'O sono é doce para o trabalhador.' John Bunyan

Óleo essencial de Toranja (Grapefruit) - Benefícios e dicas de uso

Um aroma agradável, um sabor extraordinário e uma série de fortes propriedades medicinais: eis a combinação perfeita! E quem diria que tamanho engenho e tamanha arte coubessem em uma simples fruta? Assim a natureza a fez, nomeando-a, em terras brasileiras, de toranja. A toranja e seu óleo essencial vêm se tornando referência no âmbito medicinal, ainda que o sabor da fruta em si seja desconhecido para muitos paladares... A fim de sanar quaisquer dúvidas, abordaremos sobre o óleo essencial de toranja, apresentando seus benefícios, incluindo dicas de como melhor empregá-lo no quotidiano.

Aqueles que tiraram proveito do óleo essencial de toranja sabem que, de uma forma ou de outra, este óleo faz bom jus ao seu nome, pois é um excelente aliado na aromaterapia, de maneira que age com eficácia, beneficiando a saúde do paciente de acordo com suas substâncias curativas. O óleo essencial de toranja, como outros óleos cítricos, é levemente ácido, dando ao sabor um toque amargo. Seu aroma é cítrico e fresco, promovendo a sensação de limpeza, vivacidade, energias renovadora e grande estímulo!

Características importantes

  • Óleo essencial: 100% puro e natural.
  • Descrição olfativa: fruta e flora.
  • Nome científico: Citrus paradise, Citrus racemosa, Citrus maxima.
  • Precauções: As contraindicações serão apresentadas no final do artigo.

1 - Histórico de utilização

O óleo essencial de toranja é, frequentemente, utilizado para o tratamento de inúmeros problemas, a saber: acne, problemas de concentração, queda de cabelo, depressão, infecções microbianas, envelhecimento precoce, cãibras menstrual, dor de cabeça, perda de visão, perda de audição, etc. O óleo essencial de toranja também atua tal qual rejuvenescedor de pele e inibe, além da vontade de comer açúcar, o apetite, as dores de fadiga, a rigidez muscular; elimina toxinas no organismo, reforça o sistema imunológico e combate os radicais livres.

Em algumas partes do mundo, a toranja é conhecida por Shaddock. Não diferente de todas as frutas cítricas, seu óleo essencial está presente na casca e é extraída através da compressão.

2 - Principais componentes terapeuticos e nutricionais

  • Limoneno
  • Alfa-pineno
  • Sabinene
  • Mirceno
  • Geraniol
  • Linalol
  • Citronelal
  • Acetato de decilo
  • Acetato de nerilo
  • Terpineol
  • Ácido ascórbico

O limoneno, componente principal do óleo essencial de toranja ou de laranja silvestre, produzirá um aroma edificante emitido pela mistura de cítricos. O limoneno, por sua vez, pertence ao grupo dos monoterpenos. O limoneno também tem a capacidade de dissolver óleos, o que o transforma em um ingrediente comum em limpadores de mãos.

O óleo essencial de toranja é rico em antioxidantes. Em princípio, tem uma grande quantidade de vitamina C (ácido ascórbico). Esta vitamina, combinada com outros componentes antioxidantes presentes no óleo essencial de toranja, reforça (como dito acima) o sistema imunológico contra os radicais livres.

Agora, vamos conhecer tanto as dicas quanto os benefícios para a saúde que o óleo essencial de toranja pode nos proporcionar.

3 - Benefícios

3.1 - Aumenta a concentração

O óleo essencial de toranja pode dar uma mãozinha aos concurseiros e estudiosos de plantão. Em outras palavras, muitas vezes ler ou estudar durante um tempo prolongado pode fazer com que a mente divague ou perca sua concentração. A fim de se obter reforço nos estudos, pode-se acrescentar ao difusor algumas gotas de óleo essencial de toranja. Este óleo também pode ser consumido em capsulas. Assim, sua mente obterá mais clareza e, inevitavelmente, ótima concentração.

3.2 - Mantém o metabolismo saudável

O óleo essencial de toranja é conhecido por manter o metabolismo saudável. Suas propriedades antivirais e antimicrobianas o convertem em um bom desinfetante. Não só protege o corpo contra novas infecções, senão, também elimina as infecções já existentes. Ele é particularmente efetivo no tratamento de infecções do cólon, estômago, intestino, sistema urinário, sistema excretor e rins. Também é eficiente contra as infecções orais e oculares, assim como as infecções dermatológicas.

3.3 - Tem efeito cicatrizador

As propriedades antissépticas do óleo essencial de toranja o fazem perfeito para o tratamento de feridas, cortes, acne e hematomas, o que evita as infecções microbianas. Além disso, desenvolvendo o papel de antisséptico, evita que as feridas desenvolvam tétano ou se tornem sépticas (isto é: feridas contaminadas por micro-organismos patogênicos).

3.4 - Estimula a secreção hormonal

O óleo essencial de toranja estimula as glândulas endócrinas e promove a secreção adequada de hormônios e enzimas, melhorando, assim, o metabolismo. Estimula o sistema nervoso, fazendo-o ser mais ativo e alerta. O sistema digestivo também colhe benefícios deste óleo essencial, pois estimula a secreção de sucos gástricos e da bile no estômago, além de movimentar os alimentos que passam pelo intestino. Contudo, estimula o sistema linfático, circulatório e excretor.

