'Mentes cansadas não planejam bem. Durma primeiro, planeje depois.' Dalai Lama

Óleo essencial de Palmarosa - Benefícios e dicas de uso

Capa post - Óleo essencial de Palmarosa - Benefícios e dicas de uso

Texto: Postado em Óleos essenciais por Caio Cesar no dia 05 de Julho de 2019 .

Óleos essenciais são pequenas preciosidades. Cada um possui características exclusivas, porém todos apresentam um ponto em comum, totalmente voltado para o uso consciente e feito sob a orientação de um profissional capacitado.

Hoje, apresentamos uma novidade, que é o óleo essencial de Palmarosa. Nós abordaremos seus benefícios, principais componentes terapêuticos e uma série de informações que possam auxiliar você em diversos sentidos.

Boa leitura!

1 - Características importantes

  • Óleo essencial: 100% puro e natural (compre na loja)
  • Descrição olfativa: fresco, floral e doce
  • Nome científico: Cymbopogon Martinii
  • Precauções: As contraindicações serão mencionadas no final do artigo

2 - Histórico de utilização

De acordo com certas fontes informativas [1], a Palmarosa é uma erva que pertence à família Gramineae/Poaceae, igualando-se ao Capim-cidreira (Lemongrass) e à Citronela. No entanto, analisando estas três plantas, cabe dizer que suas propriedades se diferenciam e é evidente que não se pode usá-las da mesma forma.

O óleo de Palmarosa exibe uma cor amarelo-claro. Este óleo surge a partir do processo de destilação a vapor, visto que as folhas da referida planta é a parte utilizada. Além de exalar um aroma inicialmente forte, seu perfume encanta graças a uma presença floral e doce que, enfim, inspira grande frescor.

Trata-se de um óleo que pode ser utilizado para:

  1. combater transtornos respiratórios e digestivos
  2. aliviar músculos e articulações doloridas
  3. elevar o ânimo
  4. desenvolver produtos cosméticos
  5. restaurar células
  6. facilitar a digestão
  7. diminuir o estresse
  8. realizar procedimentos terapêuticos
  9. cuidar da pele
  10. combater seguras cutâneas
  11. eliminar a desidratação

Fique atento! Falaremos sobre estes e outros benefícios em um dos tópicos a seguir.

3 - Principais componentes terapêuticos

  • Geraniol
  • Acetato de geranilo
  • (E, Z) -Farnesol
  • Linalool
  • (E) -B-Ocimeno
  • B-Caryophyllene
  • Geranial

Pode-se dizer que o óleo de Palmarosa contém 70 - 80% de monoterpenos, 10 - 15% de ésteres e, em média, 5% de aldeídos.

4 - Benefícios

4.1 - Combate transtornos respiratórios e digestivos

As substâncias químicas encontradas na Palmarosa servem para tratar distúrbios que afetam a respiração, como a bronquite e a tosse. A colite (reação inflamatória no cólon) também pode ser cuidada pelos agentes desta ótima erva.

4.2 - Alivia articulações e músculos doloridos

Através do uso externo, o usuário experimenta grande alívio, pois serve para combater certas doenças; a nevralgia e os espasmos servem de exemplo. Mas não é tudo. É uma opção recomendável a você que sofre de dores no lumbago, ciática ou reumatismo. Não se esqueça: é necessário fazer uma aplicação regular para combater estas doenças.

 4.3 - Eleva o estado de ânimo

O óleo de Palmarosa exala um perfume delicioso, capaz de gerar bem-estar ao corpo cansado e fortalecer o ânimo, elevando-o a um nível sublime.

4.4 - Dá mais qualidade aos cosméticos

Este óleo é valorizado pela indústria dos cosméticos, uma vez que é usado para dar um toque irresistível à fragrância de diversos perfumes. Assim, ele é facilmente encontrado em produtos usados para cuidar da pele. Neste caso, o usuário experimenta propriedades únicas que hidratam a pele.

Seu aroma, que se assemelha ao da rosa, acrescenta mais vida ao perfume de qualquer produto cosmético.

4.5 - Restaura células

É uma ótima opção para desencadear a restauração celular. Tê-lo significa fazer uso de um cicatrizante natural, indicado para sarar pequenos cortes e medicar contusões.

Se você gosta de cuidar da aparência, o óleo de Palmarosa ajuda a eliminar as linhas finas: marcas geradas pelo tempo.

