Óleo essencial de Palmarosa - Benefícios e dicas de uso
Óleos essenciais são pequenas preciosidades. Cada um possui características exclusivas, porém todos apresentam um ponto em comum, totalmente voltado para o uso consciente e feito sob a orientação de um profissional capacitado.
Hoje, apresentamos uma novidade, que é o óleo essencial de Palmarosa. Nós abordaremos seus benefícios, principais componentes terapêuticos e uma série de informações que possam auxiliar você em diversos sentidos.
Boa leitura!
1 - Características importantes
- Óleo essencial: 100% puro e natural (compre na loja)
- Descrição olfativa: fresco, floral e doce
- Nome científico: Cymbopogon Martinii
- Precauções: As contraindicações serão mencionadas no final do artigo
2 - Histórico de utilização
De acordo com certas fontes informativas [1], a Palmarosa é uma erva que pertence à família Gramineae/Poaceae, igualando-se ao Capim-cidreira (Lemongrass) e à Citronela. No entanto, analisando estas três plantas, cabe dizer que suas propriedades se diferenciam e é evidente que não se pode usá-las da mesma forma.
O óleo de Palmarosa exibe uma cor amarelo-claro. Este óleo surge a partir do processo de destilação a vapor, visto que as folhas da referida planta é a parte utilizada. Além de exalar um aroma inicialmente forte, seu perfume encanta graças a uma presença floral e doce que, enfim, inspira grande frescor.
Trata-se de um óleo que pode ser utilizado para:
- combater transtornos respiratórios e digestivos
- aliviar músculos e articulações doloridas
- elevar o ânimo
- desenvolver produtos cosméticos
- restaurar células
- facilitar a digestão
- diminuir o estresse
- realizar procedimentos terapêuticos
- cuidar da pele
- combater seguras cutâneas
- eliminar a desidratação
Fique atento! Falaremos sobre estes e outros benefícios em um dos tópicos a seguir.
3 - Principais componentes terapêuticos
- Geraniol
- Acetato de geranilo
- (E, Z) -Farnesol
- Linalool
- (E) -B-Ocimeno
- B-Caryophyllene
- Geranial
Pode-se dizer que o óleo de Palmarosa contém 70 - 80% de monoterpenos, 10 - 15% de ésteres e, em média, 5% de aldeídos.
4 - Benefícios
4.1 - Combate transtornos respiratórios e digestivos
As substâncias químicas encontradas na Palmarosa servem para tratar distúrbios que afetam a respiração, como a bronquite e a tosse. A colite (reação inflamatória no cólon) também pode ser cuidada pelos agentes desta ótima erva.
4.2 - Alivia articulações e músculos doloridos
Através do uso externo, o usuário experimenta grande alívio, pois serve para combater certas doenças; a nevralgia e os espasmos servem de exemplo. Mas não é tudo. É uma opção recomendável a você que sofre de dores no lumbago, ciática ou reumatismo. Não se esqueça: é necessário fazer uma aplicação regular para combater estas doenças.
4.3 - Eleva o estado de ânimo
O óleo de Palmarosa exala um perfume delicioso, capaz de gerar bem-estar ao corpo cansado e fortalecer o ânimo, elevando-o a um nível sublime.
4.4 - Dá mais qualidade aos cosméticos
Este óleo é valorizado pela indústria dos cosméticos, uma vez que é usado para dar um toque irresistível à fragrância de diversos perfumes. Assim, ele é facilmente encontrado em produtos usados para cuidar da pele. Neste caso, o usuário experimenta propriedades únicas que hidratam a pele.
Seu aroma, que se assemelha ao da rosa, acrescenta mais vida ao perfume de qualquer produto cosmético.
4.5 - Restaura células
É uma ótima opção para desencadear a restauração celular. Tê-lo significa fazer uso de um cicatrizante natural, indicado para sarar pequenos cortes e medicar contusões.
Se você gosta de cuidar da aparência, o óleo de Palmarosa ajuda a eliminar as linhas finas: marcas geradas pelo tempo.
4.6 - Auxilia a digestão
Este óleo também serve como tratamento para o sistema digestivo. Na cultura indiana, conforme dados informativos [2], a Palmarosa está presente em determinados pratos e, assim, pode aperfeiçoar a digestão e até matar bactérias.
4.7 - Gera relaxamento
Que tal uma boa massagem? Se você deseja ter um efeito relaxante, faça-a utilizando o óleo de Palmarosa. Suas propriedades geram um efeito calmante, acompanhado por um aroma floral e doce.
4.8 - Oferece propriedades terapêuticas
Aqui, apresentamos uma série de distúrbios e doenças que, felizmente, pode ser tratadas pelo referido óleo, e são elas: acne, eczema, resfriado, fadiga, infecções causadas por fungos, infecções intestinais, febre e males gerados pelo estresse.
Dica: para eliminar gripes e resfriados, basta adicionar 2-3 gotas deste óleo em um difusor.
4.9 - Torna a pele mais saudável
Neste tópico, destacamos uma das maiores características do óleo de Palmarosa. Ele pode eliminar diversas doenças que danificam e maltratam a pele.
Dica: 2-3 gotas de óleo de Palmarosa e misture com uma onça de óleo transportados e, com um pedaço de algodão, passe esta mistura na área afetada.
4.10 - Hidrata a pele
Serve para estimular a produção de sebo, acabando com um aspecto seco ou sem vida.
5 - Contraindicação
Evite beber óleos essenciais e procure usá-los após o processo de diluição. Busque não ocasionar contato entre o óleo essencial e partes sensíveis do corpo (nesse caso, olhos e ouvidos). Após aplicá-lo na pele, espere alguns minutos antes de ter qualquer tipo de contato com a luz solar.
Óleos essenciais não são recomendados a mulheres grávidas ou em fase de amamentação, nem bebês, crianças e animais de estimação.
Atenção! Em caso de dúvidas, peça a orientação de seu médico ou o auxílio de um profissional capacitado.
Referências bibliográficas:
[1] https://www.aromaweb.com/essential-oils/palmarosa-oil.asp
[2] https://www.stylecraze.com/articles/health-benefits-of-palmarosa-oil/#gref