'Não é pouco saber dormir; para isso é preciso aprontar-se durante o dia.' Nietzsche (Zaratustra)

Óleo essencial de Petitgrain - Benefícios e dicas de uso

Capa post - Óleo essencial de Petitgrain - Benefícios e dicas de uso

Texto: Postado em Óleos essenciais por Marcelo Morais no dia 29 de Janeiro de 2018 e última atualização dia 26 de Março de 2019 .

A lista de óleos essenciais parece não ter fim. Mais pesquisas e investimentos enriquecem a medicina alternativa, anunciando novos recursos que ajudam a preservar a boa saúde. Entre tantos medicamentos naturais, um deles se destaca, e é o discreto e pouco conhecido óleo essencial de petitgrain – também disponível em nossa loja virtual! No decorrer dessa postagem, apresentaremos seus benefícios e dicas de uso.

As propriedades do óleo essencial de petitgrain são similares às do óleo essencial de néroli, extraído da flor da laranja-azeda. Portanto, as fortes propriedades medicinais do óleo essencial de petitgrain funcionam como sedativo, relaxante, tranquilizante e tônico cardíaco. O óleo essencial de petitgrain pode, também, ser útil para diminuir a ansiedade, acabar com a insônia, eliminar a depressão, aliviar a sensação de enjoo e ajudar os pacientes a descartar os calmantes convencionais. Ele tem um aroma alaranjado, refrescante, floral e herbáceo, com um toque amadeirado. Quando inalado, causa uma sensação prazerosa, cujo resultado é o relaxamento e a tranquilidade instantânea.

1 - Características importantes

  • Óleo essencial: 100% puro e natural (compre na loja)
  • Descrição olfativa: fresco, cítrico, herbal
  • Precauções: as contraindicações serão apresentadas no final do artigo
  • Nome científico: Citrus aurantium bigaradia Rutaceae

2 - Histórico de utilização

O nome petitgrain foi originado a partir da junção de duas palavras francesas: petit grain (“pequeno grão”), e o motivo pelo qual este nome surgiu se dá ao tamanho pequeno da laranja-azeda ainda verde. Curiosamente, a laranja-azeda é menor que outras frutas cítricas e, através do processo de destilação a vapor, o óleo essencial de petitgrain é extraído das folhas e dos ramos da árvore de onde esta fruta vem.

Grasse, no sul da França, uma vez conhecida pelas grandes quantidades de óleo de alta qualidade que eram provenientes de suas destilarias, adotou o óleo de petitgrain: dono de um aroma rico e utilizado em perfumes de alta qualidade e cosméticos de todo tipo. A indústria de Grasse perdeu forças e, desde o século XIX até então, o principal produtor é o Paraguai, ainda que a essência de seu produto seja inferior e mais barata. São exportadas, aproximadamente, 190 toneladas a cada ano, das quais a maioria é destinada à indústria alimentícia, servindo de aromatizante para bebidas. De resto, são encaminhadas ao ramo da perfumaria e dos cosméticos. A aromaterapia é a área menos é favorecida nesta distribuição. O óleo essencial de petitgrain também é produzido no sul da Itália, além do Egito, da Tunísia e de outros países situados no norte do continente africano.

O óleo essencial de petitgrain foi utilizado durante muito tempo nas práticas tradicionais de saúde, para fins de limpeza e por seus diversos benefícios internos. Amplamente utilizado na indústria do perfume, o óleo de petitgrain oferece, com frequência, um aroma herbáceo que o torna único e útil em uma variedade de ambientes. Desde promover um sono reparador até proporcionar uma função imunológica saudável, os benefícios do óleo de petitgrain são, sem dúvidas, de grande alcance e efeito.

3 - Principais componentes terapêuticos

  • Geraniol
  • Acetato de Geranilo
  • Limoneno
  • Linalol
  • Acetato de Linalino
  • Sesquiterpeno
  • alfa-Terpineol

Os principais componentes químicos do óleo essencial de petitgrain são: Acetato de Linalilo, Linalol e alfa-Terpineol.

Os óleos essenciais com Acetato de Linalilo e Linalol, como o de petitgrain, lavanda e bergamota, são conhecidos por suas propriedades que trazem a calma, além de o óleo essencial de petitgrain proporcionar um excelente sono reparador.

