'Uma boa risada e um longo sono são as melhores curas no livro do médico.' Provérbio Irlandês

Óleo essencial de Ylang Ylang - Benefícios e dicas de uso

Capa post - Óleo essencial de Ylang Ylang - Benefícios e dicas de uso

Texto: Postado em Óleos essenciais por Mateus no dia 26 de Setembro de 2018 e última atualização dia 26 de Março de 2019 .

Ah! Os óleos essenciais... Suspiramos ao confessar nossa enorme adoração por eles. Quem ainda não os conhece, mal sabe o que está perdendo: diversos benefícios para a saúde física, por exemplo. Falar sobre todos os óleos essenciais, pontuando suas respectivas propriedades curativas e tantas dicas de uso, não caberia em um único artigo.

Mas saiba que hoje trazemos uma novidade imperdível. É o óleo essencial de ylang ylang. De início, a gente percebe o quanto seu nome é incomum, certo? Significa “flor das flores”, o que é um mero detalhe face seu incrível poder benéfico. Com certeza este óleo essencial irá surpreender você.

Boa leitura!

O óleo essencial de ylang ylang é um líquido potente e recomendável às pessoas que buscam uma saúde melhor através da aromaterapia. Sua cor exibe um tom amarelado e seu aroma é bem característico. Ao inalá-lo, há a sensação de relaxamento e, ao mesmo tempo, nota-se uma autoestima elevada. É uma experiência marcante.

1 - Características importantes

  • Óleo essencial: 100% puro e natural (compre na loja)
  • Descrição olfativa: floral-exótico, doce
  • Precauções: As contraindicações serão mencionadas no fim do artigo
  • Nome científico: Cananga odorata

2 - Histórico de utilização

Fontes históricas [1] afirmam que a árvore da qual este óleo provém é de origem filipina. Sendo mais específicos: o óleo de ylang ylang é retirado das flores desta mesma árvore. Este processo é feito por arraste de vapor.

Curandeiros faziam uso deste medicamento natural a fim de curar queimaduras, cortes, picadura de insetos e animais peçonhentos (a serpente era um deles). Nas ilhas Molucas (pertencentes à Indonésia), seus habitantes usavam este óleo essencial como ingrediente principal de uma pomada capilar, de modo que este mesmo bálsamo para os cabelos ganhou popularidade na Inglaterra vitoriana.

Ainda em terras indonésias, as flores que geram este óleo são usadas para ornamentar o leito de casais que estão em lua de mel, pois elas são consideradas afrodisíacas.

Graças ao empenho de químicos franceses, as propriedades medicinais deste fabuloso óleo ganharam maior reconhecimento no início do séc. XX. A partir deste progresso, ele passou a ser usado com o intuito de tratar doenças mais sérias, como a malária, o tifo e as infecções intestinais.

O óleo essencial de ylang ylang ganhou espaço na medicina ocidental e oriental. Atualmente, o óleo essencial de ylang ylang ainda é reconhecido por conta de seus efeitos benéficos para saúde, servindo de tratamento contra insônia, pressão arterial alta, ritmo cardíaco acelerado e tensão pré-menstrual (TPM). Também encontramos neste óleo propriedades que proporcionam relaxamento e calma, o que serve para combater o estresse, a depressão, a ansiedade e a tensão nervosa. Contudo, seus benefícios não param por aí. O óleo em questão é um afrodisíaco natural, uma vez que serve de auxílio para homens que sofrem de impotência sexual.

Detalharemos sem demora certos benefícios apresentados no parágrafo acima. Antes:

3 - Principais componentes terapêuticos e nutricionais

  • Geraniol
  • Cadineno
  • Linalol
  • Acetato de geranila
  • Cariofileno
  • p-Cresil metil eter
  • Metil benzoato
  • Acetato de benzila
  • Benzoato de benzila

O Geraniol e Cadineno são os componentes que possuem maior destaque.

4 - Benefícios

O óleo de ylang ylang é eficaz contra os seguintes transtornos:

4.1 - Depressão

De acordo com um estudo [2] publicado em 2006, o óleo de ylang ylang pode aliviar os sintomas da depressão. Assim, ele é usado com frequência na aromaterapia. Também relaxa o corpo, afastando males como a ansiedade, a tristeza e o estresse crônico. Gotinhas deste óleo elevam o estado de ânimo, pois despertam sentimentos positivos. Pode-se recomendá-lo às pessoas que convivem com traumas emocionais em razão de algum acidente grave.

