'A inveja não permite que a humanidade durma.' Carl Jung

Óleo essencial de tangerina - Benefícios e dicas de uso

Frutas cítricas estão em alta no universo aromaterápico. Dentre elas encontramos a popular e brasileiríssima tangerina, sobre a qual apresentamos um artigo. Hoje você conhecerá os benefícios de seu óleo essencial, principais componentes químicos e outras curiosidades que, sem dúvidas, é o que oferecemos de melhor para você.

Boa leitura!

1 - Características importantes

  • Óleo essencial: 100% natural
  • Descrição olfativa: adocicado, fresco e picante
  • Nome científico: Citrus reticulata
  • Precauções: As contraindicações serão apresentadas no final do artigo 

2 - Histórico de utilização 

Certas fontes [1] nos revelam que a tangerina é proveniente da árvore Citrus reticulata. Em seus galhos nota-se: folhas perenes, frutos de casca brilhante (especificamente, cítricos doces) e flores brancas.

Em razão de seu aroma forte e sabor adocicado, a tangerina assume diferentes formas, transformando-se em geleia, sobremesas e bebidas. Ou por que não a considerar um lanche prático? Pois é fácil descascá-la e separar seus gomos suculentos.

Já o óleo essencial de tangerina é extraído da casca da fruta através do processo de expressão a frio. O curioso é que, tratando-se de plantas, muda-se o método de extração, dando preferência à famosa destilação a vapor.

3 - Principais componentes terapêuticos

  • Limoneno
  • Ácido etanoico
  • Citidina
  • Ácido dodecanoico
  • 4-Vinylphenol

Dentre estes componentes químicos, o Limoneno se destaca, visto que há altos níveis deste monoterpeno. O Limoneno é conhecido pela sua capacidade de gerar estímulo, elevando significativamente o estado de ânimo. Ele também proporciona uma capacidade limpadora e purificante, sendo útil para cuidar da pele, como também realizar a limpeza da casa. É permitido utilizá-lo de modo aromaterápico (difundido ou inalado).

4 - Benefícios

4.1 - Mais sabor em seus alimentos

Dois ou três gotas do óleo de tangerina podem ser o suficiente para incrementar o sabor de pratos doces. Com este óleo, o sabor de bolos, tortas e bolos proporcionará estímulo através de um sabor deliciosamente inconfundível – aquele toque todo especial que apenas a tangerina tem.

4.2 - Produtos de limpeza

Este óleo também pode ser adicionado aos produtos de limpeza convencionais. Mistura preparada, sinta-se à vontade para utilizá-la em toda a superfície de sua casa, onde a limpeza transmitirá maior frescor e maior sensação de bem-estar. Não seria, neste caso, uma má ideia misturar o óleo de tangerina ao de hortelã, caso deseje limpar a pia da cozinha, por exemplo. Fica a dica!

4.3 - Sistema imunológico saudável

Consumir internamente o óleo de tangerina pode ser um tônico para o sistema imunológico, pois ele contém antioxidantes poderosos! Tratando-se de uso interno, recomendamos que adicione gotas de água ao óleo.

4.4 - Felicidade e bem-estar em dobro

Fazer uma aplicação utópica – digo, colocá-lo em contato com a pele – pode promover a sensação de felicidade. Para isso, é necessário aplicar o óleo em pontos flexíveis ou no próprio abdômen. Mas, antes de tudo, é importante utilizar o óleo de coco para diluir o de tangerina, visto que óleos essenciais quase sempre podem ocasionar grande sensibilidade ou irritação à pele (também deve-se evitar contato imediato com a luz solar).

4.5 - Bebidas que resfrescam

Além dos pratos mencionados nas linhas anteriores, você também pode usar este incrível óleo em bebidas, como vitaminas matinais, bebidas refrescantes, ideais para o verão, chás ou aquela água que você costuma sempre carregar consigo.

Atenção! Não é preciso adicionar muitas gotas deste óleo na bebida, afinal, é um óleo que possui grande concentração. Comece aos poucos... 

4.6 - Mais energia em seus dias!

