'Dormir não é perder tempo.' Mike Wilson

6 óleos essenciais para dormir

Você certamente já passou noites sem dormir, virando de um lado para outro da cama, a mente não para, você simplesmente não consegue desconectar-se do mundo exterior, não consegue relaxar. Essas horas preciosas sairão muito caras para sua saúde, pois um sono de má qualidade, não reparador, tem efeitos devastadores a longo prazo. E a curto prazo também! Imagina ter que trabalhar ou fazer aquela prova importante depois de uma noite em claro? Pior sensação, não é mesmo? O pensamento fica lento, o corpo exausto, pedindo descanso. Esse alimento da nossa alma, como já diziam os filósofos da Grécia antiga, é essencial para levarmos uma vida produtiva e de qualidade.

Nessa semana, trazemos mais um artigo sobre os óleos essenciais e como eles podem ajudar você na conquista de um sono profundo e tranquilo. Mergulhe na essência da matéria e descubra por que as técnicas naturais estão atraindo cada vez mais adeptos.

1 – Aromaterapia realmente ajuda no sono?

Atualmente, a dificuldade para dormir é uma das principais queixas das pessoas. Muitas delas, utilizam medicamentos com efeitos calmantes para conseguir uma boa noite de sono. Porém com a força cada vez maior dos adeptos da vida saudável, dos alimentos orgânicos e da aceitação da medicina alternativa, vemos um crescimento exponencial dos métodos naturais direcionados à melhoria do sono. A aromaterapia é uma dessas técnicas, que durantes muitos anos, foi bastante discriminada e hoje está provando seus efeitos benéficos na qualidade de vida, mostrando-se uma grande aliada no tratamento da insônia. Pessoas que antes dormiam completamente dopadas pelos fortes efeitos dos medicamentos para dormir, agora sentem-se mais relaxadas e dispostas, beneficiando-se da aromaterapia. Vamos entender como essa técnica funciona?

Todos nós sabemos que algumas essências têm um efeito bastante relaxante. A aromaterapia trabalha justamente com esses aromas. Ela os utiliza para ajudar no relaxamento, e como consequência, no sono.

As opções mais recomendadas pelos profissionais são as essências naturais, produtos provenientes diretamente das plantas. A aromaterapia trabalha com diversos produtos, desde colchões com essências até sprays para travesseiros. Com grande variedade de aromas disponíveis, ficamos até indecisos na escolha, porém devemos ser bem criteriosos ao escolher a essência conforme a necessidade. A escolha de uma essência é algo bem pessoal, às vezes pode ser mais efetivo para uma pessoa e, para outra, não ser tanto resultado assim. O segredo é ir tentando até descobrir a sua fórmula ideal, que nesse caso pode ser a fórmula do sono tranquilo e revigorante, literalmente!

Geralmente as essências que misturam diversos aromas são mais efetivas e estimulam um sono mais profundo e reparador. Apesar de estar comprovado pelos estudos, que iremos ver ao final desse artigo, que as essências de lavanda e baunilha são as mais poderosas para ativar o sono, escolher uma mistura de aromas pode potencializar os efeitos, trazendo o melhor de cada essência em um único produto, o que resulta em inúmeros benefícios nas horas de sono necessárias para uma vida saudável.

Por se tratar de um produto natural, as essências da aromaterapia não têm um efeito imediato, como os remédios. Elas devem ser incorporadas na rotina da pessoa e aos poucos irão começar a mostrar resultados. O ideal é que essa terapia seja utilizada em um ambiente propício de tranquilidade, para que mostre resultados mais rapidamente. Vamos combinar que se você continuar tendo o mesmo estilo de vida estressante, sem tempo para relaxar e desligar a mente, será mais difícil obter os resultados desejados, certo? Portanto, a aromaterapia pode ser sua grande aliada, mas você também deve considerar mudar todos os aspectos de sua vida que levam à insônia e colaborar para que esses aromas trabalhem a seu favor. Como em qualquer outro tratamento, devemos nos esforçar em conjunto para obter o tão “sonhado” descanso. Em se tratando de produtos naturais, essa coparticipação torna-se essencial. Mas como seria isso? Simples! Antes de dormir, experimente tomar aquele chá de camomila, aquele banho quentinho e ler 20 minutinhos daquele livro que você adora. Parecem coisas simples, mas é de simplicidade que a nossa mente precisa para relaxar e não pensar em nada. Sentir o momento e deixar-se levar...

Essa mudança no estilo de vida combinada com a aromaterapia será um elixir dos deuses para você. A palavra-chave aqui é criar um ritual do sono para atrair a tranquilidade necessária que o (a) ajudará a pegar no sono.

