'Dez vezes deves reconciliar-te contigo mesmo... o que não está reconciliado dorme mal.' Nietzsche (Zaratustra)

Opções e tratamentos naturais para a apneia do sono

Capa post - Opções e tratamentos naturais para a apneia do sono

Texto: Postado em Apneia do Sono por Marcelo Morais no dia 11 de Março de 2015 e última atualização dia 28 de Setembro de 2018 .

Afetando milhões de pessoas no mundo todo, a apneia do sono é um problema em que há interrupções na respiração enquanto a pessoa dorme. Outro problema é que boa parte dessas pessoas não sabe se tem apneia do sono ou não, e pessoas com apneia do sono podem desenvolver problemas desde diabetes até derrames. Diagnosticar e tratar a apneia pode salvar sua vida. 

A forma mais comum de tratamento da apneia do sono é através da utilização de aparelhos CPAP. Na maioria dos casos, seu médico provavelmente irá recomendar um estudo do sono seguido da prescrição para um aparelho CPAP ou BiPAP. Ao que parece, raramente soluções naturais são recomendadas.

A boa notícia é que você pode tentar a maioria dos tratamentos naturais sem correr nenhum risco. Pensando nisso, criamos a lista abaixo com diversos tipos de tratamentos naturais comuns para apneia do sono. 

1 - Perder peso

A verdade é que a grande maioria dos pacientes com apneia do sono está acima do peso e muitos dos que perdem peso encontram nesse tratamento a solução para curar a apneia do sono.

Em um estudo [1], 20% dos participantes curaram completamente a apneia do sono através de um programa intensivo para perder peso. Os outros participantes perceberam uma significante melhora nos sintomas. 

2 - Acupuntura

A acupuntura é um tratamento pertencente à medicina alternativa e mostra ser efetiva no combate à apneia do sono. Entretanto, a maioria dos estudos que testou a atuação da acupuntura contra a apneia do sono incluiu um número pequeno de voluntários. 

Por exemplo, em um estudo [2] pesquisadores recrutaram 30 pessoas com apneia do sono para fazer de 3 a 5 sessões de acupuntura por semana. Após 30 sessões, os pacientes mostraram uma melhora significante em fatores como a hipoxia, que é o termo médico para a falta de oxigênio no corpo.

Outro estudo [3], realizado com 26 pacientes que sofriam de apneia obstrutiva do sono, evidenciou uma melhora nos pacientes que fizeram o tratamento, sem deixar de compará-los àqueles que não passaram pelos mesmos cuidados. 

3 - Mudar sua posição de dormir

Trata-se de algo simples e que pode, sim, funcionar. Quando você dorme de costas, está estimulando os músculos da garganta a se fecharem e a língua a relaxar, caindo para trás. Ao dormir de lado, você reduz a chance de isto acontecer e, consequentemente, diminui os episódios de apneia do sono. 

4 - Vitamina D

Diversas vitaminas e minerais mostraram diminuir os sintomas de apneia do sono. Stasha Gominak [4], neurologista especializada no sono descobriu que a maiora de seus pacientes, que também reclamava de apneia do sono, tinha dificiência em Vitamina D. Ao aumentar o consumo de Vitamina D, os sintomas diminuiram e até eliminaram por completo a apneia do sono.

5 - Magnésio

Magnésio é um mineral vital para os músculos. Como a apneia do sono é um problema relacionado aos músculos da garganta, incluir magnésio em sua alimentação diária pode diminuir os sintomas e até mesmo curar a apneia. 

Fontes e referências
[1] Http://Www.Naturalnews.Com/027861_sleep_apnea_weight_loss.Html
[2] Http://Www.Ncbi.Nlm.Nih.Gov/Pubmed/19186731
[3] Http://Altmedicine.About.Com/Od/Healthconditionsdisease/A/Sleep_apnea.Htm (Ver Item 1 – Acupuntura)
[4] Http://Drgominak.Com/Sleep

Comentários

Leia também...

Apneia do Sono x Risco de dirigir

A verdade é que temos muito pouco controle sobre o início do nosso sono. E há estudos que provam que as pessoas tem uma capacidade limitada para prever o início do sono, mesmo que eles pensem que possam [1] . Mas, e quando esse risco de dirigir está ligado junto com apneia do sono? Bem neste post vamos explicar sobre risco de dirigir relacionado à paciente... Leia o artigo »

14/11/2016

Implante médico para apneia do sono foi um sucesso em ensaio clínico

Resultados de um estudo clínico do dispositivo Inspire Therapy foram um sucesso de acordo com os resultados apresentados na Universidade da Pensilvânia pelos pesquisadores da Escola de Medicina Perelman. O objetivo do estudo foi verificar como o dispositivo se comporta na estimulação do nervo hipoglosso (considerado como o nervo motor da língua) em pacie... Leia o artigo »

23/07/2016

Apneia do sono como uma desordem progressiva

Michael Breus, conhecido nos Estados Unidos como The Sleep Doctor (O Doutor do Sono) diz que a maioria dos casos de apneia obstrutiva do sono começa com o ronco e pioram com o tempo. Nem todo mundo que tem apneia obstrutiva do sono ronca e nem todo mundo que ronca tem apneia, mas não há dúvida que as duas condições são indissociáveis. Michael... Leia o artigo »

14/07/2016

Quais as causas da apneia do sono?

A apneia do sono é um problema comum e grave que afeta milhões de pessoas durante o sono. Uma pessoa com apneia do sono chega a parar de respirar durante 10 segundos enquanto dorme. Isso diminui o oxigênio no corpo e pode fazer com que a pessoa acorde diversas vezes durante a noite. Em casos graves, aliados ao não tratamento, pode levar a morte. Mas quais as causas desse... Leia o artigo »

06/03/2015

Opções e tratamentos naturais para a apneia do sono

Afetando milhões de pessoas no mundo todo, a apneia do sono é um problema em que há interrupções na respiração enquanto a pessoa dorme. Outro problema é que boa parte dessas pessoas não sabe se tem apneia do sono ou não, e pessoas com apneia do sono podem desenvolver problemas desde diabetes até derrames. Diagnosticar e t... Leia o artigo »

11/03/2015

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 4840 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.