'Paz com Deus e com o próximo: assim o quer o bom sono.' Nietzsche (Zaratustra)

Óleo essencial de tangerina - Benefícios e dicas de uso

Capa post - Óleo essencial de tangerina - Benefícios e dicas de uso

Texto: Postado em Óleos essenciais por Caio Cesar no dia 15 de Outubro de 2020 .

Frutas cítricas estão em alta no universo aromaterápico. Dentre elas encontramos a popular e brasileiríssima tangerina, sobre a qual apresentamos um artigo. Hoje você conhecerá os benefícios de seu óleo essencial, principais componentes químicos e outras curiosidades que, sem dúvidas, é o que oferecemos de melhor para você.

Boa leitura!

1 - Características importantes

  • Óleo essencial: 100% natural
  • Descrição olfativa: adocicado, fresco e picante
  • Nome científico: Citrus reticulata
  • Precauções: As contraindicações serão apresentadas no final do artigo 

2 - Histórico de utilização 

Certas fontes [1] nos revelam que a tangerina é proveniente da árvore Citrus reticulata. Em seus galhos nota-se: folhas perenes, frutos de casca brilhante (especificamente, cítricos doces) e flores brancas.

Em razão de seu aroma forte e sabor adocicado, a tangerina assume diferentes formas, transformando-se em geleia, sobremesas e bebidas. Ou por que não a considerar um lanche prático? Pois é fácil descascá-la e separar seus gomos suculentos.

Já o óleo essencial de tangerina é extraído da casca da fruta através do processo de expressão a frio. O curioso é que, tratando-se de plantas, muda-se o método de extração, dando preferência à famosa destilação a vapor.

3 - Principais componentes terapêuticos

  • Limoneno
  • Ácido etanoico
  • Citidina
  • Ácido dodecanoico
  • 4-Vinylphenol

Dentre estes componentes químicos, o Limoneno se destaca, visto que há altos níveis deste monoterpeno. O Limoneno é conhecido pela sua capacidade de gerar estímulo, elevando significativamente o estado de ânimo. Ele também proporciona uma capacidade limpadora e purificante, sendo útil para cuidar da pele, como também realizar a limpeza da casa. É permitido utilizá-lo de modo aromaterápico (difundido ou inalado).

4 - Benefícios

4.1 - Mais sabor em seus alimentos

Dois ou três gotas do óleo de tangerina podem ser o suficiente para incrementar o sabor de pratos doces. Com este óleo, o sabor de bolos, tortas e bolos proporcionará estímulo através de um sabor deliciosamente inconfundível – aquele toque todo especial que apenas a tangerina tem.

4.2 - Produtos de limpeza

Este óleo também pode ser adicionado aos produtos de limpeza convencionais. Mistura preparada, sinta-se à vontade para utilizá-la em toda a superfície de sua casa, onde a limpeza transmitirá maior frescor e maior sensação de bem-estar. Não seria, neste caso, uma má ideia misturar o óleo de tangerina ao de hortelã, caso deseje limpar a pia da cozinha, por exemplo. Fica a dica!

4.3 - Sistema imunológico saudável

Consumir internamente o óleo de tangerina pode ser um tônico para o sistema imunológico, pois ele contém antioxidantes poderosos! Tratando-se de uso interno, recomendamos que adicione gotas de água ao óleo.

4.4 - Felicidade e bem-estar em dobro

Fazer uma aplicação utópica – digo, colocá-lo em contato com a pele – pode promover a sensação de felicidade. Para isso, é necessário aplicar o óleo em pontos flexíveis ou no próprio abdômen. Mas, antes de tudo, é importante utilizar o óleo de coco para diluir o de tangerina, visto que óleos essenciais quase sempre podem ocasionar grande sensibilidade ou irritação à pele (também deve-se evitar contato imediato com a luz solar).

4.5 - Bebidas que resfrescam

Além dos pratos mencionados nas linhas anteriores, você também pode usar este incrível óleo em bebidas, como vitaminas matinais, bebidas refrescantes, ideais para o verão, chás ou aquela água que você costuma sempre carregar consigo.

Atenção! Não é preciso adicionar muitas gotas deste óleo na bebida, afinal, é um óleo que possui grande concentração. Comece aos poucos... 

4.6 - Mais energia em seus dias!

