'Pessoas que roncam sempre dormem primeiro :(' Triste Verdade

Saiba o que é a oneirofobia

Capa post - Saiba o que é a oneirofobia

Texto: Postado em Curiosidades por Caio Cesar no dia 22 de Maio de 2019 .

Seria uma tarefa gigantesca detalhar todas as fobias em um único artigo – haja fôlego! Algumas até já são bem conhecidas. Quem nunca ouviu algo sobre aracnofobia (medo de aranhas) ou claustrofobia (medo de lugares confinados)?

Hoje, falaremos sobre um medo que certamente soará como novidade – é a oneirofobia. Acredite: pessoas que a possuem têm medo de dormir.

Nesse artigo, você irá entendê-la melhor a partir de sua definição, causas, formas de tratamento e detalhes imperdíveis, indicados a você que curte explorar fatos interessantes.

Boa leitura!

1 - O que é a oneirofobia?

A oneirofobia se baseia no medo de sonhar. Portanto, seus portadores costumam relutar contra o sono a fim de não se depararem com o universo imprevisível e misterioso dos sonhos.

Pessoas que possuem esta fobia se defendem como podem, seja tomando estimulantes para não dormirem, seja descansando ao realizarem cochilos breves, o que não substitui por igual o importantíssimo sono profundo e reparador.

2 - Sintomas

Os sintomas gerados pela oneirofobia se igualam aos que estão presentes em quase todas as fobias:

  • Palpitações cardíacas
  • Falta de ar
  • Boca seca
  • Falta de clareza mental
  • Ansiedade
  • Náuseas
  • Tremores

Em relação aos sintomas mentais, eles podem estar conectados a outros medos e fobias exageradas. Estes sentimentos fazem com que surjam pensamentos obsessivos e, consequentemente, é difícil livrar-se do medo de sonhar. 

3 - Causas

Qual é o “gatilho” que, então, desperta o medo de sonhar? Ele se dá pela crença de que cada sonho pode se tornar realidade. As pessoas que sofrem de oneirofobia são impactadas pelas impressões de algum pesadelo, temendo vê-lo se concretizar. Teme-se também experimentar o mesmo pesadelo todas as noites, como se fosse um filme de terror que se repete diariamente.

Em outras palavras, é um medo irracional, bem semelhante à perda da sanidade mental enquanto se explora um mundo feito de sonhos e que está em contato com um sentido aterrorizante. Há, por fim, um ataque de pânico!

Também existem homens e mulheres que evitam as noites de sono porque, antes, tiveram sonhos que foram interpretados como um mau presságio, representando uma tragédia que tem tudo para acontecer. É notável uma quebra na barreira que os ajudava a diferenciar o sonho da realidade.

4 - Tratamentos

Dentre os tratamentos, podemos citar a psicoterapia e a famosa terapia do sono. Inclui-se estudos voltados para o sono a fim de constatar seus padrões. Outros pacientes podem apresentar melhora através da hipnoterapia (uso terapêutico da hipnose). Benzodiazepínicos também não ficam de fora, mas isso condiz com casos mais graves, ainda que possam desencadear vício e, em geral, trata-se de uma opção nem um pouco comum.

Contudo, não encontramos muitas especializações formais voltadas para a cura da oneirofobia. Podemos dizer que pequenos métodos podem auxiliar pacientes que desejam vencer o medo de sonhar; buscar ignorá-lo é um bom começo, afinal, existe a possibilidade de vir à tona o medo e a ansiedade durante uma conversa sobre tal fobia.

Devemos levar em consideração, neste tópico, a programação linguística neuronal. É um estudo voltado para a maneira de como criamos nossa realidade. As construções que geram esta fobia são reprogramadas.

A terapia com outras pessoas ou receber a ajuda de um grupo de apoio pode, sim, ser um bom começo para aqueles que buscam dar o primeiro passo rumo à superação.

Referências bibliográficas:
[1] http://www.phobiasource.com/oneirophobia-fear-of-dreams/
[2]https://medium.com/@kevinkappler/a-fear-of-going-to-sleep-oneirophobia-symptoms-causes-and-treatment-96277cfde39f

 

 

Comentários

Leia também...

Xixi na cama: conheça a enurese noturna

Quem nunca fez xixi na cama, mesmo durante o início da infância? Rara, senão impossível, a chance de haver uma resposta negativa. Por ser um problema frequente, um distúrbio que tem umedecido o colchão de diversas crianças, sabemos o quanto é importante abordá-lo nos parágrafos a seguir, não nos esquecendo de ressaltar seu... Leia o artigo »

02/08/2018

Por que dormimos?

Seres humanos precisam dormir, todos sabem muito bem disso. Uma pessoa saudável passa, em média, 36% da sua vida dormindo. Sem o sono, nós ficamos de mau humor, preguiçosos, não conseguimos nos lembrar muito bem dos fatos que colocam nossas vidas em risco. Apesar de conhecermos os problemas relacionados à falta de sono, ninguém sabe&n... Leia o artigo »

28/01/2014

Diabetes e problemas para dormir

O diabetes é um mal silencioso. Em geral, demoramos para notar os sintomas iniciais: manchas escuras na pele, sede em excesso, visão embaçada, perda de peso sem motivo... Após diagnosticar a doença, o paciente diabético precisa mudar sua rotina, visto que lhe será necessário medir o nível de glicose todos os dias e privar-se de in&uacu... Leia o artigo »

19/11/2018

Será que o sexo ajuda a dormir?

Longe de qualquer trocadilho malicioso: nós sabemos que o sexo não sai da boca do povo. Fora da cama, ele entretém os curiosos, apimenta rodas de conversa, mexe com a imaginação dos solitários e é cultuado em todos os campos da arte. É claro que, em mais um de nossos artigos, não ficaríamos de fora! Nos parágrafos a segui... Leia o artigo »

28/06/2018

Faz mal dormir com o ventilador ligado?

Você já acordou pela manhã com o pescoço rígido e se culpou pelo mau jeito que você dormiu? Infelizmente, o culpado pode ser o seu ventilador de todas as noites trazendo-lhes mais danos do que benefícios. Dormir com o ventilador ligado pode causar uma queda notável na temperatura, e de acordo com o Centro de Massagem Terapêutica e de Bem-... Leia o artigo »

22/02/2018