'Mentes cansadas não planejam bem. Durma primeiro, planeje depois.' Dalai Lama

Saiba o que é a oneirofobia

Capa post - Saiba o que é a oneirofobia

Texto: Postado em Curiosidades por Caio Cesar no dia 22 de Maio de 2019 .

Seria uma tarefa gigantesca detalhar todas as fobias em um único artigo – haja fôlego! Algumas até já são bem conhecidas. Quem nunca ouviu algo sobre aracnofobia (medo de aranhas) ou claustrofobia (medo de lugares confinados)?

Hoje, falaremos sobre um medo que certamente soará como novidade – é a oneirofobia. Acredite: pessoas que a possuem têm medo de dormir.

Nesse artigo, você irá entendê-la melhor a partir de sua definição, causas, formas de tratamento e detalhes imperdíveis, indicados a você que curte explorar fatos interessantes.

Boa leitura!

1 - O que é a oneirofobia?

A oneirofobia se baseia no medo de sonhar. Portanto, seus portadores costumam relutar contra o sono a fim de não se depararem com o universo imprevisível e misterioso dos sonhos.

Pessoas que possuem esta fobia se defendem como podem, seja tomando estimulantes para não dormirem, seja descansando ao realizarem cochilos breves, o que não substitui por igual o importantíssimo sono profundo e reparador.

2 - Sintomas

Os sintomas gerados pela oneirofobia se igualam aos que estão presentes em quase todas as fobias:

  • Palpitações cardíacas
  • Falta de ar
  • Boca seca
  • Falta de clareza mental
  • Ansiedade
  • Náuseas
  • Tremores

Em relação aos sintomas mentais, eles podem estar conectados a outros medos e fobias exageradas. Estes sentimentos fazem com que surjam pensamentos obsessivos e, consequentemente, é difícil livrar-se do medo de sonhar. 

3 - Causas

Qual é o “gatilho” que, então, desperta o medo de sonhar? Ele se dá pela crença de que cada sonho pode se tornar realidade. As pessoas que sofrem de oneirofobia são impactadas pelas impressões de algum pesadelo, temendo vê-lo se concretizar. Teme-se também experimentar o mesmo pesadelo todas as noites, como se fosse um filme de terror que se repete diariamente.

Em outras palavras, é um medo irracional, bem semelhante à perda da sanidade mental enquanto se explora um mundo feito de sonhos e que está em contato com um sentido aterrorizante. Há, por fim, um ataque de pânico!

Também existem homens e mulheres que evitam as noites de sono porque, antes, tiveram sonhos que foram interpretados como um mau presságio, representando uma tragédia que tem tudo para acontecer. É notável uma quebra na barreira que os ajudava a diferenciar o sonho da realidade.

4 - Tratamentos

Dentre os tratamentos, podemos citar a psicoterapia e a famosa terapia do sono. Inclui-se estudos voltados para o sono a fim de constatar seus padrões. Outros pacientes podem apresentar melhora através da hipnoterapia (uso terapêutico da hipnose). Benzodiazepínicos também não ficam de fora, mas isso condiz com casos mais graves, ainda que possam desencadear vício e, em geral, trata-se de uma opção nem um pouco comum.

Contudo, não encontramos muitas especializações formais voltadas para a cura da oneirofobia. Podemos dizer que pequenos métodos podem auxiliar pacientes que desejam vencer o medo de sonhar; buscar ignorá-lo é um bom começo, afinal, existe a possibilidade de vir à tona o medo e a ansiedade durante uma conversa sobre tal fobia.

Devemos levar em consideração, neste tópico, a programação linguística neuronal. É um estudo voltado para a maneira de como criamos nossa realidade. As construções que geram esta fobia são reprogramadas.

A terapia com outras pessoas ou receber a ajuda de um grupo de apoio pode, sim, ser um bom começo para aqueles que buscam dar o primeiro passo rumo à superação.

Referências bibliográficas:
[1] http://www.phobiasource.com/oneirophobia-fear-of-dreams/
[2]https://medium.com/@kevinkappler/a-fear-of-going-to-sleep-oneirophobia-symptoms-causes-and-treatment-96277cfde39f

 

 

Comentários

Leia também...

Leite ajuda a dormir? Mito ou verdade?

Verdade! Beber leite morno antes de ir para cama pode ajudar você a dormir; isso porque o leite contém um aminoácido não fabricado pelo corpo chamado triptofano, que se converte em serotonina, que ajudar a relaxar os músculos e induz o sono. Para ter um efeito ainda mais positivo, você pode tomar seu copo de leite morno com uma colher de mel. O mel ir&a... Leia o artigo »

18/01/2014

8 Dicas para fazer seu cachorro dormir à noite

Por que os cães latem tanto de madrugada? Não há paz noturna que resista ao primeiro latido. Assim, como uma onda crescente, espalha-se pela vizinhança uma rebelião canina, composta por uma orquestra que não respeita o sono de qualquer morador. Embora o latido sirva para denunciar a presença de algo “estranho”, quase sempre isso acaba re... Leia o artigo »

05/12/2018

Como saber se você teve uma boa noite de sono?

Quando você deita para descansar após um dia corrido e começa a rolar de um lado para o outro na cama por vários minutos, você já sabe: mais uma noite sem dormir direito. Porém, como podemos saber de fato se tivemos ou não uma noite de sono ruim? De acordo com a National Sleep Fundation, mais de um terço das pessoas nos EUA afirmam que s... Leia o artigo »

13/09/2018

Verificar o tempo todo as redes sociais pode destruir o seu sono

Nos dias de hoje a maioria das pessoas passa uma boa parte do seu tempo nas redes sociais, seja conferindo o Facebook, ou tirando fotos para por em seu Instagram. O problema é que este hábito pode não ser tão saudável. Segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Pittsburgh pessoas que usaram a mídia social fortemente eram tr&... Leia o artigo »

01/02/2016

Quantas horas devemos dormir por dia?

Você se sente sonolento? Não para de bocejar? Talvez você não esteja dormindo o quanto deve, ou talvez você esteja dormindo demais. A quantidade de horas que devemos dormir por dia varia de acordo com a idade e também depende do seu estilo de vida e saúde. De qualquer forma, você pode considerar a quantidade de horas diárias recomendadas a... Leia o artigo »

27/01/2014