Não diferente de outros óleos cítricos, a mencionar o de laranja-silvestre e o de limão, por exemplo, o óleo de tangerina oferece propriedades que ocasionam um efeito energizante e estimulante através do uso aromaterápico. Como realizar este procedimento?

Simples: derrame umas gotinhas deste óleo na palma da mão, esfregue-a na outra palma e as mantenha próximo do nariz durante 30 segundos. Ou adicione este óleo em seu difusor e deixe-o ligado para exalar seu delicioso perfume!

4.7 - Tratamento para a pele

É permitido afirmar que o óleo de tangerina é útil para cuidar da pele. Na verdade, ele pode ser um ótimo limpador facial noturno. E aqui vai uma receita [2] rápida: combine uma colherada de mel com 2 gotas de óleo de tangerina e uma gota de óleo de gerânio; misture-os e passe esta combinação no rosto. Após deixá-lo de repouso durante alguns minutos, enxague-o bem.

5 - Contraindicações

Apesar de ser permitido ingerir o óleo de tangerina, busque antes a orientação de um profissional ou alguém capacitado. Utilizá-lo internamente requer cuidado em dobro. Precaução nunca é demais!

No mais, evite contato entre o óleo essencial e partes sensíveis do corpo (neste caso, olhos e ouvidos). Se você o aplicar na pele, espere alguns minutos antes de ter contato com a luz solar (óleos essenciais costumam ser fotossensibilizantes).

Óleos essencias também devem ser evitados por mulheres grávidas ou em fase de amamentação. Recém-nascidos, crianças pequenas e animais de estimação também não combinam com óleos essenciais.

Atenção! Em caso de dúvida, peça a orientação de um médico ou profissional capacitado.

Referências bibliográficas:
[1] https://www.doterra.com/US/en/blog/spotlight-tangerine-oil
[2] https://www.youngliving.com/blog/benefits-of-tangerine-essential-oil/

Texto postado em 15 de Outubro de 2020 .

Comentários

Leia também...

Óleo essencial de Menta Piperita - Benefícios e dicas de uso

É fato: a medicina alternativa veio para nos surpreender positivamente! São tantas opções, tantas utilidades... Nossa loja virtual, que possui diversos produtos para dormir, disponibiliza também uma linha preciosa de óleos essenciais. Dentre eles, hoje nós apresentaremos o óleo essencial de menta piperita, também chamada de hortel&atil... Leia o artigo »

11/05/2018

Óleo essencial de Petitgrain - Benefícios e dicas de uso

A lista de óleos essenciais parece não ter fim. Mais pesquisas e investimentos enriquecem a medicina alternativa, anunciando novos recursos que ajudam a preservar a boa saúde. Entre tantos medicamentos naturais, um deles se destaca, e é o discreto e pouco conhecido óleo essencial de petitgrain – também disponível em nossa loja virtual! No deco... Leia o artigo »

29/01/2018

Óleos essenciais - Riscos, efeitos colaterais e cuidados

Paracelso tinha razão: “A diferença entre o remédio e o veneno é a dose.” Longe de ser mera coincidência, tais palavras também se aplicam ao uso de óleos essenciais. Portanto, iremos além da frase dita pelo famoso médico suíço-alemão: responderemos perguntas; falaremos sobre o uso por via oral e cut&acir... Leia o artigo »

13/02/2018

Óleo essencial de anis-estrelado - Benefícios e dicas de uso

A aromaterapia oferece um leque de opções que, através do uso consciente e responsável, ajuda a restaurar a saúde física e mental. Hoje, trazemos mais uma novidade. É o óleo essencial de anis-estrelado. Há alguns anos, até reservamos um espaço aqui para apresentarmos um artigo completo sobre o chá de anis-estrelado... Leia o artigo »

14/05/2019

Óleos essenciais realmente funcionam?

Se o questionamento trouxe você até aqui, saiba que – segundo o pensamento aristotélico – a dúvida é o princípio da sabedoria. Questione quantas vezes for preciso, mas não perca a boa oportunidade de conferir este artigo, no qual caminharemos rumo à pergunta principal: Óleos essenciais realmente funcionam? Também pont... Leia o artigo »

03/04/2018

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 5371 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.