4.2 - Seborreia (Sebopsoríase)

Quando afetado pela seborreia, o couro capilar possui uma aparência nada agradável. Biologicamente falando, este transtorno surge a partir do mau funcionamento das glândulas sebáceas. Há, em consequência, uma produção irregular de sebo e a infecção das células epidérmicas. O couro capilar assume um aspecto esbranquiçado ou amarelo-pálido, cuja textura se mostra seca ou sebosa. De modo inevitável, pequenas camadas de pele começam a se desprender.

A seborreia pode ocorrer em qualquer lugar onde há folículos capilares (em sobrancelhas, por exemplo).

4.3 - Acne

Em 2017, uma pesquisa [2] relacionada ao uso de óleos essenciais - incluindo o de ylang ylang - para o tratamento de distúrbios dermatológicos comprovou a eficiência deles para combater inflamações na pele. Este óleo ajuda a reduzir a acne, a dermatite e qualquer irritação que afete o tecido epidérmico.

4.4 - Infecções bacterianas

O óleo essencial de ylang ylang é útil para impedir o crescimento microbiano e desinfetar machucados. Suas propriedades protegem as feridas contra o ataque de vírus e fungos, acelerando o processo de cura.

A chance de haver complicação é maior se a ferida for ocasionada por um objeto de ferro, dado que os germes do tétano estejam presentes nele. Ferimentos, causados por queimaduras ou cortes, estão sujeito a diversas infecções bacterianas.

4.5 - Artrite

O óleo essencial de ylang ylang tem propriedades anti-inflamatórias. Trata-se de uma afirmação baseada em um estudo publicado pelo jornal Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine. Este óleo pode ser usado como tratamento para as pessoas que sofrem de reumatismo, artrite e outras doenças que provocam inflamação.

4.6 - Pressão arterial alta

Se você sofre de hipertensão, o óleo de ylang ylang certamente lhe servirá de tratamento. Esta doença, como muitos já sabem, é causada pela pressão arterial alta: enfermidade que se manifesta em diversas pessoas atualmente. Caso você trate a pressão arterial alta com remédios convencionais, isto efetuará, em geral, efeitos colaterais graves.

4.7 - Falta de libido

Diversos fatores podem diminuir o apetite sexual, e são eles: estresse profissional, depressão, enorme carga de trabalho, problemas financeiros etc. Infelizmente, a falta de interesse pelo sexo é um problema crescente nos últimos tempos, mas o óleo de ylang ylang pode reacender a chama sexual. Viva em constante lua de mel!

4.8 - Ansiedade

A ansiedade e o estresse são dois males presentes na vida de inúmeras pessoas em pleno séc. XXI. Estudos científicos [2] revelam que o óleo de ylang ylang é uma ótima opção para combater a ansiedade, o estresse e a raiva porque estimula em seu usuário a sensação de puro relaxamento.

4.9 - Sistema nervoso debilitado

O óleo essencial de ylang ylang tem a capacidade de tonificar o sistema nervoso. Portanto, ele é um ótimo suporte às pessoas que necessitam de reparo por conta de danos sofridos nesta parte do corpo. Usar este óleo aumenta a possibilidade de sanar transtornos que afetam os nervos, evitando o desenvolvimento de outras doenças.

4.10 - Dores menstruais

A tensão pré-menstrual (TPM) é um martírio para diversas mulheres. Este período, que se repete todos os meses, afeta o equilíbrio emocional, além de prejudicar a pele e os órgãos internos. A TPM causa cólica, náuseas e até mesmo diarreia em certas mulheres.

Em relação a estes sintomas, o óleo de ylang ylang pode se converter em um herói no universo feminino. Suas propriedades relaxantes ajudam as mulheres a relaxar e, assim, enfrentarem melhor os dolorosos incômodos causados pela TPM.

Este item da medicina alternativa também se converte em analgésico, aliviando câimbras e outras dores musculares. É uma ótima opção diluí-lo e aplicá-lo no pescoço, a fim de reduzir as náuseas e as dores de cabeça.

O óleo essencial de ylang ylang pode restaurar o nível normal de funcionamento do corpo.

4.11 - Germes e bactérias no lar

O óleo de ylang ylang também é útil para o lar. Tê-lo em mãos significa fazer uso de um bactericida natural, uma vez que possa ser aplicado no ar e em diversas superfícies. Usá-lo com esta finalidade é fácil; misture-o com água ou álcool e coloque esta combinação em um aerossol. Se preferir, basta pingar umas gotinhas deste óleo em um difusor, e você desfrutará tanto dos benefícios da aromaterapia quanto purificará o ar.

Graças à sua ação antimicrobiana, ele pode ser usado para desinfetar objetos que são manipulados com frequência. Uma dica: pingue algumas gotas em uma flanela ou lenço de papel para eliminar os germes enquanto limpa móveis, portas e outros objetos presentes no lar.

