'A melhor ponte entre desespero e esperança é uma boa noite de sono.' Joseph Cossman

Óleo essencial de Palmarosa - Benefícios e dicas de uso

Capa post - Óleo essencial de Palmarosa - Benefícios e dicas de uso

Texto: Postado em Óleos essenciais por Caio Cesar no dia 05 de Julho de 2019 .

Óleos essenciais são pequenas preciosidades. Cada um possui características exclusivas, porém todos apresentam um ponto em comum, totalmente voltado para o uso consciente e feito sob a orientação de um profissional capacitado.

Hoje, apresentamos uma novidade, que é o óleo essencial de Palmarosa. Nós abordaremos seus benefícios, principais componentes terapêuticos e uma série de informações que possam auxiliar você em diversos sentidos.

Boa leitura!

1 - Características importantes

  • Óleo essencial: 100% puro e natural (compre na loja)
  • Descrição olfativa: fresco, floral e doce
  • Nome científico: Cymbopogon Martinii
  • Precauções: As contraindicações serão mencionadas no final do artigo

2 - Histórico de utilização

De acordo com certas fontes informativas [1], a Palmarosa é uma erva que pertence à família Gramineae/Poaceae, igualando-se ao Capim-cidreira (Lemongrass) e à Citronela. No entanto, analisando estas três plantas, cabe dizer que suas propriedades se diferenciam e é evidente que não se pode usá-las da mesma forma.

O óleo de Palmarosa exibe uma cor amarelo-claro. Este óleo surge a partir do processo de destilação a vapor, visto que as folhas da referida planta é a parte utilizada. Além de exalar um aroma inicialmente forte, seu perfume encanta graças a uma presença floral e doce que, enfim, inspira grande frescor.

Trata-se de um óleo que pode ser utilizado para:

  1. combater transtornos respiratórios e digestivos
  2. aliviar músculos e articulações doloridas
  3. elevar o ânimo
  4. desenvolver produtos cosméticos
  5. restaurar células
  6. facilitar a digestão
  7. diminuir o estresse
  8. realizar procedimentos terapêuticos
  9. cuidar da pele
  10. combater seguras cutâneas
  11. eliminar a desidratação

Fique atento! Falaremos sobre estes e outros benefícios em um dos tópicos a seguir.

3 - Principais componentes terapêuticos

  • Geraniol
  • Acetato de geranilo
  • (E, Z) -Farnesol
  • Linalool
  • (E) -B-Ocimeno
  • B-Caryophyllene
  • Geranial

Pode-se dizer que o óleo de Palmarosa contém 70 - 80% de monoterpenos, 10 - 15% de ésteres e, em média, 5% de aldeídos.

4 - Benefícios

4.1 - Combate transtornos respiratórios e digestivos

As substâncias químicas encontradas na Palmarosa servem para tratar distúrbios que afetam a respiração, como a bronquite e a tosse. A colite (reação inflamatória no cólon) também pode ser cuidada pelos agentes desta ótima erva.

4.2 - Alivia articulações e músculos doloridos

Através do uso externo, o usuário experimenta grande alívio, pois serve para combater certas doenças; a nevralgia e os espasmos servem de exemplo. Mas não é tudo. É uma opção recomendável a você que sofre de dores no lumbago, ciática ou reumatismo. Não se esqueça: é necessário fazer uma aplicação regular para combater estas doenças.

 4.3 - Eleva o estado de ânimo

O óleo de Palmarosa exala um perfume delicioso, capaz de gerar bem-estar ao corpo cansado e fortalecer o ânimo, elevando-o a um nível sublime.

4.4 - Dá mais qualidade aos cosméticos

Este óleo é valorizado pela indústria dos cosméticos, uma vez que é usado para dar um toque irresistível à fragrância de diversos perfumes. Assim, ele é facilmente encontrado em produtos usados para cuidar da pele. Neste caso, o usuário experimenta propriedades únicas que hidratam a pele.

Seu aroma, que se assemelha ao da rosa, acrescenta mais vida ao perfume de qualquer produto cosmético.

4.5 - Restaura células

É uma ótima opção para desencadear a restauração celular. Tê-lo significa fazer uso de um cicatrizante natural, indicado para sarar pequenos cortes e medicar contusões.

Se você gosta de cuidar da aparência, o óleo de Palmarosa ajuda a eliminar as linhas finas: marcas geradas pelo tempo.

