode ter para dormir. Nesse caso, não há outra solução, exceto adaptar-se ao uso de aparelhos CPAP e BiPAP. No início do tratamento, é comum que diversas pessoas se sintam desconfortáveis enquanto dormem usando máscaras CPAP. A fim de soluc... Leia o artigo »

31/05/2015