4.6 - Auxilia a digestão

Este óleo também serve como tratamento para o sistema digestivo. Na cultura indiana, conforme dados informativos [2], a Palmarosa está presente em determinados pratos e, assim, pode aperfeiçoar a digestão e até matar bactérias.

4.7 - Gera relaxamento

Que tal uma boa massagem? Se você deseja ter um efeito relaxante, faça-a utilizando o óleo de Palmarosa. Suas propriedades geram um efeito calmante, acompanhado por um aroma floral e doce.

4.8 - Oferece propriedades terapêuticas

Aqui, apresentamos uma série de distúrbios e doenças que, felizmente, pode ser tratadas pelo referido óleo, e são elas: acne, eczema, resfriado, fadiga, infecções causadas por fungos, infecções intestinais, febre e males gerados pelo estresse.

Dica: para eliminar gripes e resfriados, basta adicionar 2-3 gotas deste óleo em um difusor.

4.9 - Torna a pele mais saudável

Neste tópico, destacamos uma das maiores características do óleo de Palmarosa. Ele pode eliminar diversas doenças que danificam e maltratam a pele.

Dica: 2-3 gotas de óleo de Palmarosa e misture com uma onça de óleo transportados e, com um pedaço de algodão, passe esta mistura na área afetada.

4.10 - Hidrata a pele

Serve para estimular a produção de sebo, acabando com um aspecto seco ou sem vida.

5 - Contraindicação

Evite beber óleos essenciais e procure usá-los após o processo de diluição. Busque não ocasionar contato entre o óleo essencial e partes sensíveis do corpo (nesse caso, olhos e ouvidos). Após aplicá-lo na pele, espere alguns minutos antes de ter qualquer tipo de contato com a luz solar.

Óleos essenciais não são recomendados a mulheres grávidas ou em fase de amamentação, nem bebês, crianças e animais de estimação.

Atenção! Em caso de dúvidas, peça a orientação de seu médico ou o auxílio de um profissional capacitado.

Referências bibliográficas:
[1] https://www.aromaweb.com/essential-oils/palmarosa-oil.asp
[2] https://www.stylecraze.com/articles/health-benefits-of-palmarosa-oil/#gref

Comentários

Leia também...

Óleo essencial de Citronela - Benefícios e dicas de uso

Desde nossas primeiras postagens até então, tratamos como prioridade oferecer a você as novidades que surgem no ramo da aromaterapia, e hoje não será diferente! Apresentaremos o óleo essencial de citronela, uma ótima opção para quem deseja alcançar mais saúde e explorar as maravilhas da medicina alternativa. Aliás, ... Leia o artigo »

11/05/2018

Óleo essencial de Gerânio - Benefícios e dicas de uso

O óleo essencial de gerânio é um forte candidato à preferência popular. Se você ainda não o conhece, tampouco aconselhamos subestimá-lo, pois dentro de seu frasquinho marrom encontramos propriedades  medicinais extraordinárias. Neste artigo, detalharemos seus benefícios e dicas de uso. Você se surpreenderá! Dono d... Leia o artigo »

23/02/2018

Óleo essencial de Menta Piperita - Benefícios e dicas de uso

É fato: a medicina alternativa veio para nos surpreender positivamente! São tantas opções, tantas utilidades... Nossa loja virtual, que possui diversos produtos para dormir, disponibiliza também uma linha preciosa de óleos essenciais. Dentre eles, hoje nós apresentaremos o óleo essencial de menta piperita, também chamada de hortel&atil... Leia o artigo »

11/05/2018

Óleo essencial de Cravo Folha (Clove Bud) - Benefícios e dicas de uso

Além de possuir fortes propriedades medicinais, o óleo essencial de Cravo Folha é considerado um elemento afrodisíaco, composto pelo misterioso encanto que vem do Oriente e da Ásia. Neste artigo, nós mencionaremos seus benefícios sem deixar de pontuar, por meio de um tom esclarecedor, ótimas dicas de uso. Boa leitura! O óleo de Cravo F... Leia o artigo »

11/04/2018

Óleo Essencial de Cedro da Virgínia (Red Cedarwoord) - Benefícios e dicas de uso

Você sabia que a linha de óleos essenciais é uma fonte de riqueza inesgotável para sua saúde? Melhor que isso, é conferi-los de perto: nossa loja virtual, repleta de produtos, aguarda sua visita. Já para aqueles que buscam informação e aceitam palpites, nós apresentaremos neste artigo o óleo essencial de Cedro da Virg&iacu... Leia o artigo »

19/03/2018