4.6 - Auxilia a digestão

Este óleo também serve como tratamento para o sistema digestivo. Na cultura indiana, conforme dados informativos [2], a Palmarosa está presente em determinados pratos e, assim, pode aperfeiçoar a digestão e até matar bactérias.

4.7 - Gera relaxamento

Que tal uma boa massagem? Se você deseja ter um efeito relaxante, faça-a utilizando o óleo de Palmarosa. Suas propriedades geram um efeito calmante, acompanhado por um aroma floral e doce.

4.8 - Oferece propriedades terapêuticas

Aqui, apresentamos uma série de distúrbios e doenças que, felizmente, pode ser tratadas pelo referido óleo, e são elas: acne, eczema, resfriado, fadiga, infecções causadas por fungos, infecções intestinais, febre e males gerados pelo estresse.

Dica: para eliminar gripes e resfriados, basta adicionar 2-3 gotas deste óleo em um difusor.

4.9 - Torna a pele mais saudável

Neste tópico, destacamos uma das maiores características do óleo de Palmarosa. Ele pode eliminar diversas doenças que danificam e maltratam a pele.

Dica: 2-3 gotas de óleo de Palmarosa e misture com uma onça de óleo transportados e, com um pedaço de algodão, passe esta mistura na área afetada.

4.10 - Hidrata a pele

Serve para estimular a produção de sebo, acabando com um aspecto seco ou sem vida.

5 - Contraindicação

Evite beber óleos essenciais e procure usá-los após o processo de diluição. Busque não ocasionar contato entre o óleo essencial e partes sensíveis do corpo (nesse caso, olhos e ouvidos). Após aplicá-lo na pele, espere alguns minutos antes de ter qualquer tipo de contato com a luz solar.

Óleos essenciais não são recomendados a mulheres grávidas ou em fase de amamentação, nem bebês, crianças e animais de estimação.

Atenção! Em caso de dúvidas, peça a orientação de seu médico ou o auxílio de um profissional capacitado.

Referências bibliográficas:
[1] https://www.aromaweb.com/essential-oils/palmarosa-oil.asp
[2] https://www.stylecraze.com/articles/health-benefits-of-palmarosa-oil/#gref

Comentários

Leia também...

Óleo essencial de Alecrim - Benefícios e dicas de uso

Alecrim: nome que causa familiaridade nos amantes da boa gastronomia. Esta plantinha, apesar de quase imperceptível em pratos sofisticados, melhora-os significativamente com seu sabor inconfundível. Hoje, iremos um pouco além da mesa. Falaremos do óleo essencial de alecrim, especificando seus benefícios e dicas de como melhor usá-lo. Para quem faz uso... Leia o artigo »

29/01/2018

Óleos essenciais realmente funcionam?

Se o questionamento trouxe você até aqui, saiba que – segundo o pensamento aristotélico – a dúvida é o princípio da sabedoria. Questione quantas vezes for preciso, mas não perca a boa oportunidade de conferir este artigo, no qual caminharemos rumo à pergunta principal: Óleos essenciais realmente funcionam? Também pont... Leia o artigo »

03/04/2018

Óleo essencial de Palmarosa - Benefícios e dicas de uso

Óleos essenciais são pequenas preciosidades. Cada um possui características exclusivas, porém todos apresentam um ponto em comum, totalmente voltado para o uso consciente e feito sob a orientação de um profissional capacitado. Hoje, apresentamos uma novidade, que é o óleo essencial de Palmarosa. Nós abordaremos seus benefícios, ... Leia o artigo »

05/07/2019

Óleo Essencial de Cedro da Virgínia (Red Cedarwoord) - Benefícios e dicas de uso

Você sabia que a linha de óleos essenciais é uma fonte de riqueza inesgotável para sua saúde? Melhor que isso, é conferi-los de perto: nossa loja virtual, repleta de produtos, aguarda sua visita. Já para aqueles que buscam informação e aceitam palpites, nós apresentaremos neste artigo o óleo essencial de Cedro da Virg&iacu... Leia o artigo »

19/03/2018

Óleo essencial de Petitgrain - Benefícios e dicas de uso

A lista de óleos essenciais parece não ter fim. Mais pesquisas e investimentos enriquecem a medicina alternativa, anunciando novos recursos que ajudam a preservar a boa saúde. Entre tantos medicamentos naturais, um deles se destaca, e é o discreto e pouco conhecido óleo essencial de petitgrain – também disponível em nossa loja virtual! No deco... Leia o artigo »

29/01/2018