A lavanda é considerada a “menina dos olhos” para os acadêmicos que estudam a ciência do sono. Esses cientistas têm realizado muitas pesquisas cujos resultados comprovam a efetividade das essências para um sono reparador. Esses estudos mostram que a essência de lavanda, particularmente, tem o poder de aumentar a qualidade do sono de homens e mulheres jovens. Uma dessas pesquisas foi realizada na Universidade de Wesleyan, nos Estados Unidos, e aconteceu da seguinte forma: algumas pessoas sentiram o aroma da lavanda e da água destilada antes de dormir. Aquelas que sentiram o cheiro da lavanda mostraram um aumento da fase do sono leve, o que significa que elas dormiram mais profundamente e acordaram mais dispostas, cheias de energia no dia seguinte. Um outro estudo, posicionou os voluntários em quartos aromatizados com lavanda e, na noite seguinte, mudaram o aroma. As pessoas que dormiram na sala com essência de lavanda afirmaram que a qualidade dos seus sonos foi aproximadamente 20% maior. Além disso, outro estudo mostrou que a lavanda ajuda os pacientes com distúrbios mentais a lidar com ansiedade e problemas do sono.

Caso você opte pelas essências de lavanda, saiba que além de todos os benefícios, ela também diminui o ritmo cardíaco assim como a pressão arterial. Dessa forma, você entra mais rapidamente no estado parassimpático, que é o estado mais apropriado para se chegar ao sono profundo.

2 – Diferença entre óleos essenciais e essências

Como reconhecer a diferença entre um óleo essencial de uma essência? De uma maneira bem simples, as essências se concentram na energia vibracional da planta em vez das propriedades físicas do óleo real (como no caso dos óleos essenciais), com uma conexão bem forte entre a saúde emocional e a saúde física. As plantas e flores utilizadas na terapia com essências são, em grande parte, diferentes das utilizadas nos óleos essenciais. Além disso, a essência não tem uma fragrância ou sabor, ao contrário dos óleos essenciais; e geralmente são diluídas em água ou álcool. Os óleos essenciais legítimos, entretanto, passam por outro processo de diluição. São obtidos a partir da destilação ou pressão a frio, principalmente. O óleo essencial é comumente definido como um líquido hidrofóbico concentrado, composto por aromas voláteis das plantas e chamado de essencial porque carrega consigo a essência da planta da qual foi extraída, tendo em sua composição dezenas de elementos químicos.

Alguns aromaterapeutas descrevem os óleos essenciais como uma essência, o que não é tecnicamente correto. Uma essência é, de fato, a extração da energia vibratória de uma planta, como nos Florais de Bach. Eles também são extraídos de diferentes tipos de plantas (que incluem outras plantas, além de flores). Exemplos de essências florais incluem impatiens, clematis e chicória.

Muitos óleos essenciais são usados para restabelecer a sáude emocional, mas também podem ser utlizados em relação às características físicas do extrato de óleo, ou seja, tem efeitos benéficos tanto para  a saúde física quanto para a emocional.

Para esclarecer o ponto, as essências exploram exclusivamente a energia vibratória de uma planta e não são "extraídas" fisicamente como um óleo essencial e não são misturadas com qualquer outro elemento, a não ser a água e o álcool.

3 –  Os melhores óleos essenciais

3 . 1 - Óleo essencial Bergamot Italy

A bergamota pertence à família de plantas cítricas. É cultivada em uma área restrita de 1500 hectares no sul da península italiana, ao longo da costa da Calábria. Quase 90% da produção mundial de bergamota é originária dessa região.

O óleo Bergamot Italy é um antidepressivo e sedativo, auxilia no tratamento da depressão e ansiedade, restaura o equilíbrio mental e combate a insônia. Este óleo possui uma fragrância cítrica característica, apresentando notas levemente de florais, podendo também ser utilizado como antisséptico e desodorante, com bastante utilização na indústria de perfumes.

Principais indicações: Insônia; calmante; antidepressivo; sistema respiratório; emagrecimento; estética facial; estética corporal; desintoxicação corporal.

3.2 - Óleo essencial Lavanda

A lavanda é uma planta típica da região mediterrânea, sendo que a França é um dos principais produtores, com milhares de campos cobertos pelo seu lilás intenso. A região da Provença, no sudeste francês, possui mais de 8.400 hectares de terras dedicado ao cultivo de 30 espécies diferentes da lavanda.

Como óleo essencial, é o óleo mais utilizado atualmente em todo o mundo. Os seus benefícios foram descobertos há cerca de 2.500 anos, entre eles estão: propriedades antioxidantes, antibacterianas, sedativas, calmantes e antidepressivas.

Principais indicações: ansiedade; estresse emocional; diabetes; cicatrização; tratamento da calvície; alívio de dores; melhoria do sono; bronquite; asma; laringite; faringite; tratamento da acne; disfunções urinárias; otimiza as funções cerebrais; terapia complementar contra o câncer.

3.3 – Óleo essencial Lavandin

Resultado do cruzamento de duas espécies de lavanda (a lavanda Inglesa e a lavanda Portuguesa), o lavandin tem propriedades semelhantes às da lavanda, porém é um pouco mais ameno. Considerado um ótimo sedativo, auxilia no alívio da tensão, dor de cabeça, insônia e dores musculares.

