Botão para abrir busca por artigos no blog Conheça o Facebook do Dorminhoco.com Seja um seguidor do Dorminhoco no Instagram Conheça nosso canal no youtube Como saber se um site é seguro para comprar

Óleos essenciais podem ajudar seu bebê a dormir?

Como vimos em outro artigo, publicado em nossa loja, os óleos essenciais possuem propriedades curativas em abundância; a maioria comprovada por diversos estudos e pesquisas científicas. Grande parte dessas pesquisas foram feitas com adultos jovens.

Mas... quanto aos bebês? Os óleos essenciais podem proporcionar a eles uma boa noite de sono? Quais são os óleos mais indicados nessa fase da vida? Em relação ao uso, existe alguma restrição? Buscamos a resposta de cada pergunta, além de notícias interessantes, selecionadas especialmente para você que valoriza o bem-estar de seu filho.

Boa leitura!

Pois bem: já existem estudos que apontam o fato de a lavanda acalmar e relaxar bebês, além de estimular um sono profundo e duradouro. Até então, nenhuma surpresa, visto que o óleo essencial de lavanda é bem conhecido por conta de suas propriedades que inibem os distúrbios relacionados ao sono, graças ao seu efeito calmante e sedativo. No entanto, tratando-se de bebês, todo cuidado é pouco! Nesse artigo, ajudaremos você a utilizar óleos essenciais de forma segura e eficaz, tornando o sono de seu filho mais tranquilo e profundo. 

1 - Como escolher o óleo essencial para bebês?

Em primeiro lugar, é importante que o óleo seja de qualidade e tenha grau terapêutico puro. Devemos ficar atentos, pois esses óleos podem ser misturados com enchimentos, pesticidas, fragrâncias e outros componentes químicos que, obviamente, não irão trazer os benefícios curativos do óleo puro. Por isso, adquira óleos essenciais a partir de fornecedores confiáveis ou em lojas especializadas, onde você sinta confiança, como acontece ao comprar um produto de marca renomada. Escolha um distribuidor que não apenas venda, mas também disponibilize todas as informações necessárias sobre como aplicá-lo de forma correta para melhorar o sono de seu bebê. 

Ao escolher um óleo para seu bebê, saiba que possivelmente você terá que experimentar vários para encontrar aquele que será o ideal porque a reação que eles causam no sistema nervoso varia de pessoa para pessoa e, por isso, deve-se testar alguns para encontrar o mais benéfico para o bebê. Você mesmo pode observar o comportamento da criança após o uso do óleo. Ninguém melhor que os pais para essa tarefa, afinal, são eles quem lida diariamente com o sono do bebê, e se ele não tiver uma boa qualidade de sono (como acordar no meio da noite graças a um sono irregular e leve), pode ter certeza que toda a família também não irá dormir bem. Portanto, ao cuidar da saúde de seu bebê, você também estará preservando o repouso de toda sua família!

Outro fator muito importante a ser considerado é o diluidor de óleos, pois como se trata de um produto bem concentrado, é necessário diluí-lo para diminuir sua concentração e impedir que o óleo evapore rapidamente. São considerados ótimos diluidores os óleos de coco, oliva, amêndoa e jojoba. Uma dica fundamental é ter em mente o popular ditado menos é mais. Isto é, 1 ou 2 gotinhas é tudo que seu bebê precisa para usufruir dos benefícios destes óleos. A proporção é de 1 - 2 gotas do óleo essencial para 2 colheres de sopa de óleo diluidor. A taxa de diluição recomendada pela Associação Americana de Aromaterapia Holística para bebês maiores de 3 meses é de 0.5 para 1%.

2 - Como testar os oléos essencias na pele de seu bebê

  • Aplique uma pequena quantidade do óleo no braço ou na perna do bebê (não mais que o tamanho de uma moeda de 10 centavos);
  • Aguarde 24 horas para observar se houve alguma reação alérgica;
  • Caso ocorra alguma reação (vermelhidão, inflamação e sensibilidade ao toque), descontinue o uso imediatamente;
  • Caso não ocorra nenhuma reação, o uso dos óleos é seguro para seu bebê, e você pode começar a tratar o sono de seu filho com os óleos essenciais.

3 - Algumas formas de utilizar o óleo essencial em seu bebê

3.1 - Faça uma massagem

Antes de colocar seu bebê para dormir, experimente fazer nele uma massagem com óleos essenciais e diluidores. Você pode optar pelo óleo de lavanda para começar. Misture de 1 a 2 gotas do óleo essencial escolhido com 2 colheres de sopa de óleo diluidor e aplique nos braços, pernas, barriga, pés e orelhas. Essa massagem é muito relaxante e a fragrância do óleo ajudará seu bebê a relaxar e a ter um sono tranquilo.

