'Mentes cansadas não planejam bem. Durma primeiro, planeje depois.' Dalai Lama

Óleo essencial de melaleuca (tea tree) - Benefícios e dicas de uso

Uma de nossas prioridades é apresentar a você dicas e produtos que lhe proporcionem esplêndidas noites de sono. Mais: desejamos uma rotina saudável aos nossos clientes e, portanto, como indicação, hoje falaremos sobre o óleo essencial de melaleuca (tea tree), pontuando quinze benefícios e imperdíveis dicas de uso. Convidamos você para ler mais um de nossos artigos, pois em seguida revelaremos muito mais sobre este incrível óleo. Boa leitura!

Dono de ricas propriedades medicinais, o óleo de melaleuca possui um tom amarelado e exala um aroma intenso e singular, sendo um pouco semelhante ao do eucalipto. Cheirá-lo promove o fortalecimento do sistema imunológico, possibilitando a eliminação de gripes/resfriados e promovendo o bem-estar.

1 - Características importantes

  • Óleo essencial: 100% puro e natural.
  • Descrição olfativa: característico, intenso, herbal.
  • Precauções: As contraindicações serão citadas no final do artigo.
  • Nome científico: Melaleuca alternifolia.

2 - Histórico de utilização

A melaleuca pertence ao grupo das Mirtáceas, que estão relacionadas ao mirto. Geralmente, sua árvore nasce em solo australiano e neozelandês. Seu nome também possui origem histórica, pois - segundo estudiosos - surgiu a partir do relato dado pelo explorador inglês James Cook.

Em 1920, o óleo de melaleuca passou a ser comercializado. Estudos realizados pelo australiano Arthur Penfold asseguraram que o óleo de melaleuca é uma opção indicada para o comércio, afinal, é um excelente antisséptico natural.

Dados relatam que a primeira extração de óleo essencial de melaleuca (Melaleuca alternifolia) foi realizada na Austrália. Décadas mais tarde, especificamente em 1970 e 80, maior quantidade deste óleo foi produzida direto das plantações, utilizando os ramos da árvore. Aliás, estas mesmas plantações ainda estão presentes em uma determinada região australiana, chamada de Nova Gales do Sul.

Até o momento, diversas empresas demonstram interesse pela eficácia deste óleo, direcionando-o ao meio científico. Esta decisão é uma aposta feita em relação às fortes propriedades medicinais deste produto da medicina alternativa. Contudo, em virtude de sua multifuncionalidade, não são necessários estudos demorados e profundos para comprovar sua admirável eficácia. Sorte a nossa!

No mais, o óleo de melaleuca é extraído por arraste de vapor através de folhas e galhos da árvore. Ele se encaixa nas seguintes funções: (1) eliminar a acne, (2) clarear cicatrizes e manchas, (3) curar cortes, arranhões e feridas, (4) eliminar infecções na pele, (5) aliviar coceira, (6) desodorante natural, (7) acabar com fungos nas unhas, pé de atleta e dermatofitose, (8) combater a herpes labial e verrugas, (9) eliminar a caspa, (10) produto de limpeza para o lar, (11) acabar com o mofo, (12) inseticida natural, (13) curar garganta e ouvidos doloridos, (14) combater o mau hálito. 

3 - Principais componentes terapêuticos e nutricionais

  • Terpinen-4-ol
  • 1.8-Cineol
  • Gama-terpineno
  • p-Cimeno
  • Terpineno
  • Terpinoleno
  • Cimeno
  • Pineno
  • Terpineol
  • Aromadendreno
  • Cadineno
  • Limoneno
  • Sabineno
  • Globulol
  • Viridiflorol

O terpinen-4-ol é o principal componente ativo deste óleo. Ele pode variar entre 30% - 40%. Por si só, o terpinen-4-ol também é o grande responsável pelo combate eficaz que este óleo efetua contra as infecções causadas por fungos e bactérias.

4 - Benefícios

O óleo essencial de melaleuca é recomendado nos seguintes casos:

4.1 - Acne

Basta-nos utilizar esse magnífico óleo para que percebamos que uma de suas principais funções é combater a acne, graças às suas propriedades antibacterianas e antioxidantes. Assim, ele acaba com os agentes danosos que, por estarem nos folículos pilosos, desenvolvem este transtorno dermatológico e outras inflamações.

Estudos comprovaram que um gel feito de melaleuca, ora comparado a um placebo, é 3 vezes mais eficaz em relação às marcas causadas pela acne e quase 6 vezes mais efetivo para diminuir a gravidade deste terrível problema.