3.5 - Alivia a depressão

O óleo essencial de toranja tem um efeito estimulante e, também, relaxa a mente. Induz sentimentos positivos, cura a depressão, alivia a ansiedade e o estresse. Estes efeitos vêm do aroma e seus efeitos estimulantes sobre certos hormônios que elevam a mente.

3.6 - Controla o apetite

Se você almeja perder alguns quilinhos indesejáveis antes do verão, o óleo essencial de toranja lhe poderá ser muito útil! Para alcançar este objetivo, deve-se misturar algumas (poucas) gotas deste óleo a um copo de água e, feito isto, tomá-lo antes de cada refeição. Esta mistura provocará maior saciedade.

Mas atenção! Ingerir este óleo é seguro, porém não é recomendável mais de três gotas em cada copo. Se possível, procure óleo essencial de toranja orgânico de grau comestível. Você também pode, para a perda de peso, misturar o óleo essencial de toranja com outros óleos essenciais, como aqueles que são extraídos do gengibre, da hortelã e da pimenta.

3.7 - Aumenta a micção

As propriedades diuréticas do óleo essencial de toranja mantêm o corpo leve e livre de toxinas ao aumentar a frequência e o volume da urina. O referido óleo ajuda a eliminar o excesso de água, gordura, sódio, ácido úrico e outras toxinas do corpo e também reduz a pressão arterial, mantendo o coração saudável. A micção frequente mantém o trato urinário livre de infecções, limpa os rins de todos os dejetos calcários e úricos, de modo a protegê-los contra os cálculos renais e as infecções.

3.8 - Elimina toxinas

A atividade do óleo essencial de toranja como substância linfática é, de fato, sua melhor propriedade. O sistema linfático interpreta um papel importante em nosso corpo: está incluso na eliminação de substâncias tóxicas. O óleo essencial de toranja aumenta a atividade do sistema linfático, limpando o corpo de toxinas e combatendo problemas como a celulite, a presença de ureia no sangue, o reumatismo, a artrite e a gota.

3.9 - Tonifica a pele

O óleo essencial de toranja promove a limpeza de pele. É ótimo para tratar a pele engordurada e a acne, proporcionando a sensação instantânea de puro frescor. O referido óleo é útil para tratar a rigidez e a cãibra muscular. Pode-se mesclar o óleo essencial de toranja aos esfoliantes corporais e ao gel de banho. Além de suavizar a pele, o óleo desta fruta emitirá um aroma revigorante!

No mais, desfrute de uma massagem relaxante com o óleo essencial de toranja. Para uma boa recuperação após um dia cansativo, aplique o óleo de toranja e massageie as áreas necessitadas, o que ajudará a melhorar a aparência das imperfeições nas áreas onde o óleo foi aplicado.

4 - Contraindicações

Não se devem expor à luz solar – evitando também a luz UV – as áreas corporais onde o óleo foi aplicado nas primeiras 12 horas. Faz-se recomendável manter fora do alcance de crianças. Em caso de mulheres grávidas ou em fase de amamentação, consultar um médico ou especialista antes da utilização do óleo essencial de toranja. Evite o contato entre o óleo e a parte interna do ouvido, além dos olhos e outras áreas sensíveis.

Fontes e referências
https://www.youtube.com/watch?v=izeKwow4NoE
https://beautyinthemess.com/grapefruit-essential-oil/
https://www.youngliving.com/en_EU/products/grapefruit-
https://www.doterra.com/US/en/blog/spotlight-grapefruit-oil
https://www.organicfacts.net/health-benefits/essential-oils/grapefruit-essential-oil.html

Postado em Diversos no dia 03 de Janeiro de 2018

Comentários

Leia também...

Conheça os melhores protetores auriculares para dormir

Atualização (05/Janeiro/2016): Por favor, leiam o post O Som do Silêncio – Tudo sobre protetores auriculares. Depois de testar vários modelos, aprender com dúvidas de leitores e pesquisar bastante, foi elaborado um guia mais completo sobre os protetores auriculares. Muitas pessoas tem dificuldade para dormir devido a um parceiro que ronca, cachorros latindo,... Leia o artigo »

30/12/2014

Pare de fumar e durma melhor

Você sabe porque fumar cigarros atrapalha seu sono? Fumar cigarro ou outros produtos a base de tabaco pode afetar seu sono de diversas maneiras, tudo tem haver com o principal ingrediente ativo, a nicotina. Dependendo de como você usa e seu nível de dependência, seu desejo por uma dose adicional de nicotina durante o sono pode fazer você acordar e isso talvez seja um... Leia o artigo »

13/03/2014

Saiba as consequências de dormir pouco e mal

Alguns dos principais efeitos de uma noite de sono ruim é se sentir grogue, lento, as vezes mal humorado e não conseguir aproveitar o dia ou dar o seu melhor no trabalho ou estudo. Esses são efeitos conhecidos, mas a privação do sono também traz consequências profundas para sua saúde física e mental. O custo de dormir pouco e/ou mal &ea... Leia o artigo »

11/03/2017