Não diferente de outros óleos cítricos, a mencionar o de laranja-silvestre e o de limão, por exemplo, o óleo de tangerina oferece propriedades que ocasionam um efeito energizante e estimulante através do uso aromaterápico. Como realizar este procedimento?

Simples: derrame umas gotinhas deste óleo na palma da mão, esfregue-a na outra palma e as mantenha próximo do nariz durante 30 segundos. Ou adicione este óleo em seu difusor e deixe-o ligado para exalar seu delicioso perfume!

4.7 - Tratamento para a pele

É permitido afirmar que o óleo de tangerina é útil para cuidar da pele. Na verdade, ele pode ser um ótimo limpador facial noturno. E aqui vai uma receita [2] rápida: combine uma colherada de mel com 2 gotas de óleo de tangerina e uma gota de óleo de gerânio; misture-os e passe esta combinação no rosto. Após deixá-lo de repouso durante alguns minutos, enxague-o bem.

5 - Contraindicações

Apesar de ser permitido ingerir o óleo de tangerina, busque antes a orientação de um profissional ou alguém capacitado. Utilizá-lo internamente requer cuidado em dobro. Precaução nunca é demais!

No mais, evite contato entre o óleo essencial e partes sensíveis do corpo (neste caso, olhos e ouvidos). Se você o aplicar na pele, espere alguns minutos antes de ter contato com a luz solar (óleos essenciais costumam ser fotossensibilizantes).

Óleos essencias também devem ser evitados por mulheres grávidas ou em fase de amamentação. Recém-nascidos, crianças pequenas e animais de estimação também não combinam com óleos essenciais.

Atenção! Em caso de dúvida, peça a orientação de um médico ou profissional capacitado.

Referências bibliográficas:
[1] https://www.doterra.com/US/en/blog/spotlight-tangerine-oil
[2] https://www.youngliving.com/blog/benefits-of-tangerine-essential-oil/

Comentários

Leia também...

Óleo essencial de Patchouli - Benefícios e dicas de uso

Se você já é nosso cliente ou está visitando a Loja do Dorminhoco pela primeira vez, queremos convidá-lo para a leitura de mais um artigo. Nele, falaremos sobre o óleo essencial de patchouli, pontuando seus extraordinários benefícios e dicas práticas de uso. Caso você queira experimentar outros óleos essenciais, visite noss... Leia o artigo »

18/05/2018

Óleo essencial de Alecrim - Benefícios e dicas de uso

Alecrim: nome que causa familiaridade nos amantes da boa gastronomia. Esta plantinha, apesar de quase imperceptível em pratos sofisticados, melhora-os significativamente com seu sabor inconfundível. Hoje, iremos um pouco além da mesa. Falaremos do óleo essencial de alecrim, especificando seus benefícios e dicas de como melhor usá-lo. Para quem faz uso... Leia o artigo »

29/01/2018

Óleo essencial de Cravo Folha (Clove Bud) - Benefícios e dicas de uso

Além de possuir fortes propriedades medicinais, o óleo essencial de Cravo Folha é considerado um elemento afrodisíaco, composto pelo misterioso encanto que vem do Oriente e da Ásia. Neste artigo, nós mencionaremos seus benefícios sem deixar de pontuar, por meio de um tom esclarecedor, ótimas dicas de uso. Boa leitura! O óleo de Cravo F... Leia o artigo »

11/04/2018

Óleos essenciais - Riscos, efeitos colaterais e cuidados

Paracelso tinha razão: “A diferença entre o remédio e o veneno é a dose.” Longe de ser mera coincidência, tais palavras também se aplicam ao uso de óleos essenciais. Portanto, iremos além da frase dita pelo famoso médico suíço-alemão: responderemos perguntas; falaremos sobre o uso por via oral e cut&acir... Leia o artigo »

13/02/2018

Óleo essencial de melaleuca (tea tree) - Benefícios e dicas de uso

Uma de nossas prioridades é apresentar a você dicas e produtos que lhe proporcionem esplêndidas noites de sono. Mais: desejamos uma rotina saudável aos nossos clientes e, portanto, como indicação, hoje falaremos sobre o óleo essencial de melaleuca (tea tree), pontuando quinze benefícios e imperdíveis dicas de uso. Convidamos você p... Leia o artigo »

24/07/2018

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 4979 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.