Outro estudo, feito em 2016 pela The Australasian College of Dermatologists, constatou que os produtos compostos de óleo de melaleuca “saram, de modo significativo, desde a acne leve até a moderada e que os produtos foram bem recebidos”.

Mas a série de pesquisas não para por aí. Outro estudo assegurou que este óleo é tão satisfatório como o Peróxido de Benzoílo, além de não oferecer efeitos colaterais, como uma pele ressecada, descamada ou com vermelhidão.

Uma dica: ainda que tenham a presença do óleo de melaleuca, evite comprar certos produtos de venda livre, pois podem conter ingredientes sintéticos. Faça melhor, prepare seu próprio remédio caseiro com este excelente óleo. Temos uma pequena receita para você de acordo com as seguintes finalidades:

I. Tratamento simples para acne: Misture 2-3 gotas de óleo de melaleuca com 20 gotas de hamamélia. Aplique, duas vezes ao dia, esta mistura nas marcas causadas pela acne utilizando um cotonete. Caso você não tenha hamamélia, pode substituí-la por água.

II. Banho facial para acne: Misture 5 gotas de óleo de melaleuca com 2 colheres de chá  de mel puro (mel puro tem propriedades curativas naturais e não é a mesma coisa que o mel comum comercializado em lojas). Esfregue esta mistura no rosto, deixando-a repousar por um minuto e, enfim, enxague o rosto com suavidade.   

4.2 - Cicatrizes

Além de ser um ótimo remédio natural contra a acne, este óleo também é útil para curar feridas e apagar cicatrizes. A seguir duas pequenas receitas para eliminar estas marcas indesejáveis:

I. Remédio caseiro para apagar as cicatrizes: Adicione 1 gota de óleo de melaleuca a ½ colher de chá de mel puro. Massageie as áreas afetadas com esta mistura, deixando-a repousar e secar durante 15-20 minutos. Suavemente, enxague o rosto com água fria. Repita isso todos os dias.

II. Curador de cicatrizes (óleo de moringa):

Cicatrizes? Pele flácida ou sem vida? O óleo de moringa pode ajudar você a reparar estes problemas. Combinado com o óleo de melaleuca, esta mistura resume-se em um cicatrizante poderoso! Misture algumas gotas de óleo de moringa com 2 gotas de óleo de melaleuca e, em seguida, massageie a região cicatrizada duas vezes ao dia.

4.3 - Espinhas

Este óleo não só acaba com a acne, como também é uma excelente opção para quem sofre com espinhas e cravos, graças às suas propriedades antibacterianas e anti-infectantes. O óleo de melaleuca possui uma profunda penetração, fazendo-o entrar com facilidade nos poros, desinfetando, secando e abrindo estas microscópicas regiões. O resultado é uma pele fresca e limpa.

Abaixo, mais duas pequenas receitas:

I. Limpador facial: Primeiro, molhe seu rosto com água morna. Depois, coloque um pouco de limpador facial suave e sem óleo na palma da mão e, em seguida, adicione uma gota de óleo de melaleuca. Massageie o rosto com uma espuma e enxague-o com água fria.

II. Máscara purificante: Utilizando um recipiente que libera vapor, umedeça seu rosto durante 7-10 minutos (um recipiente com água quente e uma toalha sobre a cabeça também servem para essa finalidade). Isso ajudará a abrir os poros.

Agora, misture 3 colheres de chá de Terra de Fuller com 3 gotas de óleo de melaleuca e 3 colheres de chá de água. Misture bem tais ingredientes e logo aplique em seu rosto (evite a região dos olhos e da boca). Deixe repousar por 15 minutos. Por fim, enxague o rosto com água morna e deixe a pele secar.

4.4 - Pele vigorosa

O segredo de uma pele vigorosa e brilhante é mantê-la limpa e sempre hidratada. Felizmente, o óleo de melaleuca nos possibilita isso. Basta experimentar uma das duas receitas apresentadas abaixo.

I. Creme hidratante: Combine uma pitada (do tamanho de uma ervilha) de um bom hidratante comedogênico com 1 gota de óleo de melaleuca. Após limpar seu rosto e massageá-lo com leves palmadas, aplique esta mistura em suas faces, massageando-o. Isso hidratará sua pele e ao mesmo tempo eliminará os cravos.

II. Removedor natural de maquiagem: Em um frasco pequeno de vidro, adicione 2 colheres de sopa de óleo de oliva ou jojoba. Em seguida, adicione 5 gotas de óleo de melaleuca e agite bem esta mistura! Umedeça nela um pedaço de algodão e passe no rosto para retirar a maquiagem. Por último, não se esqueça de enxaguar o rosto com água morna.

