'Que os seus sonhos te levem cada vez mais longe.' Dorminhoco.com

Óleo essencial de Jasmim - Benefícios e dicas de uso

Capa post - Óleo essencial de Jasmim - Benefícios e dicas de uso

Texto: Postado em Dicas e Óleos essenciais por Mateus no dia 21 de Agosto de 2018 e última atualização dia 26 de Março de 2019 .

Óleos essenciais, como o de jasmim, não carecem de bons motivos para serem incluídos em nossa farmácia particular. O título deste artigo já esclarece o óleo do qual falaremos hoje, levando em conta seu histórico de utilização, principais componentes químicos, benefícios, contraindicações e uma série de informações indispensáveis, que ressaltam o quanto a medicina alternativa pode ser poderosíssima. Boa leitura!

O óleo essencial de jasmim oferece uma presença marcante em virtude de seu maravilhoso perfume. Trata-se de um aroma acentuadamente doce, floral e peculiar. Ao inalá-lo, percebemos, ainda que subjacente, o agradável toque da fruta e do chá enquanto admiramos um líquido de tom alaranjado-escuro. Este óleo não conquistou a simpatia do ramo perfumista e cosmético à toa.

Utilizá-lo nos possibilita, em geral, restaurar a saúde corporal e mental. Este óleo também funciona como um poderoso afrodisíaco natural e, dentre outros auxílios, ele diminui a tosse, combate a depressão, age contra infecções, suaviza a aparência de cicatrizes e manchas, socorre pessoas que sofrem de insônia, auxilia mulheres que têm problemas relacionados à menstruação, protege a pele, reduz as dores causadas pelo parto, age como sedativo, acaba com espasmos musculares, serve como proteção para o útero e é uma ótima opção às pessoas que tentam se livrar da dependência química.

Se você, prezado leitor, deseja conhecer mais, saiba que nos próximos parágrafos abordaremos detalhadamente os benefícios apresentados acima.

1 - Características importantes

  • Óleo essencial: 100% puro e natural 
  • Descrição olfativa: doce, floral, quente
  • Contraindicações: as contraindicações serão apresentadas no final do artigo
  • Nome científico: Jasminum Officinale

2 - Histórico de utilização

O óleo essencial a ser apresentado aqui é extraído de uma flor que costuma desabrochar à noite e pode receber dois nomes científicos: Jasminum grandiflorum (jasmim real) e Jasminum officinale (jasmim real) - o óleo é extraído desta segunda espécie, aliás. Carinhosamente, esta flor recebe o apelido de “rainha da noite”, pois exala mais perfume neste período do dia. 

No que diz respeito à sua origem, esta flor é nativa do Cáucaso, norte do Irã, Afeganistão, Paquistão, Himalaia e oeste da China. A Jasminum officinale é uma planta trepadeira, caducifólia e pertence à família das oleáceas. Ela pode alcançar a altura de 10m (32 pés). Suas flores são, na maioria das vezes, brancas e amarelas, considerando que os meses de junho a setembro lhes são mais propícios para o cultivo. 

Esta flor apresenta um gênero com mais de 200 videiras e arbustos. Não só ela, mas também a própria oliveira pertence à família das oleáceas. A Jasminum officinale também é apelidada de “jasmim do poeta”, pois seu delicioso aroma sempre foi exaltado. Na China, durante séculos, empregaram-na como objeto de decoração e usufruíram de sua fragrância. No mais, outros locais também a trataram desta maneira, e são eles: Japão, Indonésia e todo o sudeste da Ásia. No Paquistão, apelidaram-na de Chameli, tornando-se dona de uma grande popularidade nacional.

Contudo, não é um óleo essencial barato, havendo uma explicação para isso: muitas flores são necessárias para, enfim, produzir uma pequena quantidade de óleo. Porém, seu aroma é notório a partir de algumas gotinhas. Graças ao seu magnífico perfume, há quem chame este produto da terapia holística como “o rei de todos os óleos”. É bem provável que você pense da mesma maneira ao experimentá-lo.

3 - Principais componentes terapêuticos

  • Cis-Jasmona
  • 6-Metil
  • 5-hepten-2-ona
  • Acetato de cis-3-hexelina
  • Ocimeno
  • Acetato de benzila
  • 3,5-dimetil 2-etil-pirazina
  • Indol
  • Ácido benzoico
  • Benzaldeído
  • Acetato de benzila
  • Álcool benzílico
  • Benzoato de benzilo
  • Benzoato de cis-3-hexenilo
  • cis-Jasmona
  • Ceosol
  • Eugenol
  • Farnesol
  • Geraniol
  • Linalol
  • Antralinato de metila
  • p-Cresol
  • Nerol
  • gamma-Terpineol
  • Nerolidol
  • Isophytol
  • Fitol

Antes de adentrarmos o próximo tópico, queremos tecer duas considerações. O componente cis-Jasmona é responsável pelas notas florais na fragrância. O outro componente, o Indol, ao ser isolado, exala um odor demasiadamente fétido. Entretanto, quando empregado em baixa concentração, também apresenta um aroma floral.