4 - Benefícios

4.1 – Antisséptico

O óleo essencial de petitgrain é um antisséptico infalível! Um de seus vilões é a bactéria Staphylococcus aureus, que produz a sepse: uma infecção que pode agravar qualquer ferida interna ou externa no corpo. Pelo fato de as feridas serem mais susceptíveis à infecção, a sepse pode contaminar tais feridas. O óleo essencial de petitgrain pode ser um aliado no tratamento destes sintomas e eliminar as bactérias geradoras desta infecção.

4.2 – Antiemético

Existem diversos benefícios para a saúde oferecidos pelo óleo essencial de petitgrain. Um deles é ajudar a controlar as náuseas e eliminar a necessidade de vomitar. Isso se deve ao fato de ser um bom antiemético natural.

4.3 – Calmante

O óleo essencial de petitgrain é um tônico para os nervos ou um calmante potente. As propriedades calmantes e relaxantes deste óleo ajudarão você a superar os sentimentos de ira, ansiedade, abatimento, medo e perturbação. O óleo essencial de petitgrain alivia os sintomas das doenças neurológicas, os ataques epiléticos e as convulsões. O óleo essencial de petitgrain também ajuda a melhorar a saúde do sistema nervoso, beneficiando o sistema nervoso central.

4.4 – Antiespasmódico

Às vezes podemos sofrer tosses ininterruptas, câimbras, congestões, câimbras intestinais e convulsões. Estas condições são, em sua maioria, espasmódicas (causadas por espasmos). Os espasmos são contrações involuntárias em seus músculos, tecidos e nervos, de modo que podem ser excessivas e incômodas. Os espasmos também afetam o sistema respiratório e os pulmões, acarretando problemas e transtornos respiratórios. O óleo essencial de petitgrain é um maravilhoso antiespasmódico, responsável por ajudar a aliviar estes sintomas, mantendo o usuário aliviado e satisfeito.

4.5 – Cuida da pele

Além dos benefícios que mencionamos anteriormente, o óleo essencial de petitgrain é bom para a pele. Ajuda a manter o equilíbrio óleo-umidade e reduz as marcas de acne, espinhas, sudoração anormal, pele seca e rachada. Para ajudar a reduzir a aparência das infecções na pele, busque acrescentar um par de gotas de óleo de petitgrain ao óleo de coco e aplicá-lo nas imperfeições.

Uma gota de óleo essencial de petitgrain acrescentada à sauna facial é boa para os problemas da pele como a acne. Pode ser utilizado como um óleo facial também. Limpo, podemos aplicá- lo diretamente sobre as espinhas ou as pústulas, usando um pedaço de algodão. Também é bom em caso de edema e inchaço geral, provocado por problemas digestivos.

4.6 – Antidepressivo

O óleo essencial de petitgrain é um antidepressivo eficaz. Seu aroma relaxante e efeito calmante ajudam a superar a depressão e relaxar o corpo. Portanto, na próxima vez que você se sentir abatido, inale algumas gotas do óleo essencial de petitgrain e isso lhe ajudará a ser mais positivo.

4.7 – Desodorante natural

O aroma floral do petitgrain é deliciosamente tranquilizador! Além disso, ele se mostra efetivo ao cobrir a maioria dos odores corporais. O óleo essencial de petitgrain ajuda a frear o crescimento de bactérias nas partes do corpo que se encontram cobertas, quentes ou suadas. Faça uso de algumas gotas do óleo essencial de petitgrain para vencer o mau cheiro corporal e prevenir as infecções que surgem em consequência da proliferação de bactérias.

4.8 – Sedativo

O óleo essencial de petitgrain é um excelente sedativo e age contra a insônia. Suas propriedades fazem com que o petitgrain seja eficaz para tratar alguns transtornos, como a ira repentina, a aflição, a ansiedade, o estresse e a aflição. Este óleo também é útil para tratar palpitações anormais, não deixando de lado a hipertensão.

4.9 – Auxilia os sistemas internos

O óleo essencial de petitgrain é conhecido há muito tempo em razão de seus benefícios para o corpo quando fazemos seu uso interno. Ingerir o petitgrain pode ajudar os sistemas internos, isto é, o sistema cardiovascular, nervoso, digestivo e imunológico. Para desfrutar dos benefícios internos do óleo essencial de petitgrain para os sistemas do corpo, acrescente uma ou duas gotas do óleo na água ou em outras bebidas. Isso lhe permitirá não apenas colher os benefícios internos do óleo, mas, simultaneamente, poderá degustar o sabor fresco que o petitgrain tem a oferecer.