4.5 - Feridas

Encontramos no óleo de melaleuca propriedades antissépticas: recomendáveis para tratar feridas e prevenir infecções causadas a partir de infecções e queimaduras. O óleo de melaleuca também ativa os glóbulos brancos, acelerando o processo curativo.

Estudos comprovam que o óleo de Melaleuca alternifolia gera resultados promissores em estudos e ensaios clínicos para combater o vírus Staphylococcus aureus, que demonstra resistência aos antibióticos.

Cientificamente falando, o óleo de melaleuca contém terpenos que, por sua vez, dão mais eficácia ao óleo. Logo, encontramos neste óleo propriedades antimicrobianas e cicatrizantes.

I. Antisséptico para cortes e feridas: Antes de desinfetar qualquer ferida, limpe-a com cuidado. Misture 1-2 gotas de óleo de melaleuca com 1 colher de chá de óleo de tamanu (antibacteriano testado e aprovado como cicatrizante) em grau terapêutico. Passe esta mistura na ferida e cubra-a com um curativo. Repita isso 1-2 vezes ao dia até que a ferida desapareça.

4.6 - Eczema

O eczema é uma inflamação cutânea. O óleo de melaleuca é a opção certa contra os sinais deste transtorno, como erupções, coceira, bolhas e pele seca. Contudo, este óleo diminui qualquer sinal de vermelhidão, penetrando profundamente, o que retarda os incômodos causados pela coceira.

Como dito no início do texto, encontramos neste óleo o terpinen-4-ol: excelente antibacteriano natural, demasiadamente útil no combate contra a propagação de uma infecção. Suas propriedades antioxidantes contribuem para a cura da pele afetada por este mesmo mal.

Como usar o óleo de melaleuca em relação ao eczema? Há duas maneiras:

I. Loção: Coloque em um frasco de vidro 1 colher de chá de óleo de coco ou de rosa mosqueta, 10 gotas de óleo de melaleuca e 10 gotas de óleo de lavanda. Massageie as áreas afetadas.

II. Banho: Sabe-se que o eczema, com frequência, aparece em diferentes partes do corpo. Por isso, um banho é recomendável, o que proporcionará a você um alivio geral. Misture 15-20 gotas de óleo de melaleuca com 6 colheres de chá de óleo de amêndoa ou de oliva. Coloque esta mistura na água com a qual você irá se banhar, molhando-se, em seguida, durante 10-15 minutos.

4.7 - Psoríase

É uma pena saber que a psoríase não tem cura. Porém, seus sintomas podem ser diminuídos consideravelmente com o óleo de melaleuca. Assim, este óleo elimina as células secas e mortas presentes na parte superior da pele. Ter o óleo de melaleuca em mãos significa possuir um antibacteriano, antifúngico, anti-inflamatório e antisséptico capaz de ajudar a aliviar a coceira e controlar a vermelhidão.

Lá vão mais três receitinhas voltadas para a referida doença:

I. Curativo: Em uma garrafa de vidro, deposite 4 colheres de sopa de emu, 10 gotas de óleo de lavanda e 20 gotas de melaleuca. Em seguida, agite bem a mistura. Massageie a área afetada 1-2 ao dia com algumas gotas deste balsamo caseiro.

II. Tratamento capilar: Que tal melhorar seu xampu, adicionando propriedades antissépticas? Basta adicionar 1-2 gotas de óleo de melaleuca, e isso limpará seu couro cabeludo e reduzirá a inflamação.

III. Óleo de massagem para a cabeça: Adicione 5 gotas de óleo de melaleuca a 1 colher de sopa de óleo de coco e massageie a cabeça. Deixe esta mistura repousar em sua cabeça durante toda a noite.

4.8 - Coceira

A coceira pode ser ocasionada pela mordida de um inseto, alergias ou pele seca. Para livrar-se deste problema, deixe os produtos químicos de lado e opte por óleos essenciais, como o de melaleuca, combinando-os com óleos transportadores.

Agora, uma receita para lidar com este transtorno:

I. Catapora: Contra a catapora nada melhor que um banho morno e misturado com óleo de melaleuca. Misture 10 gotas de óleo de melaleuca com uma colher de sopa de óleo de coco e adicione esta mistura ao banho quente. Em seguida, molhe-se por, pelo menos, 20 minutos.