4 - Benefícios

O óleo essencial de jasmim pode funcionar tal qual método contra as seguintes adversidades:

4.1 - Depressão

Tristeza? Desânimo? Pensamentos negativos? Inalar o aroma exalado pelo óleo de jasmim estimula a mente e aumenta a sensação de bem-estar, sendo uma reação eficaz contra a depressão. Este óleo estimula a liberação de certos hormônios, como a serotonina e, assim, há no corpo um aumento de energia, a incluir um ânimo elevado. Inspire-se com este maravilhoso óleo.

4.2 - Infecções

Adquirir este óleo significa ter em mãos um ótimo antisséptico e desinfetante. Suas propriedades germicidas, bactericidas, antivirais e fungicidas são eficazes graças à presença de certos componentes químicos, como o Benzaldeído, por exemplo.

Ao ser aplicado em feridas externas, o óleo de jasmim afasta a possibilidade de haver qualquer contagio bacteriano, evitando infecções graves relacionadas ao tétano.

Inalar este magnífico óleo reduz as infecções no sistema respiratório, alivia resfriados e a tosse. Nada mal!

4.3 - Falta de libido

Como dissemos no início do artigo: o óleo de jasmim é um afrodisíaco natural. Ele mexe com a imaginação dos amantes e estimula o apetite sexual. Longe de ser um simples acaso, a jasmim, na cultura indiana, é um item fundamental que decora o leito nupcial dos recém- casados. Também serve como bálsamo contra a impotência sexual, frigidez, ejaculação precoce e outros transtornos que afetam os momentos íntimos.

4.4 - Cicatrizes

Imaginamos o quanto você deve se sentir incomodado pelas marcas deixadas por feridas ou transtornos dermatológicos (acne, por exemplo). Não se deixe levar pelo desânimo, afinal, o óleo de jasmim pode ser a ajuda que você tanto procura. Este óleo é capaz de eliminar cicatrizes e manchas, incluindo estrias em mulheres que estão em fase de gestação.

4.5 - Tosse

O óleo de jasmim tem propriedades expectorantes, visto que é ideal para pessoas que tossem tanto que não conseguem dormir à noite. Melhor que isso é saber que sua ação elimina o catarro que congestiona as vias respiratórias. Trata-se, também, de um bom auxílio às pessoas que roncam, pois elimina a congestão no trato respiratório e nas vias nasais.

4.6 - Insônia

Rufem os tambores! Talvez este seja um dos tópicos mais visados por quem decidiu ler este artigo. Pois bem, o óleo de jasmim é uma opção recomendável àquelas pessoas que desejam um sono profundo, duradouro e sereno. Isso se dá graças à sua ação expectorante, sedativa e antiespasmódica.

4.7 - Menstruação/menopausa

A propriedade emenagogo (digo, que estimula o fluxo sanguíneo) do óleo de jasmim regula os ciclos menstruais, deixando-os de acordo com seu tempo natural e menos dolorosos. Seu efeito também adia a menopausa. Este extraordinário óleo também combate os distúrbios relacionados à menstruação: fadiga, incômodo, náuseas e as mudanças repentinas de humor. Felizmente, à medida que este óleo regula a menstruação, ele equilibra os níveis hormonais e melhora outras funções corporais.

4.8 - Pele seca

Caso você queira cuidar de sua pele, o óleo de jasmim é um produto recomendável, principalmente se sua pele está seca ou desidratada. Atenção! Pelo fato de este óleo oferecer uma reação sensibilizante, nem sempre é aconselhável aplicá-lo em feridas abertas ou cicatrizadas recentemente. Neste caso, pode haver uma reação alérgica ou irritação. Apesar disso, ainda é um óleo utilizado em tratamentos contra acne e eczema (se você pretende utilizar externamente este ou qualquer óleo essencial, busque antes a orientação de um profissional especializado).

4.9 - Baixa produção de leite materno

Se você é mãe e passa por este problema, acredite: o óleo de jasmim poderá ajudá-la. Além de aumentar a produção de leite materno, o referido óleo também funciona contra o câncer de mama. Taí uma boa opção para as mamães que estão em fase de amamentação!

4.10 - Dificuldades no parto

De fato todos os homens não imaginam o quanto um parto pode ser doloroso. No entanto, as mulheres que passam por isso quase sempre não sabem como lidar com este momento tão sublime e ao mesmo tempo penoso. O óleo de jasmim facilita o parto ao diminuir suas dores. Incluir este óleo no parto significa uma recuperação menos dolorosa e um período de pós-natal menos duradouro. Graças ao seu efeito antidepressivo, as mulheres também se colocam a salvo desta condição após dar a luz.