3.2 - Coloque o óleo no difusor na hora de dormir

Apenas respirar e sentir o aroma dos óleos pode possibilitar maravilhas para todos nós - pais e filhos! Você pode colocar uma gota de lavanda no colchão ou travesseiro. A difusão de óleos essenciais pode auxiliar a limpar e purificar o ar no quarto do seu filho, e também pode ser usado para ajudar com problemas respiratórios. Especialistas sugerem usar um difusor de aromas ultrassônico de ar frio, pois o aquecimento dos óleos pode diminuir suas propriedades curativas. 

3.3 - Use os óleos no banho

A hora do banho pode se tornar um momento super relaxante! É sugerido colocar algumas gotas de lavanda ou camomila romana na água do banho com um sabonete líquido ou sal Epsom, para que ele possa se espalhar por toda a água.

3.4 - Use os óleos essenciais para aliviar a dor de dente

A dor causada pela dentição pode afetar bastante o sono da criança. Se o seu bebê estiver com essas dores, tente aplicar 1 gota de óleo de cravo diluído em uma colher de sopa de óleo diluidor. Então, mergulhe o dedo na mistura e coloque-o diretamente sobre as gengivas. Você pode esfregar o óleo de lavanda diluído ao longo da gengiva para ajudar a aliviar as dores. O abeto branco e o óleo de camomila romana também podem ajudar a aliviar a dor inicial, quando aplicado diretamente nas gengivas. 

3.5 - Para diminuir o desconforto da dor de ouvido

Se a dor de ouvido estiver tirando o sono do seu bebê, experimente aplicar o óleo de lavanda para ajudar com a dor. Esfregue o óleo diluído na parte da frente e detrás do lado de orelha, visando os lados exteriores. O óleo de melaleuca (Tea Tree) e o óleo de manjericão também são excelentes e podem ajudar no combate à infecção; coloque uma gota de cada óleo em um pedaço de algodão, aplique na orelha e esfregue suavemente. Os óleos podem ajudar a aliviar a dor, porém recomendamos consultar um profissional para avaliar e tratar a infecção. 

3.6 - Para aliviar as cólicas e a dor de barriga

O desconforto no estômago é um grande problema para o sono do bebê. Felizmente, os óleos essenciais também podem ajudar a combater esse problema. O gengibre, a erva-doce, a lavanda, a manjerona, a laranja-selvagem e a camomila romana são excelentes óleos para aliviar os problemas de estômago de forma natural e suave. Você pode diluir 2 gotinhas em uma colher de sopa de óleo diluidor e esfregar a mistura na barriga algumas vezes. Entretanto, se o problema persistir ou se você considerar que existe a possiblidade de ser um problema mais sério, deve buscar a ajuda de um profissional de saúde!

3.7 - Para aliviar a tosse

Misture a hortelã-pimenta, o eucalipto ou a melalueca em um óleo diluidor, esfregue nos pés do seu filho e a seguir vista-o com meias. Depois, esfregue o óleo diluído no peito do seu bebê. Isso pode fazer maravilhas na redução e eliminação de uma tosse persistente (mais uma vez: se você suspeitar que seu filho esteja doente, você deve levá-lo ao médico para uma avaliação - os óleos essenciais são destinados a aliviar os sintomas da doença, e não curá-la por completo). Você também pode usar o óleo diluído em um difusor de aromas, para que seu filho obtenha benefícios ao respirar o ar aromatizado.

4 - O que aconteceria se um bebê ingerisse óleo essencial?

É bem provável que você, durante a leitura deste artigo, deve ter se perguntado o que poderia acontecer a um recém-nascido se ingerisse óleo essencial. Não se trata de algo impossível, uma vez que tal situação já envolveu um bebê de 18 meses. Triste, não? As consequências foram terríveis: engolido óleo essencial de lavandin, seu sistema nervoso central foi afetado por uma grave depressão e permaneceu totalmente desorientado três horas após a ingestão. Seu eletroencefalograma apontou distúrbios caudados por grande toxicidade, confirmada por espectrometria de massa com cromatografia gasosa. 

Temos aqui o único caso de intoxicação por extrato de lavanda. Pode-se considerá-lo um acontecimento confirmado por análise toxicológica. 

Você sabia?

  • Óleos essenciais não devem ser usados em bebês com menos de 3 meses;
  • Óleos essenciais são muito concentrados. Por isso, devem ser diluídos em óleos diluidores ou cremes;
  • Nunca aplique os óleos essenciais diretamente na pele do seu bebê;
  • Lembre-se: bebês NUNCA devem ingerir óleos essenciais. 
Fontes e referências
[1] https://www.babysleepsite.com/sleep-training/essential-oils-baby-sleep/
[2] https://www.healthline.com/health/parenting/essential-oils-for-babies
[4] https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18363117/

Artigo postado na categoria: Bebês e Crianças em 02/11/2017

Comentários

Nenhum comentário ainda foi enviado nesse post, seja o primeiro a comentar!

Enviar comentário

Nosso formulário de envio de comentários está em manutenção.

Confira na nossa loja

Leia também