4.9 - Desodorante natural

Por ser um antibacteriano, o óleo de melaleuca destrói as bactérias que causam mau odor corporal. Escolhendo este óleo, você se livrará dos antitranspirantes que contêm uma série de ingredientes tóxicos.

Para preparar seu próprio desodorante natural basta ter:

  • ¼ xícara de óleo de coco
  • ¼ xícara de amido de milho
  • ¼ xícara de bicarbonato de sódio
  • 25-30 gotas de óleo essencial de melaleuca

Derreta o óleo de coco em uma panela de dupla caldeira. Retire do fogo e adicione os outros ingredientes. Em seguida, deposite a mistura em um frasco de vidro e deixe-a assentar-se durante algumas horas.

4.10 - Fungo nas unhas

Durante uma experiência médica, pacientes que tinham fungo nas unhas fizeram uso de 100% de óleo de melaleuca puro ou 1% de outro medicamento antifúngico durante o período de seis meses. Após a realização destes estudos, a conclusão foi: 60% do grupo relatou alívio completo ou parcial em relação às unhas contaminadas.

Se você deseja eliminar os fungos que afetam suas unhas, coloque em prática esta receita:

I. Aplicação direta: Sem diluir, adicione umas gotas de óleo de melaleuca a um pedaço de algodão e aplique-o nas unhas infectadas. Caso seja uma infecção difícil de ser curada, misture 2-3 gotas de óleo de melaleuca com 2-3 gotas de óleo essencial de orégano e aplique sobre a área afetada 2 vezes ao dia.

4.11 - Queda de cabelo

As propriedades antimicrobianas deste óleo possibilitam o crescimento de folículos capilares e nutrem a raiz do próprio cabelo. Trata-se, também, de uma ótima opção para as pessoas que têm caspas, pois as caspas bloqueiam os poros, o que dificulta o crescimento de novos folículos e causa inflamação contínua, incluindo coceira.

I. Para massagear o cabelo: Adicione umas gotas de óleo de melaleuca a uma colher de chá de algum óleo portador, como de coco ou de argan, e massageie o couro cabeludo. Logo, envolva sua cabeça com uma toalha para que seu cabelo absorva bem os benefícios. Deixe assim por, pelo menos, 15 minutos antes de enxaguá-lo. Repita isso 2-3 por semana a fim conseguir melhores resultados.

II. Xampu de óleo de melaleuca: Para um cabelo mais cumprido ou cheio, é recomendável adicionar o óleo de melaleuca ao xampu. Adicione ½ colher de chá de melaleuca a 1 xícara de xampu e, então, agite bem a mistura. Aplique a mistura no cabelo e massageie o couro cabeludo durante 1-2 minutos para que as propriedades do óleo sejam aproveitadas. Não se esqueça de enxaguar os cabelos.

4.12 - Limpeza do lar

Para limpar seu lar, você poderá usar o óleo essencial de melaleuca das seguintes maneiras:

I. Limpador multiuso: Esquente 1 xícara de água e adicione ¼ de xícara de vinagre e 5-8 gotas de óleo de melaleuca. Utilize-o para limpar balcões e lava-louças.

II. Ambientador: Este óleo possui um aroma semelhante ao das ervas e, portanto, combina com óleos fortes, como o de menta ou de eucalipto. Adicione umas gotas do óleo de melaleuca ao seu difusor com umas gotas de óleo essencial de menta, criando um purificador de ar revigorante!

III. Limpador de roupa: Adicione uma colher de chá de melaleuca à sua roupa no ciclo de lavagem. O óleo elimina a bactéria e os fungos. Aliás, trata-se de uma ótima opção para roupas sujas e trajes de banho. 

IV. Sabão caseiro de óleo de melaleuca: Derreta em fogo baixo 1 xícara de base de sabão de glicerina em uma panela de caldeira dupla. Tenha cuidado para não esquentar em excesso. Adicione 1 colher de sopa de melaleuca. Misture os ingredientes e despeje em um molde para sabão.

4.13 - Eliminar carrapatos

Um dos benefícios obtidos através desse óleo é eliminar pulgas e carrapatos de um modo não tóxico. Podemos, assim, usá-lo de duas formas:

I. Removedor de carrapatos: misture 2-3 de óleo de melaleuca com 1-2 gotas de algum óleo portador, como o de amêndoas, aplicando-o na região desejada. Isso também manterá os carrapatos longe do animal.

II. Xampu anticarrapatos para animais de estimação: Em uma garrafa de xampu, adicione 20 gotas de óleo de melaleuca e, em seguida, agite. Lave o pelo de seu animal de estimação, dando maior atenção às áreas difíceis de serem alcançadas. Por conseguinte, deixe o xampu caseiro repousar sobre o corpo de seu animal por 10-15 minutos. Repita diariamente até que não haja mais a presença de carrapatos.