4.11 - Espasmos

Em geral, espasmos causam cãibras, congestão, tosse (espasmódica), falta de ar e dores intestinais. Espasmos são perigosos, e até podem ser mortais! Se você sofre com isso, aconselhamos utilizar óleo de jasmim. Ele tem o poder de tratar e aliviar os espasmos em diversas partes do corpo.

4.12 - Inquietação

O óleo essencial de jasmim acalma a mente e o corpo. É uma excelente opção para combater o estresse, a ansiedade, a irritação, a ira e a depressão. Afirma-se que este óleo alivia a dor ocasionada pela artrite e a gota, porém mais estudos ainda são necessários para reforçar esta afirmação.

4.13 – Má saúde uterina

O óleo em questão fortalece o útero e estimula a produção adequada de hormônio, garantindo uma boa saúde e o funcionamento desejado. Ainda neste aspecto, há outros benefícios, como evitar o surgimento de tumores após a menopausa.

5 – Contraindicações

Geralmente, o óleo essencial de jasmim é seguro e não causa irritações. Entretanto, em alguns casos este óleo essencial pode causar uma reação alérgica e incômoda à medida que é utilizado. Isso ocorre, por exemplo, quando o usuário possui uma pele sensível ou ainda demonstra inexperiência. Aconselhamos que você faça uso do óleo em pequenas quantidades e busque diluí-lo com algum óleo transportador.

Em um número limitado de pessoas o óleo de jasmim pode causar dores de cabeça, reações na pele ou náuseas devido à sua alta concentração. Sempre quando for possível, combine-o com algum óleo portador, como o de coco, amêndoas ou jojoba, por exemplo. Evite qualquer contato direto com a pele sem diluí-lo.

Não é recomendável fazer uso oral do óleo de jasmim, mas sim, deve-se aplicá-lo apenas na pele e utilizá-lo conforme manda as sessões de aromaterapia.

Se você está grávida ou em fase de amamentação, consulte seu médico antes de utilizar este óleo essencial. Este conselho também é dirigido às mulheres que têm, atualmente, problemas hormonais.

Em caso de dúvidas, procure um profissional especializado ou o médico responsável pela sua saúde. Mantenha óleos essenciais fora do alcance de crianças.

 

Referências bibliográficas:
[1] https://www.herbco.com/c-327-jasmine-flower.aspx
[2] http://www.oleosessenciais.org/oleo-essencial-de-jasmim/
[3] https://www.organicfacts.net/health-benefits/essential-oils/health-benefits-of-jasmine-essential-oil.html
[4] https://draxe.com/jasmine-oil/

Comentários

Leia também...

Os benefícios de uma boa noite de sono

Dormir bem faz com que você se sinta melhor, mas a importância de uma boa noite de sono vai além do bem-estar. A maneira como você se sente após acordar diz muito sobre a noite passada e como será o dia que vem pela frente.  Ter uma boa noite de sono é a chave para um estilo de vida saudável, que beneficia seu coração, control... Leia o artigo »

20/01/2014

Como a falta de sono afeta seu sistema imunológico

Se você é uma daquelas pessoas que dorme 4-5 horas por noite e, geralmente, tem um dia bem ativo, estudando ou trabalhando, pode ter certeza que se não hoje, logo você poderá ter diversos problemas de saúde. Na sociedade atual, muitos veem que quanto mais tempo temos para sermos mais produtivos ou aproveitar o tempo de vida, melhor. Mito! Est&aacut... Leia o artigo »

26/01/2014

3 Dicas para se concentrar melhor

Sempre falamos aqui no blog que dormir bem é uma das principais coisas que você deve fazer para estudar, trabalhar e se concentrar melhor. Mesmo tendo uma boa noite de sono, nem sempre é possível obter um nível de concentração desejado… Às vezes é uma obra no vizinho, cachorro latindo o dia todo, música alta em algum ... Leia o artigo »

27/03/2015

Zumbido no ouvido - Sintomas, causas e como tratar

Caso esse artigo não fosse escrito, mas sim, ditado, provavelmente escutá-lo com clareza seria impossível para quem tem zumbido no ouvido. Em primeiro lugar, trata-se de um sintoma grave. Ele nos afeta de várias formas e, além de atrapalhar o descanso noturno, pode provocar surdez. Nas próximas linhas, falaremos sobre o zumbido no ouvido, apontando seus si... Leia o artigo »

15/06/2018

Faz mal dormir com lentes de contato?

Pelos nosso olhos conseguimos perceber o mundo ao nosso redor, com seu esplendor de cores e formas, e apreciar as belezas que somente um olhar pode nos proporcionar. Por isso, devemos cuidar dos nossos olhos e, assim, estaremos cuidando de nossa própria qualidade de vida. Afinal, já é sabido que os olhos são a janela da alma. Em alguns casos, para conseguirmos garantir ... Leia o artigo »

28/10/2016