4.10 – Acompanhamento para bebidas

Que tal uma bebida quente antes de dormir? Não diferente de outros óleos essenciais cítricos, o óleo essencial de petitgrain é uma grande adição às bebidas quentes. Se lhe agrada beber chá de ervas ou outras bebidas cálidas, leve em conta acrescentar umas gotas de óleo essencial de petitgrain para ajudar a melhorar o sabor. Você desfrutará do sabor único do óleo essencial de petitgrain, como também você será beneficiado pelas propriedades calmantes que estão presentes no óleo.

5 - Óleos que misturam bem com o óleo de petitgrain

O óleo essencial de petitgrain combina bem com outros óleos cítricos, como o de bergamota e o de limão. No mais, o referido óleo também combina com óleos essenciais quentes, como óleo de casca de canela ou óleo de Cássia. Os sinais de frescor e flora do óleo essencial de petitgrain também o tornam um companheiro perfeito para outros óleos essenciais, como o óleo de gerânio ou eucalipto.

6 - Contraindicações

Este óleo pode causar sensibilidade na pele. Deve-se mantê-lo fora do alcance de crianças. Se você está grávida, amamentando e/ou sobcuidados médicos, consulte o profissional responsável pelos cuidados de sua saúde. Evite contato com os olhos, parte interna do ouvido e as áreas sensíveis. Mais uma dica: os óleos cítricos são muito difíceis de conservar, portanto guarde-os em garrafas escuras. Busque manuseá las com cuidado e guarde-as em locais com pouca luz.

Fontes referenciais
http://aromatherapybible.com/petitgrain/
https://www.doterra.com/US/en/blog/spotlight-petitgrain-oil
http://www.stylecraze.com/articles/benefits-of-petitgrain-essential-oil/#gref

Comentários

Leia também...

Óleos essenciais realmente funcionam?

Se o questionamento trouxe você até aqui, saiba que – segundo o pensamento aristotélico – a dúvida é o princípio da sabedoria. Questione quantas vezes for preciso, mas não perca a boa oportunidade de conferir este artigo, no qual caminharemos rumo à pergunta principal: Óleos essenciais realmente funcionam? Também pont... Leia o artigo »

03/04/2018

Óleo essencial de Patchouli - Benefícios e dicas de uso

Se você já é nosso cliente ou está visitando a Loja do Dorminhoco pela primeira vez, queremos convidá-lo para a leitura de mais um artigo. Nele, falaremos sobre o óleo essencial de patchouli, pontuando seus extraordinários benefícios e dicas práticas de uso. Caso você queira experimentar outros óleos essenciais, visite noss... Leia o artigo »

18/05/2018

Óleo essencial de anis-estrelado - Benefícios e dicas de uso

A aromaterapia oferece um leque de opções que, através do uso consciente e responsável, ajuda a restaurar a saúde física e mental. Hoje, trazemos mais uma novidade. É o óleo essencial de anis-estrelado. Há alguns anos, até reservamos um espaço aqui para apresentarmos um artigo completo sobre o chá de anis-estrelado... Leia o artigo »

14/05/2019

Óleo essencial de Cravo Folha (Clove Bud) - Benefícios e dicas de uso

Além de possuir fortes propriedades medicinais, o óleo essencial de Cravo Folha é considerado um elemento afrodisíaco, composto pelo misterioso encanto que vem do Oriente e da Ásia. Neste artigo, nós mencionaremos seus benefícios sem deixar de pontuar, por meio de um tom esclarecedor, ótimas dicas de uso. Boa leitura! O óleo de Cravo F... Leia o artigo »

11/04/2018

Óleo Essencial de Eucalipto (Eucalyptus Globulus) – Benefícios e Dicas de Uso

Respire fundo!... De novo! Isso... Muito bem! Está sentindo? Nada por enquanto? Ora! Trata-se do fabuloso aroma exalado pelo óleo essencial de eucalipto. Se você ainda não o tem em mãos, sem problemas, nossa loja virtual está de portas abertas. Comprá-lo é recomendável, conhecê-lo, também – eis o propósito que ... Leia o artigo »

16/03/2018