'Ainda que poucas pessoas o saibam, é preciso ter todas as virtudes para dormir bem.' Nietzsche (Zaratustra)

Saiba o que é a oneirofobia

Seria uma tarefa gigantesca detalhar todas as fobias em um único artigo – haja fôlego! Algumas até já são bem conhecidas. Quem nunca ouviu algo sobre aracnofobia (medo de aranhas) ou claustrofobia (medo de lugares confinados)?

Hoje, falaremos sobre um medo que certamente soará como novidade – é a oneirofobia. Acredite: pessoas que a possuem têm medo de dormir.

Nesse artigo, você irá entendê-la melhor a partir de sua definição, causas, formas de tratamento e detalhes imperdíveis, indicados a você que curte explorar fatos interessantes.

Boa leitura!

1 - O que é a oneirofobia?

A oneirofobia se baseia no medo de sonhar. Portanto, seus portadores costumam relutar contra o sono a fim de não se depararem com o universo imprevisível e misterioso dos sonhos.

Pessoas que possuem esta fobia se defendem como podem, seja tomando estimulantes para não dormirem, seja descansando ao realizarem cochilos breves, o que não substitui por igual o importantíssimo sono profundo e reparador.

2 - Sintomas

Os sintomas gerados pela oneirofobia se igualam aos que estão presentes em quase todas as fobias:

  • Palpitações cardíacas
  • Falta de ar
  • Boca seca
  • Falta de clareza mental
  • Ansiedade
  • Náuseas
  • Tremores

Em relação aos sintomas mentais, eles podem estar conectados a outros medos e fobias exageradas. Estes sentimentos fazem com que surjam pensamentos obsessivos e, consequentemente, é difícil livrar-se do medo de sonhar. 

3 - Causas

Qual é o “gatilho” que, então, desperta o medo de sonhar? Ele se dá pela crença de que cada sonho pode se tornar realidade. As pessoas que sofrem de oneirofobia são impactadas pelas impressões de algum pesadelo, temendo vê-lo se concretizar. Teme-se também experimentar o mesmo pesadelo todas as noites, como se fosse um filme de terror que se repete diariamente.

Em outras palavras, é um medo irracional, bem semelhante à perda da sanidade mental enquanto se explora um mundo feito de sonhos e que está em contato com um sentido aterrorizante. Há, por fim, um ataque de pânico!

Também existem homens e mulheres que evitam as noites de sono porque, antes, tiveram sonhos que foram interpretados como um mau presságio, representando uma tragédia que tem tudo para acontecer. É notável uma quebra na barreira que os ajudava a diferenciar o sonho da realidade.

4 - Tratamentos

Dentre os tratamentos, podemos citar a psicoterapia e a famosa terapia do sono. Inclui-se estudos voltados para o sono a fim de constatar seus padrões. Outros pacientes podem apresentar melhora através da hipnoterapia (uso terapêutico da hipnose). Benzodiazepínicos também não ficam de fora, mas isso condiz com casos mais graves, ainda que possam desencadear vício e, em geral, trata-se de uma opção nem um pouco comum.

Contudo, não encontramos muitas especializações formais voltadas para a cura da oneirofobia. Podemos dizer que pequenos métodos podem auxiliar pacientes que desejam vencer o medo de sonhar; buscar ignorá-lo é um bom começo, afinal, existe a possibilidade de vir à tona o medo e a ansiedade durante uma conversa sobre tal fobia.

Devemos levar em consideração, neste tópico, a programação linguística neuronal. É um estudo voltado para a maneira de como criamos nossa realidade. As construções que geram esta fobia são reprogramadas.

A terapia com outras pessoas ou receber a ajuda de um grupo de apoio pode, sim, ser um bom começo para aqueles que buscam dar o primeiro passo rumo à superação.

Referências bibliográficas:
[1] http://www.phobiasource.com/oneirophobia-fear-of-dreams/
[2]https://medium.com/@kevinkappler/a-fear-of-going-to-sleep-oneirophobia-symptoms-causes-and-treatment-96277cfde39f

 

 

Texto postado em 22 de Maio de 2019 .

Comentários

Leia também...

O que é o Ritmo Circadiano?

Nosso dia está dividido em etapas. Momentos de lazer, trabalho, estudo... Como seria possível realizar tarefas habituais sem a energia necessária? Nossa resposta é valorizar e respeitar, em primeiro lugar, as horas de sono. Período importantíssimo! Inevitavelmente, escrever sobre o descanso noturno nos coloca em contato direto com o ritmo circadiano. Voc&e... Leia o artigo »

22/10/2018

Xixi na cama: conheça a enurese noturna

Quem nunca fez xixi na cama, mesmo durante o início da infância? Rara, senão impossível, a chance de haver uma resposta negativa. Por ser um problema frequente, um distúrbio que tem umedecido o colchão de diversas crianças, sabemos o quanto é importante abordá-lo nos parágrafos a seguir, não nos esquecendo de ressaltar seu... Leia o artigo »

02/08/2018

Especialistas em sono - Quem são eles? O que fazem?

Quando se pensa em medicina, de imediato lembramos daquelas especializações mais populares; a cardiologia e a homeopatia servem de exemplo. Existem tantas outras, mas você sabe quem são e o que fazem os especialistas que cuidam do sono? É uma carreira que ainda soa como novidade, percebemos. Hoje, nosso texto terá, como tema principal, estes profission... Leia o artigo »

05/05/2020

Como saber se você teve uma boa noite de sono?

Quando você deita para descansar após um dia corrido e começa a rolar de um lado para o outro na cama por vários minutos, você já sabe: mais uma noite sem dormir direito. Porém, como podemos saber de fato se tivemos ou não uma noite de sono ruim? De acordo com a National Sleep Fundation, mais de um terço das pessoas nos EUA afirmam que s... Leia o artigo »

13/09/2018

Simpatia para dormir, funciona?

Nunca fui de fazer simpatias, mas hoje pesquisando sobre o sono, me dei de cara com algumas simpatias para dormir. O que me chamou atenção é que elas realmente funcionam, seja pelo efeito de acreditar ou por causa de alguma coisa usada na simpatia. O primeiro e principal motivo pelo qual simpatias funcionam é porque a pessoa acredita firmemente que aquilo vai acontecer,... Leia o artigo »

05/05/2015

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 5386 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.