4.12 – Outros benefícios

  • Mantém a pele hidratada, suave e jovem
  • Ajuda as pessoas que sofrem de insônia
  • Melhora a saúde dos órgãos internos (estômago, intestinos, colón e trato urinário)
  • Tem efeito antienvelhecimento
  • Serve como desodorante natural

5 - Contraindicações

Dados [3] garantem que o óleo essencial de ylang ylang é um dos poucos que podem ser ingeridos. Entretanto, busque ingeri-lo em pequenas quantidades e em doses adequadamente reguladas. Antes de fazer isto, consulte o profissional responsável pela sua saúde ou alguém que seja qualificado. Ele recomendará a você a quantidade apropriada conforme sua necessidade.

É válido ressaltar que devemos ter muito cuidado ao aplicar qualquer óleo essencial na pele. Em comparação aos outros óleos, o de ylang ylang mostra ter mais suavidade, a ponto de ser utilizado sem diluição. Porém, faça um teste simples: aplique uma quantidade pequeníssima no braço ou na perna para saber se haverá alguma reação negativa, relacionada à sensibilidade.

Em todo caso, antes de aplicá-lo na pele, a diluição é uma medida aconselhada, principalmente se o usurário deseja usar mais de duas gotas.

O óleo essencial de ylang ylang não é considerado tóxico e é permitido aplicá-lo em crianças. Atenção! Neste último caso, busque a orientação de um médio. Se você está grávida, em fase de amamentação ou tomando medicamentos, evite o uso de óleos essenciais antes de solicitar o acompanhamento de um profissional.

Por último, mantenha o óleo essencial longe dos olhos e das membranas mucosas. Deixe-o, também, fora do alcance de crianças e animais de estimação.

Referência bibliográfica:
[1]https://majesticpure.com/blogs/news/history-of-ylang-ylang-essential-oil-and-its-uses
[2]https://www.organicfacts.net/health-benefits/essential-oils/health-benefits-of-ylang- ylang-essential-oil.html
[3]https://www.aromafoundry.com/blogs/aroma-foundry/ylang-ylang-essential-oil-uses- description-recipes-precautions
[4] https://beautymunsta.com/beauty-benefits-of-ylang-ylang-essential-oil/
[5] http://www.oleosessenciais.org/oleo-essencial-de-ylang-ylang/
[6] https://essentialoils.co.za/essential-oils/ylang-ylang.htm

Comentários

Leia também...

Óleo Essencial de Limão Siciliano (Citrus Limon) - Benefícios e dicas de uso

Nossa linha de óleos essenciais não para de crescer. Visando o melhor para nossos clientes, apresentaremos mais um campeão peso-pesado na luta contra os males que afetam a saúde. É o óleo essencial de limão siciliano (Citrus limon). Nos parágrafos a seguir, destacaremos seus valiosos benefícios, mencionando imperdíveis dicas de ... Leia o artigo »

22/02/2018

Óleos essenciais - Riscos, efeitos colaterais e cuidados

Paracelso tinha razão: “A diferença entre o remédio e o veneno é a dose.” Longe de ser mera coincidência, tais palavras também se aplicam ao uso de óleos essenciais. Portanto, iremos além da frase dita pelo famoso médico suíço-alemão: responderemos perguntas; falaremos sobre o uso por via oral e cut&acir... Leia o artigo »

13/02/2018

Óleo essencial de Bergamota (Bergamot Italy) - Benefícios e dicas de uso

A fruta da qual o óleo essencial de bergamota é extraído pode nos saciar a sede e matar a fome, possibilitando a preparação de sucos, doces de pote, sobremesas e acompanhamentos para pratos salgados. Em linhas gerais, as dúvidas que a acompanham até podem ser simples, como, por exemplo, o nome pelo qual devemos chamá-la: bergamota, laranja-cr... Leia o artigo »

17/01/2018

Óleo essencial de Petitgrain - Benefícios e dicas de uso

A lista de óleos essenciais parece não ter fim. Mais pesquisas e investimentos enriquecem a medicina alternativa, anunciando novos recursos que ajudam a preservar a boa saúde. Entre tantos medicamentos naturais, um deles se destaca, e é o discreto e pouco conhecido óleo essencial de petitgrain – também disponível em nossa loja virtual! No deco... Leia o artigo »

29/01/2018

Óleos essenciais realmente funcionam?

Se o questionamento trouxe você até aqui, saiba que – segundo o pensamento aristotélico – a dúvida é o princípio da sabedoria. Questione quantas vezes for preciso, mas não perca a boa oportunidade de conferir este artigo, no qual caminharemos rumo à pergunta principal: Óleos essenciais realmente funcionam? Também pont... Leia o artigo »

03/04/2018