Principais indicações: estresse; insônia; TPM; caspa; queimaduras de sol; repelente de insetos; descongestionante; antisséptico; cicatrizante; antiinflamatório.

3.4 - Óleo essencial Grapefruit

Há décadas, os benefícios da grapefruit como aliada na perda de peso são conhecidos. Porém, somente nos últimos anos o óleo concentrado de grapefruit tem se tornado mais popular, apresentando os mesmos benefícios da fruta. Considerado um dos óleos essenciais mais versáteis, ele tem uma fragrância fresca e levemente amarga (como a fruta), possuindo o aroma característico das demais frutas cítricas. Muitas pessoas gostam de utilizá-lo em produtos artesanais de beleza como sabonetes e perfumes. Além de ser muito utilizado em produtos de limpeza. Um verdadeiro óleo-coringa!

Principais indicações: antiinflamatório; antioxidante; combate ao estresse; ajuda na perda de peso; alivia os sintomas da ressaca; além de ser um poderoso anticancerígeno; dentre outros.

3.5 - Óleo essencial Lemongrass

Além de ser um ingrediente típico da culinária Tailandesa, essa erva também possui propriedades curativas em suas fibras. Também é utilizada para dar sabor a chás e sopas assim como empresta sua fragrância a cosméticos, sabonetes e desodorizadores caseiros. O óleo de lemongrass tem um cheiro leve e fresco de fresco com notas acentuadas de terra. É estimulante, relaxante, calmante e equilibrado.

Principais indicações: alivia as dores musculares; auxilia no correto funcionamento do sistema digestivo; é antibacteriano; antisséptico; antifúngico; antiinflamatório e utilizado como repelente de insetos.

3.6 - Óleo essencial Petitgrain

O óleo essencial Petitgrain é derivado da lima, que tem uma longa história de uso em práticas tradicionais de saúde. Historicamente, o óleo essencial de Petitgrain já foi usado para fins de limpeza. O seu uso mais importante, no entanto, está nos benefícios que proporcionam para a manutenção de um sistema imunológico saudável assim como no auxílio ao funcionamento do sistema nervoso de forma equilibrada.Também é utilizado na indústria de cosméticos, em sabonetes, perfumes e loções corporais. Sua fragrância possui muita popularidade entres os homens e mulheres.

Principais indicações: Apresenta benefícios calmantes e relaxantes, alivia os sintomas do estresse, equilíbrio do sistema nervoso, promove o sono restaurador, auxilia o funcionamento do sistema cardiovascular, imunológico e digestivo.

Após esse artigo cheio de aromas sensacionais, que tal experimentar um desses óleos?

Fontes e referências
[1] https://dailyhealthpost.com/the-smell-of-sleep-how-to-use-aromatherapy-at-bedtime/
[2] http://sedonaaromatherapie.com/blog/2011/06/06/what-is-the-difference-between-a- flower-essence-and-an-essential-oil/
[3] http://www.differencebetween.info/difference-between-essence-and-essential-oil
[4] http://www.albertvieille.com/en/products/19-bergamot-essential-oil-italy.html
[5] https://draxe.com/lavender-oil-benefits/
[6] https://www.gardenia.net/guide/Lavandula-Intermedia-Lavender
[7] https://www.organicfacts.net/health-benefits/essential-oils/health-benefits-of-lavender-essential-oil.html
[8] https://draxe.com/grapefruit-essential-oil/
[9] https://draxe.com/?s=lemongrass
[10] http://www.wemystic.com.br/artigos/alfazema-e-lavanda-e-a-mesma-coisa/
[11] https://www.doterra.com/US/en/p/petitgrain-oil

Postado em Diversos e Estudos no dia 01 de Novembro de 2017

Comentários

Leia também...

Faz mal dormir com fones de ouvido?

As pessoas experimentam usar fones de ouvido para dormir por diversos motivos, pode ser para se acalmar e relaxar com uma música tranquila ou para bloquear barulhos externos que não deixam a pessoa pegar no sono. O problema é que dormir com fones de ouvido não é muito confortável, principalmente se você estiver usando aqueles modelos que tampam toda ... Leia o artigo »

16/02/2014

Suítes para casais que dormem separados viram tendência nos EUA

Um detalhe bastante peculiar está chamando a atenção do mercado imobiliário americano: casas de luxo com suítes master separadas estão caindo no gosto dos casais de Nova York. A ideia tem agradado homens e mulheres que não possuem os mesmos hábitos noturnos de seus pares, ou que simplesmente desejam fugir do padrão. Uma pesquisa feita ... Leia o artigo »

24/03/2017

Modelos de fones de ouvido para dormir

Já falamos aqui que dormir com fones de ouvido pode não ser muito confortável, mas levando em consideração que existem fones de ouvido feitos especialmente para proporcionar conforto na hora de dormir, a história é outra. Seja para dormir escutando música, podcasts e até ruídos brancos, os fones de ouvido também sã... Leia o artigo »

15/03/2015