Atenção! Óleos essenciais, incluindo o de melaleuca, possuem alta concentração. Antes de aplicá-los em seu animal de estimação, consulte um médico veterinário.

4.14 - Sinusite/congestão nasal

O óleo de melaleuca pode atravessar e romper o cisto (“casco” protetor de um vírus), e isso faz com que seja um óleo excelente contra infecções virais. Por ter propriedades antibacterianas, destrói as bactérias que causam resfriado, congestão nasal e infecções que causam a sinusite.

O que pode ser feito para acabar com destes problemas respiratórios:

I. Remédio caseiro para o peito: Combine 2-3 gotas de óleo de melaleuca com umas gotas de algum óleo portador, como o de amêndoas, e esfregue-o no peito.

II. Alívio para a respiração: Despeje 2-3 gotas de óleo de melaleuca em sua almofada para que, através da respiração, você obtenha os benefícios deste óleo durante toda a noite. Também é uma ótima ideia colocar gotas em seu difusor antes de dormir.

III. Banho: Misture umas gotas de óleo de melaleuca com um óleo portador, como o de coco, e inclua esta mistura em um banho morno. Isso ajudará a aliviar a congestão no peito e desprender o catarro.

4.15 - Câncer

Durante três anos um estudo foi realizado por pesquisadores da Universidade de Western, na Austrália. Eles descobriram que este óleo pode ser um “tratamento seguro e eficaz voltado para os cânceres de pele não melanoma”.

Este estudo, publicado em 2012, divulgou que o óleo de melaleuca, quando usado na aromaterapia, ajuda a reduzir a ansiedade, a depressão e a melhorar a qualidade do sono, aumentando a sensação de bem-estar entre os pacientes com câncer.

5 - Contraindicações

Os óleos essenciais possuem alta concentração. Ao usá-los, certas pessoas podem desenvolver reações alérgicas, razão pela qual aconselhamos que faça um pequeno teste: aplique um pouquinho no braço ou perna, por exemplo. Atenção! Ao fazer o referido teste, nunca aplique no rosto ou pescoço. Se você está grávida ou em fase de amamentação, consulte seu médico antes de usar qualquer óleo essencial. Também não é recomendável o uso de óleos essenciais em crianças pequenas.

O óleo essencial de melaleuca é tóxico quando ingerido por via oral. Em caso de dúvida, consulte o profissional responsável pela sua saúde. Precaução nunca é demais!

Referências bibliográficas:
[1] http://www.oleosessenciais.org/oleo-essencial-de-tea-tree-melaleuca/
[2]https://www.aromafoundry.com/blogs/aroma-foundry/tea-tree-oil-uses-description-recipes-precautions
[3] https://www.up-nature.com/blogs/news/amazing-tea-tree-oil-uses-and-benefits
[4] https://www.youtube.com/watch?v=UTMT6tXUnvc

Postado em Óleos essenciais no dia 24 de Julho de 2018

Comentários

Leia também...

Óleo essencial de Petitgrain - Benefícios e dicas de uso

A lista de óleos essenciais parece não ter fim. Mais pesquisas e investimentos enriquecem a medicina alternativa, anunciando novos recursos que ajudam a preservar a boa saúde. Entre tantos medicamentos naturais, um deles se destaca, e é o discreto e pouco conhecido óleo essencial de petitgrain – também disponível em nossa loja virtual! No deco... Leia o artigo »

29/01/2018

Óleo essencial de Ylang Ylang - Benefícios e dicas de uso

Ah! Os óleos essenciais... Suspiramos ao confessar nossa enorme adoração por eles. Quem ainda não os conhece, mal sabe o que está perdendo: diversos benefícios para a saúde física, por exemplo. Falar sobre todos os óleos essenciais, pontuando suas respectivas propriedades curativas e tantas dicas de uso, não caberia em um &uacut... Leia o artigo »

26/09/2018

Óleo Essencial de Cedro da Virgínia (Red Cedarwoord) - Benefícios e dicas de uso

Você sabia que a linha de óleos essenciais é uma fonte de riqueza inesgotável para sua saúde? Melhor que isso, é conferi-los de perto: nossa loja virtual, repleta de produtos, aguarda sua visita. Já para aqueles que buscam informação e aceitam palpites, nós apresentaremos neste artigo o óleo essencial de Cedro da Virg&iacu... Leia o artigo »

19/03/2018