'O sono é doce para o trabalhador.' John Bunyan

Opções de tratamento para a apneia obstrutiva do sono

Para casos não muito graves de apneia do sono, seu médico pode recomendar mudanças no seu estilo de vida, como perder peso e/ou parar de fumar. Se essas medidas não melhorarem os sintomas ou se a gravidade da apneia do sono for de moderada para alto risco, existem diversos tipos de tratamentos.

A maioria dos tratamentos para apneia obstrutiva do sono incluem aparelhos que trabalham desbloqueando as vias aéreas para passagem de ar. Em certos casos, cirurgia pode ser necessária.

Aparelhos CPAP

CPAP é uma abreviatura do termo inglês Continuous Positive Airway Pressure (pressão positiva contínua nas vias aéreas) e é o tratamento mais comum para apneia obstrutiva do sono. Se você tem apneia de moderada à severa, a CPAP pode ajudar. O aparelho fornece pressão de ar através de uma máscara colocada sobre o nariz.

A pressão do ar fornecida pelo aparelho é maior que a do ambiente e pode ser suficiente para manter as vias respiratórias abertas, impedindo apneia e também o ronco.

Apesar do CPAP ser o método mais comum no tratamento da apneia do sono, algumas pessoas tem dificuldades e acham desconfortável dormir com a máscara. Muitas pessoas desistem de dormir com o CPAP, mas com um pouco de paciência, boa parte das pessoas conseguem de adequar.

Aparelho BPAP ou BiPAP

Se o aparelho CPAP não adiantar muito, você pode recorrer ao BPAP (Bilevel Positive Airway Pressure) que funciona da mesma maneira que o CPAP. A diferença é que o BPAP ajusta a pressão de ar de forma automática fazendo mais pressão quando você inala e menos quando você exala.

Aparelho EPAP

Diferente das máscaras usadas pelo CPAP e BPAP, o EPAP (Expiratory Positive Airway Pressure) é um pequeno dispositivo colocado sobre cada narina antes de dormir. O dispositivo é uma válvula que permite que o ar circule mais livremente.

Quando você exala, o ar deve passar por pequenos orifícios na válvula. Isso aumenta a pressão nas vias aéreas e as mantêm abertas. O dispotivo ajuda reduzir o ronco, a sonolência diurna e, é claro, a apneia do sono.

Também é uma opção para que não consegue suportar o CPAP.

Aparelhos orais

Outra opção é usar alguns aparelhos orais feitos para manter sua garganta aberta. CPAP, BPAP e EPAP são opções mais efetivas que qualquer aparelho oral, porém eles podem ser mais fáceis de usar. Alguns são feitos para abrir sua garganta trazendo sua mandíbula mais para frete, o que pode aliviar o ronco e casos leves de apneia obstrutiva do sono.

Como são diversos tipos diferentes de aparelhos orais, talvez você precise testar vários até encontrar um que funcione bem com você.

Postado em Apneia do Sono no dia 08 de Março de 2015 e última atualização dia 28 de Setembro de 2018

Comentários

Leia também...

9 terapias alternativas para a Apneia Obstrutiva do Sono

De fato, aqui no blog, recebemos com frequência muitas pessoas que usam aparelhos CPAP ou pretendem usar, uma rápida navegação pelos posts na categoria 'Apneia do Sono' do nosso blog e você encontra vários relatos no final de alguns posts. CPAP é a chave de ouro para a maioria das pessoas com apneia do sono com certo grau de severidade, mas e aquelas ... Leia o artigo »

21/10/2017

Como melhorar a qualidade do sono usando aparelhos CPAP

Se adaptar ao uso de aparelhos CPAP pode ser difícil. Geralmente as pessoas com apneia do sono passam a vida inteira sem usar nada para dormir – talvez alguns remédios no máximo – e de uma hora pra outra o a única solução para voltar a ter boas noites de sono é fazendo o uso de aparelhos CPAP. É necessário algum tempo para ... Leia o artigo »

31/05/2015

Pode a maconha tratar a Apneia do Sono?

Como sabemos, a apneia do sono é uma condição que diminui o fluxo respiratório ou provoca pausas na respiração durante o ciclo do sono, nas pessoas que sofrem desse distúrbio. Essa pausa respiratória pode levar de segundos até minutos. Já publicamos aqui no blog dezenas de posts sobre esse tema. Para reler ou conhecer mais sobre... Leia o artigo »

27/10/2017